Como abrir uma franquia de sorvete

7 minutos para ler

Picolé, de massa, soft e até mesmo feito na chapa, o sorvete é com certeza uma das sobremesas geladas mais democráticas. As franquias de sorvete costumam ser a porta de entrada para novos empreendedores e um negócio muito lucrativo a longo prazo. Por isso, muitos se perguntam como abrir uma franquia de sorvete.

Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvete (Abis), o Brasil é o sexto país que mais consome sorvete no mundo. Durante a pandemia do coronavírus, houve um aumento considerável no consumo delivery da sobremesa, mudando completamente o perfil do consumidor, que agora com abertura das lojas, volta a frequentar as sorveterias presencialmente, mas sem deixar a opção de pedidos remotos.

Com tanta revolução no setor, oportunidades não faltam para investir em uma franquia de sorvete. Ficou interessado e quer saber como investir em uma franquia do setor de gelatos? Então, acompanhe até o final!

O primeiro passo: o que é ser franqueado de uma sorveteria?

Primeiramente, se você quer saber como abrir uma franquia de sorvete, precisa saber o que é ser franqueado. No sistema de franchising existem o franqueador e o franqueado. O franqueador é o dono da empresa com estrutura e produtos já estabelecidos e testados no mercado, enquanto o franqueado é a expansão desse mesmo negócio em filial.

Dessa forma, ser o franqueado de uma sorveteria quer dizer que você tem uma licença para usar o nome e os mesmos métodos da marca.

O segundo passo de como abrir uma franquia de sorvete: quiosque ou loja?

As franquias de sorvetes são bastante diversas entre si, desde quiosques até lojas de grande ou pequeno porte. Assim, tudo depende da oportunidade de negócio que você quer criar.

Por isso, para não cometer erros de principiantes, é importante se atentar ao estilo de negócio que você quer administrar e a proposta da franquia se encaixa na sua região.

Por exemplo, em cidades pequenas costumam ser populares lojas grandes, onde os consumidores podem comprar em varejo ou fazer o próprio sorvete. Nesses casos, a experiência do cliente não é apenas do produto, mas também do ambiente, com a tendência de a ida à sorveteria ser um passeio.

Por outro lado, em cidades grandes, os negócios de quiosques fazem sucesso com o estilo de sorvete expresso ou soft, feito rapidamente e em locais de alta concentração de pessoas, como shoppings e galerias.

Além disso, há também os carrinhos de sorvete muito populares em bairros, proporcionando oportunidades de vendas ao ar-livre e descentralizando uma base única de clientes.

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Exemplos de franquias de sorvete famosas

Existem aproximadamente mais de 10 mil empresas no Brasil que trabalham no segmento de sorvetes. Dessa forma, com esse montante, a concorrência é disparada e o investimento na sobremesa gelada torna-se relativa.

Portanto, filtramos e apresentamos exemplos das franquias de sorvete de maior sucesso no Brasil.

1. Quiosque Mc Donald’s

Em shoppings, rodoviárias, supermercados e galerias de ruas é possível encontrar quiosques de sorvetes do Mc Donald’s. Nesse sentido, a vantagem de investir nesse modelo de negócio é a flexibilidade de estar em locais de fácil acesso do público, além da rede dos arcos dourados já ser muito bem reconhecida pelos consumidores.

Assim, os quiosques dos especialistas em sorvetes softs (feitos pela maquininha charmosa e não tão gelados) aproveitam de pontos comerciais com pouco espaço. Dessa forma, de infraestrutura simples e cardápio popular, a franquia de sorvetes Mc Donald’s é uma oportunidade de negócio bastante lucrativa.

franquia McDonald's

2. Chiquinho Sorvetes

Também, a rede Chiquinho Sorvetes já é clássica no mercado. Todas suas lojas e quiosques contam uma atmosfera familiar e convidativa. Além disso, são mais de 500 unidades espalhadas pelo país e produtos que inovam o segmento de gelato comestível, como café shakes, casquinhas, cream tasty e muito mais.

É um dos modelos de negócio de franquia de sorvete com equipamentos e infraestrutura mais sofisticados.

3. Nhô Sorvetes

A Nhô Sorvetes possui um mix diversificado de delícias geladas, passando pelos tradicionais sundaes até petit gateau e fondues de frutas. Dessa forma, seu cardápio atende tanto as épocas de verão intenso quanto aqueles dias mais frios.

Além disso, suas unidades são todas com decoração padronizada, de cores alegres, que proporcionam um ambiente descontraído para os clientes de todas as idades.

4. Oggi Sorvetes

O brasileiro consome tanto sorvete de potes (massas) como picolés. Por isso, sabendo da variedade de gostos (e das famosas brigas familiares pelos sabores do tradicional pote napolitano), a Oggi Sorvetes investiu em mais de 10 linhas de sorvetes com 90 sabores diferentes.

Assim, o modelo do negócio é de mini-lojas de atacavarejo. Nesse sentido, o consumidor poder escolher na vastidão de produtos o que quer levar, um modelo de compra por impulso. É uma das franquias de sorvete com maior expansão nas cidades de São Paulo, com mais de 700 unidades espalhadas pelo país.

Esfriou, o que fazer?

A sazonalidade pode ser uma questão que assuste o investidor. Afinal, o que fazer com minha franquia de sorvetes no frio?

O pico no número de vendas de sorvete está atrelado ao verão, de certa forma. No entanto, o investidor pode se beneficiar com a franquia de sorvetes durante todos os períodos do ano com estratégias já fornecidas e trabalhadas pelas marcas.

Com temperaturas de inverno muito variadas entre as regiões no Brasil, as empresas já estão fornecendo um mix de produtos que atendam o consumidor além das sobremesas frias.

Terceiro passo de como abrir uma franquia de sorvete: devo investir mesmo em uma franquia de sorvete?

Se você se sentiu mais tentado em investir em uma franquia de sorvete do que comer a própria sobremesa, a resposta para essa pergunta é sim!

Existem muitas vantagens de ser um franqueador de uma marca de sorvetes, principalmente se você vive em uma região em que o calor é predominante na maior parte do ano.

Mas não vai se perder na hora de escolher no que investir, viu. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira para descobrir o que se encaixa melhor com seu perfil empreendedor e seu capital.

Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Gostou do texto e quer ficar por dentro de mais dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário