Franquias para cidades pequenas: conheça as 50 melhores para investir

39 minutos para ler

Franquias para cidades pequenas: confira 50 opções

Abrir uma franquia barata e lucrativa numa cidade pequena pode ser uma ótima oportunidade para quem tem interesse em se estabelecer nessas regiões.

Muitos empreendedores querem ficar em suas cidades de residência, ou até mesmo abrir um comércio numa cidade vizinha, que tem poucos habitantes.

Por isso, saiba que isso não é impossível e que existem, sim, ótimas opções de franquias para cidades pequenas.

Existem muitas vantagens de abrir franquias em cidades pequenas, para todos os envolvidos.

Assim, para o dono do negócio, pode ser interessante viver e trabalhar naquele lugar, além de ter benefícios com a lucratividade do negócio.

Posts do blog Goakira que você pode gostar:

Além disso, para a própria cidade e economia, negócios instalados podem contribuir para a geração de emprego, circulação de capital, e para o crescimento e qualidade de vida daquele lugar.

Por fim, os clientes também têm muito a ganhar, afinal, eles terão acesso a mais produtos, variedades e marcas, que antes só estariam disponíveis em grandes centros urbanos.

Dessa forma, as cidades pequenas são ótimos lugares para empreender, que oferecem oportunidade de crescimento e estabilidade, além de franquias para cidades pequenas serem rentáveis.

De acordo com o Índice de Preços do Consumidor (IPC), as cidades pequenas, nos últimos cinco anos, cresceram 8% a mais que os grandes centros urbanos.

Isso demonstra o cenário de que as grandes cidades, muitas vezes, já estão saturadas de  comércios e pessoas, mas que as cidades que ainda são pequenas, tendem a crescer. 

Por isso, conheça, nesse post, as melhores franquias para cidades pequenas. Então, fique conosco!

franquias para cidades pequenas

O que é considerado cidade pequena?

A definição de cidade pequena não é fácil de ser dada. Isso ocorre porque são muitos os aspectos que giram em torno do conceito de cidade, e há também muitas linhas teóricas que buscam uma classificação de centros urbanos.

Por exemplo, uma cidade como Londres, que tem 8 milhões de habitantes durante o dia, não tem a mesma quantidade durante a noite, porque muitas dessas pessoas estão lá a negócios.

Então, eles são mesmo habitantes dessa cidade? Nesse sentido, o mesmo ocorre com São Paulo, que possui várias cidades satélites ao seu redor, que são chamadas de cidades “dormitório”.

Então, a população que trabalha em São Paulo e “dorme” em outra cidade, é considerada população de qual local?

Portanto, a definição de uma população de uma cidade não é tão facilmente quantificada.

De acordo com artigo publicado na Revista IBGE, uma cidade pode ser definida como um conglomerado de pessoas que passa de 2 mil habitantes. Essa população precisa passar a maior parte do seu tempo nesta cidade, ou então ela é considerada uma aldeia.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Goakira (@goakira_)

Diante disso, as cidades pequenas são aquelas que possuem, de acordo com dados do IBGE, até 50 mil habitantes. Além disso, existem também as cidades médias, cidades grandes e metrópoles.

O Brasil, que possui aproximadamente 5.500 cidades, no total, apresentará uma porcentagem de 36% cidades pequenas. Assim, no país, se encontram quase 2 mil cidades consideradas pequenas, espalhadas por todos os estados e regiões. Então, em uma, ou algumas delas, você pode criar uma franquia de sucesso. 

Vantagens de ter um negócio em uma cidade pequena

Existem várias vantagens, como já citado, de ter uma franquia para cidades pequena.

Essas vantagens se apresentam não só para o dono do negócio, mas também para os habitantes, para a economia local e para o desenvolvimento da própria cidade.

Assim, abaixo, explicamos algumas das maiores vantagens de abrir uma franquia em uma cidade pequena, com menos de 50 mil habitantes. 

Baixa concorrência

Uma das maiores oportunidades oferecidas pelas franquias para cidades pequenas é a baixa concorrência. Dessa forma, nelas, você pode encontrar uma pequena variedade de lojas e comércios, e até mesmo áreas do varejo que não têm representantes nesses lugares.

Assim, você terá muito menos dificuldade em se estabelecer do que em cidades grandes, que você terá que se destacar. Em uma cidade pequena, só de abrir um negócio, você já é um destaque!

Estabilidade

As cidades pequenas são conhecidas pela calmaria, pela tradição e pelos clientes fiéis. Sendo assim, você pode abrir um negócio e ficar nele durante anos, e até décadas, sem a necessidade de se reinventar a todo momento. 

Fidelidade dos compradores

Com uma cultura local, e sem tantas opções de concorrentes, seus clientes provavelmente vão ser fiéis e comprar sempre, se você oferecer um bom produto.

Nessas cidades, a população volta mais facilmente por vários motivos, desde uma localização mais acessível, até pelo hábito de um relacionamento com os comerciantes locais.

Estilo de vida mais calmo

Se você não se acostuma com o ritmo insano das metrópoles e capitais, se estressa com o trânsito difícil, e quer viver em um local mais calmo, uma cidade pequena é o lugar perfeito para você começar seu empreendimento!

Com menos gente, índices de criminalidade menores, ar mais fresco e um ritmo menos acelerado, elas podem oferecer exatamente aquilo que você precisa para levar seu negócio com qualidade de vida e tranquilidade. 

Conheça opções de franquias e negócios para investimento em diversos nichos do seu interesse.

CLIQUE NO NICHO QUE MAIS TE INTERESSA, E ENCONTRE UM NEGÓCIO QUE VÁ DE ENCONTRO AO SEU PERFIL EMPREENDEDOR 👇

Crescimento econômico

As cidades que recebem comerciantes e donos de franquias, sejam elas do varejo ou prestadoras de serviços, também ganham muito com essa iniciativa.

Ao ter uma nova loja disponível, há mais circulação de dinheiro, e o investimento do empresário é integrado ao PIB daquela cidade.

Além disso, a cidade pode atrair pessoas de outros locais para consumir daquela franquia, movimentando ainda mais a economia. Isso sem contar que uma franquia gera empregos, e necessita de fornecedores. 

Desenvolvimento da cidade

Além de tudo, a cidade que recebe uma nova franquia pode se desenvolver e se tornar um ponto de referência. A franquia pode trazer novas tecnologias, pesquisas e até outros empresários podem ser atraídos pelo sucesso do negócio.

Assim, um novo negócio é o primeiro passo para uma cidade se tornar mais moderna e desenvolvida. 

Consolidação de uma marca

Quando uma marca se expande para mais cidades, cada vez mais pessoas terão a oportunidade de conhecer os bens e serviços oferecidos, e de ter contato com a qualidade deles.

Sendo assim, você conquista novos clientes, e se torna uma marca cada vez mais conhecida, ocupando territórios e marcando seu espaço no mercado!

Custos menores de instalação

Uma das maiores vantagens de criar franquias para cidades pequenas é a facilidade de instalar o local físico.

Normalmente, em locais menores, os aluguéis serão mais baratos, e podem até existir incentivos das prefeituras para empresas que desejam se instalar no município, como isenção de impostos e de taxas.

O que é Geomarketing?

Um dos conceitos mais importantes dentro do franchising é o geomarketing. Ele é o responsável pela estratégia que define o melhor local para se instalar uma unidade de uma franquia.

Entende-se por geomarketing a ciência capaz de estudar as características de um local, feita por especialistas munidos de tecnologias de localização.

A partir do IP, check-ins em redes sociais ou GPS ativado do consumidor, os profissionais de geomarketing conseguem entender os hábitos dos clientes, suas preferências, e as tendências dos locais.

Por exemplo, a partir do geomarketing é possível perceber se uma cidade tem carência de uma determinada área, ou se a tendência econômica é o crescimento, por exemplo.

Assim, é possível determinar os melhores locais para instalar uma franquia, e qual a área do comércio que será valorizada nesse local. Além disso, é possível escolher estrategicamente o momento perfeito para começar uma franquia de sucesso, no lugar escolhido.

Por isso, não pense duas vezes antes de recorrer aos estudos de geomarketing antes de decidir o local para começar um negócio.

Os estudos, por exemplo, podem ter resultados completamente diferentes do que você imagina, e apontar cidades pequenas como o melhor local para fazer dinheiro com a sua franquia.

Para começar os estudos nessa área, recorra a consultorias especializadas em franchising, como é o caso da Goakira.

A Goakira oferece todo o suporte necessário para o dono de uma franquia, e presta todos os serviços dentro da área do franchising. Entre em contato, e teremos o prazer em enviar uma proposta!

Conheça 50 franquias para cidades pequenas

Agora que você já conhece as vantagens de instalar uma franquia em uma cidade pequena, você já pode escolher qual a marca que quer representar!

Abaixo, listamos 50 franquias para cidades pequenas, perfeitas para você investir em 2022. Acompanhe:

Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes é uma franquia de hot dog fundada na capital São Paulo e até o final de 2024 tem, tem como meta, inaugurar 30 unidades. A Dogueria Perdizes, atualmente, é uma franquia de alimentação com unidades em 3 estados brasileiros.

A franquia conta com uma ideia inovadora de elaborar hot dogs diferenciados, com ingredientes especiais que superam a expectativa dos clientes.


Além disso o cliente pode montar seu próprio lanche na Dogueria Perdizes, dessa forma contando com uma experiência personalizada e única. São lanches que vão muito além do pão com salsicha, com possibilidades como crosta de queijo, muito recheio, tamanho grande e até hot dog doce.

A Dogueria é se enquadra como uma opção de franquia barata, também conhecida como microfranquia. Conta com uma operação simples e lucrativa, sendo possível lucrar até 1 milhão de reais ao ano, sistema que fez a marca evoluir de uma só loja para uma franquia de sucesso. São mais de 2 mil pedidos por mês, e uma média de R$ 43 por pedido. 

Delivery
  • Investimento inicial: R$ 130 mil
Loja de Rua:
  • Investimento inicial: R$ 202 mil
  • Tempo de retorno do investimento: entre 12 e 18 meses

Point S

A franquia Point S é referência mundial em vendas de pneus e serviços automotivos em geral, e agora a marca está chegando ao Brasil.

Conhecida como a maior franquia multimarcas do mundo, a franquia Point S possui mais de 5700 pontos de venda distribuídos por 49 países.

Há alguns meses, essa marca chegou ao Brasil através de um acordo de franquia master com uma empresa comandada por dois grandes grupos do setor automotivo nacional: a ADTSA e o grupo Orletti.

  • O investimento na franquia Point S é a partir de R$ 460 mil.
  • A rentabilidade média mensal gira em torno de 10% a 15%
  • Faturamento de aproximadamente R$ 300 mil por mês.
  • Prazo de retorno do valor do investimento é de, no máximo, 30 meses.
franquias para cidades pequenas

Consultare

A franquia Consultare é um centro médico completo com 10 possibilidades de negócios em 1. Fundada em 2015, a Consultare, rede atua com conceitos tanto de fintech e de uma healthtech. Por isso, alcançou rapidamente uma consolidação no mercado e se tornou referência na região do interior de São Paulo.

Desde a sua fundação, a rede já atendeu mais de 200 mil pessoas e adotou o formato de franquia para gerar um crescimento exponencial do seu modelo de negócio por todo o Brasil. Hoje, a marca conta com a chancela da Associação Brasileira do Franchising (ABF).

As franquias da Consultare são núcleos de saúde que oferecem mais de 25 especialidades médicas, reunindo desde cardiologistas, urologistas, ginecologistas, até nutricionistas, psicólogos, dentistas, vacinas e esteticistas, além de mais de 3 mil opções de exames laboratoriais, serviços de home care e telemedicina.

Na prática, o franqueado realiza a gestão da unidade com todo o apoio da franqueadora tanto na administração quanto em áreas específicas, como RH, marketing, contabilidade, entre outras.

franquias para cidades pequenas

Nova Medtec

Fundada em 1990, a Nova Medtec nasceu da necessidade de atender clientes que exigiam bom atendimento, variedade de produtos e o melhor preço na cidade de São Paulo.

A franquia se mantém com foco na área Cirúrgica e Hospitalar atendendo a médicos, clinicas e hospitais com produtos novos no mercado e da mais alta tecnologia.

Construindo caminhos para se tornar a mais bem conhecida no ramo, oferecemos um atendimento de qualidade e uma excelente prestação de serviços.

A Nova Medtec possui uma grande variedade de produtos sendo mais de 7 mil opções entre as linhas Médico Hospitalar, Ortopédica, Fisioterapia, Vascular, Dermatologia, Cirúrgica, Esportiva, entre outras.

Todos os produtos são originais e armazenados com a máxima segurança para manter sempre a melhor qualidade.

franquias para cidades pequenas

Pet 10

O segmento de pet shops, como da Franquia Pet 10, é constantemente reconhecido como um dos mais estáveis do mercado. Isso se dá porque, mesmo com as diversas crises que o Brasil vem passando nos últimos anos, esse setor só cresce, com desempenho próximo a áreas tradicionalmente fortes, como alimentação.

Além disso, o Brasil tem um dos maiores mercados pet do mundo quando se fala em faturamento, a segunda maior população de cães e gatos do planeta, é o país que mais forma médicos veterinários e já contabiliza mais animais de estimação que crianças.

A franquia Pet 10 aparece como uma opção promissora de investimento no mercado de franquias de pet shop, com mais de 100 pets tosados e/ou banhados por dia, um mix de produtos com mais de 600 opções, 4 unidades franqueadas ativas, um crescimento de 68% ao ano e a previsão de abertura de 22 franquias em 2023.

  • Investimento: R$ 120 mil.
  • Rentabilidade deste negócio varia em torno de 25% a 40%
  • Taxa de royalties é de 5% em cima do faturamento bruto
  • Prazo de retorno do investimento gira entre 10 e 18 meses.
franquias para cidades pequenas

Adonai RH

Adonai RH é uma franquias para cidades pequenas de consultoria de recursos humanos que atende outras empresas e negócios. Ela apoia empresas em recrutamento e seleção, gestão de estágios, marketing promocional, terceirização profissional e fornece orientação de treinamento.

A empresa está sediada em Campinas, SP e atua em todo o território nacional. A Franquia auxilia seus franqueados na supervisão da empresa e treina consultores. O investimento inicial é de 40 mil reais e o payback é de cerca de 14 meses.

  • Investimento inicial: 40 mil reais
  • Retorno: 14 meses.

Amávia

A Amávia é uma franquias para cidades pequenas de saúde, beleza e bem-estar, focada em cosméticos e perfumaria. A marca possui sede na Bahia, e já tem 79 unidades franqueadas, desde sua fundação, em 2011, pelos fundadores Carlos Nunes e Emerson Batista.

Os principais produtos comercializados pela empresa são os cosméticos para cabelos, fabricados 100% pela Amávia. Existem duas formas de franquias, as lojas e os quiosques, presentes em shoppings, por exemplo.

A marca tem um foco em produzir cosméticos personalizados, de acordo com a necessidade do cliente, de maneira cruelty free. 

Em 2019, a Amávia conquistou o Troféu Atualidade Cosmética/Cramer – Beleza e Higiene Capilar, mostrando que é uma franquia de sucesso.

Desde 2018 a empresa é também associada à ABF franchising, um ano após seu ingresso no franchising, em 2017. Para investir na marca, o valor inicial é de R$ 216 mil.

O franqueado possui suporte da franqueadora, e tem as opções de abrir uma loja física ou um quiosque, trabalhando com a venda dos produtos capilares.

  • Investimento inicial: R$ 216 mil

Grow Power

Grow Power é uma franquias para cidades pequenas de produtos naturais que fornece todo o suporte necessário para a criação de jardins em áreas fechadas, o chamado cultivo indoor.

A empresa está no mercado há oito anos e está sediada em Curitiba, PR. Hoje está em 5 lojas físicas e e-commerce, também no estado de São Paulo.

As taxas de franquia para investir no Grow Power variam de 35.000 reais a 50.000 reais, com rendimento médio variando de 68.000 reais a 222.000 reais.

  • Investimento inicial: R$ 35.000 reais a R$ 50.000 reais
  • Faturamento: R$ 68.000 reais a R$ 222.000 reais.

It Pet

A It Pet é uma rede de pet shops que atende demandas diversas de animais de pequeno porte. As unidades são localizadas em São Paulo, e questões de estética e saúde, como banhos, clínica veterinária, playground para pets e pet store.

A marca surgiu em 2013, e conta com profissionais de diversas áreas, mas que são apaixonados pelos animais. A ideia da marca é promover um equilíbrio físico e emocional para os bichinhos de estimação.



franquias para cidades pequenas

BIOFLORA

A marca Bioflora deseja cuidar da saúde, mantendo o bem estar das pessoas, através de uma suplementação natural e balanceada.

Utiliza para isso a experiência de mais de 20 anos de seus fundadores na indústria de suplementos alimentares. Além dessa importante motivação, pela sociedade criada, foi ainda agregada ao negócio a expertise em administração, contabilidade e estratégia.

Um vantajoso diferencial para a marca é a possibilidade de um serviço do tipo “home based”, que leva o custo de uma loja como essa a um valor muito próximo ao zero.

O responsável por uma unidade, tem a possibilidade de atuar em locais que fazem a revenda dos produtos, posterior a um acordo firmado para fornecimento dos produtos, com academias, nutricionistas ou lojas de suplementos.

Os custos de implantação correspondem com a disponibilidade do franqueado. Há diferentes opções, desde o menor valor, até valores um pouco mais altos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,99 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 6 meses

ACESSO SAÚDE

Franqueados Acesso Saúde não precisam ser profissionais da saúde. A franqueadora dará o treinamento, o suporte e a expertise necessários para que faça parte da rede pioneira de clínicas médicas e odontológicas.

Possui um modelo de gestão low cost, com investimento em tecnologia e inovação. Essa é uma das franquias para cidades pequenas ou regiões com mais de 70 mil habitantes poderão ser abertas unidades dessa empresa.

Seu investimento mínimo é a partir de R$ 180 mil, com um faturamento médio de R$ 200 mil.

ACQIO

ACQUIO é uma empresa de formas de pagamento. Para tornar o acesso a pequenos empreendedores possível, se utiliza de franquias para distribuir seu produto.

Ao tornar-se franqueado, terá acesso a treinamentos e apoio necessário para disponibilização dos produtos a novos clientes. O pagamento recebido pelo franqueado é em forma de comissão por cada produto vendido.

invista em franquias

AHAM! FORNERIA

Essa franquias para cidades pequenas de alimentação é dedicada ao segmento de comidas premium, encontrou seu espaço em primeiro momento nas pizzas de qualidade premium, onde seu fundador encontrou um gap nos serviços desse setor e um movimento do mercado nessa direção.

Voltado ao público “Family Friendly”, iniciou seu trabalho de expansão da marca no ano de 2020.

Considerada uma boa opção de franquias para cidades pequenas, seu investimento inicial tem por base R$ 205 mil, com um retorno esperado a partir de 22 meses.

Assim, entre os segmentos que mais se destacam neste levantamento estão saúde, beleza e bem-estar, alimentação e serviços educacionais.




franquias para cidades pequenas

ANJOS COLCHÕES & SOFÁS

Dentro do setor de franquias para cidades pequenas de Casa e Construção, tornou-se a maior franquia de colchões e sofás da América Latina, com mais de 200 unidades no Brasil e no exterior.

Oferecem aos clientes um espaço acolhedor e experiências únicas, inspiradas em padrões internacionais. O financiamento necessário é de R$ 350 mil e tem um retorno esperado entre 8 e 18 meses.  

BANNEG

Banneg – Banco de Negócios é uma rede especializada em consórcios e financiamentos, oferecendo esses serviços aos seus clientes.

Com muitas unidades em cidades com menos de 50 mil habitantes, o valor para se tornar um franqueado é por volta de R$ 32 mil. 

BARBEARIA SEU ELIAS

Dedicado ao público masculino, oferece um atendimento diferenciado. Dentre as comodidades oferecidas estão manobrista, recepcionista, toalha quente, navalha, café, marcação de horário por aplicativo.

Os colaboradores recebem treinamento para garantir a qualidade do atendimento e a padronização. Seu investimento inicial é de R$ 250 mil, com um retorno esperado em 19 meses.

Posts mais lidos do Blog Goakira:

BELLA GULA

A franquia Bella Gula é uma empresa de confeitaria do Sul do Brasil, com unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. São mais de 70 unidades da franquia com nota 7 no selo ABF de qualidade.

Ela é uma empresa que se autodenomina um atellier de sabores, com cafés e tortarias. O investimento transita entre R$ 350 mil e R$ 670 mil.

BIOFLORA SUPLEMENTOS NATURAIS

Na área de Saúde, Beleza e Bem-estar, a Bioflora busca cuidar da saúde através de uma suplementação natural e balanceada, sempre buscando o bem-estar de seus clientes.

É considerada uma das boas franquias para cidades pequenas pela possibilidade home based, colocando-a dentre as microfranquias, torna-se uma possibilidade para quem deseja iniciar com um investimento pequeno, com parcerias com academias e nutricionistas.

Seu valor de investimento começa em R$ 11.990,00 e não ultrapassa os R$ 42.000,00, com um retorno em até 6 meses.

Outros artigos que você pode gostar:

BIUP EDUCAÇÃO

A Biup é uma franquia de educação que trabalha com a profissionalização e especialização de jovens adultos, com o foco em resultados. Ela é uma franquias para cidades pequenas com sede em São Paulo, que possui o sistema home-based, podendo ser considerada uma minifranquia.

Com 17 unidades, é possível passar a ser um franqueado com apenas R$ 13 mil. 

BR MANIA

A Br Mania é uma franquia de alimentação que oferece empórios e lojas de conveniências, espalhadas por todo o Brasil. É uma franquias para cidades pequenas perfeita, já que oferece acesso a produtos perto de casa.

Além disso, ela é uma rede muito difundida, com mais de mil unidades ativas. O investimento inicial é de R$ 200 mil.

BRICKELL PIZZAS

Entre e escolha a pizza que desejar! Essa é a forma de atendimento na Brickell Pizzas, “all-inclusive”, com um valor fixo, pode escolher qualquer uma das opções disponíveis.

Para o franqueado, o trabalho é facilitado por já receber as pizzas congeladas, bastando o atendimento dos clientes. Dessa forma o produto é padronizado e a experiência do cliente garantida. O investimento fica entre R$ 60 mil e R$ 160 mil. 

franquias para cidades pequenas

CALZOON

A Calzoon é uma franquias para cidades pequenas de alimentação que possui sede em Joinville, SC. Ela já possui 129 unidades, e o investimento gira em torno de R$ 162 mil.

CAMPINAS CELULARES FRANQUIAS

Franquia de tecnologia, a Campinas Celulares atua desde 2009 com assistência técnica em aparelhos digitais. Com 16 unidades franqueadas, a marca já foi considerada a mais rápida assistência da região de Campinas, SP. Para ter uma unidade, o valor é a partir de R$ 100 mil, até R$ 180 mil.

CASA DO CONSTRUTOR 

A Casa do Construtor disponibiliza ferramentas e máquinas para locação, tornando o trabalho muito mais eficiente. O investimento para adquirir uma franquia fica em média em R$ 500 mil.

CEOFOOD

A CEO Food é uma franquias para cidades pequenas de delivery especializada em entregas em cidades do interior e em periferias. A marca faz parte do top 5 melhores microfranquias do Brasil, e foi fundada em 2018. Para ser um franqueado, comece a partir de apenas R$ 18 mil.  

CERVEJARIA DOGMA

Franquia de bebidas, a cervejaria dogma é uma rede de lojas de cervejas artesanais, já foi eleita a melhor cervejaria brasileira. A franquia existe desde 2015, conta com 4 unidades franqueadas, e possui o investimento entre R$ 450 mil e R$ 550 mil.

CHICKEN-IN

Inaugurada em 1967, a Chicken-in é uma franquia de alimentação com sede em São Paulo. A rede, uma das franquias para cidades pequenas, oferece frango frito crocante e polenta frita. Para investir, o valor fica entre R$ 70 mil e R$ 150 mil. 

Quer mais informações sobre esta franquia? Assista o vídeo abaixo até o final!

CHIQUINHO SORVETES

Mundialmente conhecida, a Chiquinho é uma franquia de sorvetes presente na maioria dos shoppings centers e cidades do Brasil. Essa é uma franquias para cidades pequenas perfeita, pois nasceu em uma.

Com origem brasileira, a Chiquinho Sorvetes foi criada na cidade de Frutal, interior de Minas Gerais. Logo depois, ela abriu uma unidade franqueada em Guaíra, SP, que também é uma cidade pequena.

Para investir nessa marca, você pode começar com R$ 290 mil até R$ 380 mil. 

CHOCO OZ

A Choco Oz está no grupo das franquias de cafeteria. Deseja ser a resposta à seguinte pergunta: “O Brasil, produtor de cacau, tem referências brasileiras de chocolates com qualidade?”.

Iniciou seu processo de expansão, com franquias para cidades pequenas, no ano de 2020, e ainda com a pandemia conseguiu continuar crescendo. Seu valor de investimento começa em R$ 70 mil.


CHOPP BRAHMA

Lançado pela Ambev em 2003, a rede de franquias dos quiosques Chopp Brahma, fazendo sucesso nos shoppings.

Criaram uma ocasião de consumo diferenciada e que chama muita atenção daqueles interessados em tomar um chopp de qualidade enquanto aproveitam o espaço confortável das praças de alimentação onde são instalados. O investimento para esse empreendimento é R$ 160 mil.

CIDADE NO AR

O Cidade no Ar, está em um segmento um pouco diferente das franquias listadas até aqui, segmento de Serviços e Outros Negócios.

É uma franquias para cidades pequenas que oferece serviço de comunicação, atento às necessidades locais de cada região, bem como sua cultura e presença local de parceiros e franqueados. Possui um único portal, integrado. O valor para iniciar o empreendimento é de R$ 1,9 mil.

Franquia Sterna Café

Quer trabalhar com uma rede de franquia de café especial? Essaé a Sterna Café!

Rede com mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil, o nome da rede de franquia foi imaginado se baseando na sterna, uma espécie de ave pequena que viaja o equivalente a 60 voltas ao mundo. Assim, significa que, como a ave, o conceito da Sterna Café vem do mundo das viagens. Seus fundadores viajaram o mundo por mais de 60 países, experimentando novos sabores e vivenciando diferentes culturas,  sentindo-se acolhidos com um café.




Na rede de franquia Sterna Café, o foco é levar aos clientes  conforto, acolhimento, produtos de qualidade e os grãos especiais de diversos lugares do mundo.

  • Investimento inicial: a partir de  R$86.750
  • Retorno do investimento: de 24 a 36 meses

CLÍNICA DA CIDADE

Franquia de Saúde, a Clínica da cidade é uma rede de centros de saúde completa, com exames laboratoriais e de imagem, que conta com 43 unidades no país. A sede é em São Paulo, e o investimento inicial é de R$ 540 mil.

COOKIE IN BOX

A Cookie in Box é uma franquias para cidades pequenas de alimentação com marca consolidada, e produto desejado no mercado. Ela já possui 11 unidades franqueadas no país, tendo ingressado no franchising apenas no ano passado, em 2021.

É uma franquia conhecida por ter um custo baixo, retorno rápido e ótima lucratividade. O valor para ingressar na marca é de R$ 10 mil a R$ 100 mil, ou seja, com um grande escopo de valores. 

DOUTORA LIMPEZA

A Doutora Limpeza é uma minifranquia home-based, ou seja, que não exige um estabelecimento físico para funcionar – considerada, por isso, uma opção de franquias para cidades pequenas.

A marca oferece formação técnica completa para profissionais de limpeza doméstica e comercial. A franquia foi inaugurada em 2021, e conta com um investimento inicial de R$ 25 mil. 

DR JARDIM

A Dr Jardim é uma microfranquia que oferece serviços em jardinagem e paisagismo. A franquia ingressou no franchising em 2010, possui nove unidades, e conta com investimento inicial de R$ 25 mil.

A empresa presta serviços de poda, planejamento de jardins, combate a pragas, criação de ambientes e revitalização de canteiros. Essa, que é uma boa opção de franquias para cidades pequenas, também trabalham com limpeza e manutenção de piscinas. 

DR. FAZ TUDO

A Dr Faz tudo é uma franquia que oferece formação para profissionais em reformas, manutenção, construção e reparos.

Ela é uma solução para um grande problema enfrentado no país, especialmente em cidades pequenas, de ausência de profissionais realmente capacitados nessa área. 

DROGAVET

A drogavet possui sede no Paraná, e é uma franquias para cidades pequenas de saúde de animais, perfeita para quem gosta dos pets.

A marca já conta com quase 40 unidades espalhadas pelo Brasil, e, para investir, você pode começar com valores entre R$ 250 mil e R4 350 mil. 

ECO CLEAN DELIVERY

A Eco Clean é uma empresa brasileira, que nasceu no sul do país, em Porto Alegre. Ela trabalha com soluções sustentáveis de limpeza de automóveis, casas e empresas, se preocupando sempre com o meio-ambiente.

Considerada uma microfranquia, a marca possui o segmento home-based, mas também pode contar com loja física. Assim, é uma opção de franquias para cidades pequenas.

Por isso, o investimento pode variar entre R$ 7 mil e R$ 125 mil, se encaixando em todos os bolsos. A sede é no Rio Grande do Sul, e já existem 7 unidades da marca no Brasil.

ENCONTRE SUA VIAGEM

Encontre sua viagem é uma franquias para cidades pequenas de turismo, que surgiu em 2011. A empresa oferece pacotes de viagens completos, com sede em Belo Horizonte, MG.

Ela possui mais de 500 franqueados em todo o Brasil. A franquia pode ser instalada somente em cidades com mais de 30 mil habitantes, porém, possui o modelo home-office, que tem investimento inicial de R$ 5 mil.

No entanto, também existe o modelo com loja física, e o investimento pode chegar até R$ 20 mil.



ESTÚDIO DÉVELOPPÉ

Com sede no Rio Grande do Sul, o Estúdio Développé é uma franquia de escola de artes, inuagurada em 2001.

Ela conta apenas com o negócio com espaço físico, e dá aulas de dança, teatro e música, focando no desenvolvimento físico e da consciência corporal dos alunos.

Já são 7 franquias no sul do Brasil, e o investimento inicial é considerado baixo, de apenas R$ 14 mil.

FLOWBERRY AÇAÍ

Franquias para cidades pequenas de produtos naturais, a Flowberry Açaí tem o intuito de oferecer alimentos saudáveis e naturais para seus clientes, focando no “diamante da amazônia”.

Comercializando açaí de uma forma rápida, saudável e tecnológica, a empresa surgiu em 2022, ou seja, esse ano, e promete crescer muito nesse ramo. Para investir, você pode começar com R$ 120 mil. 

Sente-se inseguro com a sua escolha em qual franquia investir seu dinheiro? Não tome essa decisão sozinho!

Clique no banner abaixo, e vamos JUNTOS escolher a franquia que mais de adequa ao seu perfil investidor!


FRANQUIA SALADENHA

A franquia saladenha inovou na área de alimentação saudável, conseguindo abrir mais de 80 lojas em cinco anos.

A marca comercializa alimentos naturais e saudáveis, e propõe altos lucros. Para ingressar numa franquia da loja, o investimento é de R$ 130 mil. 

FRANQUIAS DO FUTURO

O Franquias do Futuro é uma empresa especialista em franchising, ou seja, ela presta consultoria a franquias como Nutri Shop, Organiza, Maze, Bellaza, etc.

Ela é pioneira no modelo home-based no Brasil, e funciona no modelo 100% home-office, sendo uma das franquias para cidades pequenas.

Ao instalar uma unidade da Franquias do Futuro em uma cidade pequena, você colabora também para a instalação de outras franquias no local.

O investimento na minifranquia é baixo, se encontrando entre R$ 9 mil e R$ 16 mil.

GIGATRON

A Gigatron é uma franquia de tecnologia que presta serviços para empresas. Ela instala softwares para empresas do varejo e de prestação de serviços, contribuindo para melhorar o desempenho dos negócios e da gestão.

Com a modernização cada vez maior do mundo, ela pode ser considerada uma franquia do futuro, que promete crescer, por isso é uma opção boa de franquias para cidades pequenas. O investimento gira em torno de apenas R$ 10 mil. 

GINÁSTICA DO CÉREBRO

A franquias para cidades pequenas de educação Ginástica do Cérebro é uma empresa de neuropedagogia, que surge como uma solução para pessoas que possuem dificuldades no desenvolvimento cognitivo.

Ela apoia, porém, todas as pessoas que queiram ampliar e desenvolver suas capacidades cognitivas e emocionais, que tenham ou não problemas com isso. Surgida no Sul do Brasil, ela é fruto do trabalho de uma neuropedagoga, que foca no apoio a crianças não alfabetizadas desde 2012.

