Franquias baratas podem custar caro: entenda porquê!

12 minutos para ler

Às vezes, franquias baratas podem custar caro, mas existem algumas que você pode obter excelentes resultados. Você já sabe quais são? Confira!

Uma franquia barata pode ser uma boa oportunidade para quem perdeu o emprego e não tem dinheiro ou conhecimento para abrir uma empresa independente. Dessa forma, a quantidade de opções de franquias baratas disponíveis no mercado aumenta a cada ano e, consequentemente, seus riscos.

É importante ressaltar que é fundamental saber selecionar com cautela, sendo que existem negócios que viram franquias antes de estarem preparados para isso.

Nessas situações, o que pode parecer ser a solução para as adversidades pode se tornar uma grande preocupação para o franqueado, e vários são que aqueles que se arrependem do investimento logo depois de assinar o contrato. Continue a leitura e aprenda mais!

Vantagens ao investir em uma franquia

Muitos daqueles que desejam se tornar empresários de sucesso ainda têm dúvidas se o investimento em uma franquia é uma boa oportunidade. Dessa forma, separamos algumas vantagens em investir em uma boa franquia. Confira!

Modelo de negócio

Os modelos de franquias já são testados e, quando o empreendedor decide investir em um negócio que já deu certo, a chance de sucesso é bem maior do que começar tudo do zero.

Desse modo, é primordial trabalhar muito para seguir o modelo oferecido pelo franqueado. Porém, certamente, isso exige menos esforços do que iniciar um negócio próprio.

No modelo de franquia é adquirida uma parte de uma empresa que já está em pleno funcionamento, e o seu trabalho passa a ser o de dar continuidade aos métodos para que eles se desenvolvam de forma sustentável e eficiente.

Reconhecimento da marca

Ao adquirir um sistema de franquias, o empreendedor já conta com uma marca reconhecida pelo consumidor, o que garante enormes benefícios competitivos a sua empresa.

Nesse sentido, os seus clientes já conhecerão sobre a área de atuação do negócio e quais os serviços ou produtos ela oferece. Esse aspecto coloca a franquia à frente das outras organizações do mesmo segmento.

Além do mais, com a franquia é possível apresentar uma reputação consagrada. Dessa maneira, não será tão complicado atrair novos clientes. Assim, o trabalho se reduz e o investidor pode focar sua atenção em ofertar um excelente serviço para fidelizar o máximo de clientes em sua empresa.

Suporte constante e completo

Com uma franquia é possível que o empreendedor e a equipe de funcionários recebam treinamentos para se adequarem ao padrão do negócio e, além disso, são incentivados pela franqueadora para progredirem junto da marca.

É necessário salientar que os treinamentos são rotineiros, o que torna possível a organização aumentar cada vez mais. Outro diferencial importante para os sistemas de franquias é quanto ao suporte contábil e jurídico.

Desse modo, os franqueadores já têm conhecimento sobre esses assuntos, e quando não conseguem oferecer esses serviços, eles saberão direcionar as demandas para empresas que prestam o apoio necessário, ajudando a administração do franqueado.

Problemas e riscos de uma franquia barata

Saber exatamente quais são os problemas e riscos de uma franquia barata consiste em um grande passo em direção ao sucesso da organização, pois o empreendedor terá mais informações para optar pelas melhores opções disponíveis no mercado. Conheça os principais perigos que esse tipo de investimento pode acarretar.

Incapacidade ou dificuldade de gerar retorno

Outro perigo de abrir uma franquia barata é o prazo de retorno do investimento. Vários empresários fundamentam seu fluxo de caixa em expectativas muito positivas que acabam não se realizando e colocando em risco o projeto.

Nesse contexto, é preciso trabalhar com o prazo máximo de retorno informado pela franquia e certificar a validade dessa informação com outros franqueados. Desse modo, é possível não querer mais investir em uma franquia barata.

Saturação do mercado

A saturação do mercado está entre os perigos de se abrir uma franquia barata. É claro que uma competição entre várias unidades da rede sempre existirá, porém a empresa não pode deixar que isso se transforme em um cenário destrutivo, que prejudica o sistema como um todo.

Diversas franquias baratas autorizam a instalação de muitas lojas em uma área demograficamente pequena, o que ocasiona esse tipo de contratempo. Dessa forma, é preciso verificar a Circular de Oferta de Franquias (COF), que é a política da empresa para distribuição de unidades por região.

Perda de investimento

Geralmente, franquias iniciantes, com menos tempo no mercado, cobram menos taxas que as empresas tradicionais. Isso ocorre por diversos motivos, por exemplo, maturidade do negócio, público-alvo e marca bem posicionada.

Isso significa que uma franquia com custo menor pode apresentar pequeno potencial de crescimento. Sendo assim, é preciso avaliar o que a rede oferece ao franqueado e se ela foi bem elaborada.

Normalmente, um investimento mais barato pode sair caro no final. O empresário precisa analisar a fundo a base do negócio, além de dialogar com outros franqueados da organização para compreender como funciona o suporte da marca e para não correr o risco de perder todo o investimento. Isso porque muitas delas não dão retorno suficiente.

Dessa maneira, quando o assunto é franquias baratas, é fundamental ter muita cautela e cuidado por parte do investidor — assim como qualquer outro negócio. Por isso, é essencial estudar a fundo sobre toda a estrutura que compõe o sistema da franchising.

Falta de suporte do franqueado

Um dos maiores riscos de investir em uma franquia barata é descobrir que o franqueado não apresenta capacidade de prestar um suporte adequado. Isso realmente interfere no sucesso do negócio e, várias vezes, tende a inviabilizá-lo. Analisar o franqueador de uma franquia barata é primordial, já que eles não apresentam uma boa estrutura mercadológica.

Por isso, é fundamental pesquisar muito bem o histórico da franquia e sua relação com os franqueados. Essa pesquisa pode ser realizada na internet, por meio de busca a respeito dos franqueados da marca com a qual você deseja se associar.

Antes de pensar o quanto deseja investir, é importante conhecer o seu perfil de empreendedor. Compreenda qual a sua disponibilidade e qual o perfil de negócio se encaixa melhor com você, visto que será um investimento a longo prazo, e é necessário existir muita sintonia entre a franquia e o franqueado.

Cuidados que precisam ter na hora de investir em uma franquia

Nesse contexto, é necessário destacar que antes de assinar o contrato, é preciso que o investidor tome diversos cuidados e siga algumas recomendações, para que não se arrependa da franquia barata futuramente. Então, confira os principais cuidados que devem ser tomados!

Analise o seu perfil

Primeiramente, você precisa identificar o novo empreendimento em relação a você e à área de atuação, avaliando realmente os perfis se encaixam. Afinal, a franquia precisa combinar com o seu estilo de vida e perfil.

Desse modo, é válido pontuar que a franquia não consiste apenas em um investimento financeiro. Você precisa identificar tanto o investimento como cliente quanto como empreendedor, e os valores da empresa devem estar de acordo com os seus.

Você pode achar a empresa interessante, porém, é preciso ver se aquela rotina e suas características estão de acordo às suas expectativas — como ter de trabalhar de segunda a segunda, por exemplo.

Analise o segmento de atuação

Muitas vezes, a proposta do franqueado parece perfeita até que você faça uma análise a respeito do mercado em que ele atua. Vários segmentos crescem rapidamente, mas podem cair, também, na mesma intensidade. Normalmente, as franquias mais baratas se enquadram nesse perfil.

Sendo assim, é preciso tentar sempre investir em uma área que permaneça no mercado. Logo, é válido destacar os serviços relacionados à alimentação e limpeza, pois, na crise ou fora dela, as pessoas precisam se alimentar e limpar a casa. Entretanto, o segmento da moda, que muitas vezes oferecem opções mais em conta, pode ser ruim. Visto que as tendências são voláteis e você pode acabar não acompanhado as posteriores.

Leia com atenção a COF e avalie todos os itens

Conforme a lei que regulamenta o mercado de franquias no Brasil, a organização precisa disponibilizar ao empreendedor a Circular de Ofertas de Franquias (COF) pelo menos dez dias antes de o contrato ser fechado.

Desse modo, leia a COF e a Lei de Franquias. Já que a circular traz as regras do jogo, estabelecendo o papel e as funções dos envolvidos no sistema. Então, ela serve como o raio-x da instituição.

É essencial avaliar um conjunto de itens da franquia, como o valor da instalação, custos com estoque, publicidade, treinamento e reserva de caixa, além de encontrar gastos das atividades rotineiras.

Só é indicado adquirir uma franquia se você estiver completamente confiante de que o pacote do franqueador apresenta todas as características necessárias para conseguir o sucesso almejado, além de ter seu empenho pessoal.

Para analisar a natureza da organização e compreender melhor a COF e o contrato de franquia, busque uma empresa especializada no assunto e que possa ajudá-lo.

Estude a concorrência e mercado

É primordial analisar cuidadosamente a cidade em que você deseja instalar a franquia e se ela tem, de fato, potencial para o novo empreendimento. Assim, é indicado conversar com a associação comercial local, gerentes de banco e prefeitura para saber a dinâmica daquela região.

Além do mais, é necessário utilizar ferramentas de geomarketing, pois elas poderão ajudá-lo a selecionar a localização ideal do ponto comercial, já que avaliam o potencial de mercado.

Sendo assim, estudar os principais concorrentes também é de grande relevância. Visite negócios da mesma área da franquia em que tem interesse para saber como elas atuam e como conseguem fidelizar os clientes.

Conheça algumas importantes franquias baratas

Conheça abaixo as principais franquias baratas no mercado e que podem gerar um ótimo resultado para você.

Coxinha Real

É um grupo familiar de empreendedores que trabalha no mercado alimentício mais de 15 anos. Eles começaram em 2003 com esfirras abertas e em 2011 aumentaram o portfólio, elaborando coxinhas na primeira loja de Tatuí, as quais se tornaram o principal produto.

No período de um ano o grupo já estava com dois estabelecimentos em Tatuí. A partir de 2012 começaram a expandir e, atualmente, já apresentam 15 lojas localizadas em 8 cidades do estado de São Paulo.

Barato Express

A Barato Express foi inaugurada em 2015, com estabelecimentos físicos espalhados pela Grande São Paulo, com a finalidade de proporcionar aos clientes produtos de qualidade a u valor justo e uma experiência de compra diferenciada, na loja é trabalho um único preço.

Como o empreendimento estava desempenhado um papel muito bem, apesar da crise financeira que se encontrava o Brasil, em 2017 os sócios começaram a formatar a ideia de franquear sua estrutura de negócio para aproveitar a alavancagem e o crescimento que o mercado de franquias ocasionava, replicando seu Know-how e ajudando empreendedores de todos os lugares do país com suas experiências profissionais.

Em 2019 a rede começou a vender por meio do Instagram e e-commerce, com o intuito de atender ao pedido de vários clientes fora de São que desejam fazer compras nas lojas da Barato Express.

Sobrancelhas Perfeitas

A Clínica de Estética Sobrancelhas Perfeitas trabalha no mercado brasileiro desde o começo do ano de 2005, quando era somente um empreendimento individual que tinha as suas atividades direcionadas para o ramo da estética e beleza.

Desde o começo a empresária fundadora da organização, Cida Vieira, tinha o intuito de trabalhar com o fornecimento de funções diferenciadas dos que atualmente se encontrava no mercado, para isso focou o seu trabalho na função de micropigmentação.

Assim, diante do elevado sucesso que a instituição estava fazendo dentro do mercado, ela começou aparecer propostas de especialistas que demonstravam interesse em aprender o método de desenhar e realizar sobrancelhas tão maravilhosas.

Replicar esses métodos de micropigmentação fio a fio é recomendado para quem pretende realizar a correção de assimetrias, de modo que os traços naturais da face fiquem bem harmonizados e resgatados com os outros elementos do rosto.

Tempero de Minas

O restaurante Tempero de Minas consiste em um dos frutos da passagem do técnico de futebol Levir Culpi pelos times mineiros. Em 1995, quando Levir começou no Clube Atlético Mineiro, começaram-se as idas e vindas da família Culpi a Belo Horizonte, apaixonando-se pelo tempero mineiro.

Depois de fazer amizade com donos de um restaurante do local, surgiu a ideia de trazer a proposta para Curitiba, cidade em que moram. Entre as receitas trazidas pela família, temperos típicos de Minas, como o alho, cheiro-verde, cebola, tipos de farinhas e pimentas dão sabor aos mais 40 pratos regionais, servidos em buffet de fogo a lenha.

Portanto, é fundamental ficar atento às empresas mais baratas, capazes de proporcionar um bom retorno e que oferecem um valor atrativo de aquisição. Contudo, é preciso alinhar as expectativas de ganhos com a empresa.

Investimentos em franquias baratas tendem ocasionar lucros reduzidos, e o empreendedor precisa estar ciente disso. Logo, é preciso escolher um bom sistema de franquias. Além disso, é imprescindível contar com uma ajuda de uma consultoria para orientá-lo a encontrar o melhor negócio.

O que achou do nosso texto? Participe da conversa deixando o seu comentário aqui embaixo.

Posts relacionados

Deixe um comentário