Para muitos brasileiros, o sonho de ter o próprio negócio existe, mas é colocado de lado pela crença de que apenas ricos e herdeiros podem empreender, e ter todos os benefícios que vêm disso. Mas isso não passa de um mito. Existem, cada dia mais, novas formas de investir a partir da quantia que você tem no bolso, sem precisar ir muito longe. Um exemplo disso são as franquias até 30 mil.
Com o advento da internet, e das novas tecnologias, é possível ter seu próprio negócio funcionando online, e sem investir muito. Além disso, as formas de investimento têm se tornado cada vez mais democráticas, fazendo com que todos os perfis de pessoas possam ter seu próprio empreendimento.
As franquias baratas surgem, então, como uma ótima solução para quem quer entrar no mundo dos negócios pela primeira vez, sem muita experiência e nem condições de começar algo totalmente do zero.
Ter uma franquia faz com que você já pegue um modelo de negócios definido, e mais seguro. Existem franquias online, e também aquelas que têm infraestrutura mais barata.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue por aqui, e conheça 50 exemplos de franquias até 30 mil reais.
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
Franquias baratas e franquias até 30 mil
As franquias baratas são variações do modelo convencional do franchising para opções mais flexíveis e acessíveis, e com um valor de investimento inicial mais modesto. Essas franquias podem representar uma oportunidade de ingressar no mundo dos negócios para quem não dispõe de grandes recursos financeiros, tornando o acesso ao empreendedorismo e ao franchising mais democrático.
As franquias baratas podem ser baratas pela própria formatação de franquia da marca, que trabalha com um modelo mais econômico, como o home-based. Porém, algumas marcas grandes criam opções além das lojas características, como os quiosques, e formas menos caras de ser um franqueado.
Assim, são vários os fatores que interferem no preço de uma franquia, como sua consolidação no mercado, número de franqueados, infraestrutura, necessidade ou não de estoque, local de funcionamento, entre muitos outros.
Como funciona o modelo de franquias
Ao pensar sobre esses fatores, você pode se perguntar: mas por que investir numa franquia, e não em um outro tipo de negócio? Se o conceito de franchising ainda não está claro para você, entenda o que é franquia de uma vez por todas.
Uma franquia nada mais é do que uma empresa com muitas ramificações, que pertencem a outros donos. Uma pessoa cria a marca e, claro, tem o objetivo de crescer. Para isso, ela começa a vender o direito ao uso da marca e da patente daquela empresa.
Quem cria a empresa é chamado de franqueador, enquanto o franqueado é quem compra esses direitos, e abre uma filial da marca. Nessa relação, o franqueado paga um valor inicial para realizar a compra do direito à marca, e também paga uma taxa mensal para a empresa original.
O franchising amplia a capacidade de crescimento de uma empresa, e também dá a oportunidade de mais pessoas empreenderem em negócios que já deram certo, e que se encontram consolidados no mercado. O franqueado acaba sendo beneficiado pelo tempo de experiência e pesquisas que a matriz já realizou, e tem mais chances de se dar bem.
Microfranquias
As franquias de até 30 mil estão dentro do escopo do que é considerado microfranquia. Esse é um conceito que tem se tornado cada vez mais popular dentro do franchising, porque caracteriza boa parte das franquias baratas.
Uma microfranquia é um modelo de negócio de franquia mais barata, com valor acessível de investimento inicial. Ela funciona exatamente como a franquia tradicional, mas costuma operar com menos funcionários, ou em uma estrutura mais econômica que o convencional.
De acordo com a ABF franchising, as microfranquias no Brasil são consideradas como aqueles negócios em que o investimento inicial equivale a três vezes o PIB per capta do país. Conforme os últimos dados, esse valor é de aproximadamente 105 mil reais. Dessa forma, as franquias até 30 mil são, majoritariamente, microfranquias.
São aproximadamente 557 marcas que atuam nesse formato no Brasil, sendo a maioria exclusiva desse formato, e algumas que possuem opções tanto de franquia convencional quanto de microfranquia, com possibilidades para todos os bolsos.
Hoje em dia, existe o prêmio da ABF para microfranquias, comparando apenas as empresas da mesma categoria.
Minifranquias
Já as minifranquias fazem parte de um conceito novo, que surgiu e se popularizou mais intensamente a partir da pandemia de covid-19. Com o isolamento social, os donos de negócios precisaram se reiventar e começar a vender também por meio da Internet. Com isso, surgiram as franquias home-based, ou totalmente home-office.
As minifranquias costumam ser muito baratas, inclusive mais baratas que as microfranquias, pois oferecem uma forma de trabalho totalmente independente. Nelas, tudo funciona por meio do home-office, que economiza funcionários, estoque e até mesmo um ponto comercial.
Nas minifranquias, o franqueado, geralmente, se responsabiliza pelas vendas e pela divulgação da empresa, sem precisar se preocupar com as entregas ou com os produtos. Assim, ele precisa apenas de um computador e Internet para trabalhar. Por causa desses fatores, esse modelo geralmente tem franquias até 10 mil, com um investimento inicial mínimo.
É possível lucrar?
Um outro grande mito sobre as franquias baratas é que elas não seriam tão lucrativas quanto às demais, mas isso não é verdade. As franquias até 30 mil podem dar tanto lucro quanto grandes franquias, a depender da disposição de se dedicar e trabalhar pelo crescimento da marca. Existem muitas franquias baratas e lucrativas e muitas franquias baratas de sucesso!
Afinal de contas, com um investimento menor, é possível recuperar esse valor em menos tempo, e lucrar a maior parte do faturamento. Além disso, o potencial de lucratividade de uma franquia geralmente é garantido em negócios que já se consolidaram a ponto de franquear a marca.
A diferença entre as franquias maiores e as menores é a forma de trabalhar, a quantidade de funcionários, a possibilidade de trabalhar com uma marca mais conhecida, entre outros fatores. Mas sim, você pode ficar rico com uma franquia barata de sucesso!
Como saber o valor de uma franquia
Agora que você já sabe quais são as franquias baratas, entre microfranquias e minifranquias, mas se ainda fica na dúvida sobre o que determina o valor de investimento inicial de uma franquia, entenda cada detalhe desse processo.
Primeiramente, uma das variáveis mais importantes para a definição do valor de investimento inicial de uma franquia é o valor da marca. Existem marcas muito respeitadas, consolidadas e populares no mundo. Necessariamente, essas marcas terão muito valor agregado, e custarão mais caro para os franqueados. Mas isso não é negativo, já que, junto à marca, o novo franqueado herda também os clientes e a popularidade.
O que fica incluso no investimento inicial é o valor pedido pela marca, além de custos de instalação, compra de estoque, etc. Assim, outro determinante é o tamanho da franquia. Geralmente, lojas grandes de rua são mais caras, pois exigem uma sólida infraestrutura própria e única. Na sequência, vêm as lojas de shopping, que são um pouco mais baratas, e há também os quiosques, carrinhos, e, por fim, as franquias home-based. O tamanho do investimento diz respeito à necessidade de aplicação na construção do local.
Além disso, outros fatores são relevantes, como a compra de mobiliário, de estoque, de peças iniciais, e a contratação de funcionários, por exemplo. Em uma microfranquia, a média de funcionários é de 2,8 colaboradores, enquanto a média de uma franquia maior é de 6,1. Em franquias grandes, como o Mc Donald’s, são dezenas de funcionários, e pagar o salário deles é uma grande despesa.
Assim, todos esses detalhamentos são importantes de serem considerados no valor de uma franquia, para que ele seja entendido como um valor alto ou baixo, segundo as variantes.
Circular de Oferta de Franquias – COF
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento obrigatório para todas as franquias, e descreve os detalhes sobre ela. A COF é, basicamente, o assunto mais citado na Lei de Franquia e deve conter todas as informações sobre a marca. História, criação, valores de investimento, quais assistências é capaz de oferecer, formas de pagamento, planos para o futuro, estratégicas, modelo de negócios, além de uma lista com todas as unidades da franquia e dos ex-franqueados, com número de telefone.
Como você já deve ter percebido, é a partir da COF que você fica sabendo o valor de investimento em uma franquia e pode, de fato, decidir se vai investir ou não. A COF também costuma conter os prêmios e selos de excelência que a marca acumula, além de outras informações complementares.
Por isso, ao se interessar por uma marca, busque saber sobre a sua COF, e peça para que a equipe disponibilize o documento para você analisar. Faça uma leitura profunda e, se necessário, procure um advogado ou profissional da área do franchising. Lá, estarão especificados todos os diferentes valores de franquia que a marca oferece, diferentes modelos e possibilidades.
Taxas no franchising
Outro ponto necessário de se observar são as taxas que são cobradas por uma franquia. Afinal de contas, além do investimento inicial, também são cobradas taxas mensais que o franqueado deve pagar ao franqueador. Geralmente, essas taxas são os royalties, que representam uma prestação de contas do uso da marca. Ele pode ser um valor fixo, uma porcentagem em cima do faturamento, ou de cada venda.
Além dos royalties, também é cobrada a taxa de propaganda, mas nem todas as franquias têm essa cobrança. Aquelas que fazem o fundo de propaganda, atuam de um modo em que todos os franqueados entregam um valor mensal para o marketing da empresa, e a franqueadora fica responsável por realizar todas as iniciativas de propaganda para a marca. Essa taxa também pode ser valor fixo ou porcentagem.
Cabe lembrar que todos os recursos estão especificados na COF, e é bom ter consciência de todas as taxas que deverão ser pagas antes de começar o negócio, pois elas precisarão ser pagas. Além disso, as taxas interferem no tempo estimado para que você obtenha retorno financeiro frente ao investimento inicial aplicado.
O empreendedor só terá lucro quando alcançar um valor suficiente para cobrir o investimento inicial, e esse montante é reunido por meio do lucro mensal. Quanto mais altas as taxas, menor será seu lucro, e, portanto, o retorno pode demorar mais.
Como escolher a franquia certa para você
Muito além de preço, franquear é uma escolha de vida, e deve ser feita com base em muito autoconhecimento e certeza de que aquele caminho será não só lucrativo, mas também satisfatório. Por isso, antes de escolher uma das franquias até 30 mil para investir, pense em qual é o tipo de empreendimento que mais tem a ver com você!
Antes de mais nada, é preciso saber que um negócio exige muito mais do seu tempo e dedicação que qualquer trabalho convencional, porque você irá precisar planejar, estrategizar, e pensar no futuro da sua empresa. Também haverá reuniões de negócios, e o representante sempre será você.
Por isso, reflita se a área em que pretende franquear é também um ramo que te dá prazer, e em que seria possível passar tanto tempo pensando nele. Invista em áreas que tenham a ver com você, com seus gostos, sonhos, aptidões e conhecimentos. Se você é bom em moda, nada de ir empreender no ramo alimentício! Se, pelo contrário, você não gosta de trabalhar com clientes, talvez seja melhor uma franquia de tecnologia ou franquia online.
Assim, é sempre importante entender, primeiro, sobre você, e, segundo, sobre o negócio. Entenda também as características dele, como funciona, e se esse modelo funciona para você. Por exemplo, há franquias em que você tem que bater de porta em porta, para captar novos clientes; há outras em que você terá que fazer viagens; e, outras, o contato com o cliente é predominante. Então, reflita sobre a sua capacidade de ser feliz trabalhando naquele modelo.
Mais que isso, para escolher a franquia certa para você, também é importante pensar no quesito financeiro. Qual é o seu perfil? Você deseja fazer um investimento a longo prazo, para ficar para o resto da vida? Tem valores altos para aplicar, e conseguir um lucro muito maior com o tempo? Ou está focado em ter uma renda independente o mais rápido possível, sem muito dinheiro para investir? Tudo isso influencia muito na hora de encontrar a melhor franquia para investir.
Por exemplo, se você tem tempo e disponibilidade financeira para aguardar um ótimo retorno, mas que vem depois de muito tempo, invista em grandes franquias, com investimentos iniciais grandes. Por outro lado, se seu poder aquisitivo ainda precisa melhorar, e você não tem tanto, as micro e mini franquias são ideais para você, por oferecer um retorno mais rápido.
Vale lembrar que muitas marcas exigem o valor todo na hora de fechar o contrato, sem possibilidade de parcelamento, enquanto outras têm condições mais acessíveis de negociação, e estão abertas para formas de pagamento mais amplas.
Leia também:
- Melhores franquias: conheça 50 exemplos de marcas para investir em 2022
- Franquias baratas até 5 mil reais: descubra as melhores
- Franquias para cidades pequenas: conheça as 50 melhores para investir
- Franquias Baratas: conheça 120 marcas para investir em 2022
- Franquias de sucesso: guia completo
- Microfranquias: entenda o conceito e saiba 71 opções
Conheça 50 franquias até 30 mil
1. Franquias até 30 mil: Bioflora
A marca Bioflora deseja cuidar da saúde, mantendo o bem estar das pessoas, através de uma suplementação natural e balanceada. Utiliza para isso a experiência de mais de 20 anos de seus fundadores na indústria de suplementos alimentares. Além dessa importante motivação, pela sociedade criada, foi ainda agregada ao negócio a expertise em administração, contabilidade e estratégia.
Um vantajoso diferencial para a marca é a possibilidade de um serviço do tipo “home based”, que leva o custo de uma loja como essa a um valor muito próximo ao zero. O responsável por uma unidade, tem a possibilidade de atuar em locais que fazem a revenda dos produtos, posterior a um acordo firmado para fornecimento dos produtos, com academias, nutricionistas ou lojas de suplementos. Os custos de implantação correspondem com a disponibilidade do franqueado. Há diferentes opções, desde o menor valor, até valores um pouco mais altos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 11,99 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
- Prazo de retorno: de 4 a 6 meses
2. Franquias até 30 mil: Home Angels
A Home Angels é uma empresa que trabalha com uma necessidade cada vez maior da população: o cuidado com idosos. A franquia reúne cuidadores de idosos realmente capacitados, que são capazes de oferecer um atendimento humano, responsável e preocupado com as questões emocionais dos pacientes. Os cuidadores são supervisionados pela marca, que os acompanha semanalmente. Durante a semana, eles vão até a casa dos pacientes e fazem o trabalho lá.
