Estudo de expansão: como fazer expansão de franquias?

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Fazer a expansão de uma marca a partir de franquias é uma das formas lucrativas e inteligentes. Mas sempre surge a dúvida. Afinal, como fazer expansão de franquias? Para isso, existe o estudo de expansão.

Para fazer seu negócio crescer de forma sustentável com a formatação e expansão de franquias, existem algumas etapas a serem seguidas dentro de um processo. Nesse caso, ele envolve diversos estudos e análises prévias, além da parte prática.

Assim, pensando em ajudar com isso, vamos te ensinar um passo a passo completo sobre estudo de expansão para a sua marca com o franchising. Também, vamos esclarecer alguns conceitos básicos:

  1. O que é formatação de franquias
  2. Vantagens de franquear um negócio
  3. O que é expansão de franquias
  4. Quais estudos e análises fazer em cada etapa
  5. Passo a Passo da expansão de franquias
  6. Como fazer na prática

Preparado? Então, vamos lá! Entenda o que é estudo de expansão de franquia.

expansão de franquias

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O que é formatação de franquias?

Embora os conceitos sejam parecidos e façam parte do mundo do franchising, formatação e expansão não são a mesma coisa. 

A formatação é o processo de transformar uma marca comum em franquia. Assim, nesta fase inicial, toda a parte técnica, legal e estratégica é feita com cuidado. São feitas análises de viabilidade, ou seja, ver se a empresa está pronta para se tornar franquia neste momento e quais ações devem ser tomadas para ingressar nesse modelo de negócio.

Fazer uma boa formatação te ajuda a evitar sérios problemas no futuro, porque uma formatação de franquias organiza todas as informações e próximos passos de forma correta e personalizada, pois sabemos que cada empreendimento é único e tem suas particularidades.

Transforme o seu negócio em uma franquia

O que é expansão de franquias?

A expansão de franquias nada mais é do que a etapa posterior à formatação de franquias. Dessa forma, depois de realizar todas as análises, regulamentar e organizar tudo, a marca está pronta para começar a vender suas unidades de franquias. Além disso, é importante também analisar o capital do investidor. Nesse caso, deve-se procurar potenciais investidores para que exista uma correspondência que garanta a segurança do investimento. 

Dessa forma, a expansão da franquia exige um bom planejamento de vendas e prospecção de investidores, que serão seus futuros franqueados. Mas não basta apenas divulgar a novidade por aí sem entender qual é o seu perfil de franqueado ideal e todas as burocracias envolvidas, afinal, a intenção é atingir as pessoas certas e fazer tudo do jeito certo.

Vantagens de franquear um negócio

Que o franchising é um método bastante efetivo para a replicação de marcas e adaptação ao processo de franquias, nós já te contamos. Mas então, afinal, quais são as vantagens de se adaptar ao método e, finalmente, expandir seus negócios por meio de franquias?

Então, você já conseguiu perceber que o esquema de franqueamento é direcionado por uma alternativa de ‘ganha-ganha’. Assim, é importante que o benefício seja mútuo, tanto para a empresa quanto para o investidor que pretende aderir a sua franquia. 

Além disso, é importante que você saiba que é um processo de investimento bastante baixo. Desse modo, você e seus parceiros poderão dividir as responsabilidades e os investimentos. Com esse processo, quem arca com os custos primários da formação de uma nova franquia, por exemplo, serão os franqueados. Assim, por esse mesmo motivo, é visível o baixo risco na aposta em ceder a imagem de um produto ao franqueado. 

Então, outra boa vantagem que você precisa saber é que a velocidade da expansão de um negócio através do franqueamento, é bem mais acelerada que o usual. Dessa forma, a colocação no mercado também consegue ser mais rápida e a competição com empresas maiores passa a ser direta. 

Por fim, mas não menos importante, é bastante notável que o processo de estudo de expansão de franquias consegue baixar, visivelmente, os riscos para o franqueador. Assim, o investimento em sua unidade e o capital de giro, por exemplo, são atribuições de responsabilidade exclusiva do franqueado. Ademais, com uma otimização do tempo e automatização das tarefas entre as franquias, o trabalho fica menos repetitivo e, consequentemente, mais prático.