GO JUICE

Uma franquia de bebidas que ingressou no franchising em 2016, a Go Juice é uma empresa que oferece sucos naturais em quiosques e lojas.

Ela possui sede em São Paulo, conta com 27 unidades franqueadas, e possui investimento entre os valores de R$ 80 mil e R$ 149 mil. 

HOME ANGELS

Essa franquia, é especializada em cuidado com idosos, os cuidadores contratados tem constante supervisão, assegurando assim a qualidade do serviço. Tem sua modalidade específica para cidades pequenas, chamada Home Angels Express.

Teve sua fundação em 2009 e hoje já possui mais de 100 unidades franqueadas. O investimento inicial para adquiri-la é de R$ 40 mil, sendo incluso nesse valor a taxa de franquia e capital de giro. Se estima um retorno por volta de 12 meses.

HONEST MARKET BRASIL

A Honest Market Brasil é uma franquia inovadora no segmento de mercados. Ela é uma franquias para cidades pequenas ótima, pois oferece minimercados que tem seu funcionamento com base na confiança: todos os produtos ficam disponíveis, e que os próprios clientes pagam, sem a necessidade de atendentes.

O negócio funciona perfeitamente, porque inova, desenvolve uma boa relação com os compradores, e ainda é muito acessível para o dono, já que não precisa da contratação de muitos funcionários.

Sendo assim, o investimento é baixo, de apenas R$ 25 mil reais. A franquia tem sede em São Paulo, já conta com 21 unidades franqueadas, e foi inaugurada em 2020. 



INSTITUTO EMBELLEZE

O Instituto Embelleze é uma franquias para cidades pequenas de beleza extremamente conhecida e consolidada no Brasil e no mundo. A marca não só possui lojas de beleza, mas também cursos e produtos de criação própria.

A franquia foi fundada em 1998 e, nesses mais de 20 anos, já abriu mais de 500 unidades franqueadas, sendo cinco fora do país. Para abrir uma unidade em uma cidade pequena, é necessário fazer, primeiro, uma análise e estudo de caso.

O investimento inicial é de R$ 90 mil, ainda sendo considerado baixo. O retorno de lucro pode vir entre 18 e 24 meses, e o faturamento mensal é de aproximadamente R$ 80 mil. 

  • Investimento inicial: a partir de  R$70.000
  • Faturamento médio mensal: R$40.000 a R$60.000
  • Retorno do investimento: de 24 a 36 meses

Você se identifica com o segmento de beleza e cosméticos?

Clique no botão abaixo, e escolha uma FRANQUIA DE COSMÉTICOS PARA INVESTIR 👇


Você tem interesse no MERCADO DE ESTÉTICA? Abaixo, separamos 4 OPÇÕES DE FRANQUIAS DE ESTÉTICA para você conhecer mais!

Franquia Doutores da Estética:

Rede de franquias especializada em biomedicina estética, que oferece serviços de procedimentos injetáveis de harmonização facial e corporal.


Franquia Não + Pelo:

Uma empresa que não para de crescer, que se destaca no segmento, é premiada e reconhecida como líder mundial em depilação.


Franquia Onodera:

Marca pioneira no mercado de estética e beleza brasileiro! Fature em média 130 mil/mês. Marca de estética premiada 13 vezes com o Selo de Excelência da ABF.


Franquia Onodera:

Marca pioneira no mercado de estética e beleza brasileiro! Fature em média 130 mil/mês. Marca de estética premiada 13 vezes com o Selo de Excelência da ABF.

IP SCHOOL – INGLÊS PARTICULAR

A Ip School é uma escola particular de idiomas voltada para o Inglês. A empresa foi aberta em 2015, mas ingressou no franchising apenas cinco anos depois, em 2020.

A sede é em São Paulo, e já são 15 unidades franqueadas, que oferecem aulas de inglês para pessoas a partir dos 6 anos de idade. A escola possui uma proposta de ensinar idiomas por meio de uma pedagogia própria, criada após anos de vivência fora do Brasil.

A franquia está disponível no modelo home-based, ou seja, uma minifranquia, mas também pode ser aberta com loja física. Por isso, o valor de investimento pode estar entre R$ 45 mil e R$ 149 mil. 

JACK CHICKEN

Uma franquia jovem de alimentação, a Jack Chicken surgiu em 2019, e ingressou no franchising no ano passado, em 2021.

Ela tem a proposta de comercializar frango frito de uma maneira acessível. Ela existe somente no formato de lojas, e o investimento é de R$ 68 mil a R$ 100 mil. 

JIN JIN

A Jin Jin é uma franquia de alimentação oriental, que oferece comida oriental na maioria dos shoppings centers do Brasil. A predominância dos pratos é de sushis frios, mas também são servidos yakisobas, rolinhos, temakis e bentôs.

O diferencial da marca é ser, também, uma rede de fast-food, entregando os pratos com agilidade e padronização. A franquia Jin Jin é uma opção para cidades pequenas, pois oferece o modelo quisque, que costuma ser muito mais barato que a unidade de loja física.

Para investir, o valor é de R$ 465 mil. A marca já tem mais de 20 anos de mercado, e mais de 70 unidades espalhadas por todos 12 estados do Brasil.

LEGACY SCHOOL

A Legacy School é uma franquias para cidades pequenas de educação que possui a proposta de uma educação tradicional, com Ensino Fundamental e Médio no Brasil. Ela foi fundada em 2002 no Rio de Janeiro, e entrou no mundo do franchising em 2019.

A escola tem como base três princípios: primeiramente, a educação por excelência é um dos pontos fortes da instituição, que deseja preparar seus alunos para os vestibulares e para o Enem.

Além disso, ela é uma escola bilíngue, que prepara os alunos para os estudos nos Estados Unidos e no Canadá.

Por fim, a franquia tem como base os princípios cristãos, focando na espiritualidade e moralidade dos estudantes. Para investir nessa franquia, e abrir uma escola, é necessário um investimento de R$ 500 mil.

MARIA BRASILEIRA

A  Maria Brasileira é uma franquia de sucesso no ramo de limpeza e cuidados domésticos comerciais. A franquia já conta com mais de 400 unidades em todo o Brasil, presente em absolutamente todos os estados brasileiros.

Ela foi premiada, por três anos seguidos, com o Selo Franchising de Excelência pela ABF, e é uma ótima possibilidade para cidades pequenas. A empresa oferece serviços de limpeza, jardinagem, cozinha, cuidados com roupas, babás, cuidadores de idosos e passeadores de cachorros.

O investimento é considerado baixo, e gira em torno de R$ 36 mil e R$ 64 mil.

O vídeo abaixo possui informações complementares sobre a Franquia Maria Brasileira – Assista até o final!

MESTRE DO FRANGO

A Mestre do Frango é uma franquias para cidades pequenas de alimentação que surgiu no Sul do Brasil, com sede no Rio Grande do Sul. Ela é uma empresa jovem, que iniciou suas atividades em 2020 e ingressou no franchising em 2021.

A franquia surgiu da necessidade de um casal de superar um momento difícil, e, com isso, eles abriram a franquia que tem a proposta de oferecer um frango frito suculento, por meio de um atendimento rápido e humanizado. Já são 11 unidades pelo Brasil, o que revela um crescimento rápido da rede.

Esse crescimento pode ser o resultado de uma franquia que oferece um investimento baixo, a modalidade com loja física e também a modalidade de delivery, que não exige a abertura de um estabelecimento, e um retorno financeiro rápido, entre 9 e 16 meses. O valor de investimento inicial é de R$ 60 mil. 

PROSPECTA OBRAS

Uma franquia de casa e construção, a Prospecta Obras é uma empresa inovadora e que oferece um serviço ímpar em sua área. A marca surgiu da necessidade do dono, Wanderson Leira, em saber quais eram as obras em andamento ao redor de sua localidade.

Assim, o administrador de empresas criou um software online que mapeia todas as obras que estão sendo feitas no Brasil.

Os clientes precisam pagar uma taxa para ter acesso a essa plataforma, que colabora para empresários e também com estudos de geomarketing. Sendo assim, os franqueados são aqueles que vão até as obras mapeá-las.

Hoje, já existem mais de 70 unidades franqueadas, da marca que surgiu em 2010. Para investir nessa franquia, é necessário o valor de R$ 50 mil reais, sendo ótima para cidades pequenas.

SOLARON ENERGIA SOLAR

A Solaron é a maior empresa de energia solar do Rio de Janeiro. A franquia carioca é especialista em soluções de energia sustentável para residências, comércios, fazendas e instituições. Ela foi fundada em 2016, e entrou para o ramo do franchising em 2021.

Já possui cinco unidades franqueadas nesse curto período de tempo, e oferece o recurso de um investimento baixo, com um retorno de apenas 6 meses.

Ela existe no formato home-based, loja física, container e stand. Para se tornar um franqueado, estão disponíveis os valores de R$ 17.5 mil até R$ 75 mil. 

HERMANITO FAST-FOOD MEXICANO

Uma franquias para cidades pequenas de alimentação fast-food especializada em comida mexicana, a Hermanito é uma empresa presente em shoppings centers. A marca ingressou no franchising em 2021, e possui três unidades franqueadas.

Durante o surgimento da franquia, seus donos viajaram por 14 dos 27 estados brasileiros, aprendendo sobre as demandas de cada local. A franquia oferece um negócio de fácil operação, que exige um baixo número de funcionários, e que pode ser aberta com um capital entre R$ 130 mil e R$ 250 mil. 

Interessado no segmento de clínicas odontológicas?

Conheça a Franquia Orthodent

  • Lucratividade de 45% ao mês
  • Baixo investimento
  • Retorno rápido
Franquia de Odontologia de Alta Performance
Dica de ouro: como potencializar seu neg´´ocio

Se você está planejando ter sua franquia barata e lucrativa, precisa planejar os meios de garantir o sucesso do negócio com um alto faturamento. Para isso, existe o marketing digital.

O marketing digital realiza ações de comunicação estratégicas em meios digitais como a internet, para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços de uma empresa e, consequentemente, conquistar novos clientes, potencializar resultados e aumentar o faturamento do negócio.

Alguns serviços que o marketing digital realiza, são:

  • Geração paga de leads;
  • Otimização de SEO;
  • Análise em Web Analytics;
  • Criação de logotipo com manual de aplicação;
  • Criação de apresentação comercial.
Conclusão

O franchising é uma área que só cresce no Brasil e no mundo, em todos os segmentos e ramos. Por isso, ele também pode ser aplicado em cidades de todos os tipos: metrópoles, cidades grandes, médias, e pequenas.

Nas cidades pequenas, as franquias têm suas vantagens, e é possível instalar unidades de franquias baratas, minifranquias e home-based, com baixo custo e rápido retorno.

É claro que é preciso avaliar se a cidade escolhida possui a necessidade de uma loja de determinado segmento, se é um bom momento para a economia local, e se o geomarketing está favorável para a situação.

Invista em uma franquia para cidade pequena, e tenha comodidade de trabalhar em um local tranquilo e, quem sabe, perto de casa!

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais, para não perder os próximos posts! Instagram, Facebook, Linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário