O segmento de pet shops, como da Franquia Pet 10, é constantemente reconhecido como um dos mais estáveis do mercado. Isso se dá porque, mesmo com as diversas crises que o Brasil vem passando nos últimos anos, esse setor só cresce, com desempenho próximo a áreas tradicionalmente fortes, como alimentação.
Além disso, o Brasil tem um dos maiores mercados pet do mundo quando se fala em faturamento, a segunda maior população de cães e gatos do planeta, é o país que mais forma médicos veterinários e já contabiliza mais animais de estimação que crianças.
É o ambiente propício para investir nesse setor, não é? No entanto, é comum que os empreendedores tenham dúvidas sobre como entrar nesse mercado sem experiência ou conhecimento prévio.
Até porque a operação de um negócio de pet shop é bastante complexa, principalmente pela variedade de produtos e serviços a serem oferecidos, desde rações, acessórios e brinquedos até banho, tosa, consultas com médicos veterinários etc.
Nesse post, falaremos mais sobre uma das franquias de pet shop mais promissoras do mercado: a franquia Pet 10.
A Franquia Pet 10 é especializada em pet shop fashion que disponibiliza serviços diversos, como clínica veterinária, banho e tosa, hotel para animais, day care e spa, atendendo às necessidades de todos os tutores de animais de estimação.
Continue lendo para saber mais!
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O que é franquia?
Se você quer investir em franquias de pet shop, como a franquia Pet 10, ou qualquer outro tipo de franquia, mas tem dúvidas quanto a esse modelo de negócio, não se preocupe! A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para não passar apuros!
O modelo de franquias, também conhecido como franchise ou franchising, é um modelo de negócio onde uma empresa proprietária de uma marca licencia a um investidor o direito de uso desta marca, cedendo a ele o formato do negócio.
Dessa forma, este investidor replica um modelo de negócio que deu certo em outra localidade.
Nesse modelo, uma empresa — conhecida como franqueadora — cede a terceiros — os franqueados — o direito de uso da marca, podendo explorar comercialmente não só os produtos e serviços, mas também todos os processos e métodos de trabalho desenvolvidos pela franqueadora ao longo dos anos.
Assim, com as franquias, os franqueados utilizam estratégias como o geomarketing para replicar um formato de negócio já testado e aprovado no mercado em novas unidades e em diferentes localidades.
O que é geomarketing?
De forma resumida, o geomarketing utiliza inteligência geográfica, também conhecida como inteligência sobre localização, para criar estratégias de marketing e otimizar campanhas.
Com o uso da estratégia de geomarketing, é possível entender dados importantes sobre o perfil, comportamento e interesses dos consumidores. Assim, é mais fácil alcançar os clientes certos, no local certo e na hora certa.
O dispositivo que é mais aliado do geomarketing é aquele que nós usamos o tempo todo e que é capaz de quase tudo hoje em dia: o celular. A todo momento, os smartphones disponibilizam informações do local em que você se encontra, e isso é de grande valia para as empresas que utilizam inteligência geográfica.
Segundo um estudo realizado pelo Pew Research Center, em 2015, nos Estados Unidos, aproximadamente 90% das pessoas liberam que sua localização seja utilizada por aplicativos.
A partir do IP, check-ins em redes sociais ou GPS ativado do consumidor, é possível obter diversos dados relevantes, como os lugares visitados por eles recentemente.
Com essas informações, a empresa consegue melhorar suas campanhas. Dessa forma, ela entrega conteúdo relevante – como anúncios, mensagens, e-mails – para os consumidores que eles sabem que vão se interessar.
Por exemplo, se uma pessoa vai com frequência a uma sorveteria, fica claro que ela é um cliente em potencial para lojas de sorvete.
Se outra pessoa costuma ir ao cinema, ela pode começar a receber mais anúncios de sessões de filmes, resenhas de novas produções, serviços de streaming, entre outros.
Com isso, é possível fazer campanhas mais assertivas e gerar melhores resultados.
Qual a diferença entre franquia e licenciamento?
O franchising é um modelo considerado diferente do licenciamento de marca pois conta com uma legislação própria: a Lei de franquias, que já teve algumas atualizações nos últimos tempos.
O processo de formatação da franquia deve ser padronizado de acordo com a lei, sendo estritamente necessária a criação de documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como um alicerce para a garantia dos direitos e dos deveres da franqueadora e do franqueado.
A lei de franquias, promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, impõe, por exemplo, que o franqueado pague uma taxa mensal para o franqueador, além de esmiuçar os detalhes da elaboração da Circular de Oferta de Franquia, documento que os franqueadores possuem e devem entregar para os investidores que desejam se tornar franqueados daquela marca, sendo transparentes sobre a situação da franquia e especificando as características do negócio.
Por isso, o investidor que quer se aventurar nas franquias de pet shop, assim como a Franquia Pet 10, deve ficar atento se as informações a seguir constam na Circular de Oferta de Franquia oferecida pelo franqueador:
- Histórico resumido da franquia;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
História do modelo de franquias
Agora que você entendeu o que é o modelo de franquias, está na hora de entender como se deu a sua criação.
Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer.
Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi reproduzido pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia.
Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.
Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica.
Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.
Os tipos de franquias
Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de gerir franquias, afinal, é um número muito grande de empresas, em que é impossível não surgir diversidade.
Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil.
Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!).
Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.
Os segmentos de franquias atualmente existentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, são os seguintes:
- Alimentação;
- Saúde, beleza e bem estar;
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos;
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
O mercado de franquias de pet shop no Brasil
Dados do IBGE afirmam que existem mais de 132 milhões e 400 mil animais domésticos no Brasil. Entre eles, mais de 52 milhões são cachorros, aproximadamente 38 milhões são aves canoras e ornamentais, 22 milhões são gatos, 18 milhões são peixes ornamentais, sobrando pouco mais de 2 milhões de bichos que não se encaixam em nenhuma das outras características.
Esses dados também confirmam que o Brasil é o quarto maior do mundo quando se trata em população total de animais de estimação, sendo ainda o segundo maior em população de cães, gatos e aves canoras.
Isso prova que, cada vez mais, as pessoas vêm incluindo em suas famílias os animais de estimação, inclusive superando o número de crianças, segundo o próprio IBGE.
Em 2015, o instituto apontou que 44,3% das casas em áreas urbanas tinham pelo menos um cão. Já em relação às crianças, esse número não passava de 38,1%.
Além disso, o brasileiro gasta, em média, R$ 294 por mês com seu pet, isso sem contar necessidades comuns a quem tem bichinhos de estimação, como acessórios, roupas, banho e tosa e veterinário — esses dados são de uma pesquisa feita pela consultoria CVA Solutions.
Por que investir em franquias de pet shop?
Você já deve ter percebido que, em períodos de crise, olhar com atenção para o mercado de franquias é um caminho promissor.
Se olharmos para os dados referentes ao segmento das franquias de pet shop, então, os prognósticos são bastante favoráveis, mesmo com as indefinições do cenário econômico do país.
No ano de 2017, o segmento de pet shop teve R$ 20,3 bilhões de faturamento, sendo o terceiro maior do mundo em franquias. Em 2019, foram R$ 35,4 bilhões, bem próximo de setores fortes do mercado, como os negócios relacionados à alimentação (R$ 40,8 bi no mesmo período).
Isso prova que as franquias de pet shop fazem parte de um segmento que tem como principal característica a estabilidade. Ou seja, é pouco ou nada afetado por períodos de crise, além de se sair muito bem quando o panorama geral é de crescimento.
É claro que, antes de decidir investir em franquias de pet shop, é necessário buscar alternativas diferentes para neutralizar os concorrentes.
Isso passa por oferecer produtos e serviços que outros empreendimentos do mesmo setor não disponibilizam, trazendo diferenciais que façam a empresa ter destaque.
Além disso, o empreendedor deve ter bastante atenção às tendências e movimentos do mercado, procurando sempre trazer novidades para o seu negócio.
Quais são as vantagens de se tornar franqueado da Pet 10?
A Franquia Pet 10 oferece diversos diferenciais para o investidor que se interessa pelas franquias de pet shop fashion, principalmente quando se trata de assistência ao franqueado. Podemos citar alguns deles:
- Suporte e acompanhamento integral para ter sucesso e se tornar uma referência para a localidade onde a unidade foi implantada;
- Formação e capacitação groomer, com professores certificados internacionalmente e treinamento de esteticistas, passando por procedimentos simples e até mais complexos;
- Assistência e treinamento de gerentes de operações e áreas técnicas;
- Apoio para o desenvolvimento e implementação de um projeto arquitetônico completo;
- Oferecimento de manuais com atividades diárias manuais de operação;
- Além de um Portal do Franqueado personalizado, que concentra criativos e ferramentas para trabalhar sua área de marketing.
Os números da franquia Pet 10
A franquia Pet 10 aparece como uma opção promissora de investimento no mercado de franquias de pet shop, com mais de 100 pets tosados e/ou banhados por dia, um mix de produtos com mais de 600 opções, 4 unidades franqueadas ativas, um crescimento de 68% ao ano e a previsão de abertura de 22 franquias em 2023.
Para investir na franquia Pet 10, o valor mínimo que o empreendedor deve embolsar é de R$ 120 mil. A rentabilidade deste negócio varia em torno de 25% a 40%, a taxa de royalties é de 5% em cima do faturamento bruto e o prazo de retorno do investimento gira entre 10 e 18 meses.
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Vale a pena investir em uma franquia Pet 10?
Como o mercado de produtos pet está em amplo crescimento, a ponto do país se encontrar em terceiro lugar no ranking de países com mais pets no mundo e a projeção de crescimento desse mercado ser de 140% até o ano de 2026, podemos dizer que vale a pena, sim, se tornar parceiro da franquia Pet 10.
Afinal, este mercado se mostra bastante promissor e a franqueadora oferece todo o suporte necessário para que o negócio alcance o sucesso.
Para saber mais informações sobre o investimento na franquia Pet 10 ou em outros negócios, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!
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