Você já ouviu falar da franquia Point S? Referência mundial quando o assunto é vendas de pneus e serviços automotivos em geral, a marca está chegando ao Brasil.
Conhecida como a maior franquia multimarcas do mundo, a franquia Point S possui mais de 5700 pontos de venda distribuídos por 49 países. Há alguns meses, essa marca chegou ao Brasil através de um acordo de franquia master com uma empresa comandada por dois grandes grupos do setor automotivo nacional: a ADTSA e o grupo Orletti.
Essa empresa, batizada de ATO, promete ser a representante exclusiva da franquia Point S no país, montando uma rede que chegue a mais de 200 lojas aqui no Brasil até 2027.
Nesse post, contaremos mais da história da franquia Point S e como ela veio parar no Brasil, além de analisar como anda o mercado de franquias no país, tanto em geral quanto no segmento automotivo.
Acompanhe a seguir conosco! Boa leitura!
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O que é franquia?
Se você quer investir em franquias de pneus e centro automotivo, como a franquia Point S, ou qualquer outro tipo de franquia, mas tem dúvidas quanto a esse modelo de negócio, não se preocupe! A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para não passar apuros!
O modelo de franquias, também conhecido como franchise ou franchising, é um modelo de negócio onde uma empresa proprietária de uma marca licencia a um investidor o direito de uso desta marca, cedendo a ele o formato do negócio.
Dessa forma, este investidor replica um modelo de negócio que deu certo em outra localidade.
Nesse modelo, uma empresa — conhecida como franqueadora — cede a terceiros — os franqueados — o direito de uso da marca, podendo explorar comercialmente não só os produtos e serviços, mas também todos os processos e métodos de trabalho desenvolvidos pela franqueadora ao longo dos anos.
Assim, com as franquias, os franqueados utilizam estratégias como o geomarketing para replicar um formato de negócio já testado e aprovado no mercado em novas unidades e em diferentes localidades.
O que é geomarketing?
De forma resumida, o geomarketing utiliza inteligência geográfica, também conhecida como inteligência sobre localização, para criar estratégias de marketing e otimizar campanhas.
Com o uso da estratégia de geomarketing, é possível entender dados importantes sobre o perfil, comportamento e interesses dos consumidores. Assim, é mais fácil alcançar os clientes certos, no local certo e na hora certa.
O dispositivo que é mais aliado do geomarketing é aquele que nós usamos o tempo todo e que é capaz de quase tudo hoje em dia: o celular. A todo momento, os smartphones disponibilizam informações do local em que você se encontra, e isso é de grande valia para as empresas que utilizam inteligência geográfica.
Segundo um estudo realizado pelo Pew Research Center, em 2015, nos Estados Unidos, aproximadamente 90% das pessoas liberam que sua localização seja utilizada por aplicativos.
A partir do IP, check-ins em redes sociais ou GPS ativado do consumidor, é possível obter diversos dados relevantes, como os lugares visitados por eles recentemente.
Com essas informações, a empresa consegue melhorar suas campanhas. Dessa forma, ela entrega conteúdo relevante – como anúncios, mensagens, e-mails – para os consumidores que eles sabem que vão se interessar.
Por exemplo, se uma pessoa vai com frequência a uma sorveteria, fica claro que ela é um cliente em potencial para lojas de sorvete. Se outra pessoa costuma ir ao cinema, ela pode começar a receber mais anúncios de sessões de filmes, resenhas de novas produções, serviços de streaming, entre outros.
Com isso, é possível fazer campanhas mais assertivas e gerar melhores resultados.
Qual a diferença entre franquia e licenciamento?
O franchising é um modelo considerado diferente do licenciamento de marca pois conta com uma legislação própria: a Lei de franquias, que já teve algumas atualizações nos últimos tempos.
O processo de formatação da franquia deve ser padronizado de acordo com a lei, sendo estritamente necessária a criação de documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como um alicerce para a garantia dos direitos e dos deveres da franqueadora e do franqueado.
A lei de franquias, promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, impõe, por exemplo, que o franqueado pague uma taxa mensal para o franqueador, além de esmiuçar os detalhes da elaboração da Circular de Oferta de Franquia, documento que os franqueadores possuem e devem entregar para os investidores que desejam se tornar franqueados daquela marca, sendo transparentes sobre a situação da franquia e especificando as características do negócio.
Por isso, o investidor que quer se aventurar nas franquias do setor automotivo, como a franquia Point S, deve ficar atento se as informações a seguir constam na Circular de Oferta de Franquia oferecida pelo franqueador:
- Histórico resumido da franquia;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
História do modelo de franquias
Agora que você entendeu o que é o modelo de franquias, está na hora de entender como se deu a sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi reproduzido pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.
Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19.
As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica.
Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.
Os tipos de franquias
Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de gerir franquias, afinal, é um número muito grande de empresas, em que é impossível não surgir diversidade.
Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil.
Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!).
Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.
Os segmentos de franquias atualmente existentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, são os seguintes:
- Alimentação;
- Saúde, beleza e bem estar;
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos (aqui está a franquia Point S);
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
Como anda o mercado de franquias de serviços automotivos no Brasil?
Ao pensar em abrir um negócio, uma das opções mais rentáveis é o mercado de franquias de serviços automotivos.
Entre os motivos, podemos citar a exorbitante frota de veículos em circulação no Brasil, que ultrapassa a marca de 100 milhões, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Essa grande demanda é suprida por oficinas mecânicas e franquias de serviços automotivos, reparos e vistorias. De acordo com dados fornecidos pelo Anuário da Indústria da Reparação de Veículos do Brasil, em 2019, as empresas do setor faturaram R$ 67,6 bilhões divididos entre peças de reposição (70%) e mão-de-obra de manutenção e reparação (30%).
