Omie: Conheça o case de sucesso

7 minutos para ler

A franquia Omie é um exemplo de franquia de sucesso brasileira. Com mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil, a Omie mostra que o mercado de franquia de tecnologia é muito promissor.

Em menos de 10 anos, a franquia é figurada como a única do segmento de tecnologia entre as as 100 empresas que mais crescem no País, estreando no terceiro lugar segundo a pesquisa da empresa de consultoria Deloitte.

Quer saber tudo sobre essa rede de franquia rentável e como ela conseguiu ser um negócio lucrativo? Então, continue lendo!

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O que é franquia?

Antes de tudo, é importante entender o que é franquia. O modelo de franquia (também conhecido como franchising) acontece quando o franqueador (proprietário da marca) vende seus direitos de uso e de marca para os franqueados (outros empresários). É o caso do: McDonald’s, Milli, Burger King, Onodera Estética, O Boticário e Subway, por exemplo.

Então, como franqueado, a pessoa precisa respeitar todas as políticas e os padrões da marca, desde as cores utilizadas até o formato e a linguagem do negócio.

Dessa forma, o franqueador deve oferecer treinamentos e orientações sobre a qualidade e as características da marca que precisam ser mantidas ou seguidas. Por outro lado, o franqueado paga a taxa de royalties.

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Qual a diferença de franquia e filial?

Afinal, o que é a filial de uma empresa? Uma filial nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa, correspondente aos padrões e às políticas da matriz (a sede original).

Costuma ser a primeira alternativa de empresas internacionais para terem unidades da própria marca em todas as partes do mundo.

Então, os lucros e prejuízos fazem parte da separação, do balanço financeiro e da responsabilidade da marca. Assim, todos os gastos com a expansão ficam por conta da empresa, já que não é cedido o direito de uso a terceiros. Ou seja, enquanto a franquia é um negócio independente, a filial não.

Para exemplificar, imagine que sua empresa tenha nascido em São Paulo, mas aberto uma sede em outro bairro ou até mesmo cidade. Embora uma filial tenha seus próprios líderes e supervisores, eles devem responder diretamente à matriz. Além disso, pode haver compartilhamento de colaboradores que atuam em ambas as sedes. Alguns exemplos de filiais são: Sony, Coca-Cola e Fiat.

Uma grande diferença entre franquia ou filial é o investimento. Assim, no caso das franquias, as aplicações são feitas por terceiros, que são os franqueados. Assim, a separação financeira é totalmente independente, ou seja, cada unidade fica com o lucro e paga apenas as taxas de royalties sobre o faturamento, que são acordadas em contrato.

Quer saber mais sobre franquia ou filial? Então, ouça nosso podcast a seguir:

Por que franquear o negócio?

O setor de franquias faturou mais de R$ 47,3 bilhões no final de 2021, registrando um crescimento de 15,1% em relação ao trimestre anterior, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Além disso, o faturamento ultrapassou o de 2019, ano anterior a pandemia. Nesse sentido, isso significa que, mesmo em momentos de crise, o franchising continua crescendo e esta é apenas uma das muitas vantagens de franquia.

2021 do franchising em números:

Faturamento: +9%
Unidades: +5%
Emprego: +5%

Qual a vantagem de franquia?

Ao decidir entre franquia ou filial, franquear um negócio sai na frente principalmente pelo aspecto financeiro. Além da expansão ser feita com o investimento de terceiros, possíveis prejuízos não são de sua responsabilidade direta, já que recebe royalties. Outras vantagens são:

  • Crescimento rápido
  • Padronização alta
  • Mais simplicidade jurídica: lei das franquias
  • Menos riscos trabalhistas
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História da franquia Omie

A franquia Omie foi fundada por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos em 2013. A empresa nasceu com o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado.

Em 2015, a empresa inaugurou o plano de franquias com unidades próprias em São Paulo e Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2016, a empresa lançou a Omie.Store, loja de aplicativos complementares, e cresceu 400%.
No ano de 2017, a Omie movimentou R$20 bilhões em notas fiscais e o CEO foi considerado o Empreendedor do Ano pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN).

Em 2018, a Omie atingiu o número impressionante de 65 bilhões em notas fiscais e realizaram a primeira edição do WeAreOmie. No ano seguinte, em 2019, a empresa realizou o Omie.Cash – internet banking com conta corrente digital e completa. Além disso, em 2020, a Omie Academy, braço educacional da empresa, alcançou a marca de 10 mil alunos.
Em 2021, lançou o modelo de franquia Light, formato de microfranquia voltado para regiões e cidades menores.

Qual o segredo do sucesso da Omie

Depois de ler todos os detalhes de crescimento dessa franquia de sucesso, você deve estar se perguntando como a Omie chegou nesses números.
A resposta é simples: a Omie buscou ajuda de especialistas do mercado de franquias para realizar a expansão da marca.

Dessa forma, o grande sucesso foi resultado de uma parceria da marca com consultores da Goakira. Com o auxílio de profissionais com inteligência de mercado do sistema de franquia, a Omie conseguiu expandir sua marca fazendo as escolhas certas e evitando erros a partir de estudos e pesquisas especializadas.

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O que é expansão?

O processo de expansão de franquias é um modelo de expansão que replica unidades de uma rede concedendo o direito de uso dessa marca aos investidores.

Com a ajuda de especialistas em expansão de franquias, a marca consegue alcance maior e mais rápido. Também, evita problemas e dores de cabeça, já que com o serviço de consultoria de franquia, o empresário evita erros e possíveis problemas. Afinal, é preciso lidar com mercado de grande escala, parte jurídica com a Circular Oferta Franquia (COF), a Lei das Franquias (nº 13.966) , etc.

Assim, para expandir, a consultoria estrutura o processo de crescimento a captação de investidores interessados em empreender comprando franquias.

Os investidores em questão se tornam franqueados da franquia em que investem. Dessa forma, contam com o poder de uso da marca, o know-how, treinamentos, suporte e todos os outros recursos disponibilizados pela rede. Do mesmo modo, no processo de expansão de franquias, o franqueador e franqueado mantém uma relação de parceria. O franqueador, nesse caso, tem obrigações para acompanhar o franqueado e vice-versa.

Tipos de expansão:
Expansão in company;
Expansão terceirizada.

expansão de franquias

Conclusão

Para alcançar o sucesso do seu negócio, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados no mercado.

Além disso, se você deseja expandir de forma sustentável e estruturada, o modelo de franquias pode ser a opção perfeita para o seu negócio.

Por isso, para a formatação de franquia da sua marca, ou expansão da sua franquia, conte com o auxílio dos melhores consultores do mercado. A Goakira, atualmente, é reconhecida com o selo de qualidade ISO 9001 (International Organization for Standardization) e também conta com o certificado Great Place To Work.

Serviços que a Goakira oferece:

  • Formatação de franquia;
  • Geomarketing;
  • Projetos Arquitetônicos;
  • Expansão;
  • Cursos e Treinamentos;
  • Desenvolvimento de conceito;
  • Valuation.

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