Franquias internacionais: como é o processo de estruturação?

11 minutos para ler

O segmento de franquias internacionais está ganhando cada vez mais destaque no mercado. Esse é um tipo de negócio lucrativo com muitas áreas, desde a de alimentação, até vestuário e moda.

Diante disso, o modelo de franquias chama a atenção. Afinal, o modelo é forte no Brasil e no mundo todo. Assim, o setor representa uma grande parte do mercado e muitas possibilidades para a economia.

Você tem interesse em investir nesse setor? Neste artigo, vamos explicar as principais questões que envolvem o processo de estruturação de uma franquia internacional. Então, continue lendo e saiba mais!

Transforme o seu negócio em uma franquia

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Como é o processo para estruturar franquias internacionais?

Abrir uma franquia internacional pode ser um processo demorado, já que é necessário estudar diversos fatores antes de investir de vez na ideia. Assim, além de escolher o país de destino, é preciso considerar certos aspectos de onde a marca vai se instalar, como:

  • As leis do país;
  • A cultura do país;
  • O mercado do país (concorrência e economia);
  • Os hábitos de consumo do país.

Isso é importante, pois a empresa franqueadora precisa manter o negócio em bom funcionamento. Assim, precisa estar sob os cuidados de gestores responsáveis e experientes. Afinal, há o risco da franquia causar prejuízos para a imagem da marca.

Na verdade, quando a empresa ainda não está instalada no país, o procedimento envolve a criação de uma sede em que a responsabilidade é do franqueador. Nesse sentido, é preciso analisar o desempenho da marca e as chances de sucesso no local desejado.

Fatores gerais a observar

Além experiência, é importante estar atento ao negócio, pois se trata de um grande investimento. Assim, os principais fatores que é preciso observar ao abrir uma franquia são:

  • investimento inicial;
  • Retorno do Investimento;
  • taxa para fazer parte do modelo de franquias;
  • valores mensais que devem ser pagos ao franqueador;
  • assinatura do contrato;
  • observação do registro de marca, da transferência de royalties e de outros itens legais.

Como afirma Kaká Sousa, Sócio e Diretor Geral da Goakira, antes de tudo é necessário fazer um estudo de região. Nele, o profissional avalia local, a equipe, as leis trabalhistas e as questões relacionadas à operação.

Um exemplo de estratégia de internacionalização de sucesso é o da empresa brasileira Havaianas. Nesse sentido, antes de buscar a internacionalização do produto, a marca de chinelos investiu em estampar as revistas internacionais, como Marie Claire e Vogue, que relacionavam a marca à moda. Assim, celebridades internacionais faziam aparições frequentes usando os calçados da marca. Por isso, não demorou muito para a Havaianas entrar no mercado internacional e instalar suas primeiras franquias fora do país. Além disso, a marca lançou outros produtos, como toalhas, chaveiros, óculos e alpargatas, para atender os países mais frios.

Quando é vantajoso?

O mercado de franquias internacionais traz muitas vantagens para o empreendedor. Afinal, é uma forma de vender determinado produto ou serviço que já é popular em outro país.

Além disso, já existe um modelo de gestão estabelecido. Também, tem definido as operações, a logística e o financeiro. Afinal, o padrão foi testado no mercado e deu certo. Portanto, são grandes as chances do negócio também ter sucesso no país novo.

Além disso, a franqueadora fornecerá o suporte necessário. Por isso, investir em uma marca de sucesso e já consolidada em outro país é uma boa ideia. 

Quer saber opções de franquias vantajosas dos Estados Unidos? Então, ouça nosso podcast:

Quais são os principais pontos de atenção ao abrir franquias internacionais?

Abrir franquias internacionais requer alguns cuidados, já que é uma marca ainda desconhecida no país de destino. É necessário observar alguns fatores, incluindo os legais.

Contratar um advogado especializado

Dessa forma, é importante contar com um advogado para  que o processo não tenha problemas. 

