Franquia Yogini – Franquia de Yoga – Praticantes de Yoga gastam em média mais de $16 bilhões em roupas de yoga

14 minutos para ler

Você sabia que é possível unir artigos de moda com os valores do Yoga? Essa é a proposta da franquia Yogini.

Primeira marca de moda a seguir essa ideia, possui mais de 15 anos no mercado de varejo, com diversas lojas nos shoppings mais conceituados da cidade de São Paulo. Parte do grupo Bayard, recentemente vem buscando expandir seus negócios e abrir novas unidades.

E aí, se interessou por esse negócio? Continue lendo para saber mais!

Posts mais lidos do Blog Goakira:
franquia Yogini

O que é franquia?

Se você quer investir em franquias de moda yoga, como a franquia Yogini, ou qualquer outro tipo de franquia, mas tem dúvidas quanto a esse modelo de negócio, não se preocupe! A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para não passar apuros!

O modelo de franquias, também conhecido como franchise ou franchising, é um modelo de negócio onde uma empresa proprietária de uma marca licencia a um investidor o direito de uso desta marca, cedendo a ele o formato do negócio.

Dessa forma, este investidor replica um modelo de negócio que deu certo em outra localidade.

Nesse modelo, uma empresa — conhecida como franqueadora — cede a terceiros — os franqueados — o direito de uso da marca, podendo explorar comercialmente não só os produtos e serviços, mas também todos os processos e métodos de trabalho desenvolvidos pela franqueadora ao longo dos anos.

Assim, com as franquias, os franqueados utilizam estratégias como o geomarketing para replicar um formato de negócio já testado e aprovado no mercado em novas unidades e em diferentes localidades.

O que é geomarketing?

De forma resumida, o geomarketing utiliza inteligência geográfica, também conhecida como inteligência sobre localização, para criar estratégias de marketing e otimizar campanhas.

Com o uso da estratégia de geomarketing, é possível entender dados importantes sobre o perfil, comportamento e interesses dos consumidores. Assim, é mais fácil alcançar os clientes certos, no local certo e na hora certa.

O dispositivo que é mais aliado do geomarketing é aquele que nós usamos o tempo todo e que é capaz de quase tudo hoje em dia: o celular.

A todo momento, os smartphones disponibilizam informações do local em que você se encontra, e isso é de grande valia para as empresas que utilizam inteligência geográfica.

Segundo um estudo realizado pelo Pew Research Center, em 2015, nos Estados Unidos, aproximadamente 90% das pessoas liberam que sua localização seja utilizada por aplicativos.

A partir do IP, check-ins em redes sociais ou GPS ativado do consumidor, é possível obter diversos dados relevantes, como os lugares visitados por eles recentemente.

Com essas informações, a empresa consegue melhorar suas campanhas. Dessa forma, ela entrega conteúdo relevante – como anúncios, mensagens, e-mails – para os consumidores que eles sabem que vão se interessar.

Por exemplo, se uma pessoa vai com frequência a uma sorveteria, fica claro que ela é um cliente em potencial para lojas de sorvete. Se outra pessoa costuma ir ao cinema, ela pode começar a receber mais anúncios de sessões de filmes, resenhas de novas produções, serviços de streaming, entre outros.

Com isso, é possível fazer campanhas mais assertivas e gerar melhores resultados.

geomarketing

Qual a diferença entre franquia e licenciamento?

O franchising é um modelo considerado diferente do licenciamento de marca pois conta com uma legislação própria: a Lei de franquias, que já teve algumas atualizações nos últimos tempos. O processo de formatação da franquia deve ser padronizado de acordo com a lei, sendo estritamente necessária a criação de documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como um alicerce para a garantia dos direitos e dos deveres da franqueadora e do franqueado.

A lei de franquias, promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, impõe, por exemplo, que o franqueado pague uma taxa mensal para o franqueador, além de esmiuçar os detalhes da elaboração da Circular de Oferta de Franquia, documento que os franqueadores possuem e devem entregar para os investidores que desejam se tornar franqueados daquela marca, sendo transparentes sobre a situação da franquia e especificando as características do negócio.

Por isso, o investidor que quer se aventurar nas franquias de moda yoga, assim como a franquia Yogini, deve ficar atento se as informações a seguir constam na Circular de Oferta de Franquia oferecida pelo franqueador:

  • Histórico resumido da franquia;
  • Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
  • Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
  • Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
  • Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
  • Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
  • Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.

História do modelo de franquias

Agora que você entendeu o que é o modelo de franquias, está na hora de entender como se deu a sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário! 

O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.

Esse modelo, posteriormente, foi reproduzido pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.

Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica.

Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.

franquia Yogini

Os tipos de franquias

Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de gerir franquias, afinal, é um número muito grande de empresas, em que é impossível não surgir diversidade.

Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.

De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil.

Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!).

Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.

Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar. 

Os segmentos de franquias atualmente existentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, são os seguintes:

  • Alimentação;
  • Saúde, beleza e bem estar;
  • Casa e construção;
  • Entretenimento e lazer;
  • Comunicação, informática e eletrônicos;
  • Hotelaria e turismo;
  • Moda (como a franquia Yogini);
  • Limpeza e conservação;
  • Segmento de serviços automotivos;
  • Serviços educacionais;
  • Serviços e outros negócios.

A história da franquia Yogini

A  fundadora da franquia Yogini, Regina Zimmermann, idealizou a marca no final de uma aula de yoga, há mais de 15 anos. Sentada em cima do tapete utilizado para a prática do exercício, ela decidiu levar para mais pessoas o bem estar que sentia durante a atividade.

Partindo daí, Regina fundou a Yogini, primeira marca de moda do Brasil inspirada no yoga. O termo “yogini“, em sânscrito, se refere a pessoas que praticam o yoga em busca do autoconhecimento, sabedoria e leveza do ser.

A marca foi fundada no ano de 2005 e entrou para o mercado de franquias de moda yoga em 2012. Inicialmente, eram vendidas apenas roupas e acessórios para a prática da atividade.

Hoje em dia, a marca da franquia Yogini evoluiu, trazendo produtos simples, feitos com tecidos naturais — feitos a partir de modal, gaze de algodão e viscose — porém, ao mesmo tempo, casuais e com a sofisticação e o conforto que os consumidores desejam.

Atualmente, a franquia Yogini opera 8 lojas nos principais shoppings de São Paulo, sendo 3 próprias (Ibirapuera, Morumbi e Villa Lobos) e 5 unidades franqueadas (Anália Franco, Eldorado, Higienópolis, Pátio Paulista e São Caetano), além de um e-commerce que funciona desde 2016.

A franquia Yogini faz parte do grupo Bayard Esportes, que tem mais de 65 anos de experiência e excelência no mercado de artigos esportivos.

Grupo Bayard e Goakira: uma parceria de sucesso

Com mais de 60 anos de vida e uma presença consolidada no mercado paulistano por meio de lojas próprias nos principais shopping centers, o grupo Bayard acreditava ser possível desenvolver uma nova chance de crescimento através do mercado de franquias. Transformar a ideia em realidade, no entanto, dependia de encontrar o parceiro certo.

Os responsáveis pela expansão da marca em uma franquia de artigos esportivos discutiu bastante sobre essa possibilidade de franquias, pois batia de frente com muitos paradigmas e preconceitos internos e do mercado.

Normalmente, as franquias casam muito bem com lojas de pequeno porte, especialmente quando vendem itens monomarca. A Bayard, uma rede multimarcas com lojas grandes, definitivamente não se encaixava nesse padrão.

Após entrarem em contato com diversas consultorias, os executivos da empresa se sentiram seguros ao encontrar a Goakira, que se mostrou um parceiro disposto a fazer um projeto sólido e comprovar a viabilidade do modelo de franquias.

Ao atuar com lojas de mais de 100 metros quadrados, que faturam acima do limite do Simples, as franquias passam a trabalhar em um regime tributário de lucro real ou presumido, o que não é comum entre as franquias.

Enquanto o grupo Bayard questionava a viabilidade do projeto de se transformar em uma franquia de artigos esportivos, o grupo JHSF entrou em contato com a empresa, querendo contar com uma unidade da rede em um de seus shoppings.

A marca chegou, então, a fechar um acordo com um modelo de operação semelhante a uma franquia, até com pagamento de royalties. Com o auxílio da Goakira, foram definidos os parâmetros jurídicos e as partes chegaram num denominador comum onde todas saíram ganhando.

Uma vez que ficou claro que a conta fechava com a JHSF, o grupo Bayard passou a conversar com a Goakira para expandir o modelo de negócios para outros mercados.

O responsável pela expansão da marca considerou uma parceria muito interessante, pois a Goakira instiga o grupo Bayard para que o funil de vendas seja alimentado e que seja mantido um ciclo de captação, prospecção e fechamento.

Em 2021, foi fechado o primeiro contrato da franquia Bayard, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Já no ano seguinte, em 2022, a expansão ganhou fôlego com a recuperação pós-pandemia e outros 5 contratos foram fechados até setembro — sem a necessidade de investimentos em publicidade. 

O momento é promissor para o grupo Bayard, pois a Goakira trabalhou os contatos que haviam sido estabelecidos durante a pandemia e os resultados se mostraram bastante positivos.

Agora, a marca já está consolidada como uma franquia de artigos esportivos, entrando numa fase onde é necessário ser mais agressivo comercialmente.

Valores de investimento na franquia Yogini

Para se tornar um franqueado da franquia Yogini e entrar no mercado de franquias de moda yoga, é necessário que o investidor interessado faça um aporte mínimo de R$ 700 mil. 

Neste valor, estão embutidos R$ 150 mil de estoque inicial, R$ 120 mil de capital de giro, R$ 357 mil de obras, equipamentos e instalações, R$ 70 mil de taxa de franquia e R$ 3 mil do marketing inaugural.

Além disso, o faturamento médio é de R$ 85 mil por mês, as taxas de propaganda e royalties cobradas são de, respectivamente, 1% e 5% em cima do faturamento bruto, a lucratividade fica em torno de 10% e o prazo de retorno do investimento (conhecido também como payback) demora entre 24 e 48 meses.

Artigos do Blog Goakira que você pode gostar:

Vale a pena investir em uma franquia Yogini?

A resposta é: sim! Pois a franquia Yogini é uma empresa consolidada há mais de 15 anos no mercado de moda e yoga, trabalha com marcas renomadas e conhecidas no mundo inteiro, como Souq, Basico.com, Amaro, Westwing e muitas outras e tem um futuro promissor no mercado de franquias graças à ajuda da Goakira. A harmonia começa aqui!

Para saber mais informações sobre o investimento na franquia Yogini ou em outros negócios, entre em contato com a equipe de especialistas do grupo Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então é só seguir nossos perfis no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário