Alimentação é um dos melhores setores para quem quer empreender com franquias, já que é há anos o que apresenta os maiores faturamentos do mercado. Nesse sentido, a franquia do McDonald’s é uma das opções mais procuradas, já que é uma empresa com tradição consolidada e é uma das franquias de fast food líderes do ramo. Por isso, muitos empreendedores se perguntam sobre como abrir uma franquia McDonald’s.
Além disso, a marca sempre foi conhecida no mercado por ter um bom modelo de negócios de franquias. Esse fator fez com que ela alavancasse ainda mais e passasse a ser a maior rede de restaurante do mundo. Assim, para exemplificar sua grandeza, no primeiro semestre de 2021, a empresa teve um lucro líquido de US$ 1,54 bilhão e aumento de vendas global de 7,5%.
Então, quer saber mais detalhes sobre o McDonald’s, seus valores e vantagens? Continue lendo!
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Início da franquia McDonald’s
A empresa nasceu na década de 1930, quando os irmãos Dick e Mac McDonald investiram em um novo conceito para vender hambúrgueres. Assim, o diferencial era entregar o sanduíche em poucos segundos, fator que na época era inovador. Por isso, não demorou para que o McDonald’s conseguisse relevância no mercado.
Então, anos depois, Ray Kroc, empresário e comerciante de máquinas de milk-shake, curioso por receber várias solicitações, decidiu conhecer a empresa. Dessa forma, Kroc propôs montar uma sociedade e foi aberta a primeira franquia do restaurante em Chicago.
A primeira instalação de uma unidade no Brasil aconteceu em 1979, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Então, a a partir daí, fez sucesso em todo o Brasil com milhares de unidades, que recebem em média 2 milhões de clientes diariamente. Nesse números, também são contados os quiosques e o McCafé. Se quiser saber mais detalhes dessa longa jornada de sucesso da marca, confira nosso texto completo sobre o assunto!
Agora, vamos abordar o sistema e o processo de como abrir uma franquia McDonald’s.
Como funciona o sistema de franquia de McDonald’s?
Para ser um franqueado da marca, é preciso fazer o cadastro no site da Arcos Dourados, empresa de holding do McDonald´s. Lá, é feita inscrição dos candidatos. Os escolhidos terão treinamentos e suportes necessários para o desenvolvimento de uma boa gestão dos restaurantes.
O franqueado tem a opção de escolher qual modelo irá montar; por exemplo, se será um quiosque para comércio de sorvete, restaurante na rua ou em shopping center. O investimento inicial gira em torno de R$ 1,6 milhão a R$ 2,5 milhões.
O faturamento médio do empreendimento pode atingir a casa dos R$ 560 mil e tem condições de gerar uma rentabilidade de 8% a 10%.
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Dica de ouro: como potencializar seu negócio
Se você está planejando ter sua franquia de alimentação lucrativa, precisa planejar os meios de garantir o sucesso do negócio com um alto faturamento. Para isso, existe o marketing digital.
O marketing digital realiza ações de comunicação estratégicas em meios digitais como a internet, para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços de uma empresa e, consequentemente, conquistar novos clientes, potencializar resultados e aumentar o faturamento do negócio.
Alguns serviços que o marketing digital realiza, são:
- Geração paga de leads;
- Otimização de SEO;
- Análise em Web Analytics;
- Criação de logotipo com manual de aplicação;
- Criação de apresentação comercial.
Como é o processo para abrir uma franquia McDonald’s?
O caminho para obter uma franquia do McDonald’s é longo. Primeiramente, é necessário preencher o questionário disponibilizado no site. Nessa etapa, será avaliado se o perfil do franqueado combina como exigência da empresa e se a região escolhida para instalação é boa. Para isso, existe a estratégia de geomarketing. Caso a resposta seja positiva, o empreendedor vai passar um período na empresa para conhecer como funciona o restaurante.
Passado todo esse processo, o franqueado fará uma entrevista e receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Depois, o candidato vai viajar até o centro de treinamento onde passará pelos testes, por um curso e pelo processo de imersão no negócio. Assim, vai entender o procedimento do McDonald’s e a administração das unidades.
Finalmente, é concluída a assinatura do contrato e abertura do processo para instalação da unidade do restaurante.
Qual é o valor do quiosque de sorvete da franquia de McDonald’s?
Os quiosques de sorvete possuem uma atratividade diferenciada, já que com eles é possível estar presentes em locais estratégicos específicos que um restaurante completo não consegue, por serem pequenos e de fácil instalação.
Apesar disso, o quiosque dispõe de uma estrutura completa: com caixa, balcão para atendimento e máquinas que fazem a sobremesas disponíveis, além do espaço necessário para o estoque dos produtos. O investimento para instalação é de cerca de R$ 350 mil. Porém, é preciso investir na marca como um todo e não só na produção de sorvete.
Nesse sentido, o modelo de quiosque é atrelado à unidade McDonald’s que já se encontra em um determinado lugar. Dessa forma, a própria unidade abastece esse quiosque. Ou seja, não é possível adquirir só esse serviço de sorvete de forma isolada.
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Qual é o faturamento de uma franquia McDonald’s?
O McDonald´’s consegue um faturamento médio mensal de cerca de R$ 560 mil. Já a rentabilidade está em torno de 8% a 10% sobre esse faturamento. E o prazo de retorno está em 60 meses. Porém, tudo isso vai depender do ponto onde está a unidade e o fluxo de clientes que vão até a loja – por isso, estudar estratégias para escolher o ponto comercial é importante.
De qualquer forma, é importante saber quanto é o faturamento para prever quanto de retorno será possível. Dessa forma, o empreendedor interessado poderá avaliar se é um investimento que está dentro das suas possibilidades.
É um empreendimento seguro?
O setor de alimentação é um dos maiores no franchising brasileiro, conseguindo bom faturamento até mesmo em momentos de crise econômica. Afinal das contas, alimentação é um item de primeira necessidade. Também, o McDonald’s é um restaurante popular entre todas as classes sociais.
Além disso, de acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020 o segmento faturou mais de R$ 40 bilhões.
Atualmente, as franquias de alimentação conseguiram alavancar ainda mais os seus negócios impulsionados pela expansão do serviço de delivery. Se antes havia apenas o consumo no restaurante ou no ponto, agora as empresas apostam na entrega.
E isso abriu uma oportunidade para as franquias de alimentação diversificarem os seus serviços e apostarem nesse modelo.
É preciso conhecer a marca
Como a marca é forte, possibilita um retorno do investimento mais descomplicado. Mas, antes de começar o negócio, é preciso entender bem como funciona o estilo de trabalho da rede. Por isso, se você está se perguntando como abrir uma franquia McDonald’s, considere também os fatores a seguir:
Cuidados a tomar
O interessado em adquirir uma unidade do McDonald’s tem que, primeiro, saber se o seu perfil é adequado e se tem disponibilidade para trabalhar a abertura da franquia. Isso considerando o lado financeiro, já que haverá gastos, e no pessoal, já que toma tempo, esforço e muito treinamento para se adequar às diretrizes do restaurante.
Além disso, é importante saber onde instalar a loja. Por exemplo, precisa ser em um local com grande movimento de clientes e de fácil acesso. Para facilitar essa etapa e permitir as melhores decisões, existem estudos estratégicos sobre escolha de ponto comercial: o geomarketing.
A marca tem anos de experiência comprovada e aprovada, por isso o sucesso do investimento é mais garantido. Um dos fatores mais positivos em adquirir uma unidade de franquia é o acesso ao know-how, que é um manual com todos os detalhes e conhecimentos necessários que a rede disponibiliza ao franqueado. Assim, haverá diretrizes e explicação de processos testados, o que facilita o trabalho do empresário, que não precisará fazer tudo do 0.
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Se você estava se perguntando sobre como abrir uma franquia McDonald’s, esse guia deve ter elucidado algumas dúvidas específicas. E se você gostou do texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias, então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!