Às vezes, franquias baratas podem custar caro, apesar de existir algumas que valem a pena.
As franquias podem ser uma boa oportunidade para quem perdeu o emprego e não tem dinheiro ou conhecimento para abrir o próprio negócio. Dessa forma, a quantidade de opções de franquias no mercado aumenta a cada ano, à medida que aumentam as franquias baratas podem custar caro.
É importante lembrar que é fundamental saber selecionar com cuidado, já que franquias baratas podem custar caro porque expandiram antes de estarem preparadas para isso.
Nessas situações, o que pode parecer ser a solução para os problemas pode se tornar uma grande preocupação para o franqueado. Por isso, vários se arrependem do investimento logo depois de assinar o contrato. Continue a leitura e aprenda mais!
Franquias baratas podem custar caro: será?
Muitos que querem se tornar empresários de sucesso têm dúvidas se o investimento em uma franquia é uma boa oportunidade. Dessa forma, separamos algumas vantagens em investir em uma boa franquia. Confira!
Modelo de negócio
Os modelos de franquias já são testados. Por isso, o empresário investe em um negócio que já deu certo, então a chance de sucesso é bem maior do que começar tudo do zero.
Desse modo, é importante trabalhar para seguir o modelo oferecido. Porém, isso exige menos esforços do que iniciar um negócio próprio.
No modelo de franquia, você adquire uma parte de uma empresa que já funciona. Então, seu trabalho é o de dar continuidade aos métodos de forma sustentável e eficiente.
Reconhecimento da marca
Ao adquirir um sistema de franquias, o empreendedor conta com uma marca forte. Isso garante benefícios competitivos para sua empresa.
Nesse sentido, os seus clientes já conhecem a área que seu negócio atua e quais os serviços ou produtos ele oferece. Isso coloca a franquia à frente das outras empresas do mesmo setor.
Além do mais, a franquia apresenta uma ótima reputação. Dessa forma, será fácil atrair novos clientes. Assim, o trabalho é menor e o investidor foca sua atenção em oferecer um ótimo serviço para fidelizar mais clientes.
Suporte constante e completo
Com uma franquia, é possível que os funcionários recebam treinamentos para entrar no padrão do negócio. Além disso, são incentivados pela franqueadora para melhorarem junto da marca.
Os treinamentos são de rotina, o que torna possível a empresa aumentar cada vez mais. Outro diferencial importante para o sistema de franquias é o suporte contábil e jurídico.
Desse modo, os franqueadores têm conhecimento sobre esses assuntos. Quando não oferecem esses serviços, eles direcionam as demandas para empresas que prestam o apoio necessário. Assim, ajudam a administração do franqueado.
Franquias baratas podem custar caro: problemas e riscos
Saber quais são os problemas e riscos de franquias baratas é um grande passo para o sucesso da organização. O empresário terá mais informações para optar pelas melhores opções no mercado. Conheça os principais riscos que esse tipo de investimento pode causar.
Incapacidade ou dificuldade de gerar retorno com franquias baratas
Um perigo de abrir uma franquia barata é o prazo de retorno. Vários empresários têm expectativas muito altas para o fluxo de caixa. Porém, podem acabar não acontecendo, colocando em risco o projeto.
Nesse contexto, é preciso trabalhar com o prazo máximo de retorno informado pela franquia e certificar a validade dessa informação com outros franqueados. Desse modo, é possível não querer mais investir em uma franquia barata.
Saturação do mercado com franquias baratas
A saturação do mercado pode ser um problema em abrir uma franquia barata. É claro que competição entre as unidades da rede sempre existirá, porém a empresa não pode deixar que isso se transforme em algo que prejudique o sistema todo.
Diversas franquias baratas autorizam a abertura de muitas lojas em uma área pequena, o que ocasiona esse problema. Dessa forma, é preciso checar a Circular de Oferta de Franquias (COF). Ela é a política da empresa para distribuição por região.
Franquias baratas podem custar caro: perda de investimento
Geralmente, franquias iniciantes, com menos tempo de mercado, cobram menos taxas que as empresas tradicionais. Isso ocorre por diversos motivos, por exemplo, maturidade do negócio, público-alvo e marca bem posicionada.
Isso significa que uma franquia com custo menor pode apresentar pequeno potencial de crescimento. Sendo assim, é preciso avaliar o que a rede oferece ao franqueado e se ela foi bem elaborada.
Por isso, um investimento mais barato pode sair caro no final. É necessário analisar a base do negócio, além de dialogar com outros franqueados da empresa para entender sobre o suporte da marca. Dessa forma, o risco é menor. Isso porque muitas delas não dão retorno suficiente.
Dessa maneira, quando o assunto é franquias baratas, é importante ter cautela e cuidado por parte do investidor — assim como qualquer outro negócio. Por isso, é essencial estudar a fundo sobre o sistema de franchising.
Falta de suporte do franqueado
Um dos maiores riscos de investir em uma franquia barata é descobrir que o franqueado não tem capacidade de prestar um bom suporte. Isso interfere no sucesso do negócio e, várias vezes, se torna um problema. Analisar o franqueador é essencial, já que eles não tem uma boa estrutura de mercado.
Por isso, é necessário pesquisar sobre o histórico da franquia e a relação com os franqueados. Ela pode ser feita na internet, por meio de busca sobre os franqueados da marca com a qual você deseja.
Antes de pensar o quanto deseja investir, é importante conhecer o seu perfil. Descubra qual a sua disponibilidade e qual o perfil de negócio é melhor para você, pois será um investimento a longo prazo, e é necessário ter sintonia entre a franquia e o franqueado.
Cuidados que precisam ter na hora de investir em franquias baratas
Nesse contexto, antes de assinar o contrato, é preciso tomar muitos cuidados e siguir algumas recomendações, para que não se arrependa depois. Então, confira os principais cuidados a tomar!
Analise o seu perfil
Você precisa avaliar o novo empreendimento em relação a você, pensando se os perfis se encaixam. Afinal, a franquia precisa combinar com o seu estilo de vida e perfil.
Desse modo, lembre-se que a franquia não é apenas um investimento financeiro. Você precisa identificar tanto o investimento como cliente quanto empresário, os valores da empresa devem estar de acordo com os seus.
Você pode achar a empresa interessante, porém, é preciso saber se a rotina é boa para você. Por exemplo, ter de trabalhar de segunda a segunda.
Analise o segmento de atuação
Muitas vezes, a proposta do franqueado parece perfeita até você analisar o mercado em que atua. Vários setores crescem rápido mas podem cair com a mesma rapidez. Às vezes, as franquias mais baratas têm esse perfil.
Sendo assim, é preciso tentar investir em uma área que permaneça no mercado. Logo, é válido destacar os serviços de alimentação e limpeza, pois, mesmo na crise, as pessoas precisam se alimentar e limpar a casa. Por outro lado, o setor da moda, que muitas vezes oferecem opções mais em conta, pode ser ruim. As tendências mudam muito e você precisa acompanhá-las.
Leia com atenção a COF e avalie todos os itens
Conforme a lei do mercado de franquias no Brasil, a empresa precisa mostrar a Circular de Ofertas de Franquias (COF) pelo menos dez dias antes de o contrato ser fechado.
Desse modo, leia a COF e a Lei de Franquias. Elas dão regras e distribuem o papel dos envolvidos. Então, serve como o raio-x.
Avalie itens da franquia, como o valor da instalação, custos com estoque, publicidade, treinamento e reserva de caixa. Também, pesquise gastos das atividades de rotina.
Só é indicado comprar uma franquia se você estiver confiante de que o pacote do franqueador tem todas as características necessárias para conseguir o sucesso desejado, além de ter seu empenho pessoal.
Para analisar a natureza da empresa e compreender a COF e o contrato de franquia, busque uma empresa especializada para te ajudar.
Estude a concorrência e mercado
Analise com cuidado a cidade em que você deseja instalar a franquia e se ela tem, de fato, potencial para o novo empreendimento. Assim, é indicado conversar com a associação comercial local, gerentes de banco e prefeitura para saber a dinâmica daquela região.
Além do mais, é necessário utilizar ferramentas de geomarketing, pois elas poderão ajudá-lo a selecionar a localização ideal do ponto comercial, já que avaliam o potencial de mercado.
Sendo assim, estudar os principais concorrentes também é de grande relevância. Visite negócios da mesma área da franquia em que tem interesse para saber como elas atuam e como conseguem fidelizar os clientes.
Conheça algumas importantes franquias baratas
Conheça abaixo as principais franquias baratas no mercado e que podem gerar um ótimo resultado para você.
Coxinha Real
É um grupo familiar de empreendedores que trabalha no mercado alimentício mais de 15 anos. Eles começaram em 2003 com esfirras abertas e em 2011 aumentaram o portfólio, elaborando coxinhas na primeira loja de Tatuí, as quais se tornaram o principal produto.
No período de um ano o grupo já estava com dois estabelecimentos em Tatuí. A partir de 2012 começaram a expandir e, atualmente, já apresentam 15 lojas localizadas em 8 cidades do estado de São Paulo.
Barato Express
A Barato Express foi inaugurada em 2015, com estabelecimentos físicos espalhados pela Grande São Paulo, com a finalidade de proporcionar aos clientes produtos de qualidade a u valor justo e uma experiência de compra diferenciada, na loja é trabalho um único preço.
Como o empreendimento estava desempenhado um papel muito bem, apesar da crise financeira que se encontrava o Brasil, em 2017 os sócios começaram a formatar a ideia de franquear sua estrutura de negócio para aproveitar a alavancagem e o crescimento que o mercado de franquias ocasionava, replicando seu Know-how e ajudando empreendedores de todos os lugares do país com suas experiências profissionais.
Em 2019 a rede começou a vender por meio do Instagram e e-commerce, com o intuito de atender ao pedido de vários clientes fora de São que desejam fazer compras nas lojas da Barato Express.
Sobrancelhas Perfeitas
A Clínica de Estética Sobrancelhas Perfeitas trabalha no mercado brasileiro desde o começo do ano de 2005, quando era somente um empreendimento individual que tinha as suas atividades direcionadas para o ramo da estética e beleza.
Desde o começo a empresária fundadora da organização, Cida Vieira, tinha o intuito de trabalhar com o fornecimento de funções diferenciadas dos que atualmente se encontrava no mercado, para isso focou o seu trabalho na função de micropigmentação.
Assim, diante do elevado sucesso que a instituição estava fazendo dentro do mercado, ela começou aparecer propostas de especialistas que demonstravam interesse em aprender o método de desenhar e realizar sobrancelhas tão maravilhosas.
Replicar esses métodos de micropigmentação fio a fio é recomendado para quem pretende realizar a correção de assimetrias, de modo que os traços naturais da face fiquem bem harmonizados e resgatados com os outros elementos do rosto.
Tempero de Minas
O restaurante Tempero de Minas consiste em um dos frutos da passagem do técnico de futebol Levir Culpi pelos times mineiros. Em 1995, quando Levir começou no Clube Atlético Mineiro, começaram-se as idas e vindas da família Culpi a Belo Horizonte, apaixonando-se pelo tempero mineiro.
Depois de fazer amizade com donos de um restaurante do local, surgiu a ideia de trazer a proposta para Curitiba, cidade em que moram. Entre as receitas trazidas pela família, temperos típicos de Minas, como o alho, cheiro-verde, cebola, tipos de farinhas e pimentas dão sabor aos mais 40 pratos regionais, servidos em buffet de fogo a lenha.
Portanto, é fundamental ficar atento às empresas mais baratas, capazes de proporcionar um bom retorno e que oferecem um valor atrativo de aquisição. Contudo, é preciso alinhar as expectativas de ganhos com a empresa.
Investimentos em franquias baratas podem custar caro porque tendem ocasionar lucros reduzidos, e o empreendedor precisa estar ciente disso. Logo, é preciso escolher um bom sistema de franquias. Além disso, é imprescindível contar com uma ajuda de uma consultoria para orientá-lo a encontrar o melhor negócio.
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