Qual análise e estudo de expansão fazer em cada etapa

Na expansão, a parte mais “mão na massa” e estratégica de comunicação e marketing ganha destaque, enquanto a formatação é mais voltada para a parte analítica e de planejamento.

Assim, para fazer a formatação, olhamos bastante para dentro da empresa. Por isso, as perguntas que fazemos são:

  • Quais processos precisam ser padronizados? 
  • Como está a parte tributária e financeira?
  • Como será a COF e o Contrato de Franquia
  • Qual é o nome da marca? 
  • O nome está registrado?
  • Quais adaptações legais precisam ser feitas? 

Existem muitos outros questionamentos importantes sobre a dinâmica de funcionamento do negócio e seu planejamento na formatação, mas citamos apenas alguns principais para te ajudar a entender melhor.

Nesse sentido, é importante compreender que a COF – Circular Oferta de Franquia – é extremamente importante para a legalização do negócio. É classificado como um documento bastante objetivo com base na Lei das Franquias. 

Então, para esse documento, é preciso demonstrar, de maneira clara, informações comerciais, jurídicas e financeiras. Assim, esse documento é um dos mais importantes para a legalização do negócio. 

atualizar IJs

COF

Para saber mais sobre a Circular Oferta de Franquia, você pode conferir um post completo sobre o assunto no blog da Goakira. 

Já no estudo de expansão de franquias, o olhar é muito mais direcionado para o mercado em si, tanto no B2B (empresa para empresa – você vendendo para seus franqueados) quanto no B2C (você e suas unidades franqueadas vendendo para o consumidor final). Portanto, as análises são muito mais direcionadas para entender:

  • Qual é o perfil ideal do franqueado?
  • As obrigações legais estão sendo cumpridas por ambas as partes?
  • Em quais locais as unidades devem ficar?
  • Como o público está reagindo à novidade?
  • Os franqueados estão satisfeitos com os treinamentos e suporte?
  • Como comunicar a possibilidade de investir na franquia aos interessados?
  • Os franqueados estão seguindo as regras?

Perceba que a expansão exige um esforço maior, porque precisa de um bom monitoramento prático dos processos.

Passo a Passo da expansão de franquias

Agora que você já entendeu a diferença entre formatação e expansão, vamos te ensinar como expandir seu negócio com franquias em 4 passos simples.

Passo 1: Formatação

Antes de mais nada, comece fazendo uma boa formatação. Conforme explicamos, essa fase inicial é a base de todo o restante. 

As 5 fases da formatação de franquias são:

  • Diagnóstico da situação atual e análise de franqueabilidade
  • Documentação e assessoria jurídica
  • Definição de processos e estratégias
  • Definição de regras e elaboração de COF
  • Criação do Plano de expansão de franquia

Se quiser saber mais sobre como formatar a franquia, confira o nosso post sobre o passo a passo da formatação.

Passo 2: Divulgação

Com o plano de expansão pronto, é hora de começar a prospectar os franqueados. Aqui, é importante entender “onde” eles estão, quais são seus hábitos e seu perfil psicológico.

Busque separar a comunicação e abordagem que você faz com os clientes finais e franqueados, pois elas não devem ser a mesma. Logo, não adianta nada investir pesado em propaganda se as vantagens apresentadas são voltadas apenas para os consumidores. Para ter sucesso, separe bem uma coisa da outra, pois há necessidade de desenvolver peças publicitárias diferentes, que serão veiculadas em mídias diferentes para públicos diferentes (franqueados e clientes).

Do ponto de vista de marketing, você precisa ter diferentes personas: uma para os franqueados e outra para os clientes da marca, porque isso facilita a entender como anunciar a novidade aos interessados em investir e aumenta as suas chances de assertividade.

Outra parte importante do plano de expansão é a estratégia de Geomarketing, que avalia de forma detalhada e com uso de inteligência de dados quais são os melhores pontos comerciais para a instalação das novas unidades, diminuindo drasticamente as chances de fracasso.

ponto comercial
Passo 3: Acompanhamento e Análise de resultados

Como todo bom empreendedor, você deve continuar buscando melhorar seus resultados. No caso das franquias, é importante fazer dois tipos de acompanhamento: das unidades franqueadas e dos resultados obtidos.

Quando falamos de acompanhamento das unidades franqueadas, estamos falando da famosa consultoria de campo, que consiste em fiscalizar e auxiliar os franqueados. A fiscalização serve para controlar o padrão de qualidade e procedimentos, enquanto o auxílio serve para ajudar o seu parceiro franqueado a crescer o negócio e continuar mantendo a boa relação de ganha-ganha com você.

Ao analisar os resultados (ganhos e perdas, como um todo), você saberá se está indo na direção certa ou errada. Para isso, não basta apenas olhar os números, é preciso definir KPIs (fatores chave de monitoramento), que vão desde metas a serem cumpridas até valores de referência para cada área do negócio.

Passo 4: Implementação de melhorias

Depois de analisar todos os fatores importantes, é importante implementar melhorias periodicamente. Essas melhorias podem ser de processo, pessoas, custos e burocráticas, dependendo da necessidade.

Por exemplo, imagine que seus franqueados reclamam muito sobre a demora das entregas dos fornecedores. Talvez, seja a hora de fazer uma mudança de processo no sistema logístico que a sua franquia utiliza. Ou você percebe que uma unidade não está dando lucro ao franqueado e propõe uma ajuda especial para ele – pode ser uma consultoria especializada em negócios e franquias, uma mentoria, um curso… Estes são apenas alguns exemplos de situações que você deve se atentar para manter o empreendimento saudável e vantajoso para todas as partes envolvidas.

É necessário sempre fazer melhorias

Lembre-se que, no mundo do empreendedorismo, você nunca pode parar de fazer melhorias e se adaptar aos novos cenários. Incentivar, capacitar e ajudar seus franqueados é fundamental para o sucesso da sua franquia.

Pense também no aperfeiçoamento da franquia em relação ao tempo utilizado para os procedimentos de comunicação entre a empresa e o franqueador. Um exemplo, é a automação de procedimentos, evitando o desperdício de tempo sem precisar de uma repetição no caso de uma grande demanda de franquias.

É importante também estar atento à possíveis falhas que podem prejudicar a imagem das franquias no mercado.

Como fazer estudo de expansão na prática?

Uma das melhores maneiras de colocar todos os passos em prática é buscando o apoio de uma consultoria especializada no assunto, porque as atividades são complexas e podem surgir dúvidas no meio do caminho. 

É possível optar por terceirizar totalmente ou parcialmente a expansão. Em ambos os casos, o suporte será muito útil, justamente para que sobre mais tempo para você focar em outras áreas e não se sobrecarregar com a gestão do negócio atual e mais todas as atividades envolvendo a compra e o controle de novas unidades.

guia de expansão empresarial

Contudo, sabemos que não dá para escolher qualquer empresa de consultoria, pois estamos falando do crescimento do seu negócio. Por isso, é importante escolher com calma e ficar atento à alguns critérios importantes.

Critérios:
  • Veja quais marcas fizeram a formatação e a expansão com esta empresa e quais resultados tiveram
  • Busque por materiais de referência no site (blog e materiais ricos, por exemplo) para ver o quanto esta marca realmente entende sobre o assunto
  • Pesquise se há processos contra a empresa por falcatruas 
  • Converse com os consultores e observe quais te passam mais credibilidade e confiança
  • Verifique quanto tempo de experiência a empresa tem no mesmo segmento
  • Procure por selos, certificações e outras referências positivas
  • Indispensável: uma boa olhada no Reclame Aqui – fique de olho na quantidade de reclamações (são muitas?); na frequência (existe um mesmo problema recorrente?); nas respostas e soluções delas (a empresa consegue resolver os problemas?)

Nós, da Goakira, temos orgulho de ser a única consultoria empresarial do Brasil com selo ISO 9001 de qualidade e uma das únicas que conquistou o certificado Great Place to Work.

Ao longo de mais de 10 anos de experiência no segmento de franquias, atendemos mais de 600 clientes e mais 750 projetos de franquias

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Converse com um especialista e tire todas as suas dúvidas.

Conclusão

Realizar um processo de estudo de expansão de franquias pode parecer desafiador, mas com a ajuda certa, tudo fica mais fácil. Além de pensar em todos os benefícios e ganhos que você terá com isso, pense também na grande satisfação pessoal que vai sentir ao ver seu negócio crescer, pois esta também é uma parte fundamental para a sua realização como empreendedor. 

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