Aprenda como funcionam as franquias home office

6 minutos para ler

Franquias home office: com a evolução tecnológica ligada ao aperfeiçoamento das ferramentas de comunicação, vários costumes do modelo capitalista de sociedade foram alterados. Quanto à parte laboral, tornou-se comum o trabalho home office. Esse termo significa “escritório em casa” quando traduzido para o português e, como sugere, basicamente possibilita ao profissional ter uma rotina mais flexível.

Assim, é possível que parte ou o total da sua demanda de serviço seja entregue em qualquer ambiente e a qualquer momento do dia. Por conta da autonomia proporcionada, muitas pessoas têm optado por seguir esse estilo de profissão, fazendo com que a modalidade cresça no Brasil.

Nesse contexto, as franquias home office vêm chamando a atenção do mercado. Trata-se de um modelo com baixos custos para o desenvolvimento de projetos, sendo que os empreendedores iniciais ganham muitas vantagens e chances de sucesso.

Mas como funcionam as franquias home office? Acompanhe o artigo que preparamos e fique por dentro das principais informações sobre o tema!

Como as franquias home based se caracterizam?

A princípio, vale destacar como funciona o sistema de franquias para facilitar o entendimento sobre o trabalho home office nesse formato de negócio. Estamos falando de grandes empresas que já têm estabilidade no mercado e abrem parcerias com pequenos empreendedores.

Assim, a franqueadora é a companhia detentora do negócio e responsável por compartilhar sua marca já consolidada. Ela também fornece recursos para que os franqueados, empreendedores que buscam fazer parte do negócio, deem continuidade às atividades da franquia. Entre os benefícios proporcionados, há o uso de produtos e serviços da marca, treinamento corporativo, suporte em marketing etc.

Já entrando no formato home office, o sistema de franquia pode variar bastante, baseando-se na formação de sites, inbound marketing, promoção de consultorias e muitas outras atividades. Para que o projeto siga em frente, o franqueado ganha orientação completa e ferramentas específicas para desempenhar sua função.

As vantagens que chamam a atenção dos investidores incluem flexibilidade em termos de horário de trabalho e autonomia para desempenhar suas tarefas em qualquer local. É necessário apenas contar com equipamentos como smartphones, tablets ou notebooks com o acesso à internet.

Há outro ponto importante: os custos e investimentos são bem menores, pois na maior parte dos casos não existe preocupação com a providência de grandes estoques ou outros gastos referentes a uma empresa física. Isso confere uma boa vantagem aos empreendedores iniciantes.

Qual é o perfil do investidor desse tipo de franquia?

Saber as caraterísticas de um investidor desse tipo de franquia é essencial para que você confirme se suas perspectivas e necessidades estão de acordo com o serviço home office. Embora pareça bastante simples, realizar o trabalho em casa exige do franqueado um perfil empreendedor, bem como atribuições referentes à disciplina, ao comprometimento com suas funções e às regras definidas no contrato da franquia.

Por isso, vale ressaltar que tal tipo de profissão só será viável para aqueles profissionais capazes de dirigir o negócio com bastante organização e que tenham responsabilidade com as atividades do ramo.

Conduzir um negócio de casa ou outro ambiente comum, ao mesmo tempo em que oferece mais autonomia e conforto ao empresário, pode apresentar desafios. Distrações e acomodação quanto ao cumprimento das atividades são alguns dos exemplos.

Qual é o primeiro passo para abrir uma franquia home office?

Após conhecer o perfil de profissional necessário para uma franquia home office e decidir investir nesse ramo de negócio, você deve procurar pela empresa que mais se relaciona com o seu estilo de empreendimento. Além do mais, questões particulares da rede de franquia pretendida devem ser avaliadas minuciosamente.

Uma delas diz respeito à condição de mercado, ou seja, à chance de haver boa resposta do público consumidor ao seu negócio. Outro fator importante está relacionado ao tempo necessário para recuperar o investimento com o projeto. Por fim, o franqueado deve estudar todos esses pontos para decidir se o ramo escolhido será lucrativo e terá condições de se tornar sua principal fonte de renda.

Como funciona o local de trabalho?

O ponto alto da franquia home office é não precisar de um estabelecimento comercial para exercer sua função. Mesmo assim, se o franqueado deseja ter produtividade em suas tarefas, é fundamental reservar um espaço específico para o trabalho em casa.

Você pode separar um cômodo especial ou até mesmo um local dentro da sua residência onde seja possível colocar as ferramentas de trabalho. Lembre-se de que esse ambiente não pode conter nenhum foco de distração e precisa estar devidamente organizado, para que você consiga trabalhar com o máximo de desempenho.

Quais são os exemplos de franquias home office?

O mercado de franquias home office no Brasil vem apresentando boas perspectivas de crescimento. Há vários negócios nesse formato com vastas opções de serviço. O primeiro exemplo que podemos destacar é a franquia Barela.

Trata-se de uma das maiores corretoras de seguros voltados à área da saúde dentro do segmento de pequenas e médias empresas. São oferecidos planos individuais, familiares e por adesão.

Como exemplo do modelo home office, temos também a franquia Clube Turismo. Criada em 2003, ela conta atualmente com mais de 450 franqueados em todas as suas modalidades de negócio. Essa empresa trabalha com agenciamento de viagens, fornecendo todo o suporte necessário a seus colaboradores e franqueados.

Outro caso é a franquia Home Angels, que se baseia na prestação de serviços relacionados a cuidadores de pessoas. Ao ingressar nesse ramo, você receberá o devido treinamento para conseguir desenvolver seu trabalho e garantir o sucesso da empresa.

Por último, temos a franquia Limpeza com Zelo. A rede está vinculada ao grupo de representantes da marca JAN-PRO, tendo o status de líder mundial em limpeza corporativa e industrial. Com várias premiações que reconhecem seu sucesso em franchising, a marca oferece ao franqueado grandes possibilidades de crescimento como parceiro da marca.

Essas foram as principais informações sobre franquias home office. Percebe-se que tal tipo de investimento profissional pode proporcionar ao empreendedor grandes vantagens quanto à autonomia e ao sucesso financeiro.

Gostou do artigo? Então, aproveite para conferir como a Goakira ajuda na consultoria de franchising e ficar por dentro de mais temas relevantes para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário