A importância da pesquisa de mercado para alavancar resultados

7 minutos para ler

A pesquisa de mercado é essencial para garantir segurança a um negócio, principalmente quando o objetivo é abrir uma franquia. Ela pode dar sua maior contribuição quando a análise é feita com objetividade, de maneira imparcial e trabalhando com informações pertinentes aos objetivos definidos. 

Quer saber como a Goakira pode te ajudar a alavancar o seu negócio? Preencha o formulário abaixo: 

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Dentro das grandes redes de negócios, tem sido um instrumento altamente valioso nas tomadas de decisões com menor risco, para solução de inúmeros problemas e para alavancar resultados. Sempre que se colhe, registra, compila e analisa um fato, está se realizando uma pesquisa. 

Atualmente, há diversas abordagens e métodos variados para a realização de pesquisas disponíveis no mercado, bem como empresas conceituadas e especializadas para esse tipo de trabalho.

Quer saber mais sobre a pesquisa de mercado e sua importância para redes de negócios e abertura de franquias? Confira os tópicos que listamos abaixo!

Metodologia de Pesquisa

Vale lembrar que, como o trabalho de pesquisa é, geralmente, baseado em amostra, há a possibilidade de erros. Por isso, se a metodologia de pesquisa for definida e realizada com atenção, com plena compreensão das possibilidades e limitações, pode se constituir em grande ajuda. Em redes de negócios, os principais objetivos de uma pesquisa são:

  • avaliar o melhor canal de venda e distribuição;
  • identificar e/ou validar o público-alvo;
  • avaliar o tamanho e comportamento do mercado (consumidor, preço, produto e marca) e concorrência;
  • diferenciar potencial de mercado;
  • verificar a atuação de metodologias, estratégias e políticas;
  • determinar a aceitação de novo produto pelos consumidores;
  • avaliar impactos e eficiência de ações de marketing;
  • avaliar pontos estratégicos de venda;
  • investigar pontos de melhoria nos processos e no relacionamento com os empreendedores;
  • determinar razões de insatisfação do cliente e avaliar melhorias;
  • avaliar o desenvolvimento de mercado em outras regiões nacionais e internacionais;
  • identificar novos indicadores de desempenho e novas oportunidades para o negócio.

Pesquisa para o mercado de Franquias

Pode-se tomar como um ótimo exemplo de realização de pesquisa dentro do canal de franquias a fase de expansão.

Se não houver uma boa averiguação para a identificação de pontos negativos e atuação nas melhorias do negócio atual, definição do perfil e seleção correta do investidor para o tipo de negócio, assim como a determinação correta da região de instalação do empreendimento, este está fadado a ter um curto ciclo de vida impactando, inclusive, no valor da marca.

Além disso, existem outras vantagens da pesquisa para abertura de franquia que você pode conferir a seguir.

Retorno do investimento

A pesquisa de mercado é essencial para mostrar o retorno de investimento para quem deseja abrir uma franquia. Isso porque é com base nela que esse dado tão importante poderá ser calculado. Afinal, antes de fechar negócio, o franqueado quer saber, ao certo, em quanto tempo ele terá o valor investido de volta, além de quando ele obterá lucro.

Por isso, evidenciar a ele como é o mercado, quais são as projeções de vendas, qual é o sucesso esperado para a franquia e em quanto tempo ele obterá o retorno financeiro faz toda diferença, além de ser vital para o projeto de expansão.

Aderência entre o modelo de negócio e o público-alvo local

Outro dado de extrema importância revelado pela pesquisa de mercado é a aderência entre o modelo de negócio e o público-alvo local. Afinal, não é porque uma empresa deu certo em São Paulo que ele deslanchará em Minas Gerais também, por exemplo.

O Brasil é um país peculiar e cheio de regionalidades. Por isso, para expandir com segurança, o franqueado precisa ter certeza de que o negócio e o público local tem afinidades. E tal questão importa também para o franqueador, que precisa que os estabelecimentos sejam um sucesso e deem retorno em razão do fortalecimento da marca, pagamento de royalties e lucros, expansão e conquista de mercado etc.

Identificação dos pontos fracos e fortes do negócio

A pesquisa é capaz de identificar os pontos fortes e fracos do negócio. Tais dados são estratégicos e determinantes para a tomada de decisão, podendo alterar os rumos da empresa em busca de maior identificação com o público, prestação de um serviço mais coerente e alinhado às necessidades, oferecimento de um produto cada vez mais diferenciado etc.

Mapeamento da concorrência

A pesquisa de mercado evidencia como é a concorrência. Ela fornece informações de extremo valor para quem deseja abrir uma franquia e para quem quer encontrar franqueados. Para ser melhor do que seu oponente você precisa conhecê-lo. É preciso reconhecer em que ele é melhor e buscar, pensando “fora da caixa”, superá-lo.

Além disso, é possível identificar falhas nos serviços e produtos dos oponentes, e supri-las para se destacar em um mercado tão competitivo.

geomarketing
Sobrevivência no mercado

Os executivos precisam, cada vez mais, de informações relevantes, a fim de alavancar resultados e manter seus negócios sustentáveis. A pesquisa realizada continuamente é fundamental para a sobrevivência diante de tanta concorrência. Principalmente em mercados que se encontram em um cenário de saturação. O executivo deve ser capaz de utilizar e avaliar a pesquisa com visão estratégica, a fim de tomar decisões inteligentes.

Como o mundo dos negócios está em constante transformação, é imprescindível gerar histórico das pesquisas feitas. Além de criar um centro de informações para analisar e alavancar resultados e ter uma base comparativa para futuras pesquisas.

Viu só como a pesquisa de mercado é essencial não apenas para alavancar resultados, mas também para abrir uma franquia e crescer de maneira escalável? Ela fornece informações cruciais e estratégicas que podem mudar os rumos do negócio e, portanto, conhecer o seu público e o que ele busca é a chave para o sucesso.

Agora você já sabe porque a pesquisa de mercado é tão importante para alavancar resultados na abertura de franquias. Que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre os contratos nesse modelo de negócios

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário