Você sabe qual é o ramo de franquias mais rentáveis dentro do franchising? Isso mesmo, é a franquia odontológica. Esse modelo de negócio revela o potencial das franquias no Brasil, como um segmento muito promissor, e também a força do ramo da odontologia, que oferece tratamentos muito necessários e usados pela maior parte da população.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, CFO, mais de 70% dos brasileiros vão ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Em contrapartida, só 18% desse público possui plano de saúde odontológica, o que faz com que as franquias de odontologia sejam muito procuradas. Além disso, o mercado franquia odontológica é muito rentável. Só no ano passado, 2021, esse segmento do franchising faturou quase 40 bilhões de reais.
E não para por aí: o Brasil é o terceiro mercado mais lucrativo para atendimentos destinados à saúde bucal, ainda segundo o CFO. E tudo isso pode revelar uma saída possível para os 11 mil dentistas que se formam no Brasil todo ano, considerando que o país é o que mais possui essa categoria de profissionais do mundo. Quando o profissional em odontologia se forma, abrir uma clínica particular pode ser uma saída muito cara, e inviável para a maioria deles.
Ainda, no Brasil, com tantas burocracias quando o assunto é abrir uma empresa, com os preços altíssimos dos equipamentos odontológicos que geralmente precisam ser importados, e com tanta concorrência, abrir uma franquia odontológica pode ser a opção mais viável, e, talvez, a melhor opção. Afinal, o franchising torna os negócios mais seguros, mais bem posicionados, e garante um sucesso mais consolidado para os franqueados. Quer saber mais sobre o assunto? Leia esse artigo até o final, e saiba tudo sobre franquias de odontologia.
O que é franquia odontológica
A franquia odontológica funciona da mesma maneira que as franquias convencionais, só que dentro do mundo da odontologia. Mas, para começo de conversa, você sabe, realmente, o que é uma franquia? Franquia é o modelo de negócios em que uma marca vende para outros empreendedores o direito de abrir novas unidades dela. O franqueador, que é o dono da marca, vende o direito de uso da patente, e os franqueados, donos das novas unidades, são responsáveis por espalhar a empresa, pagando taxas para o franqueador.
Assim, aquela empresa terá muitos donos, cada um dono de sua própria unidade. Forma-se, então, uma união de empreendedores com o mesmo objetivo: fortalecer aquela marca, espalhá-la por mais locais, torná-la relevante e reconhecida socialmente, criar uma clientela fiel e contente, entre outros objetivos. Porém, todas essas tarefas não são realizadas por um único eixo, o da matriz. Mas é um trabalho feito a muitas mãos. Por isso que as franquias são as marcas mais fortes hoje.
Mc Donald’s, O Boticário, Cacau Show, Subway, Hering, Havaianas, Coca-Cola, Burger King, Starbucks, etc, são marcas que você certamente conhece, e que todo mundo consome. Elas são fortes porque, por meio do franchising, conseguiram se espalhar pelo mundo, e se tornarem marcas muito relevantes.
Porém, não existem somente franquias de alimentação e franquias de moda e beleza. Esse modelo, que é mais seguro que os outros, também está nos diversos outros ramos de prestação de serviço e varejo, inclusive na saúde, e saúde bucal. Assim, as franquias odontológicas funcionam por meio da atuação de novas unidades de uma mesma marca.
A franqueadora, geralmente, oferece preços de abertura de negócio mais baratos que se você fosse construir um consultório do zero. Além disso, ela dá suporte ao franqueado, e ele passa a fazer parte de uma marca forte e consolidada. Assim, o dono de uma unidade é, ao mesmo tempo, proprietário do seu próprio consultório, em que pode agir e atender da maneira como desejar, mas também integra uma marca previamente forte.
Abrir uma franquia de odontologia ou um consultório particular?
Para quem está se formando na faculdade de odontologia agora, e que quer atuar dentro da clínica, uma questão pode ser: abrir uma franquia odontológica ou um consultório particular? A resposta para essa questão é: depende. Os objetivos de cada um se alinham com uma das possibilidades, além de que os números (de investimento e retorno) apontam para um caminho.
Investir em um consultório particular geralmente é muito caro, porque equipamentos odontológicos não são baratos. Além disso, um consultório não precisa somente de suporte para que o dentista faça seu trabalho. É preciso contar também com recursos para fazer exames radiológicos, para encaminhamentos, entre outros. Assim, abrir uma franquia pode ser mais vantajoso.
A franquia odontológica já conta com equipamentos padrão, que geralmente são mais baratos para o franqueado. Além disso, dentro da própria empresa podem haver unidades que realizam outros serviços específicos, sem necessidade do paciente se locomover para outras empresas terminar o tratamento. Sem contar que, no geral, abrir uma franquia odontológica é muito mais barato.
Outro fator é que, de acordo com o Sebrae, empresas convencionais têm até 80% de chance de falir nos primeiros 5 anos. Isso porque o período inicial é cheio de inseguranças e incertezas, que fazem com que seja mais fácil ter que fechar as portas. Já as franquias, amparadas pela rede de apoio, têm apenas 15% de chances de falir nesse mesmo período.
Assim, você pode pensar que, para todos os casos, o melhor é abrir uma franquia odontológica. Mas nem sempre. Se o objetivo do dentista é crescer, e criar uma marca própria que seja forte, o caminho é o consultório particular. Se ele quer ter um nome próprio, que seja reconhecido como seu, e não como parte de um todo, o consultório também é a melhor alternativa.
Isso porque, dentro do franchising, não há tanto espaço para o franqueado ser criativo, propor novas formas de atuar, ou se destacar por si mesmo. Se, também, seu objetivo é criar uma empresa que um dia possa ser grande como uma franquia, invista no seu próprio negócio. Mas vale destacar que essa possibilidade só é viável para aqueles que têm boas condições financeiras de investir alto.
Vantagens de uma franquia de odontologia
As características específicas dos diferentes segmentos dentro do franchising levam a algumas características comuns e outras distintas do restante dos tipos de empreendimento. Isso é acentuado dentro das franquias odontológicas, em razão da especificidade do produto, o que leva a alguns dos bons motivos para se adquirir uma franquia. A seguir, veremos algumas dessas.
Administração facilitada
Ao formar-se em uma área de grande especificidade, outros conteúdos acabam por passar despercebidos ou não recebem toda a atenção necessária para que seja suportado o foco principal da empresa. Talvez a área mais necessária em um negócio, a administração, não é foco no ensino da odontologia. No entanto, ao abrir sua própria clínica, os conhecimentos em administração de empresas, contabilidade e finanças são fundamentais para o bom andamento do negócio.
Ao escolher por abrir uma nova clínica, com sua própria marca, o responsável, na maior parte das vezes o próprio dentista, terá que tomar esse conhecimento do zero ou terceirizá-lo para que seja viável a manutenção da empresa. O modelo de negócio precisa ser criado e validado, o que pode, em alguns casos, levar a um prejuízo inicial ou total. Esse cenário muda quando a escolha é por uma franquia odontológica. O modelo de negócio já foi testado e validado, sendo inclusive avaliada sua viabilidade de expansão, o que aumenta significativamente a possibilidade de um resultado positivo.
Além da eficácia do modelo de negócio, a maior parte dos franqueadores também oferecem suporte na administração do negócio, com treinamentos e acompanhamento. Dessa forma, a chance de falha diminui significativamente.
Marca consolidada
Para qualquer marca, o seu nome é aquilo que tem maior importância, e em uma franquia odontológica isso não é diferente. O nome é o que faz as pessoas confiarem na qualidade e voltarem a fazer negócio. Para qualquer empresa isso é notável e pode levar um longo prazo para ganhar a confiança do público. Esse tempo é difícil, com baixa lucratividade, que aumenta à medida que a qualidade for certificada.
Mas se, para outras empresas, a qualidade somente diz se um produto é bom ou não, mas não impede de comprar um melhor, naquelas que tratam da saúde de seus clientes, qualidade não é um fator negociável, é obrigatório. E a maioria das pessoas não se submete a algo em que não confie. Por essa razão, a criação do nome em uma franquia odontológica é tão fundamental. Um sorriso bonito é a primeira propaganda de uma pessoa e ninguém abre mão disso ao fazer um tratamento odontológico.
