Como vender franquias? Parte I

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O que você sabe sobre vender franquias?

Destacar-se frente à concorrência e aprender como vender mais franquias são desafios que todas as franquias enfrentam diariamente. Para tornar a rede mais conhecida é preciso adotar diferentes estratégias ao mesmo tempo. No entanto, a melhor forma de garantir credibilidade durante esse processo é investindo em comunicação, em especial, assessoria de imprensa.

Aparecer na mídia editorial, de forma espontânea, ajuda a tornar as marcas mais conhecidas e lembradas pelos clientes. Isso faz com que eles atribuam valores à empresa e construam uma imagem do negócio. O que poucas pessoas sabem é que essa atenção pode ajudar, e muito, na atração de leads para o funil de vendas das franquias. Uma vez que mais pessoas conhecem a sua marca, fica mais fácil chegar aos clientes que tem interesse em comprar seu produto ou serviço. Assim, a assessoria cumpre seu papel de carregar o funil de vendas, caracterizando-se como a primeira etapa de uma longa jornada que o cliente faz antes de converter a compra.

O papel da assessoria

Fazer as marcas visíveis nos noticiários não é uma tarefa fácil. Mas, é preciso para vender franquias. Costumo dizer que a assessoria de imprensa funciona como uma ponte, com relacionamento entre clientes e jornalistas. É papel do assessor de imprensa construir a mensagem da sua franquia. Dessa forma ela se torna atrativa para as redações e fácil de ser aproveitada pelos veículos comunicadores. É preciso cruzar o interesse entre os dois elos.

Outro diferencial de se investir em assessoria de imprensa para franquias é que se atua em duas frentes opostas. Primeiro, ela melhora a imagem da sua marca. Fazendo com que a empresa apareça tanto nas comunicações de massa quanto nos veículos que representem o seu público alvo. Dessa forma, a franquia se torna mais conhecida e atrai diretamente o consumidor final. Quanto mais visível a empresa, mais fácil é manter as com clientes.

Já o outro lado de atuação está na expansão da rede. Também é trabalho da assessoria de imprensa tornar a franquia atraente para potenciais franqueados. Fazer a empresa aparecer em veículos especiais para o setor – ou que sigam uma linha editorial com foco em economia, negócios, empresas, empreendedorismo, inovação, entre outras – é uma forma de contar a história de sucesso da rede e aparecer para as pessoas que podem ou desejam comprar uma unidade. Com isso, você oxigena o departamento de expansão com novos candidatos.

Estratégia de comunicação para vender franquias x Planejamento da empresa

Um dos papéis mais importantes da assessoria de imprensa para franquias é acertar o conteúdo de acordo com o perfil editorial de cada veículo. A estratégia de comunicação precisa estar alinhada ao planejamento de crescimento da empresa. Se o desejo é expandir a rede e encontrar franqueados, a agência precisa direcionar seus esforços para as mídias de negócios. No entanto, se a ideia é fortalecer a marca entre os consumidores finais e atrair novos clientes, a assessoria de imprensa deve trabalhar na mídia segmentada e de massa.

A assessoria de imprensa é peça indispensável, afinal de contas quem não é visto não é lembrado. E se não é lembrado, quem dirá comprado! Hoje em dia, as pessoas querem criar relacionamento com as marcas que amam. E principalmente, conhecer as empresas e a origem do que estão consumindo. Por isso, é tão importante que seu negócio não poupe esforços para construir um excelente relacionamento com seu público alvo. Presença nas mídias sociais e marketing de conteúdo tornaram-se as novas etapas incorporadas ao funil de vendas. Mas esse é assunto para um próximo texto. Até lá.

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