Já ouviu falar da franquia Parmeggio?
Com vinte anos de história, essa rede de franquia de fast food é uma opção de alimentação rápida que não deixa a desejar na qualidade, oferecendo diversas alternativas de parmegianas, grelhados, massas e saladas em lojas espalhadas por 17 estados brasileiros.
Nesse post, apresentaremos a história da franquia Parmeggio, além de mostrar dados e informações sobre o investimento neste tipo de negócio e explicar por que vale a pena investir nesta marca recheada de sabor e sucesso.
Venha conosco e boa leitura!
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
O que é franquia?
Se você quer investir em franquias de alimentação, como a franquia Parmeggio, mas tem dúvidas quanto a esse modelo de negócio, não se preocupe! A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para não passar apuros!
O modelo de franquias, também conhecido como franchise ou franchising, é um modelo de negócio onde uma empresa proprietária de uma marca licencia a um investidor o direito de uso desta marca, cedendo a ele o formato do negócio. Dessa forma, este investidor replica um modelo de negócio que deu certo em outra localidade.
Nesse modelo, uma empresa — conhecida como franqueadora — cede a terceiros — os franqueados — o direito de uso da marca, podendo explorar comercialmente não só os produtos e serviços, mas também todos os processos e métodos de trabalho desenvolvidos pela franqueadora ao longo dos anos.
Assim, com as franquias, os franqueados utilizam estratégias como o geomarketing para replicar um formato de negócio já testado e aprovado no mercado em novas unidades e em diferentes localidades.
O franchising é um modelo considerado diferente do licenciamento de marca pois conta com uma legislação própria: a Lei de franquias, que já teve algumas atualizações nos últimos tempos.
O processo de formatação da franquia deve ser padronizado de acordo com a lei, sendo estritamente necessária a criação de documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como um alicerce para a garantia dos direitos e dos deveres da franqueadora e do franqueado.
A lei de franquias, promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, impõe, por exemplo, que o franqueado pague uma taxa mensal para o franqueador, além de esmiuçar os detalhes da elaboração da Circular de Oferta de Franquia, documento que os franqueadores possuem e devem entregar para os investidores que desejam se tornar franqueados daquela marca, sendo transparentes sobre a situação da franquia e especificando as características do negócio.
Por isso, o investidor que quer se aventurar nas franquias deve ficar atento se as informações a seguir constam na Circular de Oferta de Franquia oferecida pelo franqueador:
- Histórico resumido da franquia;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
História do modelo de franquias
Agora que você entendeu o que é o modelo de franquias, está na hora de entender como se deu a sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi reproduzido pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.
Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica.
Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.
Os tipos de franquias
Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de gerir franquias, afinal, é um número muito grande de empresas, em que é impossível não surgir diversidade.
Existem franquia de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquia de fast food, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais.
E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.
Os segmentos de franquias atualmente existentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, são os seguintes:
- Alimentação (aqui está a franquia Parmeggio);
- Saúde, beleza e bem estar;
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos;
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
A história da franquia Parmeggio teve início no ano de 2003, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, com a colaboração dos empresários Marcelo Rocha e Sergio Olmos, que detinham vasta experiência no ramo de restaurantes fast food e se inspiraram em uma deliciosa receita de origem italiana para dar nome ao seu novo negócio: as saborosas parmegianas.
De acordo com Sergio, eles escolheram o nome da franquia de alimentação inspirando-se em uma das maiores especialidades da casa: o tradicional bife à parmegiana, que é servido tanto com os acompanhamentos mais conhecidos pelos brasileiros — arroz e batata frita — quanto com fettuccine, de acordo com a receita italiana.
Os pratos oferecidos pela franquia Parmeggio logo agradaram o paladar do público e, assim, o cardápio se expandiu com opções irresistíveis, como lanches deliciosos, beirutes e tábuas de porções com farofa e batatas fritas, que se tornaram uma ótima escolha para o happy hour e refeições noturnas.
Além disso, a franquia Parmeggio também traz opções de grelhados, com o carro-chefe sendo o contra filé especial, um dos pratos preferidos dos clientes do estabelecimento, de acordo com Marcelo Rocha, um de seus fundadores.
O sucesso foi tanto que, em 2007, quatro anos depois da sua fundação, a empresa expandiu os seus negócios e se tornou uma franquia de fast food com a Parmeggio Franquias.
A partir desse momento, a empresa começou a inaugurar novas unidades em outras cidades, se expandindo pelo Brasil, assegurando a padronização de seu modelo de excelência e garantindo aos seus públicos uma experiência de sabor diferenciada.
Com ingredientes selecionados cuidadosamente, eficiência e rapidez no atendimento, variedade de opções no cardápio e o principal: muita paixão pelo trabalho, a franquia Parmeggioé uma das melhores opções de investimento no setor de alimentação.
Por que fazer o investimento na franquia Parmeggio?
Investir na franquia Parmeggio é uma excelente opção para quem busca um negócio sólido e comprovadamente bem-sucedido no mercado.
Entre os pontos que podemos destacar para indicar o investimento neste tipo de negócio, podemos destacar o fato da empresa ser 100% brasileira, utilizar produtos de altíssima qualidade no preparo de seus pratos, que são cuidadosamente selecionados para garantir o melhor sabor e agradar o paladar de seus clientes e contar com um cardápio variado e atrativo como um diferencial competitivo que traz alternativas para todos os gostos e ocasiões.
Esses fatores fazem com que a franquia Parmeggio seja uma opção de negócio com boa aceitação no mercado e que, consequentemente, ofereça uma lucratividade expressiva para quem se tornar investidor dessa promissora franquia de alimentação.
Qual é o perfil de quem investe na franquia Parmeggio?
A marca Parmeggio exige que o investidor que deseja se tornar franqueado tenha algumas habilidades específicas para obter uma unidade dessa franquia de alimentação.
Entre essas habilidades, é imprescindível que o candidato tenha boas habilidades de liderança, dominando a comunicação com os funcionários e clientes para gerenciar equipes e delegar funções.
Além disso, o investidor da franquia Parmeggio também deve ter espírito empreendedor, disposição para se dedicar ao negócio também nos finais de semana e depois do expediente, bem como ter conhecimentos em matemática financeira, administração e contabilidade e ter, no mínimo, o ensino médio ou um curso técnico concluído.
Como a franquia Parmeggio auxilia seu franqueado?
A rede Parmeggio, bem como toda franquia de sucesso, oferece amplo suporte aos seus franqueados. Entre os pontos de auxílio, essa franquia de alimentação auxilia os investidores na busca do local ideal para a instalação da unidade franqueada, no oferecimento de treinamento para as equipes, fornecendo manuais, além de contar com um software exclusivo de gerenciamento da unidade, facilitando a gestão do franqueado, que conta com supervisões periódicas do negócio e com fornecedores homologados.
Além disso, a franqueadora auxilia na definição da identidade visual e layout da loja, padronizando a unidade para que haja semelhança com o restante da rede.
Por fim, a franquia Parmeggio também oferece parcerias com renomadas instituições financeiras, como Caixa Econômica, Bradesco e Santander, que garantem que até 50% do investimento seja financiado através de linhas de crédito.
Quanto custa investir na franquia Parmeggio?
O empreendedor que quiser investir em um modelo de franquia de alimentação com boa rentabilidade deve olhar com atenção para a franquia Parmeggio.
A rede conta com 74 unidades franqueadas e uma unidade modelo que serve de inspiração para as outras lojas. A unidade franqueada deve ter uma metragem de 30 a 50 m2.
Quanto às taxas, o modelo de negócio oferecido pela franquia Parmeggio conta com opções acessíveis e atrativas para o empreendedor. A taxa de propaganda consome apenas 1% do faturamento bruto, enquanto a taxa de royalties é de 4% no Estado de São Paulo, enquanto fica em torno de 6% em outras localidades. A taxa de franquia também é acessível, variando entre R$ 35 mil e R$ 40 mil.
O faturamento médio mensal da franquia Parmeggio gira em torno de R$ 120 mil. O valor inicial de investimento neste negócio varia entre R$ 290 mil a R$ 495 mil e o tempo médio de retorno do investimento é de aproximadamente 24 meses.
Por fim, o prazo do contrato de franquia é de 5 anos, o que dá ao franqueado tempo suficiente para consolidar o negócio e obter resultados satisfatórios na gestão de uma unidade da franquia Parmeggio.
Posts do Blog Goakira que você pode gostar:
- McDonald’s e Burger King – O que aprender com o duelo?
- Master Franquia: o que é e como funciona o modelo?
- Licenciamento de Marca ou Formatação de Franquia: Qual é melhor?
- Comprar um ponto comercial: Cuidados e Dicas
- Franquia ou filial: qual a diferença?
Vale a pena investir em uma franquia Parmeggio?
Levando em consideração os pontos que levantamos, como a solidez e segurança que a franquia Parmeggio oferecem ao investidor, além do amplo auxílio oferecido pela franqueadora e os valores de investimento e taxas associadas não serem exorbitantes, apontamos que vale a pena, sim, investir nessa franquia de alimentação.
Para saber mais informações sobre o investimento na franquia Parmeggio ou em outros negócios, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!
Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então é só seguir nossos perfis no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e YouTube!