Imagine ter um negócio próprio em funcionamento há pouco mais de cinco anos, com relativo sucesso, se deparar com uma adversidade de proporções globais e mesmo assim conseguir virar o jogo, faturando até mais do que antes do acontecimento em questão? Pois esta é a história de Everaldo Putti e da franquia Açaí da Barra.
Neste post, você vai conhecer a história da franquia Açaí da Barra, um negócio montado por amigos que moravam no interior de São Paulo e que queriam montar um self-service dessa iguaria gelada tão querida pelos brasileiros. Também vamos descobrir como em relativamente pouco tempo eles conseguiram se transformar numa franquia de sucesso do setor de alimentação, superando obstáculos como a pandemia da COVID-19 de uma maneira inteligente e arrojada.
Preparado ou preparada para conhecer esta trajetória repleta de sucesso e energia? Então continue conosco e boa leitura!
Posts do Blog Goakira que você pode gostar:
- McDonald’s e Burger King – O que aprender com o duelo?
- Master Franquia: o que é e como funciona o modelo?
- Licenciamento de Marca ou Formatação de Franquia: Qual é melhor?
- Comprar um ponto comercial: Cuidados e Dicas
- Franquia ou filial: qual a diferença?
O que é franquia?
Caso você queira investir e abrir uma franquia de alimentação, semelhante à franquia Açaí da Barra, ou de qualquer outro setor, mas ainda não esteja familiarizado, acompanhe a seguir, pois iremos explicar o que é franquia e como elas funcionam!
O franchising nada mais é que um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. De forma resumida, a franquia é um modelo de negócio de sucesso replicável.
No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.
Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias como o geomarketing para usar um formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido. Assim, o franqueador assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.
Os direitos e obrigações de um franqueado
Além disso, aquele que deseja empreender investindo em franquias de alimentação, assim como a franquia Açaí da Barra, também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos em documentos como o contrato de franquia.
Ele deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que a franquia oferece.
Quanto aos direitos e obrigações do franqueado, temos como direitos:
Uso da tecnologia do franqueador
É o ponto mais importante a ser levado em conta pelo franqueado. A transferência de tecnologia entre franqueadores e franqueados, além de toda a bagagem de nomes, marcas e identidade visual, possibilita ao franqueado maior otimização na gestão e na política da empresa.
Dessa forma, a uniformização e padronização do know-how e tecnologia das franquias beneficia ambas as partes envolvidas no negócio e, por isso, deve ser seguida à risca.
Comercialização de produtos e serviços
O franqueado tem direito, assim que consumado o negócio e assinado o contrato de franquia, de vender todos os serviços e produtos oferecidos pelo franqueador. Se algum produto for retirado da linha, o franqueador deve substituí-lo o mais rápido possível, de modo que o franqueado consiga cuidar da reposição e não sofrer prejuízos por uma possível queda nas vendas.
Isso costuma acontecer em franquias de alimentação, por exemplo. Quando um sanduíche é lançado e, depois de um tempo, tem sua produção descontinuada, é dever do franqueador colocar um novo produto em seu lugar, principalmente se o anterior tiver sido um sucesso de vendas.
Exclusividade na área de atuação
É previsto no contrato de franquia que o franqueado tem direito à exclusividade de comercializar determinados serviços ou produtos dentro de um determinado território.
Com o valor pago pelo franqueado ao franqueador em transferência de tecnologia, taxas, direito de uso, todas as normas de obrigações, o mínimo que se pode oferecer ao franqueado é a exclusividade ao prover aquele serviço em sua região.
Dependendo do modelo de franquia formatada e contratada, este direito pode ser mais flexibilizado, mas sempre deve ser respeitado pelo franqueador, estando sujeito à quebra do contrato.
Recebimento de segurança e suprimentos
O franqueador deve garantir ao franqueado que o suprimento de insumos e bens necessários ao pleno funcionamento da franquia seja feito de forma regular e segura, visto que o franqueado não tem total autonomia para escolher com quais fornecedores ele deve trabalhar.
Como estes são escolhidos pelo franqueador, é fundamental assegurar os suprimentos e entregas da melhor forma possível, além de serem oferecidos produtos de qualidade, que ajudem a trazer confiabilidade à franquia.
Já quanto às obrigações do franqueador, podemos destacar as seguintes:
Pagamento de remunerações
No contrato, está estipulado que o franqueado deve pagar, em dia, as taxas necessárias ao funcionamento da franquia. A principal remuneração a ser paga é a taxa de franquia.
Essa taxa consiste na aquisição de toda a tecnologia e know-how envolvidos na franquia, bem como os nomes, marcas e identidades visuais utilizados pelo franqueado. É um valor fixo, que deve ser pago mensalmente, durante todo o período em que o contrato de franquia estiver ativo. No final do contrato, se ambas as partes concordarem em seguir trabalhando juntas como franqueador e franqueado, a taxa de franquia sofre um reajuste.
Além disso, o franqueado também pode ter que pagar royalties ao franqueador. Ao contrário da taxa de franquia, o valor dos royalties é variável e calculado em cima do faturamento bruto mensal do franqueado. Está previsto na lei, porém não é obrigatório, inclusive há franquias que preferem não cobrar royalties.
A taxa de propaganda também pode ser cobrada, sendo calculada da mesma forma, ou seja, sobre o faturamento da unidade de franquia. Seu objetivo é constituir um fundo para propagar a mensagem da marca em meios de comunicação como televisão e internet.
Compromisso com o padrão de qualidade
Como já foi dito anteriormente, o franqueado não possui a liberdade de escolher com quais fornecedores vai trabalhar, deixando isso a cargo do franqueador. Dessa forma, o franqueado deve seguir todas as diretrizes do franqueador, desde a padronização das instalações até os insumos que serão utilizados nos produtos.
A unidade de franquia deve seguir o padrão de qualidade de todas as outras unidades e isso deve estar compreendido tanto no contrato, quanto no compromisso do franqueado e seus funcionários.
Sigilo acerca de informações estratégicas
Já é sabido que o franqueado tem acesso livre a todo o know-how e tecnologia que lhe foi transferida com a aquisição da franquia e a assinatura do contrato.
Algo que ele deve se certificar, também, é que estas informações, costumeiramente sigilosas, não podem ser divulgadas de forma alguma em público, de maneira a não colocar o negócio em risco.
Ou seja, os dados relevantes à empresa, como métodos de trabalho, processos, planos de negócios, entre outros, devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo.
O franqueador também tem seus direitos e obrigações com o franqueado e essas informações também estão previstas em contrato. Acompanhe, a seguir, aquilo que é obrigatório ao dono do negócio prover ao investidor que pretende investir em franquias:
Treinamento dos franqueados e funcionários
É obrigação do franqueador oferecer treinamento e capacitação profissional adequados aos franqueados e seus funcionários, de forma que consigam prestar os serviços previstos no contrato de franquia de forma plena.
Além disso, o franqueador deve assessorar seu franqueado no momento de escolha do ponto comercial ou na elaboração do projeto arquitetônico que será empregado na construção do estabelecimento.
Dessa forma, o franqueado e seus colaboradores terão mais competência para seguir os padrões e normas estabelecidos no contrato de franquia.
Fornecimento de tecnologia
Como foi dito anteriormente, a característica mais marcante de uma franquia é a padronização. Por isso, dentre as obrigações do franqueador previstas no contrato de franquia, está a cessão de tecnologia e know-how dos serviços que o franqueado irá prestar. Estes serviços são um pacote único, não podendo, de forma alguma, sofrer alterações do franqueado ou de sua equipe de colaboradores.
Entre os serviços que são licenciados ao franqueado estão o nome, marca, logotipo e identidade visual em geral, nome dos produtos e métodos de trabalho. Todos devem ser seguidos de forma integral.
Criação de publicidade
Fica a cargo do franqueador a função de coordenar as estratégias de marketing e publicidade da franquia, tanto no dia a dia quanto em ações especiais.
Dependendo do caso, o franqueado pode dividir com o franqueador a publicidade de sua unidade. Por exemplo, quando julgar necessário impulsionar a divulgação do local, seu endereço, etc. Neste caso, o franqueador deve autorizar o ato e as despesas ficam para o franqueado.
Condução de pesquisas
O franqueador também deve ser responsável pela pesquisa de mercado, monitorando as ações dos seus concorrentes e investindo na criação de novos produtos, com o objetivo de atender as demandas e expandir o público-alvo.
Outras obrigações do franqueador
Além das prerrogativas citadas anteriormente, o franqueador também deve estar atento às áreas em que já haja uma unidade de franquia previamente instalada. Segundo o contrato de franquia, o franqueado possui o direito de exclusividade de território, o que proíbe que várias unidades sejam instaladas na mesma região.
Em conclusão, o franqueador deve prover assistência ao franqueado em todos os momentos, seja por meio de visitas, seminários, troca de informações ou treinamentos.
Taxas e royalties
O empreendedor que deseja investir em franquias deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.
Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.
A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.
A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.
A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.
Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing.
História do modelo de franquias
Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising, ao menos como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja.
Atualmente, no Brasil, o mercado de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade da movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia, principalmente no setor de alimentação, é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.
Tipos de franquias
Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer franquia, afinal, é um número muito grande, em que é impossível não surgir diversidade.
Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, o modelo de franquias é dividido pela ABF em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação, assim como a franquia Açaí da Barra. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.
Confira abaixo os segmentos de franquias existentes:
- Alimentação (que inclui a franquia Açaí da Barra);
- Saúde, beleza e bem estar;
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos;
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
Franquia Açaí da Barra: um negócio com muita energia
O ano era 2015. Dois amigos que moravam na cidade de Barra Bonita, no interior de São Paulo, perceberam que o mercado de sorveterias da região não oferecia alternativas reais, de forma que todos os estabelecimentos do tipo eram engessados e impediam o consumidor de ter mais autonomia na hora de escolher o sabor e os acompanhamentos. Com a ideia de mudar este cenário, Everaldo Putti e José Eduardo Volpato tiraram do papel o primeiro self service de açaí do Brasil: a franquia Açaí da Barra (que ainda não era franquia).
O modelo de self service é interessante para o cliente, afinal ele consegue escolher quais acompanhamentos ele deseja saborear juntamente com seu açaí. O público gostou e, em pouco menos de quatro meses, a loja abriu uma segunda unidade, ainda em Barra Bonita, com a ajuda de conhecidos.
Atualmente, a franquia Açaí da Barra conta com pouco mais de 90 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil, atingindo um faturamento de R$ 59 milhões no ano de 2020, crescendo 30% neste mesmo ano em número de unidades franqueadas abertas, apesar de todos os transtornos causados pela pandemia neste período, como medidas restritivas e até o fechamento temporário das atividades.
Depois de um ano de existência (em 2016), a Açaí da Barra já tinha 11 lojas abertas, fruto de parcerias de Putti e Volpato com empreendedores da região, quando Putti teve uma ideia: formalizar, finalmente, o negócio como uma franquia, buscando auxílio de uma consultoria especializada neste modelo de negócio. Aí, nasceu a franquia Açaí da Barra, com as lojas já existentes aceitando a transição no modelo do contrato e a abertura de novas unidades franqueadas, consolidando o formato de expansão.
Mais ou menos um ano depois da expansão do negócio por meio de franquias, Everaldo Putti percebeu que os fornecedores começaram a aumentar os preços dos produtos, enquanto a qualidade diminuía. A solução que o empreendedor encontrou para esse problema foi ousada: ele investiu cerca de R$ 500 mil reais, parcelados em dez vezes, para não depender mais de fornecedores externos para a franquia Açaí da Barra, montando uma fábrica própria no bairro da Barra Funda.
Inicialmente, a ideia por trás da fábrica própria era obter controle total sobre a matéria-prima da rede, mas também foi possível ampliar o portfólio de produtos vendidos em cada loja, expandindo possibilidades e chegando a até 14 tipos diferentes de açaí oferecidos pela marca. Além disso, a franquia Açaí da Barra implantou um sistema próprio de logística, que verticalizou o processo e fez com que as unidades franqueadas economizassem de 15% a 20%.
Posteriormente, a franqueadora mudou a maneira da remuneração dos franqueados, passando a cobrar royalties sobre as compras, em vez da cobrança em cima do faturamento bruto. Segundo Everaldo Putti, essa medida auxiliou a franquia Açaí da Barra a superar a primeira fase da pandemia da COVID-19, visto que a margem das unidades franqueadas chegou a crescer aproximadamente 3%.
COVID-19: como a franquia Açaí da Barra superou as incertezas
A franquia Açaí da Barra tinha 89 unidades em pleno funcionamento quando começou a pandemia da COVID-19, em março de 2020, com oito delas localizadas na Grande São Paulo. Como todas as unidades são de rua, foi possível manter o funcionamento do negócio mesmo com as portas fechadas. Duas medidas foram tomadas para acentuar o faturamento das unidades: as opções de take away (retirar os produtos na loja) e a implementação de um serviço de delivery, iniciado durante a crise sanitária.
Através do serviço de delivery, o consumidor escolhe a base do açaí e os “toppings” (coberturas e complementos), montando o produto personalizado no conforto de sua casa. Além disso, é incentivado pela marca a postar fotos da delícia em suas redes sociais, marcando os perfis da franquia Açaí da Barra.
Com o tempo e a necessidade de atender diferentes públicos, a rede se viu obrigada a criar novas embalagens para seus produtos e investir em novas atrações, como uma linha de picolés vendida em combos de 30 unidades, pelo valor de R$ 25. A estimativa de quanto a franquia Açaí da Barra investiu nesse processo de modernização — automatizando a produção e aumentando seu ritmo — é de R$ 4 milhões só em 2020.
Assim, o serviço de delivery logo se tornou um dos pilares da franquia Açaí da Barra, representando inicialmente 10% do faturamento dos franqueados, hoje chegando a até 20%, uma porcentagem que ajudou a franqueadora a controlar os prejuízos causados pela crise sanitária (de acordo com Everaldo Putti, a queda que a pandemia causou no faturamento da marca chegou a 30%). No total, a receita da rede de franquias de açaí ficou em R$ 59 milhões.
Como nem tudo são flores, a franquia Açaí da Barra perdeu duas unidades nesse período de crise sanitária. De acordo com o empreendedor Everaldo Putti, essas lojas já não iam bem antes da pandemia.
No entanto, com a flexibilização das atividades que ocorreu em agosto de 2020, foram abertas mais 35 novas unidades, com algumas conseguindo sair do papel e funcionar já em 2020 e fazendo com que a rede terminasse o ano com um saldo positivo nesse quesito, chegando a 90 unidades franqueadas. As lojas da franquia Açaí da Barra abertas no primeiro ano da pandemia funcionam exclusivamente com o serviço de delivery e com um grande impulsionamento nas redes sociais, o que garantiu resultados satisfatórios para a franqueadora.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento fechou cerca de 4 mil unidades de franquia em 2020, o que acarretou uma queda de 2,6% em relação ao total existente em 2019. Dessa forma, o resultado da franquia Açaí da Barra foi fora da curva. Putti afirmou que a franqueadora foi muito requisitada por pessoas que estavam capitalizadas e perceberam que optar por investir em franquias é mais rentável do que outros tipos de investimento. Além disso, multifranqueados e altos executivos que perderam o emprego na crise sanitária também se interessaram pelo sucesso da rede.
Como a franquia Açaí da Barra tem uma fábrica própria encarregada do preparo dos produtos, não há esforço nesse sentido por parte do franqueado: ele só precisa vender. Assim, a simplificação do processo e a economia com a produção própria e taxas são razões para que a marca não tenha sofrido tanto e tenha se tornado mais competitiva durante a crise sanitária e econômica.
Inclusive, o grande número de abertura de novas unidades franqueadas fez com que fosse necessário ampliar a fábrica própria da franquia Açaí da Barra, com o intuito de atender com excelência todos os pontos de venda em funcionamento. O centro de produção da franqueadora multiplicou por dez o valor investido, contando com R$ 5 milhões em equipamentos. Além disso, os empreendedores planejam uma linha exclusiva para venda no varejo, diferenciada dos produtos fornecidos para os franqueados, aumentando as fontes de receita da rede.
Atualmente a franquia Açaí da Barra tem a grande maioria das suas unidades franqueadas localizadas no interior do estado de São Paulo, com algumas lojas abertas em estados como Paraná e Mato Grosso do Sul. O objetivo da marca é concretizar sua expansão atingindo todo o território nacional, oferecendo produtos de qualidade e origem natural para todos.
Diferenciais da franquia Açaí da Barra
Um dos grandes diferenciais da franquia Açaí da Barra é o modelo de self service, que permite que o cliente personalize o seu açaí, adicionando quantos itens adicionais entre coberturas e complementos preferir. Como a cobrança é por quilo, não há necessidade de limitar a quantidade de itens adicionais.
Além do açaí tradicional, a marca oferece mais 10 sabores e mais de 40 tipos de complementos para a iguaria, fazendo com que a franquia Açaí da Barra se destaque no mercado como uma das franquias de açaí que oferece mais variedade em seu mix de produtos.
E apesar do nome, não é só o açaí que a franquia Açaí da Barra oferece aos seus consumidores. Além da iguaria tipicamente brasileira, são oferecidos mais de 40 sabores de sorvete, sanduíches naturais, crepes, sobremesas, sucos naturais, vitaminas, milk shakes… São opções para todos os gostos.
Como a franquia Açaí da Barra tem uma fábrica própria, eles conseguem produzir seus próprios açaís e sorvetes com menos custos tanto para a franqueadora quanto para o consumidor. A fábrica tem capacidade para produzir mais de 4 toneladas de cada um por dia.
A franquia Açaí da Barra, além disso, também investiu em promoções para atrair novos consumidores. Em tempos de verão, por exemplo, se o cliente comprar acima de R$ 13 em produtos da loja, ele tem direito a um cupom e pode ganhar prêmios como mochilas almofadadas e sacola, squeezes, camisetas, smartwatches e carregadores portáteis.
Como abrir uma franquia Açaí da Barra?
O investidor que quiser adquirir uma unidade da franquia Açaí da Barra deve acessar o site e escolher a opção “Seja um Franqueado”. Ali, é necessário preencher um formulário com os seus dados e, posteriormente, a empresa enviará uma apresentação com informações sobre a franquia através do e-mail, além de uma ficha de pré-qualificação que deve ser preenchida pelo empreendedor.
Fique atento: o preenchimento da ficha de pré-qualificação, bem como o seu envio, não implica em nenhum tipo de compromisso entre a franqueadora e o franqueado. O objetivo dela é apenas servir para que a marca conheça mais sobre o investidor e suas ambições para com o negócio.
Depois dessa avaliação, a empresa entra em contato para tirar quaisquer dúvidas que possam existir e dar prosseguimento aos trâmites necessários para a compra da unidade franqueada.
Vantagens de adquirir uma unidade da franquia Açaí da Barra
A franquia Açaí da Barra oferece diversas vantagens para o investidor que quiser se tornar franqueado. Por exemplo, a fabricação própria de sorvetes e açaís pela franqueadora permite que sabores únicos e exclusivos da rede sejam oferecidos aos clientes, proporcionando experiências que não seriam possíveis em outro estabelecimento.
Outra vantagem interessante da franquia Açaí da Barra é a cobrança por quilo que, embora faça com que o franqueado ganhe pouco em alguns produtos, também proporciona maior ganho em outros, balanceando melhor os lucros do negócio, principalmente se considerar que existem outros produtos à disposição do consumidor.
Além disso, a maior vantagem da franquia Açaí da Barra, bem como de outras franquias, é que o investidor corre menos riscos, pois estará empreendendo num modelo de negócio que já é testado e aprovado, recebendo suporte tanto na abertura da unidade franqueada quanto durante seu funcionamento. O franqueado, por tanto, conta com todo o know how e métodos de trabalho proporcionados pela rede.
Opções de investimento da franquia Açaí da Barra
Atualmente, a franquia Açaí da Barra oferece quatro modelos diferentes de negócio, cada um com seu próprio tamanho e valor de investimento mínimo para o investidor que quiser se tornar franqueado.
A opção de quiosque prevê unidades com tamanho de 5 a 10 m², com valor mínimo de investimento de R$ 99 mil. A franquia Compact conta com lojas de 20 a 35 m² e seu valor inicial de investimento é de R$ 110 mil. A loja Smart oferece mais espaço (entre 40 e 60m²) e é exigido um aporte de no mínimo R$ 146 mil por parte do franqueado. Por fim, o modelo Premium, mais espaçoso de todos, com unidades de 100m² ou mais, cobra a partir de R$ 200 mil pelo investimento. Todos estes modelos têm, em média, 14 a 18 meses de retorno médio.
Qual o faturamento médio mensal da franquia Açaí da Barra?
O faturamento médio mensal da franquia Açaí da Barra se situa em cerca de R$ 40 mil, com a franquia prometendo de 14 a 18 meses para o retorno do investimento inicial feito pelo franqueado.
Vale a pena investir na franquia Açaí da Barra?
A franquia Açaí da Barra é um investimento que vale a pena. Analisando todos os fatores que devem ser levados em consideração, como a sua fabricação própria de sorvete e açaí, o pioneirismo em ser a primeira rede de franquias de açaí a oferecer self service aos consumidores, além de toda a variedade de produtos e opções de combinações e complementos fazem com que esse investimento traga um potencial significativo.
Além disso, embora o investimento seja relativamente alto para uma franquia de açaí, mesmo no modelo de negócios mais básico, o prazo não tão longo para o retorno do investimento traz uma maior segurança ao investidor.
Claro que sempre é importante que o empreendedor fique atento antes de fechar a compra das unidades franqueadas. Avaliar a quantidade de capital disponível para o investimento é fundamental. Além disso, deve-se checar com outros franqueados da marca se é oferecido um bom serviço de suporte, tanto no pré quanto no pós-abertura.
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
Franquia Açaí da Barra, o investimento perfeito para esse verão!
Você acompanhou, neste post, a história da franquia Açaí da Barra, que surgiu há menos de dez anos e, em um relativamente curto espaço de tempo, conseguiu crescer e se estabelecer no mercado oferecendo produtos que todos gostam, com fabricação própria e modelos de negócio interessantes para o potencial franqueado. Que tal investir nesse negócio refrescante? O verão já está chegando!
Quem empreende não pode vacilar, portanto, é fundamental sanar todas as dúvidas em relação ao funcionamento do mercado de franquias. Só assim se evita o fracasso e o investimento errado!
Por isso, para não cometer erros na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!
Olá, mais informações, por favor !
Rafael Curi