Franquias de energia solar: tudo o que você precisa saber

10 minutos para ler

O aumento na busca de fontes sustentáveis para gerar energia fez com que o número de franquias de energia solar crescesse em todo o território nacional.

Por isso, hoje existem mais de 150 empresas especializadas em soluções de energia solar, e, no último ano, o setor foi responsável por investimentos superiores a R$ 46 bilhões, com previsão da criação de mais de 672 mil novas oportunidades de emprego até 2035, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Ficou interessado e quer saber se vale a pena ou não investir em uma franquia de energia solar? Então, descubra tudo isso e muito mais a seguir.



Posts mais lidos do Blog Goakira:

Energia solar é uma proposta do presente

Se fosse há algum tempo atrás, poderia parecer estranho um investimento em franquias de energia solar. Afinal, o setor de energia parece ser um segmento complicado e para apenas grandes empresas.

Contudo, o avanço da tecnologia criou oportunidades no setor. A energia solar já ocupa o 5º lugar na matriz elétrica brasileira, e a tendência é que suba de posição ao passar dos anos, principalmente com a crise hidrelétrica no país e com a popularidade mundial de energia renovável para a proteção do meio-ambiente.

Apesar de o setor ainda estar em desenvolvimento, já existem empresas que funcionam totalmente com energia solar. Por exemplo, a rede de restaurantes Casa de Tereza, localizada em Salvador, região de sol predominante. Assim, esse formato reduz até 14 mil reais na conta de luz com a instalação de painéis solares no telhado do local.

Ou seja: com o aumento da procura, a oferta tem tendência de crescer também!

O que faz uma franquia de energia solar?

A energia solar é obtida a partir da radiação do sol. Portanto, para gerar essa energia, é preciso de painéis solares. Assim, eles são colocados em telhados, lajes ou fachadas, tanto de casas, prédios, etc.

Além disso, as principais franquias de energia solar trabalham com dois tipos de ações: de entrega de produto ou de serviço.

Assim, a empresa pode ser especializada na venda, instalação e manutenção dos painéis solares.

Além disso, há também franquias de energia solar que realizam consultoria. Nesse sentido, imagine que uma empresa tenha um projeto de tornar dependente de energia solar. Então, ela pode contratar uma empresa consultora para dar todo o suporte e estratégia, além da oferta dos painéis.

Assim, os investimentos iniciais incluem as taxas convencionais de franquia, treinamentos, equipamentos de segurança e material de marketing.

As vantagens de uma franquia de energia solar no Brasil

Você mora em um país tropical, onde já se testou muitas formas de produzir energia. São muitas as vantagens de uma franquia de energia solar, por isso, separamos algumas das mais importantes:

Negócio em expansão

A geração de energia em áreas remotas está criando oportunidade para a expansão da energia solar, que depende apenas de um painel e do sol. Com a simplicidade no processo, redução de custos e aumento na preocupação de ser sustentável, cada vez mais pessoas apostam em gerar a própria energia a fim de cuidar do planeta.

Profissionalização em uma área

Além disso, franquias de geração energia são oportunidades de crescimento profissional. Além da experiência administrativa e de vendas, que o franqueado enfrenta, ao entrar nesse segmento, estará se profissionalizando no mercado do futuro já que esse é o modelo de energia com maior expansão no mundo, o que pode criar uma carreira boa no ramo. Você não será apenas um vendedor, mas um especialista!

Franquias home based

Ademais, muitas das franquias de energia solar no Brasil permitem que a pessoa trabalhe em casa, sem a necessidade de se deslocar ou de uma unidade local. Isso permite maior flexibilidade em horários de trabalho e localização, portanto, um franqueado de energia solar pode estar em qualquer lugar do Brasil.

invista em franquias

Quais são as melhores franquias de energia solar?

A quantidade de empresas entrantes no mercado solar é crescente, e isso não irá parar por aqui. Nesse sentido, muitos franqueados acabam abrindo seu próprio negócio após algum tempo de experiência, criando a própria marca e os próprios métodos. Contudo, é necessário cumprir todas as exigências da ABF (Associação Brasileira de Franchising), então se você tem interesse nesse mercado, pode ser benéfico investir em uma franquia já atuante e investir depois em um negócio próprio a partir da experiência adquirida.

Por isso, separamos para você quais são as mais melhores franquias de energia solar no mercado atual. Então, se quiser saber mais, continue lendo!

1. Soluttion Energia Inteligente

Criada em 2011, a Sollution Energia Inteligente é provedora de soluções fotovoltaicas. Dessa forma, a empresa é completamente focada na criação, desenvolvimento, fornecimento, instalação, manutenção e monitoramento de sistemas de geração de energia solar.

Ou seja, são 100% integrados e preparados para atuar em todas as etapas de um projeto voltado à energia solar.

Assim, o valor do investimento inicial é a partir de 25 mil reais.

Então, ficou interessado em saber um pouco mais sobre a Sollution Energia Inteligente? Neste vídeo, o José Fugice bate um papo muito enriquecedor com o CEO da empresa, Aroldo Porto. Eles falam sobre a história da fundação da empresa, o papel de um franqueado na Sollution, tiram dúvidas comuns sobre quem pensa em ser franqueado de uma empresa de energia solar e comentam o futuro da energia solar no país! Confira:

2. Blue Sol Energia Solar

A Blue Sol Energia Solar é umas pioneiras em energia solar para residências, empresas e agronegócios. Assim, fundada em 2008, a empresa desenvolve projetos para diferentes necessidades e infraestruturas, e, até julho de 2019, já havia comercializado 1.800 sistemas fotovoltaicos.

Hoje, a meta da empresa é que o franqueado possa ver os lucros a partir do segundo mês de operações. Com iniciativa home based, não é necessário ponto comercial para começar a franquia, assim, pode-se ter uma Blue Sol no conforto do seu escritório.

Dessa forma, o investimento inicial é de R$199.300.

3. SolarPrime

A SolarPrime possui mais de 400 franquias ao redor do país, sendo a maior franquia de energia solar nacional da atualidade. O sucesso da energia sustentável alavancou a empresa, que hoje atende construções de usina solares de pequeno, médio e grande porte.

A empresa possui bons números de investimentos em instalações, sendo 300 mil apenas em 2020 e com previsão de 8 milhões de instalações até 2030.

O investimento inicial na SolarPrime é partir de 26 mil reais, e o franqueado conta com acesso à Universidade SolarPrime, um portal de conteúdos exclusivos e atualizados, além de treinamentos sobre o universo da energia solar para o empreendedor e toda sua equipe.

4. Fintech Insole

Fundada em 2013, a Insole oferece soluções financeiras por meio da conta de energia aos consumidores, além de sistemas de equipamentos de energia solar contra a emissão de CO2. Essa empresa inovadora decidiu focar na geração distribuída de energia com a tecnologia “clean-fintech”: “clean” por gerar energia através do sol e “fintech” por utilizarem a conta de energia para trazer soluções financeiras.

Conta com mais de 200 franquias em todo o país.

O investimento é a partir de 10 mil reais.

5. Portal Solar

O Portal Solar atende um amplo conjunto de setores, desde escolas, postos de gasolinas e até mesmo residências. Com essa gama diversificada de projetos, o Portal Solar possui uma plataforma muito simples para empreendedores fascinados pelas oportunidades de negócio em energias sustentáveis e que desejam atuar nessa área.

Com possibilidade de home based, o investimento inicial é de 30 mil reais.

6. Energy Brasil

A Energy Brasil é atuante em todos os estados brasileiros, com mais de 400 franquias. Sua base de clientes é diversa, desde pequeno, médio e grande porte.

Baseia-se na oferta tanto de produtos quanto de serviços. Todos os franqueados estão aptos a comercializar equipamentos de energia solar e serviços que vão da instalação até a manutenção.

Não é necessário ser previamente do ramo, pois a empresa conta com oferecimento de treinamento e certificação para permitir a atuação na área, além de suporte de marketing. O modelo de negócio é de loja ou container, de estrutura moderna e alinhada para diferentes pontos de comercialização.

O investimento inicial é a partir de 99 mil reais.

7. Bluesun Solar

A Bluesun Solar é uma das maiores importadoras e distribuidoras de sistemas fotovoltaicos no Brasil. Iniciada em 2008, a empresa acompanhou de perto as mudanças no setor de energia ao longo de todos esses anos, consolidando-se como pioneira na expedição de kits solares ao redor do país.

Além de franqueador, a empresa também permite trabalho de revenda das suas soluções de engenharia solar.

Com uma saída de 2.000 mil kits fotovoltaicos por mês, a Bluesun Solar tem uma estimativa de lucro de até um milhão e meio de reais para o franqueado, que pode escolher entre a opção home based ou uma loja.

O investimento inicial é partir de 12 mil reais.

Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:

Você tem o perfil de um franqueado de energia solar?

Você é fascinado por energia elétrica, tem visão empreendedora, tem vontade de aprender mais do setor e quer alinhar a sua carreira com as necessidades do futuro?

Se sim, talvez o seu perfil se encaixe completamente em uma das franquias de energia solar aqui apresentadas!

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira. A gente pode te ajudar a encontrar a franquia de energia solar que está mais alinhada ao seu sonho de negócio.

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Quer continuar atualizado sobre o mundo de negócios de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário