Conheça a história da franquia Hinode

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Se você está em busca de informações sobre franquias, certamente já se deparou com alguma notícia sobre a franquia Hinode. A marca faturou R$ 2,7 bilhões de reais em 2018 e não é à toa que essa empresa de marketing multinível se destaca no cenário nacional.

Hoje, o Grupo Hinode é uma das companhias de cosméticos mais conhecidas no país e conta com 850 mil consultores cadastrados, mas a marca não nasceu gigante. Sua trajetória começou com a família Rodrigues em uma garagem de São Paulo.

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Como surgiu a franquia Hinode?

Adelaide Rodrigues era costureira e buscava alternativas para aumentar o orçamento familiar. Ela começou a revender produtos no ano de 1983 e, em pouco tempo, passou a ganhar mais do que seu marido. Francisco Rodrigues até então era metalúrgico, mas viu nesse ramo uma oportunidade e decidiu largar seu emprego para investir em cosméticos.

Em 1988, o casal iniciou o próprio negócio de vendas diretas no ramo de cosméticos com a ajuda do filho mais velho, Sandro Rodrigues. Em uma garagem, a família produzia e embalava seus produtos, vendendo-os de porta em porta.

O nome da marca veio de Adelaide, que gostava da cultura japonesa e fazia parte de uma equipe de vendas chamada sol nascente. Ao pesquisar como se dizia essa expressão em japonês, veio a palavra Hinode.

Atualmente, Sandro Rodrigues é o presidente do grupo e conta com a ajuda dos irmãos Alessandro, Crisciane e Leandro Rodrigues — além dos pais. A marca pratica o marketing multinível, em que cada consultor ganha uma comissão sobre a venda realizada pela equipe de revendedores.

Assim, como forma de incentivo, os consultores podem ser premiados com cruzeiros, viagens, hospedagens em resorts e carros zero quilômetro conforme o desempenho apresentado e o alcance das metas de cada nível.

Por que a marca é um case de sucesso?

Depois de alguns anos de negócio, Sandro Rodrigues percebeu que a marca tinha um bom time de vendedores, mas precisava de empreendedores especialistas em gestão de pessoas para melhorar a capilaridade e o prazo de entrega dos produtos. Veja como a empresa evoluiu e se tornou um case de sucesso.

Criação de franquias

Em 2012, os gestores perceberam que os consultores precisavam de mais apoio logístico, portanto foi implementado o sistema de franchising e treinamentos. Atualmente, são 445 franquias em 330 cidades no Brasil e duas no exterior. Esses espaços ajudam nas reuniões, maximizando as vendas para todo o país sem perder o padrão e os valores da Hinode.

Muitas vezes, o consultor não tem capital de giro para grandes compras, mas as franquias ajudam esse representante a fazer pequenas aquisições e entregá-las. Como não há pedido mínimo, depois da ativação do cadastro com uma compra de R$ 300, ele pode fazer um pedido por dia se quiser.

Alta capacidade de produção

Após investir no modelo de franquias, a empresa saiu de 50 mil consultores em 2014 para 850 mil em 2019. Ao todo, são mais de 700 funcionários, 600 produtos cadastrados, uma fábrica em Jandira (SP) com 12 mil metros quadrados — capaz de produzir nove milhões de itens por mês — e um centro de distribuição em Extrema (MG).

Vasta linha de produtos

A Hinode produz itens de higiene pessoal, perfumaria, maquiagem e cosméticos, sendo que sua nova linha, HND, oferece opções funcionais ligadas à saúde e ao bem-estar. São mais de 600 produtos com linhas específicas para mulheres, homens e adolescentes.

Prospecção de novos clientes

Por ser uma empresa de marketing multinível, as franquias da Hinode focam nas vendas realizadas por seus consultores. Assim, quanto mais pessoas são atraídas para a rede de consultores, maior é o número de vendas e menor é o esforço do consultor daquela rede.

Expansão de negócios

O modelo de gestão da franquia Hinode já sugere uma plena expansão. Quanto maior é a rede de consultores, maior se torna a necessidade de franquias e clientes. Com suas franquias no exterior, a marca indica os planos de internacionalização, trazendo mais valor ao negócio.

A intenção do grupo é expandir para outros países nos próximos cinco anos. Em 2017, o pontapé foi dado com a abertura de operações na Colômbia e no Peru. O investimento inicial foi de R$ 40 milhões e atualmente há 70 mil consultores cadastrados, que já venderam US$ 2,5 milhões de produtos no mês de lançamento.

Faturamento alto

Os produtos da Hinode são bastante rentáveis. O lucro direto para os consultores chega a 100% do valor de aquisição e, como há uma variedade de itens, a movimentação é acelerada, possibilitando um faturamento mensal de R$ 150 mil.

Como abrir uma franquia da Hinode?

É fato que a franquia da Hinode é uma ótima opção de investimento, que pode dar bons frutos nos próximos anos. Contudo, há algumas regras para fazer parte do sistema de franquia da marca.

Quanto ao capital, é preciso ter R$ 700 mil para investir. Mas o valor pode variar conforme a localidade, o tamanho da loja e outros detalhes exigidos em contrato. Esse investimento inclui a taxa de franquia, os custos de reforma e a compra do estoque inicial.

Recomenda-se que o franqueado tenha três vezes o valor do investimento inicial para compor o capital de giro e manter as atividades dos primeiros meses. A perspectiva de retorno é de 18 a 24 meses, mas há relatos de franqueados que conseguiram em apenas um ano.

Por se tratar de uma empresa de marketing de multinível, o perfil do empreendedor deve ser de bastante comprometimento com a marca e seus valores. Assim, é desejável que o franqueado seja um consultor com vivência de comercialização, engajado nas redes sociais e com uma boa rede abaixo de si. O perfil ousado, persuasivo, inovador e criativo é o que a marca busca para seus parceiros.

Portanto, é recomendável que o franqueado da marca Hinode já seja um consultor consolidado dentro da rede. Essa afinidade ajudará no processo de aprovação e identificação da missão e dos valores da empresa. Isso não impede que outras pessoas possam vir a ser franqueadas, mas certamente o caminho será mais longo do que para os demais.

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