Existe então uma facilidade nesse processo quando a marca já está estabelecida e tem seu nome conhecido, às vezes nacionalmente. Não há a curva de conhecimento, na qual a lucratividade depende da confiança na marca, o que acelera o retorno do investimento. Com a confiança do público já criada, há, pelo contrário, uma sensação de lugar conhecido nos clientes, que preferem essa a outras menos conhecidas.
Suporte ao franqueado
Além de já ter uma formatação de franquia pronta, a franquia odontológica também oferece suporte aos seus franqueados. Cada marca organiza essa assistência de uma maneira própria, mas geralmente há sempre um atendimento disponível para tirar dúvidas e ajudar a resolver problemas.
Tanto na parte administrativa, de manutenção de equipamento, quanto em questões de estoque, etc, a franqueadora é obrigada a dar suporte aos seus franqueados, para que eles estejam alinhados aos padrões da empresa. Além disso, também há um treinamento aos franqueados, quando a relação começa, o que facilita a para o dono de uma nova franquia odontológica.
Outro ponto é que a franquia odontológica tem visitas regulares de representantes da matriz, para verificar a padronização e as situações da unidade. Caso haja dificuldade, elas podem ser superadas com o apoio da franqueadora.
Tem interesse em investir em franquia? Clique no botão abaixo e converse gratuitamente com um assessor de investimentos:
Mercado sempre alto
Existem áreas de negócios que precisam trabalhar com um marketing expressivo, para conseguir convencer clientes a consumir aquele produto. Isso acontece com produtos e serviços não essenciais, ou até desnecessários, que precisam conquistar a população.
Mas esse não é o caso da franquia de odontologia. Todas as pessoas precisam ir ao dentista, mais cedo ou mais tarde. E, geralmente, quando vão, o tratamento demanda algumas – senão muitas – consultas. Assim, os clientes são muitos, e há sempre demanda.
Portanto, não é preciso ter medo ao instalar uma franquia odontológica. A marca já estará consolidada, há muita demanda, e também franquear dá mais facilidades que abrir um consultório próprio do zero, como valor inicial mais baixo, negócio formatado, clientes fidelizados, uma marca consolidada, entre outras. Ou seja, ter uma franquia odontológica é uma ótima oportunidade, sem contar que ela é o modelo de franquia mais lucrativo de todos. Esta é, com certeza, uma das melhores franquias para investir.
Franquia odontológica: conheça 22 opções
Agora que você já conhece tudo sobre as franquias de odontologia, suas principais vantagens e diferenças para um negócio próprio de odontologia, está na hora de conhecer as principais marcas e redes de franquia odontológica. Assim, você pode comparar valores, ofertas, e descobrir qual é a sua. Veja:
1. Amiga Odontologia
Uma franquia completa, fundada em 2015 e que conta com 30 unidades no Brasil atualmente, a Amiga Odontologia é uma franquia odontológica voltada para o oferecimento de serviços para toda a família. Eles têm como objetivo ser a franquia odontológica mais amiga das pessoas, e buscam oferecer um tratamento humanizado, empático e agradável para os pacientes.
Entre os serviços ofertados, estão atendimento clínico, terapêutico, implantes, próteses, tratamentos estéticos, ortodontia, etc. Um diferencial é que a empresa busca também oferecer tratamentos a preços justos e acessíveis para os pacientes. Para ser um franqueado, invista:
- Investimento: R$ 200 mil até R$ 350 mil
- Faturamento: R$ 100 mil
- Prazo de Retorno: 18 até 24 meses
2. Brarriso
A franquia odontológica Brarriso foi fundada em 2002, em Cuiabá, MT, como um consultório convencional. Recentemente, ela se tornou uma franqueadora, e tem o diferencial de possuir um investimento inicial mais baixo que outras marcas. A empresa ainda possui somente duas unidades, mas tem potencial de crescimento, visto que são mais de 20 anos atuando no mercado de odontologia.
A franquia de odontologia possui taxas atraentes de lucratividade, ótimo suporte ao franqueado, e busca oferecer um serviço completo para os clientes. Quem quer apostar em uma coisa que pode valorizar muito no futuro, essa é uma das melhores franquias para investir. Confira:
- Investimento: R$ 149 mil
- Faturamento: R$ 105 mil
- Prazo de Retorno: 16 até 24 meses
3. Coife Odonto
Fundada em 2005 e presente em mais de 240 unidades, a franquia odontológica Coife é uma empresa que procura oferecer um tratamento completo para os pacientes. São mais de 2 milhões de pessoas atendidas, e mais de 3 mil funcionários da franquia.
A marca tem quase 20 anos de experiência com franquia de odontologia, o que confere a ela credibilidade e solidez. Isso pode ser percebido pelos prêmios que a Coife Odonto acumula. 2022 foi o décimo segundo ano consecutivo de chancelamento com o selo de excelência da ABF franchising. Além disso, ela foi eleita uma das melhores franquias do Brasil neste ano, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, pela segunda vez consecutiva. Para completar, em 2020 também foi eleita uma franquia internacional pela ABF.
Em resumo, a Coife Odonto é, sem dúvidas, uma franquia de sucesso. Se você quer fazer parte dessa empresa, saiba que eles oferecem suporte completo, assessoria jurídica, contábil, de marketing e treinamento aos franqueados. Existem três formatos de franquia: para cidades pequenas, tradicional e de alto padrão. Invista nessa marca por:
- Investimento: R$ 179 mil até R$ 580 mil
- Faturamento: R$ 100 mil mensais e até R$ 3 milhões por ano
- Prazo de Retorno: 24 até 36 meses
4. Davant Odontologia Implantes
Franqueada em 2018, a Davant Odontologia e Implantes é uma franquia odontológica especialista em implantes. A empresa foi premiada pela Colgate Palmolive Company pela qualidade dos implantes, que são feitos com formação internacional na Suécia e Suíça.
Com um grande crescimento, após anos funcionando como consultório único, a Davant resolveu aumentar sua abrangência e franqueou outras três unidades. São 1500 clientes satisfeitos até agora. A marca é originária do sul do Brasil, de Santa Maria, RS, e promete 100% de satisfação dos franqueados, treinamento em sua universidade, e assistência completa. Invista em sua própria unidade com:
- Investimento inicial: a partir de R$252 mil
- Faturamento: –
- Prazo de Retorno: –
5. Dental Arte
A Dental Arte é uma franquia odontológica com um dos melhores sistemas de gestão do Brasil. Ela atua no mercado há 20 anos, e é a maior do sul do país. Possui 25 unidades, é premiada no Sebrae, tem o certificado “Great Place to Work” e possui selo de excelência da ABF franchising. São mais de 500 mil pacientes atendidos, com anos de experiência e aperfeiçoamento.
A empresa promete suporte completo e minucioso, além de uma lucratividade 20% maior que o investimento. Além disso, a Dental Arte oferece um diferencial: é possível transformar o seu consultório particular em uma unidade da franquia, por um investimento entre R$ 50 mil e R$ 80 mil.
- Investimento: R$ 249.000 até R$ 330.000
- Faturamento: –
- Prazo de Retorno: 24 até 36 meses
6. Docctor Med
Criada em 2012 e com quase 50 unidades franqueadas, a Docctor Med não é apenas uma franquia odontológica, mas uma rede de franquias especializada em saúde. O foco da empresa é promover saúde popular para aqueles que não têm plano de saúde. São oferecidos tratamentos em cardiologia, clínica médica e odontológica, entre outros. Para aqueles que o objetivo é fazer o bem e democratizar o acesso à saúde, esta é uma das melhores franquias para investir. Confira os valores:
- Investimento: R$ 380 mil até R$ 400 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
- Prazo de Retorno: 18 até 24 meses
7. DVI Radiologia Odontológica
A DVI radiologia odontológica é uma rede de franquias de odontologia especializada em exames radiológicos. A empresa promove a realização de raios-x em 2D e 3D, para apoiar o diagnóstico e tratamento odontológicos. A marca promete suporte completo ao franqueado, e oferece uma central de laudos e radiologistas disponíveis 24 horas por dia 7 dias por semana. Invista por:
- Investimento: R$ 550 mil até R$ 750 mil
- Faturamento: R$ 50 mil
- Prazo de Retorno: –
8. GOU Odonto
Fundada em 2010 no interior de São Paulo, o Grupo Odontológico Unificado, GOU, é uma franquia odontológica especializada em ortodontia, ou seja, em aparelhos odontológicos. Além desses tratamentos, a clínica também oferece serviços estéticos, como implantes e clareamentos. A sede da empresa está localizada, atualmente, em Uberlândia, MG, e conta com mais de 110 unidades franqueadas.
Essa franquia de dentista é uma das melhores franquias do ramo, com alta lucratividade, prêmios e reconhecimento. Ela está no Top 10 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios no quesito “satisfação dos franqueados”. Além disso, ela foi chancelada por 7 anos consecutivos com o selo de excelência da ABF franchising. Invista na GOU Odonto por:
- Investimento: R$ 3.000 até R$ 200.000
- Faturamento: por volta de R$ 80 mil
- Prazo de Retorno: 18 a 16 meses
9. GV Assistencial
Fundada em 2011, a GV Assistencial é uma franquia de saúde, que oferece atendimento médico, odontológico, clínico e de atividades complementares, voltados para a medicina do trabalho e para a engenharia de segurança. Assim, ela é uma assistência completa para seu público alvo. Invista na marca com:
- Investimento: R$ 45.000
- Faturamento: R$ 60.000
- Prazo de Retorno: 24 meses
10. Hub Odonto
A Hub Odonto é pioneira no Brasil no ramo de franquia odontológica por assinatura. Ela é especialista em oferecer atendimento especializado, humanizado e a preço acessível. Trabalha com implantes e estética facial e dental. Se torne franqueado a partir de:
- Investimento: a partir de R$250.000
- Faturamento: –
- Prazo de Retorno: 23 a 30 meses
11. IRO Radiologia
A franquia IRO Radiologia oferece aos seus clientes serviços de radiologia odontológica e análises complementares de suporte ao diagnóstico. A IRO Radiologia busca soluções inovadoras para servir seus clientes, os dentistas e atender às necessidades dos pacientes. E além disso, conta com suporte do meio acadêmico para instalação das tecnologias desenvolvidas.
Para aquele que deseja adquirir uma unidade da IRO Radiologia, é necessário compreender que é uma área de peso técnico muito acentuado, e portanto é necessário conhecer a área odontológica, os profissionais de sua região e buscar contato com esse mercado. É parte importante do desenvolvimento da unidade, levar os clientes ao conhecimento da clínica, apresentando as soluções como parte integrante e importante do tratamento odontológico.
- Investimento: a partir de R$384.000
- Faturamento: –
- Prazo de Retorno: –
12. JP Odonto
A JP Odonto é uma franquia odontológica que nasceu em 2001 em São Caetano do Sul, e possui várias unidades no estado de São Paulo. Ela possui uma filosofia totalmente inovadora, que busca criar um ambiente agradável, diverso e acessível para os clientes.
Para reverter a ideia ruim que as pessoas geralmente têm de dentistas, a JP Odonto criou um espaço lúdico e divertido para receber os pacientes. Na sala de espera, há jogos, músicas e videogames para fazer as pessoas se distraírem. Além disso, eles oferecem todos os tipos de tratamento para todas as pessoas, tornando a odontologia mais democrática.
Também, a JP busca oferecer um serviço acessível para todos. Assim, eles trabalham com preços amigáveis, e de acordo com a possibilidade financeira de cada paciente. Com isso, a marca tem se tornado cada vez mais popular e ganhado espaço no mercado brasileiro.
Existem três tipos de franquia: a Fit, com um investimento de R$ 200 mil e faturamento por volta de R$ 120 mil; a Premium, que exige investimento de R$ 300 mil, e fatura R$ 160 mil; e a Infinity, com valor inicial de R$ 400 mil, e faturamento de R$ 240 mil. Acompanhe os valores:
- Investimento: entre R$ 200 mil e R$ 400 mil
- Faturamento: entre R$ 120 mil a R$ 240 mil
- Prazo de Retorno: 18 a 22 meses
13. Max Sorriso
A Max Sorriso é uma rede de franquia odontológica especializada em implantes dentários. Ela busca oferecer um tratamento humanizado para os clientes, o que já lhe rendeu mais de 30 mil pacientes que têm preferência pela marca. São mais de 10 anos de história, trabalhando na autoestima das pessoas. Segundo a marca, o segredo para o sucesso é unir alta tecnologia, equipe capacitada e estrutura moderna.