As franquias de serviços automotivos também apresentam resultados expressivos, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2018, essas franquias faturaram R$ 5,9 bilhões.
Também segundo a ABF, no primeiro trimestre de 2019, o segmento de serviços automotivos foi o que mais cresceu no setor de franquias, com um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os brasileiros declaram gastar, em média, R$ 357 com o carro, mas o gasto real pode chegar a R$ 2.091 por mês, de acordo com uma pesquisa divulgada no Summit Mobilidade Urbana de 2019.
Quase metade do número de veículos em circulação é de automóveis. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), são 44,8 milhões de carros circulando pelo Brasil.
Entre os principais serviços oferecidos pelas franquias de centro automotivo estão a troca de óleo e lubrificantes, alinhamento e balanceamento, regulagem de motores, sistemas de direção, ar-condicionado, escapamento, direção hidráulica, sistemas eletrônicos, vistorias, lavagem e borracharia.
O que é a franquia Point S?
A história da franquia Point S começa há mais de meio século, quando empreendedores franceses se reuniram para compartilhar seus conhecimentos no varejo automotivo.
Desde então, a empresa cresceu e se tornou a maior rede global de franquias e bandeira no mercado de reposição independente automotivo, com presença em quatro continentes e 49 países, e mais de 5.800 PDVs.
Com um faturamento anual de 4,1 bilhões de dólares e 2.950 franqueados, a franquia Point S se destaca por ser uma franquia de pneus com cobertura global e alcance em diversos mercados.
Além disso, a empresa vende cerca de 18 milhões de pneus por ano, consolidando-se como líder isolada em seu segmento.
Através de sua expertise e abrangência, a franquia Point S oferece soluções eficientes para seus clientes, fortalecendo sua presença no mercado e consolidando sua posição como referência no setor automotivo.
Quais são os benefícios de se tornar um franqueado da Point S?
A rede de franquias Point S garante que investir em uma unidade franqueada da marca é uma oportunidade de vivenciar um equilíbrio entre a independência que o empreendedor deseja ao abrir seu próprio negócio e o suporte oferecido por uma rede multinacional de sucesso.
A franquia Point S promete também que, apesar de suas grandes dimensões internacionais, a prioridade da marca é a proximidade com o cliente e o respeito com a cultura da localidade onde a unidade está inserida.
Entre os benefícios de ser um franqueado da Point S, podemos citar a possibilidade de se tornar parte de uma das maiores redes de serviço automotivo do mundo, contar com acordos internacionais com fornecedores de equipamentos e produtos, um sistema exclusivo para a gestão da unidade à distância, um atendimento padronizado, processos definidos para a otimização de negociações com os recursos humanos e com os consumidores, treinamentos técnicos, comerciais e de gestão, acesso às informações de mercado sempre atualizadas e marketing personalizado para cada ponto de venda.
Além disso tudo, a franquia Point S oferece um amplo suporte em todos os momentos que o franqueado necessitar. Acompanhe a seguir os passos onde a marca estará ao lado do investidor:
Franquia Point S: suporte antes da Implantação
- Utilização do geomarketing para suporte na seleção do ponto comercial
- Suporte na realização do Plano de Negócios;
- Amplo suporte jurídico até a assinatura do contrato;
- Projeto arquitetônico da fachada, identidade visual e layout interno da loja;
- Entrega e treinamento de manuais de Implantação, Implantação da marca, setor de marketing, operações, apoio e gestão.
Franquia Point S: suporte durante a implantação
- Estratégia de marketing para inauguração da loja;
- Material de PDV;
- Suporte no recrutamento e seleção;
- Implantação e treinamento do sistema;
- Suporte nos cadastros junto aos fornecedores;
- Treinamento das equipes em âmbito comercial, técnico e administrativo.
Franquia Point S: suporte após a Implantação
- Auxílio nas negociações com fornecedores;
- Auxílio também na busca por novos fornecedores;
- Elaboração de parcerias com locadoras e frotas;
- Consultoria para treinamentos técnicos, comerciais e de gestão;
- Disparo de mensagens em massa de forma automática para gerar recorrência para as lojas;
- Suporte na elaboração de ações e campanhas de marketing;
- Acompanhamento dos KPIs do sistema;
- Ajuda na elaboração de planos de ação para a reversão de resultados;
- Portal do franqueado personalizado com diversos treinamentos online e materiais de comunicação e marketing.
Valores para investir na franquia Point S
O investidor que quiser se tornar franqueado da franquia Point S deverá fazer um aporte mínimo de R$ 460 mil.
A rentabilidade média mensal gira em torno de 10% a 15%, com faturamento de aproximadamente R$ 300 mil por mês.
Por fim, o prazo de retorno do valor do investimento é de, no máximo, 30 meses.
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Se levarmos em conta que o mercado do setor automotivo, apesar das diversas crises, ainda tem muita procura devido ao grande número de veículos em circulação por todos os cantos do país, além do crescimento no faturamento das franquias que gerem centros automotivos e trabalham com mecânica, pneus e vistorias de automóveis, motocicletas, caminhões e outros meios de transporte individual, podemos afirmar que a franquia Point S é uma boa opção de negócio nesse segmento.
Então, não perca tempo e corra para garantir essa oportunidade!
Para saber mais informações sobre o investimento na franquia Point S ou em outros negócios, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!
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