Saiba tudo sobre a franquia Sorridents
Abrir um consultório de odontologia, não é uma tarefa fácil. Estabelecer metodologias de trabalho, comprar todos os equipamentos necessários e pensar em um nome e em estratégias chamativas de comunicação são atividades que consomem bastante tempo e atenção do empreendedor, sem contar na necessidade de atrair clientes para a clínica.
Tarefas complicadas como essas ficam muito mais simples se o empreendedor, ao invés de começar o negócio do zero, investir na abertura de uma franquia odontológica. Esse modelo de negócio traz menos riscos para quem investe, além de mais facilidade ao contar com um know-how já estabelecido e padronizado, contando com todo o suporte e treinamento necessário.
Um exemplo de franquia odontológica que vale a pena investir é a franquia Sorridents, há bastante tempo no mercado como sinônimo de qualidade e eficiência, sendo uma ótima opção de negócio para o empreendedor que tem interesse em investir nesse setor.
Nesse post, iremos contar mais sobre a trajetória da franquia Sorridents e como a empresa se tornou a maior franqueadora do setor odontológico do Brasil, além de falar mais sobre este segmento e opções de investimento na área.
Preparado(a)? Então nos acompanhe e boa leitura!
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O que são franquias?
Caso você queira investir e abrir uma franquia odontológica, como a franquia Sorridents, ou de qualquer outro segmento, mas ainda não esteja familiarizado, acompanhe a seguir, pois iremos explicar o que é franquia e como elas funcionam!
O franchising nada mais é que um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. De forma resumida, a franquia é um modelo de negócio de sucesso replicável.
No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.
Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias, como o geomarketing, para usar um formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido. Assim, o franqueador assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.
Então, diferentemente do licenciamento, o franchising conta com um sistema de legislação especial, a partir da Lei de franquias, e precisa seguir a padronização desenhada pela franqueadora. Além disso, na formatação da franquia é criada a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, documentos que servem como base para garantir os direitos e deveres de ambas as partes.
A lei de franquias, inicialmente promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, regula, por exemplo, que o franqueado deve pagar uma taxa mensal para o franqueador, além de minuciar cada detalhe de como deve ser elaborada a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento que cada franquia possui e entrega para seus possíveis franqueados, especificando as características e situação da marca.
Por isso, quando procurar por uma franquia odontológica, como a franquia Sorridents, fique atento se estas informações a seguir fazem parte da Circular de Oferta de Franquia:
- Histórico resumido da franquia;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
Os direitos e obrigações de um franqueado
Além disso, aquele que deseja empreender investindo em franquias de odontologia, assim como a franquia Sorridents — ou qualquer outro setor — também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos em documentos como o contrato de franquia.
Ele deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que a franquia oferece.
Quanto aos direitos e obrigações do franqueado, temos como direitos:
Uso da tecnologia do franqueador
É o ponto mais importante a ser levado em conta pelo franqueado. A transferência de tecnologia entre franqueadores e franqueados, além de toda a bagagem de nomes, marcas e identidade visual, possibilita ao franqueado maior otimização na gestão e na política da empresa.
Dessa forma, a uniformização e padronização do know-how e tecnologia das franquias beneficia ambas as partes envolvidas no negócio e, por isso, deve ser seguida à risca.
Comercialização de produtos e serviços
O franqueado tem direito, assim que consumado o negócio e assinado o contrato de franquia, de vender todos os serviços e produtos oferecidos pelo franqueador. Se algum produto for retirado da linha, o franqueador deve substituí-lo o mais rápido possível, de modo que o franqueado consiga cuidar da reposição e não sofrer prejuízos por uma possível queda nas vendas.
Isso costuma acontecer em franquias de alimentação, por exemplo. Quando um sanduíche é lançado e, depois de um tempo, tem sua produção descontinuada, é dever do franqueador colocar um novo produto em seu lugar, principalmente se o anterior tiver sido um sucesso de vendas.
Exclusividade na área de atuação
É previsto no contrato de franquia que o franqueado tem direito à exclusividade de comercializar determinados serviços ou produtos dentro de um determinado território.
Com o valor pago pelo franqueado ao franqueador em transferência de tecnologia, taxas, direito de uso, todas as normas de obrigações, o mínimo que se pode oferecer ao franqueado é a exclusividade ao prover aquele serviço em sua região.
Dependendo do modelo de franquia formatada e contratada, este direito pode ser mais flexibilizado, mas sempre deve ser respeitado pelo franqueador, estando sujeito à quebra do contrato.
Recebimento de segurança e suprimentos
O franqueador deve garantir ao franqueado que o suprimento de insumos e bens necessários ao pleno funcionamento da franquia seja feito de forma regular e segura, visto que o franqueado não tem total autonomia para escolher com quais fornecedores ele deve trabalhar.
Como estes são escolhidos pelo franqueador, é fundamental assegurar os suprimentos e entregas da melhor forma possível, além de serem oferecidos produtos de qualidade, que ajudem a trazer confiabilidade à franquia.
Já quanto às obrigações do franqueado, podemos destacar as seguintes:
Pagamento de remunerações
No contrato, está estipulado que o franqueado deve pagar, em dia, as taxas necessárias ao funcionamento da franquia. A principal remuneração a ser paga é a taxa de franquia.
Essa taxa consiste na aquisição de toda a tecnologia e know-how envolvidos na franquia, bem como os nomes, marcas e identidades visuais utilizados pelo franqueado. É um valor fixo, que deve ser pago mensalmente, durante todo o período em que o contrato de franquia estiver ativo. No final do contrato, se ambas as partes concordarem em seguir trabalhando juntas como franqueador e franqueado, a taxa de franquia sofre um reajuste.
Além disso, o franqueado também pode ter que pagar royalties ao franqueador. Ao contrário da taxa de franquia, o valor dos royalties é variável e calculado em cima do faturamento bruto mensal do franqueado. Está previsto na lei, porém não é obrigatório, inclusive há franquias que preferem não cobrar royalties.
A taxa de propaganda também pode ser cobrada, sendo calculada da mesma forma, ou seja, sobre o faturamento da unidade de franquia. Seu objetivo é constituir um fundo para propagar a mensagem da marca em meios de comunicação como televisão e internet.
Compromisso com o padrão de qualidade
Como já foi dito anteriormente, o franqueado não possui a liberdade de escolher com quais fornecedores vai trabalhar, deixando isso a cargo do franqueador. Dessa forma, o franqueado deve seguir todas as diretrizes do franqueador, desde a padronização das instalações até os insumos que serão utilizados nos produtos.
A unidade de franquia deve seguir o padrão de qualidade de todas as outras unidades e isso deve estar compreendido tanto no contrato, quanto no compromisso do franqueado e seus funcionários.
Sigilo acerca de informações estratégicas
Já é sabido que o franqueado tem acesso livre a todo o know-how e tecnologia que lhe foi transferida com a aquisição da franquia e a assinatura do contrato.
Algo que ele deve se certificar, também, é que estas informações, costumeiramente sigilosas, não podem ser divulgadas de forma alguma em público, de maneira a não colocar o negócio em risco.
Ou seja, os dados relevantes à empresa, como métodos de trabalho, processos, planos de negócios, entre outros, devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo.
O franqueador também tem seus direitos e obrigações com o franqueado e essas informações também estão previstas em contrato. Acompanhe, a seguir, aquilo que é obrigatório ao dono do negócio prover ao investidor que pretende investir em franquias:
Treinamento dos franqueados e funcionários
É obrigação do franqueador oferecer treinamento e capacitação profissional adequados aos franqueados e seus funcionários, de forma que consigam prestar os serviços previstos no contrato de franquia de forma plena.
Além disso, o franqueador deve assessorar seu franqueado no momento de escolha do ponto comercial ou na elaboração do projeto arquitetônico que será empregado na construção do estabelecimento.
Dessa forma, o franqueado e seus colaboradores terão mais competência para seguir os padrões e normas estabelecidos no contrato de franquia.
Fornecimento de tecnologia
Como foi dito anteriormente, a característica mais marcante de uma franquia é a padronização. Por isso, dentre as obrigações do franqueador previstas no contrato de franquia, está a cessão de tecnologia e know-how dos serviços que o franqueado irá prestar. Estes serviços são um pacote único, não podendo, de forma alguma, sofrer alterações do franqueado ou de sua equipe de colaboradores.
Entre os serviços que são licenciados ao franqueado estão o nome, marca, logotipo e identidade visual em geral, nome dos produtos e métodos de trabalho. Todos devem ser seguidos de forma integral.
Criação de publicidade
Fica a cargo do franqueador a função de coordenar as estratégias de marketing e publicidade da franquia, tanto no dia a dia quanto em ações especiais.
Dependendo do caso, o franqueado pode dividir com o franqueador a publicidade de sua unidade. Por exemplo, quando julgar necessário impulsionar a divulgação do local, seu endereço, etc. Neste caso, o franqueador deve autorizar o ato e as despesas ficam para o franqueado.
Condução de pesquisas
O franqueador também deve ser responsável pela pesquisa de mercado, monitorando as ações dos seus concorrentes e investindo na criação de novos produtos, com o objetivo de atender as demandas e expandir o público-alvo.
Outras obrigações do franqueador
Além das prerrogativas citadas anteriormente, o franqueador também deve estar atento às áreas em que já haja uma unidade de franquia previamente instalada. Segundo o contrato de franquia, o franqueado possui o direito de exclusividade de território, o que proíbe que várias unidades sejam instaladas na mesma região.
Em conclusão, o franqueador deve prover assistência ao franqueado em todos os momentos, seja por meio de visitas, seminários, troca de informações ou treinamentos.
Taxas e royalties
O empreendedor que deseja investir em franquias deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.
Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.
A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.
A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.
A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.
Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing.
História do modelo de franquias
Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising, ao menos como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja.
Atualmente, no Brasil, o mercado de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade da movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia, principalmente no setor odontológico, é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.
Tipos de franquias
Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer franquia, afinal, é um número muito grande, em que é impossível não surgir diversidade.
Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, o modelo de franquias é dividido pela ABF em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar, assim como a franquia Sorridents.
Confira abaixo os segmentos de franquias existentes:
- Alimentação;
- Saúde, beleza e bem estar (aqui estão as franquias de odontologia, como a franquia Sorridents);
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos;
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
Franquia Sorridents: a história de uma franquia de sucesso
Para o empreendedor que quer investir num negócio seguro e com bons retornos, o segmento de clínicas odontológicas aparece como uma ótima opção de investimento. Afinal de contas, é um setor que possui uma das maiores rentabilidades dentro do mercado do franchising e ainda não teve todo seu potencial aproveitado — para se ter uma ideia, mais de 20 milhões de brasileiros nunca fizeram uma visita a um cirurgião dentista para conferir sua saúde bucal. Ou seja, é um mercado que só tem a crescer, ainda mais se for feita a aposta num modelo de sucesso e aclamado internacionalmente como a franquia Sorridents.
A franquia Sorridents já é sinônimo de referência no setor de odontologia há bastante tempo, tendo sido fundada no ano de 1995 pela doutora Carla Sarni e, em poucos anos, se tornando uma das marcas mais reconhecidas pelos brasileiros, chegando, inclusive, a ser a maior rede de clínicas odontológicas em atividade no Brasil, além de ser a mais premiada de toda a América Latina.
Em pouco mais de duas décadas e meia de atividade, a franquia Sorridents conquistou 9 vezes o prêmio de melhor franquia do Brasil, sem contar outros destaques relevantes no seu segmento, como ter recebido o selo de excelência em franchising da ABF por 10 anos seguidos, além de sempre figurar no Top 50 do franchising brasileiro.
Além disso, a relevância da marca no país levou a franquia Sorridents a ser a primeira rede de franquias apresentada como case de sucesso na Universidade de Harvard, em 2016, e na Universidade de Stanford, em 2020.
Dessa forma, a franquia Sorridents dispõe de uma grande engrenagem, com um time de especialistas e infraestrutura completa para auxiliar as unidades da rede e seus franqueados a potencializar a gestão do negócio.
Assim, a franqueadora trabalha para trazer à rede mais inovação e estrutura, sempre com novos projetos, parcerias e ferramentas que agreguem ainda mais valor ao trabalho e serviço oferecido nas clínicas.
Entre os atrativos que a franquia Sorridents oferece aos potenciais franqueados, é possível destacar os seguintes:
A força da marca Sorridents
O investidor que quiser adquirir uma unidade da franquia Sorridents contará com o suporte trazido por uma marca forte, com mais de 25 anos de história, sobre os seus sólidos pilares e com a missão de propiciar acesso a métodos da odontologia moderna com conforto, conveniência e qualidade, com 95% de pacientes satisfeitos.
A franquia Sorridents é reconhecida pelos maiores veículos da mídia especializada como a Melhor Franquia do Brasil no segmento de saúde, beleza e bem-estar, além de constante visibilidade e relevância no dia a dia do consumidor em matérias na Exame, Veja, GloboNews e outros importantes veículos de comunicação.
A garantia de uma estrutura poderosa
As clínicas fornecidas pela franquia Sorridents são térreas, totalmente padronizadas e contam com mais de 180 m2 de espaço, sempre com o intuito de proporcionar um atendimento de excelência em todas as suas unidades.
A equipe responsável pela implantação da franquia Sorridents acompanha o franqueado de primeira viagem em todos os momentos, desde o projeto arquitetônico da unidade até a festa de inauguração. E é claro que, posteriormente, é fornecido todo o suporte necessário, com consultorias de campo, equipe especializada em marketing, departamento jurídico, call center, entre outras comodidades.
Tecnologia de ponta a serviço do franqueado
O franqueado conta com um sistema próprio, o SISO, para acompanhar e realizar a gestão da sua unidade de franquia Sorridents, além de poder acompanhar a performance da clínica no BI e contar com opções que ajudam a rentabilizar o negócio, como o cartão de crédito Sorridents, que permite que o paciente parcele seus tratamentos em até 18 vezes.
Prestação de serviços especial
A franquia Sorridents oferece um cuidado especial a cada um dos seus pacientes, tratando-o sempre de maneira única, atento a todas suas necessidades, encontrando problemas e mostrando as soluções que ele precisa, levando tratamento odontológico de qualidade para toda a população, independentemente de classe social.
Como a franquia Sorridents presta seu treinamento e suporte?
O período de treinamento da franquia Sorridents tem duração de aproximadamente 60 dias. Durante essa etapa, os investidores aprendem sobre o processo de implantação, as operações, gestão de pessoas, toda a parte jurídica, financeira e outros fatores.
Neste momento, também são passados ao novo franqueado os acessos para a plataforma Salus, onde estarão disponíveis para consultas e aprimoramento todas as informações de gestão do negócio. Essa plataforma é composta por cursos de formação sobre franchising e diversos temas sobre gestão em que o franqueado pode se aprofundar.
Em relação ao suporte, a franqueadora realiza semanalmente uma reunião de alinhamento com toda a rede, conduzida pelo diretor de operações. Além disso, com o objetivo de alavancar ainda mais o sucesso dos franqueados, a Sorridents realiza anualmente convenções sobre gestão, motivação, estratégias e direcionamentos para os negócios.
A rede conta ainda com um time de consultores de operações que administram uma carteira de 40 franqueados e fazem o suporte de gestão do negócio. Os diretores das áreas também podem realizar esse suporte caso sejam acionados pelos franqueados, que possuem todos os acessos e contatos.
Há também uma central de atendimento ao franqueado (CAF), onde é possível solicitar os serviços de marketing, TI, treinamentos, entre outros benefícios oferecidos pela franqueadora.
Os desafios de ser um franqueado Sorridents
Da mesma maneira que em qualquer franquia, são vários os desafios que o franqueado terá que encarar ao operar uma unidade da franquia Sorridents. E encará-los da melhor maneira só é possível seguindo à risca todos os processos da marca na gestão da unidade franqueada, bem como apreendendo todo o know how oferecido pela franqueadora.
O que outros franqueados dizem da rede de franquias Sorridents?
Boa parte dos empreendedores que investiram na franquia Sorridents tem muito pouco a reclamar da marca, compartilhando suas experiências positivas e destacando como a entrada na rede mudou as suas vidas. A própria franqueadora organizou um projeto chamado “Transformando Vidas”, onde os franqueados detalham seus períodos como parte da empresa.
O que perguntar a outros franqueados da Sorridents?
Os responsáveis pela franquia Sorridents recomendam aos novos franqueados que façam perguntas sobre quais foram (ou são) os principais desafios que os franqueados mais antigos enfrentaram, bem como sobre a abrangência do treinamento e do suporte da franqueadora quando eles estavam no início de suas operações.
Quanto custa adquirir uma franquia Sorridents?
Existem duas opções de investimento oferecidas pela franquia Sorridents a investidores que se interessam pelo modelo de negócios da marca. São os modelos Lite e Master.
A diferença principal entre estes dois modelos é que a franquia Sorridents Lite tem foco em cidades com menos de 100 mil habitantes, enquanto a opção Master é voltada para regiões que tenham mais de 100 mil pessoas, ou seja, são atendidos todos os diferentes perfis de franqueados, além das diferentes opções levarem em conta as regiões onde podem ser instaladas as unidades.
Os valores gerais do investimento na franquia Sorridents são os seguintes:
- Valor de investimento inicial: a partir de R$ 550 mil
- Taxa de franquia: R$ 45 mil para o modelo Lite, R$ 80 mil para o Master
- Cobrança de royalties: 6% do faturamento bruto
- Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
- Prazo de retorno do investimento: 24 meses
É possível perceber que apesar da franquia Sorridents informar que o valor de aporte mínimo inicial está em R$ 550 mil, não é especificado o custo próprio de cada formato de negócio — o que nos leva a concluir que o preço em questão trata do modelo Lite.
Qual é a margem de lucro da franquia Sorridents?
Se considerarmos que a margem de lucro divulgada pela franquia Sorridents é de 20% sobre o faturamento médio mensal e, segundo a franqueadora, o faturamento fica em R$ 150 mil, o lucro fica em 20% sobre o quanto a unidade faturou. Dessa forma o lucro seria de R$ 30 mil.
Como abrir uma franquia Sorridents?
Os dirigentes da franquia Sorridents afirmam que o processo de abertura de uma unidade da marca começa pelo interesse do candidato a franqueado. É feita uma avaliação que busca entender se o investidor tem algum tipo de identificação com o segmento em questão e com seu modelo de negócio, além de estipular um período mínimo de dedicação à franquia de no mínimo 5 anos e avaliar a região em que o franqueado deseja operar.
Se, depois de passar por essas etapas, a franqueadora entender que o investidor tem perfil para ser um franqueado, ele será aprovado.
Qual é o perfil ideal de franqueado para a franquia Sorridents?
Para operar uma unidade da franquia Sorridents, é necessário que o franqueado tenha disponibilidade (evidentemente) e visão empreendedora. Ele precisa, também, estar atento ao segmento em que pretende atuar e ter bastante foco e dedicação para que os resultados desejados sejam alcançados com excelência.
Como saber quais regiões comportam uma unidade da franquia Sorridents?
A Sorridents, hoje em dia, conta com um plano de expansão que, embora seja para todo o Brasil, tem um foco principal nas capitais, principalmente nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Como já citamos anteriormente, a franqueadora tem um modelo de negócio voltado para cidades menores e outro formato voltado para regiões mais populosas, ou seja, a empresa consegue se adequar às necessidades da população de regiões específicas.
Como funciona o processo de seleção da franquia Sorridents?
A franquia Sorridents analisa os investidores que desejam se tornar franqueados da rede através de um teste de perfil comportamental que usa como base a metodologia DISC.
Utilizada por mais de 53 milhões de pessoas há mais de 38 anos, a metodologia DISC é uma ferramenta de avaliação pessoal utilizada para melhorar a produtividade no trabalho, comunicação e trabalho em equipe.
Essa metodologia oferece uma linguagem comum, que as pessoas podem usar para entender melhor a si mesmos e para adaptar os seus comportamentos aos outros em diferentes situações.
A metodologia se divide em 4 tipos básicos de comportamentos. São eles dominância (D), influência (I), estabilidade (S) e conformidade ( C ).
Posteriormente, a franqueadora organiza uma reunião de devolutiva com o intuito de desenvolver os pontos fracos e fortes do investidor, além de ampliar seu autoconhecimento.
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Outras franquias odontológicas
A seguir, é possível observar os valores de investimento e outras informações de franquias do setor odontológico que concorrem com a franquia Sorridents. Dessa forma, fica mais fácil decidir qual caminho seguir. Acompanhe!
Franquia odontológica: Odontoclinic
- Valor de investimento total: de R$ 350 mil a R$ 450 mil
- Taxa de franquia: R$ 65 mil
- Cobrança de royalties: 8%
- Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Franquia odontológica: Sorrix
- Valor de investimento total: R$ 200 mil
- Taxa de franquia: R$ 25 mil
- Cobrança de royalties: 6%
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Franquia odontológica: Odontocompany
- Valor de investimento total: de R$ 189,1 mil a R$ 307,3 mil
- Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 71 mil
- Cobrança de royalties: 7%
- Faturamento médio mensal: R$ 148,5 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Franquia odontológica: OrthoDontic
- Valor de investimento total: de R$ 189 mil a R$ 445 mil
- Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 45 mil
- Cobrança de royalties: 8%
- Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 23 a 25 meses
Franquia odontológica: Coife Odonto
- Valor de investimento total: de R$ 189 mil a R$ 580 mil
- Taxa de franquia: não informada
- Cobrança de royalties: 8%
- Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Franquia Sorridents: uma opção interessante para se investir!
Neste post, foi possível conhecer um pouco mais sobre o mercado de franquias em geral, bem como os motivos que fazem a franquia Sorridents ser uma das maiores de seu segmento no país. Além disso, foi feito um apanhado de suas concorrentes e um guia sobre como seguir em frente no processo de se tornar um franqueado. Por isso, quem empreende não pode vacilar, portanto, é fundamental sanar todas as dúvidas em relação ao funcionamento do mercado de franquias. Só assim se evita o fracasso e o investimento errado!
Por isso, para não cometer erros na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!
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