- Investimento: R$ 350.000 até R$ 450.000
- Faturamento: R$ 130.000 a R$ 200.000
- Prazo de Retorno: 18 meses
14. Orthodent
Desde o início, a Orthodent adotou um modelo de clínica multifuncional, oferecendo soluções completas para tratamentos odontológicos de qualidade, de forma acessível e personalizada. O compromisso é proporcionar um atendimento humano e acolhedor, combinado com a mais alta tecnologia disponível no mercado, em todas as nossas clínicas odontológicas, além de investimento acessível para os franqueados.
- Investimento: R$ 95 mil
- Faturamento: R$ 120 mil
- Prazo de Retorno: 12 meses
14. Odonto Excellence
Uma das maiores franquias odontológicas do Brasil, a Odonto Excellence não é uma empresa brasileira, mas se destaca por aqui. Ela está presente também em Angola, Paraguai e Uruguai. São mais de 800 clínicas em todos esses países, visando sempre oferecer um tratamento odontológico de qualidade acessível para toda a população do mundo. Saiba como investir:
- Investimento: R$ 230 mil
- Faturamento: R$ 100 mil
- Prazo de Retorno: entre 12 e 18 meses
16. Odonto Special
Franquia odontológica da apresentadora Sabrina Sato em parceria com outros empresários, a Odonto Special foi fundada em 2018 e tem o foco de oferecer todos os tipos de tratamentos odontológicos para os pacientes. Lá, são ofertados clínica geral, ortodontia, periodontia, próteses, implantes, estética e endodontia. As unidades da franquia são sempre muito bem equipadas tecnologicamente, e oferecem um serviço de qualidade. O franqueado tem a proposta de receber cerca de 20% de lucro sobre o faturamento. Confira os valores:
- Investimento: R$ 140 mil R$ 170 mil
- Faturamento: R$ 100 mil
- Prazo de Retorno: 23 meses
17. Odonto Vida
A Odonto Vida foi criada há 50 anos no Rio de Janeiro, por um grupo de cirurgiões-dentistas que almejavam criar um ambiente em que fosse ofertado um tratamento de alta qualidade, como ainda não existia. Assim, surgiu a franquia odontológica Odonto Vida, que busca ofertar a ótimos custos benefícios atendimentos de primeira qualidade. Entenda:
- Investimento: R$ 140 mil R$ 170 mil
- Faturamento: R$ 100 mil
- Prazo de Retorno: 23 meses
18. Odontoclinic
A Odontoclinic é uma franquia odontológica que atende mais de 9 mil pacientes por dia, em seus mais de 250 consultórios espalhados pelo Brasil. Foram 20 anos de mercado e mais de 2500 dentistas trabalhando todos os dias. A marca foi a primeira maior clínica do ramo no Brasil, e trabalha com grande diversidade de serviços. Para o franqueado, a promessa é de 20% de lucro em cima do faturamento.
- Investimento: R$ 350.000 até R$ 450.000
- Faturamento: R$ 140.000
- Prazo de Retorno: 24 até 36 meses
19. Odontocompany
Presente no Centro-Oeste e no Nordeste, a franquia odontológica Odontocompany é uma empresa que busca atuar com foco no oferecimento do máximo de serviços possíveis, de maneira acessível ao bolso dos pacientes. A franquia foi criada em 1994, e hoje já são mais de 600 unidades, que contam com tecnologia avançada para atender às necessidades dos pacientes. A rede é apoiada pela apresentadora Xuxa Meneguel. Veja os valores de investimento:
- Investimento: R$ 189 mil
- Faturamento: média de R$ 60 mil a R$ 150 mil
- Prazo de Retorno: 18 a 24 meses
20. Odontocot
Com sete unidades, a franquia odontológica Odontocot é uma empresa que leva os serviços e tratamentos odontológicos e o acesso ao dentista para quem não pode fazer isso sozinho – as classes C e D. A rede foi fundada em 2013, e procura oferecer os principais serviços odontológicos. Confira valores:
- Investimento: R$ 150.000 até R$ 350.000
- Faturamento: –
- Prazo de Retorno: 24 até 30 meses
21. Orthodontic
Uma das maiores redes de franquia odontológica do país, a Orthodontic é voltada para investimentos em tecnologia de ponta, facilitando a experiência dos pacientes e os tratamentos de saúde bucal. São mais de 300 unidades no país depois de 20 anos de história, já que a marca foi criada em 2002. Nesse período, mais de 7 milhões de pessoas já foram atendidas. A marca acumula onze selos de excelência da ABF franchising, inclusive o último é deste ano. Confira os valores de investimento:
- Investimento: R$ 202.000 até R$ 445.000
- Faturamento: R$236.000
- Prazo de Retorno: 12 até 24 meses
22. Sorridents
A mais premiada franquia odontológica do país, a Sorridents é uma marca de que certamente você já ouviu falar. São 500 unidades, 27 anos de experiência, e 95% de satisfação dos franqueados. A marca foi chancelada com o prêmio ABF franchising onze vezes, sendo a última em 2022.
- Investimento: R$ 630.000
- Faturamento: R$ 180.000
- Prazo de Retorno: 24 meses
Qual é a melhor franquia odontológica?
Agora que você já conhece diversas marcas e empresas de franquia odontológica, você deve ter entendido que cada uma tem seu foco e sua prioridade. Algumas clínicas se voltam para oferecer um serviço de excelência e premium, outras, se dedicam a democratizar o acesso a serviços de saúde odontológica, e são ligadas a uma ação social de impacto.
Por isso, se perguntar qual é a melhor franquia odontológica deve ser feito por todos, mas não existe uma resposta unânime. Variáveis diferentes serão consideradas em cada caso, como a localização da franquia, o valor financeiro de investimento pedido, além da identificação subjetiva.
Assim, a melhor franquia odontológica varia de pessoa para pessoa, e tudo depende da viabilidade e realização de quem está contratando o serviço. Portanto, analise e pense em todos os aspectos possíveis antes de fechar um negócio. Se possível consulte um advogado.
Como o marketing digital pode fazer sua franquia lucrar mais?
Se você se decidiu, contudo, seguir em frente e abrir uma franquia odontológica, agora é hora de começar a pensar no que fazer para que ela dê certo. Uma das coisas principais em qualquer negócio hoje em dia são as redes sociais. O marketing que antes era feito na tevê e nos jornais impressos, agora é feito nas plataformas digitais. É importante se colocar presente nelas, para que os clientes consigam achar as marcas.
Você já percebeu como aquilo que você vê na internet tem efeito importante sobre seus desejos e decisões de compra? É sobre isso que estamos falando. O marketing digital pode significar um grande avanço para qualquer empresa, mas também pode fazer muita falta em uma que não está nem sequer presente. Isso acontece porque a maioria dos clientes ficam nas plataformas digitais a maior parte do dia, o que faz com que seja muito mais provável que ele conheça a sua empresa por lá.
O marketing digital pode ser feito nas redes sociais, por criação de conteúdo e tráfego orgânico, pode funcionar com pagamento de divulgação para Instagram e Facebook, por exemplo, no tráfego pago, etc. Ele traz várias vantagens, por exemplo, o preço, que é bem mais barato que o marketing tradicional. Outras questões como a proximidade com o leitor e a seleção somente dos interessados fazem com que seja uma ótima estratégia, que é necessário adotar.
Conclusão
Uma franquia odontológica é uma forma de ter um consultório próprio, sem gastar tanto, com lucro alto, e com um grande público brasileiro gerando demanda. Tudo isso, contanto com a segurança do modelo de franchising, que pode alavancar sua empresa mais rapidamente.
As franquias de odontologia no Brasil são as que mais faturam dentro do franchising, mostrando o quanto esse mercado é potente. São 40 marcas no país que atendem milhares de clientes todos os anos, faturando bilhões e movimentando a economia do país.
Se você quer fazer parte das franquias odontológicas, trate de se preparar. É importante ter certeza que o melhor modelo para você é o franchising, e não um consultório particular. Entenda sobre as marcas, seja cauteloso e, se preciso, conte com profissionais experts na área do franchising, para te auxiliar. O Grupo Goakira conta com uma equipe especializada em consultoria em franquias, e oferece serviços como formatação de franquias, assessoria jurídica, entre outros. Entre em contato.
Gostou do texto? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos. Instagram, Facebook, Linkedin YouTube