Com o envelhecimento da população, cada dia mais existem idosos com doenças e limitações que os fazem precisar de cuidados de fora – já que os parentes e pessoas que moram na mesma casa geralmente têm que trabalhar fora. Assim, a Home Angels surge como uma solução inteligente e humana, que é capaz de atender às necessidades dessas famílias.
Para se tornar um franqueado, é necessário ter identificação com a área de cuidado com idosos, e gostar desse público. O franqueado irá prestar o serviço de cuidado aos clientes da franquia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
3. Quinta Valentina
A Quinta Valentina é uma franquia de sapatos, que surgiu em Goiânia em 2009. Na época, ela era apenas uma loja de varejo comum, que era conhecida como um espaço luxuoso. No entanto, uma das líderes da empresa observou o comportamento das clientes, e decidiu implantar o modelo de venda de sapatos nas casas, com consultoras.
A ideia deu muito certo, e se tornou o carro chefe da marca, chegando a ser um terço do faturamento da empresa. Mais adiante, a Quinta Valentina chegou a abandonar o modelo de loja física, e passou a ser uma franquia totalmente home-based, em que as franqueadas vendiam os calçados da loja nas casas das clientes.
São mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil, que oferecem um atendimento personalizado e intimista de venda de calçados.
- Investimento inicial: a partir de R$24.9 mil
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: 15 meses
4. Franquias até 30 mil: Vivenda em Casa
A plataforma de e-commerce Vivenda em Casa é uma marca de microfranquia criada pela marca Vivenda do Camarão, com o objetivo de aumentar e potencializar a presença da marca no varejo e alcançar um público mais amplo, que foge àquele que possui o costume de ir até o restaurante, mas permanecendo a qualidade e valor agregado.
O franqueado terá seu lucro relacionado ao CEP da venda e terá também a possibilidade de ganhar com a taxa de entrega. Parte do investimento é direcionado à compra de equipamento de refrigeração adequado para manter a qualidade e durabilidade dos produtos, ainda que em uma residência comum, visto que não é necessário um lugar dedicado à loja. A marca deseja contar com o conhecimento regional dos franqueados para traçar as melhores estratégias de divulgação e penetração no mercado.
Os produtos da marca Vivenda do Camarão possuem qualidade garantida e grande investimento foi feito para possibilitar o fornecimento destes para todos os mercados que serão necessários, assim como adequado armazenamento e entrega. Os camarões comercializados pela empresa não possuem conservantes químicos e aplicam uma tecnologia chamada “Cook Chill”, na qual é feita a cocção e em seguida são colocados em compartimentos fechados hermeticamente, garantindo a adequada preservação do produto. Todas essas características de qualidade e valor agregado tornam a microfranquia Vivenda em Casa uma ótima opção de franquia barata e lucrativa.
- Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
- Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses
- Lucro médio mensal: R$ 2 mil
5. Ecobike Courier
Outra franquia inovadora, que trabalha com uma necessidade super atual, é a Ecobike Courier. A marca é especialista em entregas de pedidos feitos por aplicativo apenas por meio de bicicletas, gerando menos poluição, menos trânsito, e incentivando o hábito de pedalar nas pessoas. A Ecobike Courier está presente em dez cidades do Brasil, levando inovação e sustentabilidade.
O franqueado da marca será um entregador, e precisa estar disposto a trabalhar com o ramo de entregas de aplicativo. Além disso, é necessário ter condicionamento físico e disposição.
- Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
- Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 55 mil
- Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses
- Lucro médio mensal: 30% do faturamento
7. Franquias até 30 mil: Encontre sua viagem
A franquia de turismo encontre sua viagem é uma rede especializada em agência de turismo, que oferece pacotes completos de viagens para seus clientes, com passagens aéreas, hospedagem e passeios. A marca oferece um catálogo amplo de serviços, entre eles, há muitas parcerias com as maiores empresas de turismo do mundo, como companhias aéreas e hotéis.
A encontre sua viagem é de Belo Horizonte-MG, e hoje já tem mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil e também pela Itália. Ela oferece duas formas de franquear: com loja física e de forma online. O franqueado do modelo de franquia online trabalha com a divulgação e marketing da empresa, além de dar assistência aos clientes e buscar conquistar novos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
8. Quisto
Se você gosta de economia, a Quisto é uma franquia para você. A marca é especializada em seguros, e atua com vários tipos de serviço financeiro no Brasil. Ela possui autorização do Banco Central do Brasil, e tem parceria com muitas seguradoras renomadas, como Allianz, Itaú, Liberty, Mapfre, Zurich, Porto Seguro e Bradesco.
O franqueado, contudo, não precisa ter conhecimento prévio no mundo dos seguros, pois a Quisto oferece treinamento completo para aqueles que se interessam em investir na marca. Além disso, ela oferece apoio no marketing das novas franquias.
Os novos franqueados podem se especializar em muitos tipos de contrato, e atender o maior número de clientes possível. São muitos os tipos de serviço oferecidos pela Quisto, entre eles seguro de imóveis, automóveis, rastreamento de veículos, plano de saúde, entre outros.
- Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Prazo de retorno: de 6 e 18 meses
9. Acquazero
A Acquazero está entre umas das 50 maiores franquias do Brasil, e, mesmo durante a pandemia, entre os anos 2019 e 2020, a marca cresceu mais de 100%. Além disso, a Acquazero recebeu recentemente o título de “franquia internacional” pela ABF franchising. Tudo isso talvez esteja relacionado com o fato de ela trabalhar com um dos conceitos mais importantes da atualidade: a ecologia.
A marca trabalha exatamente com o que seu nome promete: o uso zero de água para limpeza de carros e automóveis. São mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil e que fazem muito sucesso mundo afora. Ela trabalha com a estética automotiva, oferecendo um serviço de limpeza e polimento de automóveis na casa do cliente, sem o uso de água, e com uma poluição muito reduzida.
Assim, o franqueado não necessita ter um local físico, e recebe treinamento da marca. Por essas razões ela pode ser considerada uma franquia barata e lucrativa, além de que seus prêmios revelam que ela é uma das franquias até 30 mil de sucesso.
- Investimento inicial: a partir de R$ 26 mil
10. Franquias até 30 mil: Mundo Toy
A franquia Mundo Toy é uma rede de lojas online de brinquedos, em que o franqueado trabalha de casa, gerenciando o site de vendas. Para quem gosta de trabalhar no ramo infantil, essa é uma das melhores franquias para investir. A franquia trabalha com mais de 50 marcas de brinquedos que oferecem uma ampla diversidade para os pequenos.
A história da marca começa em 1980, com um negócio familiar de produção de móveis infantis. Em 2017, a empresa decide começar a atuar com o ramo de brinquedos, e em 2021 se abre para o franchising, acumulando, até o momento, 30 unidades franqueadas. Ela oferece o modelo home-based, e também o de loja física.
Para o franqueado, é muito vantajoso trabalhar com a franquia Mundo Toy, pois o tempo médio de trabalho, feito em casa, com apenas um computador e Internet, é de 2 horas diárias. Além disso, a taxa mensal a ser cobrada do franqueado “orgânico”, como a marca chama, é de apenas 39 reais.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
11. Guia-se Agências Digitais
Gosta de marketing digital? Então essa franquia é pra você! A Guia-se Agências Digitais é um negócio voltado para o atendimento de outras empresas, oferecendo serviços em marketing digital, como a criação de conteúdo para redes sociais, criação de sites, planejamento de marketing, e-mail marketing, entre outros. Assim, a agência contribui para o crescimento de outras empresas e para sua consolidação no mundo digital.
O franqueado pode trabalhar apenas com a prospecção de novos clientes, ou pode fazer o treinamento para oferecer serviços de marketing. Há também a opção de contratar um pessoal específico para a franquia, para que ele realize o trabalho comunicacional.
Como o trabalho é home-based, e o marketing digital se torna cada vez mais essencial para qualquer empresa, a Guia-se Agências Digitais se torna uma franquia barata e lucrativa para 2022.
- Investimento inicial: a partir de R$ 32,9 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 15.000 e R$ 30.000,00
- Prazo de retorno: A partir do 6º mês
12. Acquio
A Acquio é uma franquia de tecnologia e soluções financeiras, que pode ser definida como uma fintech 100% brasileira. A marca é especializada em oferecer para comerciantes uma maquininha de cartão de crédito específica da marca. Os franqueados ficam responsáveis por oferecer a tecnologia para outros empreendedores, e a conquistar novos clientes. Eles participam da comissão de cada novo cliente alcançado.
A empresa foi fundada em 2013, em Recife-PE, e com a crescente inovação do varejo, tem se tornado cada vez mais necessária. No entanto, há concorrência, visto que existem muitas outras maquininhas de cartão de crédito.
Hoje, são mais de mil franqueados, que trabalham por todo o país. Além da máquina de cartão, a Acquio também oferece outros serviços, como uma conta bancária e cartão próprios, QR code para pagamentos, e crédito auto e home.
- Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
- Prazo de retorno: de 5 a 12 meses
13. Franquias até 30 mil: Cacau Show
As franquias baratas de alimentação são as que mais fazem sucesso no mercado, já que o setor é um dos que mais crescem e faturam no Brasil. A Cacau Show é uma marca muito famosa no Brasil, que é especializada em chocolates especiais. A marca tem chocolates próprios que fazem muito sucesso entre os brasileiros, e está presente na maior parte das cidades do Brasil.
Mas você deve estar se perguntando, a franquia da Cacau Show é de até 30 mil? A resposta é que, recentemente, a marca resolveu abrir um modelo de franquia online, ou microfranquia de distribuição. Nele, os franqueados trabalham com a distribuição dos produtos da marca em casas e empresas, atuando sem precisar de um negócio físico.
- Investimento inicial: R$ 24 mil
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: 12 a 18 meses
14. Bellazza
A Bellaza é uma das microfranquias mais famosas do país, e trabalha com a produção e venda de produtos de beleza e cosméticos próprios, com fórmulas inéditas. Ela possui um site personalizado, com todos os produtos já registrados, e os franqueados atuam somente com a venda, enquanto a franqueadora fica responsável pela produção, armazenamento e entrega dos cosméticos. O maior ponto forte da marca é a linha de maquiagens.
Para se tornar um franqueado da franquia de beleza, basta ter disponibilidade de horário, gostar de maquiagem, e ter acesso a computador e Internet. O investimento é baixo, então essa é uma franquia até 10 mil lucrativa. Além disso, é preciso saber que o foco é a captação de clientes e as vendas.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Yes! Cosmetics
A Yes! Cosmetics é uma marca de produtos de beleza e cosméticos em geral brasileira, que nasceu em Pernambuco, que nasceu nos anos 2000. A partir de 2010, a marca se tornou uma franquia, e possui mais de 600 produtos próprios, entre maquiagens, hidratantes, perfumes, acessórios e produtos de higiene pessoal.
São mais de 60 lojas em todo o Brasil, que combinam a venda direta, por meio de revistas, com o modelo de lojas franqueadas em shoppings. Para investir nessa marca, o novo franqueado precisa apenas do valor dos produtos para começar, e da possível loja, se for o caso. O retorno, assim, vem rápido. Essa é uma das melhores franquias para investir para quem gosta de beleza e cosméticos!
- Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
2. Baby Balls
A Baby Balls é uma franquia especializada na criação e comércio de máquinas de venda rápida de produtos voltados para crianças. Eles têm um modelo próprio de “vending machines”, que é compacto, automático e sem necessidade de energia elétrica. Ao adquirir a sua, o franqueado fica responsável pelas vendas naquele local, e recebe o lucro a partir de um ano e um mês. Além disso, ele pode escolher entre centenas de produtos para oferecer em sua unidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9.960
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: a partir de 13 meses
16. Brasil Nutri Shop
A Brasil Nutri Shop é a maior rede de suplementos alimentares e produtos fitness da América Latina. A franquia atua no modelo digital, somente online. Ela se dedica a vender produtos que irão enriquecer a alimentação e a saúde dos consumidores, além de suplementar uma vida fitness.
A marca foi criada em 2016, e tem sede em Curitiba-PR. Ela atua no modelo home-based, e o franqueado é encarregado apenas de vender os produtos: o resto (produtos, entregas, estoques) é responsabilidade apenas da marca. Assim, o franqueado participa dos lucros e tem uma forma de fazer dinheiro em casa.
Hoje, já são mais de 700 unidades da franquia, que se espalha pelo Brasil. A franquia trabalha com 60 marcas de produtos, oferecendo diversidade e qualidade para os clientes. Para os franqueados, a Brasil Nutri Shop oferece suporte completo, com treinamento inicial, assessoria em marketing e logística, além de disponibilidade no dia a dia para dúvidas. Os royalties da marca são de 20% sobre as compras, e a rentabilidade fica entre 15% e 20%.
- Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
17. Franquias até 30 mil: Euromercantil
A Euromercantil também é uma fintech que oferece máquinas de cartão de crédito, contas bancárias e cartões, além de opções financeiras para empresas. Ela surgiu em 1993, e oferece opções acessíveis para empresas que estão começando.
O franqueado que investe na marca trabalha buscando novos clientes e apresentando a fintech para novos empreendedores. Assim, ele não precisa de um negócio físico, mas pode trabalhar de forma remota.
- Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
- Prazo de retorno: de 2 a 4 meses
18. Franquias do Futuro
Como o nome sugere, as Franquias do Futuro são uma forma inovadora de empreender, na qual não é sequer necessário abrir seu próprio CNPJ. São diferentes opções de franquias baratas, o empreendedor pode escolher aquela na qual deseja investir, irá trabalhar pela internet, sem se preocupar com estoques, entrega de produtos e outros detalhes. Poderá trabalhar em casa e fazer dessa marca um ótimo complemento de renda, ou mesmo sua renda principal.
Dentre as franquias disponíveis estão:
Belaza Makeup, a maior rede de franquias de maquiagens online do Brasil. Com uma variedade de mais de 50 marcas, de diferentes locais de origem, é uma excelente opção para quem se interessar pelo mercado de franquias de moda e beleza.
Mazze, Jóias Contemporâneas, fundada em 2013, trabalha com jóias de qualidade e boa aceitação pelos diferentes públicos. Foi em 2021 uma das mais procuradas da ABF.
Orgânica, transforma a natureza em acessórios de higiene e beleza, enquanto protege o meio ambiente através de ações sustentáveis. Trabalha com produtos em diferentes categorias, de fragrâncias e cosméticos a acessórios que representem a marca. Embora a causa seja muito atual, sua fundação não é recente, foi fundada em 1989.
Brasil Nutri Shop foi a primeira marca a fazer parte das Franquias do Futuro. A mais procurada da ABF em 2020. Está inserida no segmento de suplementos, acessórios esportivos e outros produtos fitness, em atividade desde 2016.
Mundo Toy, uma empresa hoje digital, mas que surgiu nos anos 80 de uma loja e fábrica familiar, de móveis infantis. Sua missão é levar felicidade para os lares de todas as crianças.
A maior vantagem das Franquias do Futuro é a possibilidade de empreender com um baixo investimento, sem burocracia, sem precisar de dedicação exclusiva à empresa e sem precisar formar seu próprio estoque e sistema de entrega. Para isso é necessário escolher a empresa ou segmento que deseja. Irá receber um site personalizado, com os produtos desejados. O papel principal do franqueado é na venda dos produtos. Toda semana é disponibilizado um material de consultoria. Após a venda, a entrega é feita pela Central de Distribuição. Os lucros então vem como retorno da loja.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
- Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 5 mil
- Prazo de retorno: de 1 a 2 anos
19. Franquias até 30 mil: Mazze
A Mazze é uma franquia especializada em semi jóias, com peças próprias e que funciona também no modelo home office. A marca foi criada em 2013 na cidade de Curitiba-PR, mas somente em 2019 foi aberta para o franchising. Hoje já são 59 unidades por todo o Brasil.
A franquia funciona através de vendas onlines em um site criado especialmente para o franqueado. O site é feito inteiramente pelo franqueador e inclusive é feito o cadastro dos produtos disponíveis. A divulgação é feita para todo o Brasil e as vendas não se concentram exclusivamente no local de moradia do franqueado. A entrega é feita pela própria pela central da empresa, poupando a unidade de burocracias e complexidades operativas. Após isso, o dinheiro determinado como lucro a ser retornado para o franqueado é direcionado. Desta forma, a principal obrigação para a unidade é a venda de novas unidades de jóias.
Como vantagens para aquisição de uma franquia Mazze estão o preço para abertura de uma franquia, que fica em torno de R$ 9 mil e ainda pode ser pago de forma parcelada. Além disso, o franqueado pode trabalhar de qualquer lugar onde estiver. Não é necessário a criação de estoques ou mesmo local de trabalho físico. O site é personalizado para a unidade. Não é necessário fazer abertura de um CNPJ para iniciar as vendas. O recebimento do site e início das vendas pode ocorrer por volta de 30 dias após assinatura do contrato. E ainda, semanalmente o franqueado recebe imagens para utilizar na divulgação de seus produtos nas redes sociais, sem custos para esse serviço.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
- Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 5 mil
- Prazo de retorno: de 1 a 2 anos
20. Mundo Toy
Desde 2017 no mercado, a Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, que trabalha com mais de 50 marcas de produtos voltados para a diversão infantil. A marca é uma franquia online, em que o franqueado trabalha de casa, realizando as vendas pelo site, e fica responsável por acompanhar o cliente. Enquanto isso, a franqueadora se encarrega de todo o processo de compra, estoque e entrega dos produtos. Além disso, ela também oferece treinamento especializado para os novos franqueados.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
21. Franquias até 30 mil: Reiback
A Reiback foi fundada há 37 anos, e atua no ramo financeiro, oferecendo seguros, consórcios, crédito consignado e também energia solar. Em 2018, a marca criou a Reiback Negócios, que se acomoda no universo do franchising, e já acumula 70 unidades espalhadas pelo Brasil. A franquia tem como principal atividade o oferecimento de planos de saúde e de seguros. Os franqueados atuam com a captação de novos clientes, e com a divulgação da marca. A franqueadora oferece treinamento completo para os novos franqueados, e uma taxa de royalties de R$ 400 mensais.
- Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
- Prazo de retorno: de 7 a 8 meses
- Lucro: 80% do faturamento
22. Timol
A franquia de Tratamento com Ímãs Moleculares (Timol) foi criada em 2004, e atua com a produção de peças magnéticas para serem usadas no tratamento de água. A marca é originária de Uberlândia (MG) e trabalha principalmente com a venda de objetos como filtros magnéticos, acessórios para tratamento de água, etc. O franqueado da marca tem apoio 24h por dia, uma rentabilidade de 100% e atua em multiníveis: ao mesmo tempo em que vende os produtos, oferece e procura novos clientes, ele também tem as peças, e busca novos franqueados. Essa é uma das franquias mais baratas e lucrativas para investir.
- Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
- Prazo de retorno: 1 mês
23. Franquias até 30 mil: Mr. Kids
A Mr. Kids é uma franquia responsável por criar e instalar máquinas de doces e brinquedos, que funcionam com o uso de modas, nos valores entre 2 e 3 reais. A marca já é dona de mais de 6 mil máquinas em todo o Brasil, e tem por volta de 130 franqueados no país.
- Investimento inicial: R$ 18,5 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 16 meses
24. NYS Collection Eyewear
A NYS Collection Eyewear é uma marca de óculos americana, que oferece mais de 400 modelos do acessório, adequado para cada diferente tipo de pessoa e estilo de vida. A marca foi fundada em 1996,
- Investimento inicial: R$ 15 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
- Prazo de retorno: 6 meses
25. The Voucher
Uma rede especializada em gerar cupons de desconto através de aplicativo. Os descontos alcançados pelos clientes podem variar geralmente de 30% a até 100%, concedido em produtos, eventos e serviços. É uma franquia do tipo home based, na qual a aquisição de clientes é uma das responsabilidades do franqueado. Mas em contrapartida, os royalties só serão pagos sobre clientes conquistados.
Após baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel, o cliente pode escolher qual oferta se encaixa melhor para seu interesse. Atualmente há 20 unidades da empresa The Voucher em funcionamento.
- Investimento inicial: entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
- Prazo de retorno: 6 meses
- Lucro médio: R$ 7.250
26. Franquias até 30 mil: Conserta Express
A franquia Conserta Express é uma rede de empresas que oferecem serviços do tipo marido de aluguel. Os serviços oferecidos são variados, incluindo serviços hidráulicos, elétricos, pintura e outros pequenos reparos. É uma franquia do tipo home based, o que diminui significativamente o valor a ser gasto com a sua abertura. Para um novo franqueado será oferecido treinamento e um kit inicial para manutenções. O prazo para início das atividades é de menos de 30 dias.
Atualmente possui mais de 80 unidades distribuídas por 13 estados brasileiros. Devido à baixa necessidade de investimentos, em materiais consumíveis e os equipamentos serem, em geral, de valor reduzido e de longa duração, a maior parte do faturamento recebido é revertido em lucro efetivo. Se você gosta de trabalhar com consertos e construção civil, essa é uma ótima oportunidade de abrir uma franquia de sucesso e lucrativa.
- Investimento inicial: R$16.900,00
- Faturamento médio mensal: R$ 20.000,00
- Prazo de retorno: 6 a 8 meses
27. SeuEvento.Net
A partir de uma necessidade de seu fundador, Rafael Grizzo, surgiu após um ano de planejamento e desenvolvimento a SeuEvento.Net. O problema observado por Rafael foi notado quando ele precisou organizar um grande evento a serviço de um cliente de sua profissão de consultor e observou que não havia boas empresas que auxiliassem nesse trabalho. Encontrou nessa dificuldade uma grande oportunidade.
A SeuEvento.Net funciona como um shopping virtual, reunindo em um mesmo local diversos serviços, locais, fornecedores, permitindo que aqueles que desejarem produzir uma festa ou evento tenham condição facilitada para isso. Através de um site bem organizado e de fácil utilização, é possível que toda a montagem da festa seja feita em um tempo bastante reduzido e principalmente, sem grandes dores de cabeça por precisar ligar em incontáveis lugares diferentes para solicitação de orçamentos e sem boas condições de comparação entre fornecedores.
As franquias da SeuEvento.Net funcionam como uma representação local da marca. Reunindo em um único local todas as informações de fornecedores locais, funcionando como ponte entre clientes e empresas. O lucro médio sobre o faturamento é de 60% e os royalties correspondem a 8% do faturamento.
- Investimento inicial: entre R$ 12.500 e R$ 21.500
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: entre 6 e 15 meses
28. Franquias até 30 mil: Terra & Sol Energia
Também trazendo soluções para um meio-ambiente mais saudável e sustentável, diminuindo os impactos da vida do homem na terra e no aquecimento global, a franquia Terra & Sol Energia atua com a venda e fabricação de sistemas fotovoltaicos, para produção de energia solar. A empresa surgiu em 2015 e já tem mais de 20 unidades ativas.
A marca oferece seu sistema para pessoas comuns, e também para empresas e órgãos de grande porte. Ela apresenta uma solução para um dos maiores objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU: a geração de energia limpa, e diminuição da queima de combustíveis fósseis.
Além disso, quem instala o sistema fotovoltaico economiza até 95% do valor da conta de energia. O trabalho do franqueado é captar novos clientes para a marca.
- Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
- Faturamento médio mensal: em média R$ 70 mil
- Prazo de retorno: a partir de 3 meses
- Lucro médio mensal: aproximadamente R$ 5 mil
29. Gratitude
A Gratitude é uma marca especializada na venda de produtos de alimentação naturais, sustentáveis e saudáveis. O principal produto é o açaí, mas a marca também tem opções de cafeteria e de comidas saudáveis rápidas, no estilo fast-food. O objetivo da Gratitude é proporcionar qualidade de vida através da alimentação saudável. Assim, eles oferecem os melhores produtos naturais do mercado. O slogan da marca é “somos o que comemos”.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9.990 (modelo carrinho) – 19.900 (modelo quiosque)
- Faturamento médio mensal: entre 16 mil a 30 mil reais
- Prazo de retorno: entre 8-12 meses
- Lucro médio mensal: R$ 5 mil
30. Franquias até 30 mil: Five Franquias
Fundada em 2020, e com 26 unidades franqueadas, a Five Franquias oferece serviços variados, em diversas áreas. A empresa trabalha com cinco serviços, por isso o nome “five”. São eles: soluções financeiras (financiamentos e crédito consignado), seguros (de vida, de automóvel, residencial, etc), plano de saúde, turismo e consórcios.
A Five Franquias oferece suporte completo para os franqueados, e é bem aberta com o perfil deles. Observe os modelos de franquia disponíveis, e seus respectivos investimentos iniciais:
Agência de Turismo: R$ 7990,00
Corretora de Seguros e Consórcios: R$ 9.990,00
Seguros, Viagens, Consórcios, Financiamentos e Planos de Saúde: R$ 14.990,00
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
- Prazo de retorno: de 2 a 6 meses
- Lucro médio: de 10% a 15%
31. Echosis
A Echosis é especialista em estratégias digitais e atua no mercado de Marketing Digital desde 2010. Possui diversas unidades no Brasil e até mesmo uma unidade nos Estados Unidos. Oferecem serviços de social media, produção de conteúdo, otimização de SEO, e-mail marketing, remarketing, entre outros.
O modelo de franquia da Echosis é home based, ou seja, não é necessário um local dedicado ao escritório, podendo o trabalho ser feito de casa. Os treinamentos necessários para atuação nesse mercado são dados pela empresa, sendo portanto possível iniciar no Marketing Digital pela Echosis, mesmo que não tenha experiência prévia nessa área. O modelo de trabalho flexível possibilita a conciliação com outro emprego, caso seja do interesse do franqueado.
- Investimento inicial: a partir de R$ 44 mil
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: –
32. Franquias até 30 mil: Instituto Brasileiro de Línguas
O Instituto Brasileiro de Línguas é uma rede de escolas de idiomas espalhadas pelo Brasil, com mais de 20 unidades franqueadas. A rede trabalha não apenas com Inglês e Espanhol, mas com sete idiomas que vão além dos clássicos: Francês, Italiano, Alemão, Japonês e Português.
A franquia trabalha com uma metodologia própria de ensino e aprendizagem, focada nos estímulos sensoriais dos alunos. São mais de 5 mil alunos no Brasil e em Portugal, na marca que já existe há 30 anos no mercado.
Entre as formas de ensino, estão jogos, com uma plataforma gamificada, o foco na conversação, salas de aulas com poucos alunos, e o término do curso em apenas 2 anos úteis. Além disso, é possível fazer os cursos oferecidos tanto na modalidade presencial quanto online.
Para o franqueado, ele pode escolher quais cursos quer oferecer, e em qual modalidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
- Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses
33. Lien
A Lien é uma franquia de Corretora de Seguros, que tem sede no Paraná, e já conta com 39 unidades de franquias. Ela atua no segmento de serviços e outros negócios, segundo a ABF franchising, e trabalha com seguros de automóveis, imóveis residenciais e comerciais e de vida. Além disso, também oferece planos de previdência complementar e de saúde, consórcios, financiamentos e investimentos.
A Lien foi fundada em 2010, e atende à necessidade dos brasileiros, que cresce cada dia mais, de ter garantida a sua segurança, da sua propriedade e dos seus. A marca trabalha com mais de 30 companhias de seguros, e também busca atuar com transparência e facilidade. São 95 ramos de seguros, e a marca é certificada pelo selo de excelência da ABF Franchising.
São duas formas de franquias: a home-office e a standard. Na primeira, o franqueado trabalha de casa, e não precisa abrir uma estrutura fixa. Nesse modelo, ele atende os clientes em suas casas. Há treinamento exclusivo pra 1 representante da franquia. No modelo home-office, os royalties são de R$ 150 por mês no primeiro ano, e R$ 300 a partir de então.
Na segunda forma, a Standart, há necessidade de local físico, e há restrição de não abrir mais de 1 franquia em cidades com menos de 50 mil habitantes. Nesse modelo, os royalties são de R$ 240 no primeiro ano, e R$ 500 a partir de então.
- Investimento inicial: a partir de R$10.000
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: –
34. Franquias até 30 mil: Cebralog
A Cebralog é uma franquia de serviços educacionais, com sede em São Paulo. A rede atua com treinamento customizado em todas as áreas da supply chain: logística, planejamento, manufatura, comércio exterior e gestão de operações. Assim, a marca é voltada para outras empresas, no campo educacional.
São 4 tipos de serviços prestados pela franquia: consultoria, cursos in-company, advisory e cursos presenciais. A empresa atua no ramo do comércio exterior, ajudando outras marcas a se destacarem e crescerem no mercado internacional.
São 5 unidades da Cebralog no Brasil.
- Investimento inicial: R$ 4.500,00 a R$ 13.500,00
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: –
35. Light Depil
Para quem gosta de estética, e curte trabalhar com o embelezamento de homens e mulheres, a Light Depil é uma ótima franquia para investir, com valor abaixo de R$ 30 mil. Ela é uma solução para as típicas dores e coceiras com as depilações convencionais.
A marca atua com a depilação com luz pulsada, que permite uma ação diretamente no folículo do pelo, fazendo com que ele não cresça mais. Na maioria dos clientes, o pelo é eliminado conforme as sessões. Além disso, esse tipo de tratamento estético não causa nenhuma irritação, coceira nem reação negativa na pele dos clientes.
- Investimento inicial: R$ 9.900,00 a R$ 15.000,00
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: 6 meses
36. Franquias até 30 mil: Mídia do Pão
Essa franquia tem um nome bastante sugestivo e está no segmento de marketing, mas nesse caso a propaganda através de materiais físicos. a Mídia do Pão criou embalagens descartáveis para padarias que carregam anúncios locais. Dessa forma, os clientes irão consumir estes anúncios de uma forma tranquila e agradável. Além das padarias, as embalagens podem ser utilizadas em cinemas, restaurantes, pizzarias e até farmácias.
O papel do franqueado no processo fica na captação e negociação com novos anunciantes, além da distribuição das embalagens após impressas. Também é responsabilidade do franqueado o cadastramento dos locais que desejarem utilizar as embalagens. Essa distribuição é gratuita para os comércios que irão utilizá-los. A franquia Mídia do Pão é uma franquia por assinatura, portanto o valor pago mensalmente é relacionado à assinatura e não há royalties.
- Investimento inicial: R$ 5.900,00
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de retorno: –
37. Rapchef
A Rapchef é uma franquia de alimentação que trabalha com a entrega de comida saudável e congelada. Com as pessoas cada vez mais ocupadas, se alimentar bem se torna uma dificuldade, e algumas empresas começaram a investir em facilitar a alimentação saudável dos clientes.
Assim, a Rapchef oferece refeições completas em marmitas prontas congeladas, que o cliente pode apenas esquentar e comer bem. Como a tendência é de que as pessoas se tornem cada vez mais ocupadas, o negócio tem ótimas tendências a crescer.
Existem dois modelos da franquia: o home-based e o que conta com loja física. Na primeira modalidade, o franqueado faz apenas as entregas das refeições, adquirindo o alimento pronto de fornecedores.
No segundo, cria-se uma loja física, no modelo restaurante, em que o franqueado terá também de preparar as refeições.
- Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil
- Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses
38. Franquias até 30 mil: Mania de Passar
Mania de Passar é uma empresa que tem por objetivo oferecer um atendimento humanizado e acessível ao serviço de passadoria de roupas, de forma prática e com profissionalismo. A marca foi fundada em 2016. É uma franquia home based e conta com o sistema de delivery. É marcado um dia e horário para que as roupas sejam buscadas na residência do cliente, são passadas com método profissional e em seguida devolvidas. Um serviço prático e de qualidade para quem contrata.
A estrutura necessária é simples e pode ser instalada na residência do franqueado. É adequado que o franqueado possa ter dedicação exclusiva ao negócio. O baixo custo de investimento, amplo mercado e franca expansão tornam essa uma franquia barata e lucrativa.
- Investimento inicial: R$ 16.800 até R$ 18.800
- Faturamento médio mensal: R$ 5.000 a R$ 25.000
- Prazo de retorno: 6 até 8 meses
39. Franquias até 30 mil: Acuidar
A franquia Acuidar é uma rede de cuidadores de idosos que busca ofertar um serviço de excelência para aqueles que precisam. Porém, a franquia não oferece somente cuidados a idosos, mas para quaisquer pessoas que precisem, como dependentes, etc.
O franqueado não precisa abrir um local físico, mas pode atender os clientes a domicilio. Além disso, ele será devidamente preparado por um treinamento online feito pela franqueadora, capacitando os novos franqueados a trabalhar com pessoas em situações vulneráveis.
- Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
- Faturamento médio mensal: A partir de 60 mil
- Prazo de retorno: 6 até 15 meses
40. Franquias até 30 mil: Torky Luthieria
A Torky Luthieria é uma franquia de varejo e prestação de serviços no ramo musical, com a customização e manutenção de instrumentos musicais. Serviços como blindagem, limpeza, revisão elétrica e pintura são feitos.
A marca foi criada em 2003, e tem cinco unidades no país. Ela oferece uma ótima oportunidade de empreendimento no franchising para quem ama música e instrumentos musicais, além de que o franqueado atua no modelo home-office, trabalhando de casa.
- Investimento inicial: R$ 15.990 até R$ 108.000
- Faturamento médio mensal: R$ 3.000 a R$ 30.000
- Prazo de retorno: 12 até 24 meses
- Royalties: 5% do faturamento bruto ou R$ 450
41. Franquias até 30 mil: Aggro
E para aqueles empreendedores que amam o ramo do agronegócio e são apaixonados por lidar com fazendas, a franquia Aggro é a franquia certa para você. A marca atua em todos os ramos do agronegócio, oferecendo tudo o que o proprietário rural precisa: planejamento e projetos agropecuários, nutrição animal e nutrição foliar.
Para os franqueados, é possível atuar de três formas: com loja física, no modelo home-office e com atendimento telefônico. A franquia foi criada em 2005, e possui 21 unidades franqueadas atualmente.
- Investimento: R$ 25.000
- Faturamento: R$ 20.000
- Prazo de Retorno: 6 meses
42. Franquias até 30 mil: Doutor Infiltração
A Dr. Infiltração é uma franquia de serviço que utiliza tecnologias avançadas para tratar infiltrações. Foi fundada em 2013 e utiliza nanotecnologia a base de sílica para resolver problemas com infiltração. Possui hoje 17 unidades. A franquia é do tipo unidade móvel. A relevância do serviço prestado torna essa uma boa opção para quem tem interesse na área de serviços relacionados à manutenção residencial.
- Investimento: R$ 27.900 até R$ 29.900
- Faturamento: Não informado
- Prazo de Retorno: 8 até 18 meses
43. Franquias até 30 mil: Omie
Com o crescimento dos negócios digitais, atualmente é necessário que toda empresa tenha o seu espaço virtual, seja nas redes sociais seja em sites na web. A Omie é uma franquia de tecnologia que auxilia as empresas a alcançarem esse objetivo, e a se consolidarem nesse mundo cada vez mais digitalizado.
A franquia Omie trabalha com o oferecimento de um software de gestão para empresas, que auxilia nas questões administrativas, e na gestão dos espaços, funcionários e clientes. Os franqueados da marca atuam com a captação de novos clientes, e com o atendimento deles.
A Omie oferece a possibilidade de trabalhar com o modelo físico ou home-office.
- Investimento: R$ 14.000 até R$ 180.000
- Faturamento: R$ 80.000 a R$ 180.000
- Prazo de Retorno: 6 até 18 meses
44. Franquias até 30 mil: GoNext
Criada em 2010, a GoNext atua com a implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Todos sabemos que, quando há uma empresa na família, muitas vezes, com a morte do fundador, os filhos não têm pretensão de continuar com o negócio. Assim, a GoNext trabalha com a solução para esse problema, possibilitando que as empresas sejam governadas de forma competente e responsável, sem pesar para os membros da família.
Além de solucionar esse problema, a GoNext também atua com a criação de estratégias empresariais para fazer essa empresa crescer e atuar da melhor forma possível no mercado.
- Investimento: R$ 20.000
- Faturamento: R$ 13.500
- Prazo de Retorno: 6 até 12 meses
45. Franquias até 30 mil: App Car
A App Car é uma empresa de aluguel de carros, focada em motorista de aplicativo, viajantes ou pessoas que precisem no momento. Os veículos são disponibilizados pela empresa, enquanto o franqueado conecta os clientes ao serviço através do aplicativo. A demanda por carros alugados subiu de forma significativa, motivada pelos aplicativos de transporte.
O franqueado App Car recebe uma cartela de possíveis clientes na sua região. Através do aplicativo os clientes são notificados da disponibilidade de veículos. Então os dados para locação são recebidos pelo franqueado, que faz o cadastro e a conferência de estado do cliente. Se a locação for autorizada, o franqueado receberá as informações sobre horário de entrega do veículo.
- Investimento: R$ 25.000
- Faturamento: Não informado
- Prazo de Retorno: 24 meses
46. Franquias até 30 mil: Ótris
A Ótris é uma franquia que trabalha com serviços financeiros. Ela atua com negociações com pequenas e médias empresas sobre as inadimplências de seus clientes, limpando os nomes deles. A Ótris recupera os valores devidos pelas pessoas, e, até hoje, já recuperou mais de 4 milhões de reais.
Os franqueados trabalham de casa, e em horário comercial, dando mais tranquilidade e flexibilidade para os donos de franquias.
- Investimento: R$ 8 mil
- Faturamento: R$ 5 mil
- Prazo de Retorno: a partir de 6 meses
47. Franquias até 30 mil: Bellaza
A Bellaza é uma franquia de beleza especializada em maquiagem online, e é a maior do Brasil. Tem um modelo de minifranquia de baixo custo, simples de operar, mas muito promissor. A marca tem mais de 100 franquias em todo o país e trabalha com várias marcas de cosméticos.
A franquia Bellaza é caracterizada por um modelo de trabalho que pode trazer bons resultados, e fácil de ser utilizado por muitas pessoas. Os franqueados são os responsáveis por promover o site e fazer vendas.
A partir do momento em que o pedido é feito, os produtos são enviados diretamente da sede, o que significa que os franqueados não precisam se preocupar com a entrega dos produtos. Para se tornar um franqueado da Bellaza, basta um computador com acesso à internet.
- Investimento inicial: a partir de R$9.000
- Faturamento médio mensal: R$5.000
- Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
48. Franquias até 30 mil: Portal da Cidade
O Portal da Cidade é uma franquia dedicada a possibilitar a comunicação em cidades que não têm canais próprios. A franquia trabalha com vários sites de notícias de diversas cidades. Existem muitas cidades do Brasil chamadas “desertos de notícias”, que não possuem nenhuma forma de fazer a comunicação. Assim, o propósito do Portal da Cidade é oferecer o serviço de comunicação em cidades que não têm. São 18 unidades franqueadas atualmente, e os franqueados atuam no modelo home office, escrevendo as notícias em casa.
O Portal da Cidade faz anúncios, notícias jornalísticas com agilidade e qualidade, classificados, lista de empregos, marketing e divulgação de empresas, buscando ser o melhor portal de notícias do Brasil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 22,5 mil.
- Faturamento médio mensal: –
- Retorno do investimento: –
49. Franquias até 30 mil: CEO Food
A Ceofood é uma franquia de aplicativo de delivery de itens diversos. Criada em 2017, a Ceofood busca conectar restaurantes, padarias, supermercados e bares com seus clientes, buscando sempre fazê-lo de uma forma rápida e eficaz. A marca aproxima-se da marca de 350 unidades instaladas no Brasil, presente em mais de 20 estados do país. A sede da empresa fica no estado de São Paulo. Existem duas possibilidades diferentes de franquia: a home-based, que não necessita de espaço físico dedicado, em que o franqueado trabalha de casa e faz as entregas, e a franquia master. Nesse formato, o franqueado trabalha no franqueamento de novos empresários. O modelo home based tem um custo de investimento inicial de R$ 11,5 mil, com um retorno financeiro esperado em torno de 6 meses. Nesse formato o lucro líquido está entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. Na possibilidade de gerenciar novos empresários com a franquia master, o investimento é a partir de R$ 100 mil, com retorno financeiro esperado em até 12 meses. O lucro líquido para esse formato é de aproximadamente R$ 20 mil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 11,5 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 2 mil a R$ 3 mil
- Retorno do investimento: 6 meses
50. Franquias até 30 mil: Omo Passa Fácil
A Omo Passa Fácil é uma rede de franquias que presta serviço de lavanderia e de passar roupa. A franquia faz parte da Unilever, e soluciona um problema de falta de tempo e disposição para passar roupas das pessoas.
Assim, o franqueado pode trabalhar de casa, se cadastrando para passar as roupas da franquia. A captação e a entrega ficam por conta da empresa.
- Investimento: R$ 10.800
- Faturamento: R$ 3.500
- Prazo de Retorno: 12 meses
Goakira Consultoria
Agora que você já sabe que o franchising é um ótimo lugar para investir, e que é possível começar mesmo com pouco dinheiro, por exemplo, em franquias até 30 mil, talvez você tenha se decidido a abrir o próprio negócio. Se você escolheu um dos nomes de franquias acima, pode estar inseguro sobre quais passos dar agora.
Primeiramente, é preciso considerar que abrir um negócio nunca é uma tarefa fácil nem simples. É preciso saber exatamente quais as melhores decisões a serem tomadas, é preciso estar de acordo com a Lei, e não descuidar de nenhum aspecto da franquia, já que tudo precisa ser detalhadamente pensado.
Mas calma! É super possível ter um negócio de sucesso, criado com o máximo de exatidão possível, sem correr tantos riscos. Para isso, você pode contar com profissionais da área, capacitados para guiar todo o processo de começo de uma franquia.
O Grupo Goakira é especializado em franchising e varejo, e oferece tudo o que você precisa, nesse caso. Trabalhamos com consultoria em franquias, formatação de franquias, geomarketing, design, arquitetura, serviços jurídicos, live commerce, entre outros serviços voltados para o comércio.
Portanto, não hesite em nos contatar, antes de começar o seu negócio. O sucesso pode estar por trás de um investimento em conhecimento e especialidade. Entre em contato!