Assim, o primeiro passo caso você queira abrir uma franquia fora do Brasil é procurar um advogado especializado no país onde o negócio será instalado.

Ele vai proteger o negócio e garantir que as leis sejam seguidas. Ele é importante quando se trata de um gestor estrangeiro que é sócio da empresa e está abrindo o negócio em outro local.

Fazer o registro da marca

Além disso, é necessário fazer o registro da marca. Esse é um cuidado que vai proteger o negócio contra concorrências. Também, protege de pessoas que registrem a marca de má-fé.

Observar as leis trabalhistas para franquias internacionais

Obedecer as leis trabalhistas não é necessário somente no Brasil: cada país apresenta sua legislação específica. Portanto, o gestor deve observar todos os direitos dos trabalhadores.

Contar com um parceiro aduaneiro

Ter um parceiro aduaneiro local significa ter apoio de uma empresa responsável por realizar o troca de informações técnicas. Assim, os produtos serão exportados entre os países sem grandes problemas.

Afinal, existem detalhes que somente um parceiro local vai saber. Por exemplo, o sistema de proteção de mercado e as de taxas de importação.

Estudar o novo país

Apesar de a franquia ser a expansão da mesma marca, é muito importante estudar aspectos culturais e comportamentais do país de destino. Afinal, para ter sucesso, é preciso que a marca estrangeira crie identificação com o público novo.

Um exemplo de muito sucesso de franquias que derem certo fora do seu país de origem é o Mc Donald’s. Nesse sentido, a marca alimentícia entendeu que era necessário criar um vínculo com o paladar da população local, que diverge desde tempero até hábitos. Dessa forma, existem diferentes cardápios para cada região do mundo, como: sanduíches de pão sírio na Arábia Saudita, hambúrgueres feitos de arroz na China e até mesmo um nugget de bacalhau para os portugueses.

Exemplos de franquias internacionais no Brasil

Agora que você já sabe quais são os principais detalhes para investir em uma marca do exterior, está na hora de darmos uma volta ao mundo e conhecer quais são as marcas gringas que fazem sucesso com o consumidor brasileiro. Por isso, separamos exemplos de diversos setores de algumas das franquias internacionais mais lucrativas e populares no Brasil, confira:

1. The Body Shop (Inglaterra)

Diretamente da terra da rainha, a franquia The Body Shop é uma marca vegetariana de produtos naturais, presente em mais de 65 países. Desde 2014 no Brasil, a franquia Body Shop já está em 19 estados, com lojas e quiosques em shoppings – seus dois modelos de negócio.

Assim, como o segmento de beleza é um dos que mais crescem no país, a marca tem se consolidado com o público brasileiro, que busca por opções mais sustentáveis. Hoje, as linhas para cabelo e facial são um grande sucesso.

  • O investimento inicial é a partir de R$135 mil. 
  • O retorno é por volta de 6 a 48 meses.

2. Havanna (Argentina)

A competividade entre Brasil e Argentina fica só no futebol, porque quando se trata de internacionalizar franquias e fazer sucesso, os países são aliados. Um exemplo disso é a franquia Havanna.

Idealizada em 1939, a marca é conhecida mundialmente pelos seus alfajores, um doce tradicional do país. Então, os hermanos expandiram o negócio para o Brasil em 2006, e foi sucesso imediato, assim, desde 2014 adotam o modelo de franquias.

São mais de 50 pontos de venda espalhados por 18 estados brasileiros, com dois modelos de negócio: as cafeterias e o café quiosque. Ainda, além dos tradicionais alfajores, a marca inovou em seu cardápio com panetones, cafés, drinks, tortas, doces de leite artesanais e chocolates.

  • O investimento inicial depende do modelo de negócio, sendo, a partir de R$350 mil para os quiosques e R$520 mil às cafeterias.
  • Retorno do investimento de 24 a 36 meses.

3. Franquia Fini (Espanha)

Sabia que a marca Fini também é uma franquia? Pois é! Em 2012, a marca decidiu investir no franchising brasileiro, contando atualmente com mais de 90 pontos de vendas por todos o país. Assim, de origem espanhola, seu produto principal são as balas de gelatinas.

O modelo de negócio é o de quiosques, uma alternativa mais em conta para investidores de primeira viagem. Além disso, os mais de 100 doces Fini são conhecidos mundialmente.

  • Investimento inicial é a partir de R$130 mil.
  • O retorno do investimento é cerca de 20 a 26 meses.

4. Swarovski (Áustria)

A Swarovski é o principal nome no mercado de joias e acessórios do mundo. No Brasil, a marca atua desde 2012, mas sua fundação aconteceu em 1895 por Daniel Swarovski.

Conhecida principalmente pela sua excelência em cristais e artigos de luxo exclusivos, já existem mais de 60 unidades da franquia em 17 estados do país.

  • Investimento inicial a partir de R$ 497.000 até R$ 840.000.
  • Prazo de retorno gira entre 24 a 48 meses.

5. Accor Hotels (França)

A Accor Hotel é uma empresa multinacional francesa especializada no ramo hoteleiro. Presente no Brasil desde 2006, a marca é responsável por franquear hotéis da bandeira Ibis e da Mercure.

Atualmente, a Accor tem buscado novas estratégias para lidar com a crise causada no setor por conta da pandemia. Dessa forma, um dos planos de retomada está sendo o investimento na conversão de hotéis independentes em franquias para acelerar expansão da marca em território nacional.

  • O investimento é a partir de R$8 milhões;

6. Intimissimi (Itália)

Fundada em Verona na Itália, a Intimissimi é uma marca especializada em lingeries. A marca está presente em mais de 40 países, e chegou ao Brasil em 2015. Hoje, as peças são vendidas tanto em lojas físicas, são 55 unidades de franquias e 15 próprias, quanto na modalidade e-commerce.

Com coleções que já levam celebridades brasileiras em suas propagandas, a Intimissimi tem se consolidado no mercado de moda íntima no Brasil, com projeções de expandir a marca para todas as regiões do país.

  • Para iniciar, o investimento é de R$480 mil.
  • Retorno esperado em 24 a 36 meses.

7. KFC (Estados Unidos)

Vai um franguinho aí? O KFC é uma empresa americana do ramo fast-food especializada em frango frito. Do Kentucky ao mundo, a rede conta com mais de 5 mil lojas em todos os cantos do mundo. Assim, o balde de frango mais famoso do mundo chegou ao Brasil em 2016, e hoje conta com 100 unidades por todo o país.

O KFC possui três modelos de negócio: as lojas de shopping, in line (lojas de rua sem estacionamento) e FSDT (lojas de rua com fluxo de carros).

  • Investimento a partir de R$ 1.375.000.
  • Retorno do investimento de 36 a 48 meses.

A gente citou uma franquia americana das tantas disponíveis no mercado; algumas muito populares, como o Mc Donald’s, Burger King, Subway, Pizza Hut etc. Então, agora está pensando no inverso? No lugar de investir no país tropical, quer ir tentar a sorte na terra do Tio Sam? Nesse vídeo, o Zé mostra quatro opções de franquias de até 5 mil dólares que bombam no mercado dos Estados Unidos, veja:

Como a Goakira pode ajudar nesse processo?

A Goakira é uma empresa com experiência de mercado especializada em fornecer o apoio empresarial necessário para a abertura do negócio. Por isso, os cases de sucesso demonstram que o suporte oferecido é bom.

Como você pode perceber, abrir franquias internacionais vai além do estudo sobre negócios comuns, pois é necessário saber sobre o mercado e as leis locais. Nesse sentido, é importante buscar ajuda antes de investir. Afinal, a ajuda de um profissional faz toda a diferença para seu sucesso.

Agora você já sabe como funciona a instalação de um negócio em local estrangeiro. Quer saber mais sobre como abrir uma franquia? Então, siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube, onde damos mais informações. Também, confira o vídeo a seguir:

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Posts relacionados

Deixe um comentário