Segmentação de mercado: o que é?

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Essa é uma ferramenta extremamente eficiente para um negócio que quer conhecer melhor o seu público-alvo. Com a segmentação de mercado, é possível criar ações e campanhas personalizadas, alcançar clientes com características semelhantes e priorizar o que for estritamente necessário.

Neste post, você vai entender, finalmente, o que é a segmentação de mercado, quais são seus benefícios na hora de impulsionar um negócio, a sua importância e os diferentes tipos de segmentação que podem ser utilizados.

Preparado? Então, acompanhe conosco!

reunião Segmentação de mercado

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O que é segmentação de mercado?

A segmentação de mercado nada mais é do que uma prática do marketing que consiste em dividir o público-alvo de um negócio em segmentos. Assim, com setores mais definidos, a marca pode se aprofundar no conhecimento desses consumidores, permitindo que estratégias, tanto relacionadas a propaganda quanto a desenvolvimento de produto, estejam voltadas a um recorte específico. Além disso, esse processo também facilita a criação de sugestões para aumento da fidelidade dos clientes e o conhecimento mais detalhado sobre como foi a experiência deles ao adquirir o produto ou serviço.

Também, a segmentação de mercado permite atingir o público certo com o conteúdo certo. Muitas vezes, a comunicação de uma empresa não tem o cuidado de escolher qual mercado atingir e acaba alcançando, principalmente, pessoas que não estão, naquele momento, interessadas em seu produto ou serviço. Essa falta de otimização causa prejuízos nos objetivos da empresa e no seu caixa também.

Fazendo o processo de segmentação de mercado, é mais fácil atingir apenas aqueles que tiverem maiores chances de se tornarem consumidores de uma marca ou produto. Isso se faz dividindo o mercado em grupos com características parecidas, possibilitando estratégias mais precisas e personalizadas de acordo com o grupo.

Por que é importante?

O processo de segmentação de mercado permite uma visão mais clara sobre como os clientes estão dispostos no mundo do consumo. Recortes como localização, faixa etária, classe social, hábitos de consumo, renda, escolaridade, ocupação e gênero são extremamente relevantes para classificar o público-alvo de um produto ou serviço.

Outro fator a se levar em consideração é que, mesmo quando se fala de apenas um produto, as pessoas que buscam por ele podem ter comportamentos completamente diferentes e motivações distintas para fazer essa escolha. E as características da segmentação de mercado possibilitam que a escolha seja feita.

Por exemplo, existem consumidores que têm como maior preocupação, ao comprar um novo celular, a duração da bateria. Por outro lado, existe quem tire muitas fotos e tenha como prioridade uma câmera de melhor qualidade, assim como há clientes que consomem bastante conteúdo e, por isso, preferem telas maiores e quem não se preocupe tanto com qualquer um desses fatores, mas queira carregar consigo um item de uma grande marca, que traga status.

Outro exemplo: na busca de um computador, há consumidores cuja maior preocupação é o poder de processamento, que permita a eles que façam várias tarefas ao mesmo tempo com o mínimo de comprometimento possível. Do mesmo modo, existem pessoas que buscam por equipamentos com melhor capacidade de vídeo, para que jogos de altíssima qualidade ou programas sofisticados de computação gráfica funcionem sem problemas. E há, também, pessoas que querem apenas uma máquina que faça o básico, possibilitando a elas que estudem ou trabalhem de forma simples, sem maiores luxos ou necessidades.

Essas divisões existem em outros nichos de mercado, não só nos eletrônicos. E elas apenas existem porque, em algum momento, um segmento necessitava de uma característica em especial e as marcas correram atrás para disponibilizá-las aos consumidores. Isso é segmentação de mercado.

Ou seja, a segmentação de mercado é muito importante para qualquer negócio, pois através dela, é possível atender as demandas e necessidades de todos os segmentos que existem dentro do público-alvo, fazendo com que os produtos sejam mais bem aceitos e as vendas aumentem.

Dessa forma, graças à segmentação de mercado, pessoas que têm necessidades diferentes conseguem ter seus desejos atendidos por um mesmo produto, como um consumidor que quer um celular pelo status e outro pelas tarefas diárias que o dispositivo consegue realizar, ou um computador que atenda tanto o cliente que quer jogar jogos bem elaborados quanto a pessoa que apenas quer uma máquina que a permita rodar planilhas do trabalho e arquivos de estudo. Essas estratégias permitem que a comunicação de uma empresa consiga falar com o maior número de consumidores possível.

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Quais são os benefícios da segmentação de mercado?

Agora que já foi possível compreender o que é a segmentação de mercado e qual a sua importância, chegou o momento de entender as vantagens que ela pode propiciar para os resultados de um negócio. Acompanhe abaixo!

Segmentação de mercado permite descobrir novas vantagens competitivas

O processo da segmentação de mercado possibilita às empresas se introduzirem em novos mercados com potencial, pois a prática de definição da base de clientes identifica ambientes em crescimento que ainda não foram explorados e têm pouca concorrência. Esses mercados são oportunidades para que as empresas consigam aumentar o número de consumidores e, consequentemente, a venda de seus produtos ou serviços.

Segmentação de mercado potencializa o desenvolvimento de produtos

Com a prática da segmentação de mercado, a empresa consegue melhorar até seu processo de desenvolvimento de produtos. Isso ocorre porque a observação de novos segmentos e suas necessidades faz com que sejam criados novos itens, que vão de encontro com os desejos dos consumidores, além de, dependendo do nicho e da especialização do produto, ele pode ter pouca ou nenhuma concorrência, o que torna o caminho livre para a expansão e aumento das vendas.

Quando uma empresa organiza pesquisas com possíveis consumidores, é feita uma grande investigação do mercado, com foco no que o público está buscando em termos de produtos ou serviços. Isso permite que novos conceitos sejam criados, novas marcas sejam personalizadas e novos produtos sejam desenvolvidos. A segmentação de mercado é parte integrante deste processo, gerando um nicho de mercado diferente, com características diferenciadas, que permite que as empresas ocupem espaços que não tinham concorrência prévia.

Por exemplo, o iogurte Activia, atualmente produto principal da Danone, inicialmente era um produto criado com base na segmentação de mercado. O público-alvo da empresa, naquele momento, eram mulheres que tinham intestino preso e desregulado. Atualmente, pessoas de todos os gêneros e classes sociais consomem o produto, responsável pela maior rentabilidade da empresa.

Segmentação de mercado fortalece a comunicação da empresa

As possibilidades proporcionadas pela segmentação de mercado não param por aí. Os resultados obtidos pelas pesquisas da base de clientes auxiliam o setor de comunicação da empresa a personalizar seus conteúdos, otimizando a sua performance e, assim, fortalecendo toda a comunicação do negócio. Com isso, a equipe de marketing pode tomar decisões mais ponderadas, com melhor custo-benefício, direcionando os recursos para o lugar certo e diminuindo os gastos.

Além disso tudo, a segmentação de mercado permite que:

  • empresas possam ser mais objetivas e diretas ao suprir as necessidades dos consumidores;
  • a probabilidade de promoções e ações especiais tenham respostas positivas do público aumente;
  • empresas consigam entrar em novos mercados de forma planejada;
  • produtos e canais de distribuição sejam adequados de acordo com o segmento que buscam;
  • as necessidades dos clientes sejam conhecidas, permitindo que estratégias diferentes sejam traçadas, dependendo do segmento, melhorando a exploração comercial.

Dessa forma, a segmentação de mercado promove muitos benefícios para as empresas, seja em qual nicho elas estejam inseridas, por permitir um melhor resultado para a comunicação e marketing do negócio custando menos ao caixa da empresa.

Segmentação de mercado proporciona um melhor atendimento ao consumidor

Com a segmentação de mercado, a empresa consegue identificar problemas que podem estar ocorrendo nos seus serviços e experiências negativas de acordo com as reclamações dos consumidores. Assim, é possível promover melhorias nos serviços de atendimento ao cliente e na relação com os consumidores em geral. Promovendo uma maior proximidade com o público, a empresa tem mais chances de oferecer melhores serviços e produtos mais competitivos no mercado, além de influenciar nos veículos de publicidade e canais de comunicação que influenciam diretamente os consumidores.



4 tipos de segmentação de mercado

A segmentação de mercado pode ser dividida em quatro tipos principais, que permitem a divisão de clientes e suas necessidades. Os modelos de segmentação de mercado são:

  • segmentação comportamental;
  • segmentação psicográfica;
  • segmentação demográfica;
  • segmentação geográfica.
Segmentação comportamental

Na segmentação comportamental, existe um maior enfoque nos hábitos de compra e consumo dos clientes. Nele, é observado um perfil de cliente mais popular, que deve ser integrado em ações e campanhas.

Esse tipo de segmentação de mercado observa padrões de comportamento de clientes no momento de interação entre ele e a empresa. Dessa forma, fatores como lealdade e nível de engajamento são avaliados.

Além disso, outros fatores são observados na segmentação comportamental, como os benefícios procurados pelos clientes, facilidade para comprar, segmentação baseada em taxas de uso e características comuns. Esse modelo pode ser usado para que a empresa descubra como foi a experiência do consumidor com aquele produto ou serviço, permitindo que a percepção seja alterada.

A empresa pode questionar o engajamento dos consumidores, em quais tendências seus clientes se encaixam mais, quanto tempo eles gastam ao comprar o produto, como definir um bom cliente, entre outras.

Outro bom uso para a segmentação profissional é a prospecção de clientes que tenham maior possibilidade de adquirir um produto ou serviço. É utilizada, principalmente, pelos profissionais de marketing, que avaliam os dados e informações colhidos de acordo com o comportamento digital do cliente.

Segmentação psicográfica

Esse modelo de segmentação de mercado se baseia na psicografia e é mais concentrado em características qualitativas. Ou seja, essas habilidades do cliente não costumam ser vistas a olho nu e requerem análises mais aprofundadas.

Alguns exemplos de segmentação psicográfica incluem os hábitos do consumidor, suas atividades, interesses, possíveis hobbies, opiniões, valores que carrega, seu estilo de vida, suas atitudes, status social e personalidade. Obtendo essas características, o profissional conseguirá adequar as estratégias de comunicação para o público-alvo e, assim, fazer com que ele seja atraído pela marca.

Dessa forma, a segmentação de mercado baseada na psicografia permite uma campanha mais personalizada, utilizando características pessoais do público como recurso de marca.

Por exemplo, se os consumidores compram um item específico e esses mesmos consumidores afirmam, nas pesquisas, valorizarem uma característica como independência ou energia, é possível utilizar essa informação para promover outros produtos que transmitam esses mesmos valores, fazendo com que o cliente se atraia por eles. Com ações bem feitas, a chance é grande de alcançar mais pessoas e conseguir vender mais.

Segmentação demográfica

Esse tipo de segmentação de mercado é mais tradicional, categorizando o público-alvo da empresa de forma superficial em características como idade, gênero, classe social, faixa etária, escolaridade, etc. Aqui, é possível adquirir informações mais básicas sobre os clientes. Por isso, é considerado um dos tipos mais amplos de segmentação.

A segmentação de mercado por dados demográficos também permite que se trabalhe com menos tempo e menos recursos. Assim, é possível descobrir clientes em potencial e compreender os consumidores que a empresa já tem de maneira menos invasiva — principalmente porque esses dados estão disponíveis por meio de órgãos públicos, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segmentação geográfica

O último modelo de segmentação de mercado permite um estudo dos consumidores com base na localização. Assim, é possível mapear clientes em áreas próximas que tenham preferências semelhantes. É comum que profissionais utilizem a segmentação geográfica juntamente com outros modelos mais abstratos, como a segmentação comportamental, para obter uma maior riqueza de dados.

Alguns critérios utilizados para a segmentação geográfica são: cidade, estado, país, densidade populacional do local, status da economia, a área e o clima da região. Além disso, também é possível incluir bairros ou distritos, que não têm definição técnica.

Por exemplo, uma empresa que quer implementar um serviço de segurança via cadastros conseguirá um maior número de clientes em áreas mais distantes do centro, ou onde há muitos casos de violência e pouco policiamento. Ao mesmo tempo, teria maior dificuldade de penetrar em áreas centrais, onde há mais prédios e condomínios fechados, com segurança interna, ruas bem iluminadas, etc.

Além disso, a segmentação de mercado baseada em dados geográficos ainda permite que os resultados das pesquisas de mercado sejam direcionados para as regiões dos consumidores em potencial.

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Não cometa erros na segmentação de mercado!

É comum, embora não desejável, que ocorram erros no processo de segmentação de mercado. Por isso, acompanhe alguns deslizes que pesquisadores e profissionais de comunicação e marketing cometem e como resolvê-los.

Não crie segmentos muito pequenos

Na segmentação de mercado, criar uma divisão entre segmentos muito pequenos torna a organização mais difícil, além de correr risco de imprecisão nas informações, deteriorando consideravelmente o trabalho. A amostra precisa ter um tamanho razoável, e grupos exageradamente segmentados podem gerar informações e dados que não terão importância estatística, causando problemas no processo.

Segmentos podem mudar

É importante ficar atento ao ROI (retorno sobre investimento) na hora de escolher o segmento. Se a estratégia não tiver a eficiência esperada e causar problemas para o negócio, não se pode ter medo de parar as máquinas e revisar o processo. A segmentação de mercado deve ser feita com calma, objetivos claros e precisos. Por isso, não se deve ter medo de corrigir os erros e promover ajustes constantes no planejamento, ficando sempre de olho nas principais movimentações do mercado em que se está inserido.

Não ignore público consumidor em potencial

O profissional em marketing que está a cargo da segmentação de mercado deve entender que a sociedade muda e, com ela, os perfis dos consumidores também. Por isso, não é aconselhável se ater demais aos segmentos já escolhidos, pois, com o tempo, o mercado irá evoluir e eles irão junto.

Segmentação de mercado: hora de colocar a mão na massa

Com todas essas informações obtidas, chegou o momento de fazer a segmentação de mercado que irá ajudar o seu negócio a andar.

É importante, antes de qualquer coisa, definir os objetivos. Como já ressaltamos, uma boa segmentação de mercado deve ter objetivos bem claros. Por isso, o empresário deve se questionar o porquê da sua segmentação e, além disso, traçar maneiras de como utilizá-la no futuro, para efetuar uma melhor divisão dos grupos a serem estudados.

Outro passo fundamental para o processo de segmentação de mercado ocorrer bem é organizar bem os critérios a serem considerados de acordo com o seu negócio. Qual modelo de segmentação utilizar? Demográfica? Geográfica, para compreender o público de uma região em específico? Comportamental, para avaliar questões além do superficial nos consumidores? Psicográfica? Só depois de estabelecer isso, será possível iniciar o levantamento perante o público consumidor.

Além disso, para marcas que buscam reposicionamento, é importante a realização de um questionário de segmentação. Com esse artifício, é possível entender a opinião e as percepções dos clientes sobre o posicionamento atual do negócio e, também, auxiliar um possível processo de reposicionamento de marca, dependendo do resultado. Reformular uma marca pode ser uma boa alternativa para fazer crescer a competitividade de uma empresa, adicionando novos produtos e retirando outros das linhas, além de se retirar de mercados que não forem mais lucrativos.

Também, deve-se levar em conta a importância da pesquisa na segmentação de mercado. Só com as pesquisas de mercado o profissional conseguirá obter as informações que ele necessita em relação aos consumidores, a fim de que sejam separados nos grupos corretos. Isso ocorre porque, com a pesquisa de mercado, o perfil dos clientes é traçado, podendo inserir pessoas com características parecidas em conjuntos diferentes entre si.

Principalmente hoje em dia, com redes sociais, é essencial que uma boa empresa conheça seus consumidores. E chegar mais perto deles, de forma direta, sem intermediários, é fundamental para coletar os dados que são necessários. Só assim é que a segmentação de mercado trará frutos para o negócio.

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Segmentação de mercado: conclusão

Nesse post, foi possível compreender a função da segmentação de mercado na expansão de uma empresa, criando novas perspectivas e abrindo possibilidades para que ela conheça de forma mais aprofundada o seu público e possa alcançar vários outros mercados, sempre de maneira inteligente, com performance e recursos otimizados, além de permitir o desenvolvimento de novas metas e o estabelecimento de ações e campanhas que ajudem a concretizá-las, permitindo, assim, que a empresa chegue mais próxima do sucesso.

Em momentos de crise econômica, como o que vivemos atualmente, é fundamental pensar em soluções que tragam retorno rápido e poucos riscos. A segmentação de mercado auxilia as empresas nisso, sendo uma grande aliada para qualquer tipo de negócio, seja uma grande empresa, até uma pequena rede de franquias.

E, para levar o seu negócio a um outro nível, o empresário pode ter certeza: ele sempre poderá contar com a Goakira. Estamos sempre nos reinventando para ajudar a sua empresa a crescer.

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