Qual é o perfil ideal do franqueado?

5 minutos para ler

Ao longo dos últimos anos um determinado assunto tem chamado muito a atenção dos franqueadores mais experientes. Trata-se do perfil ideal do franqueado. Muito se fala a respeito das características ideais de um franqueado, mas será que existe um tipo certo de franqueador?

Existe perfil ideal?

Em um jogo de tentativas e erros, muitos franqueadores tiveram boas e más experiências com suas respectivas redes franqueadas. Dentre as experiências ruins, no geral, chegou-se à conclusão de que o sucesso da franquia está ligado diretamente ao perfil ideal do franqueado.

O franqueado gosta de pessoas? Se teve experiência anterior em atendimento de cliente, então possui a capacitação mínima necessária para gerir o negócio? Tem afinidade com o ramo de atuação? Gosta do produto e serviço que irá comercializar? Possui as habilidades comportamentais adequadas?

Estes são alguns exemplos que refletem a realidade atual do processo seletivo de muitas redes na busca pelo perfil ideal do franqueado. O processo seletivo tem se tornado cada vez mais importante no sucesso e na longevidade das operações franqueadas, porque houve o aumento da rigidez da avaliação do perfil dos investidores interessados no negócio.

Que o perfil do franqueador é importante, não temos dúvida. Mas as dúvidas que temos são: o quão importante é o perfil do franqueador para o sucesso do franqueado? O franqueador está de fato comprometido com o resultado do franqueado? Possui a estrutura necessária para dar suporte à rede? Cumpre o que promete? Estabelece um relacionamento ganha-ganha? Envolve a rede franqueada nas decisões estratégicas?

ebook sobre rede de franquias

Enfim, perguntas como estas costumam ser ignoradas no momento da investigação que a maioria dos investidores faz na busca de um negócio ideal. É compreensível que isto ocorra, afinal, quem nunca teve o sonho de ter um negócio próprio?

Via de regra, no momento da pesquisa por uma franquia, o investidor está muito próximo de realizar este grande sonho, por isso acaba negligenciando o processo de seleção do seu franqueador. Certamente, essa desatenção, digamos assim, pode refletir negativamente no bom andamento no negócio.

Infelizmente, o franqueador está longe de entregar um sonho. Na prática, ele entrega realidade! E esta realidade não é tão romântica e perfeita quanto os sonhos acalentados tanto por ele, franqueador, quanto pelo franqueado.

Dicas para encontrar o franqueador ideal

• Mais importante do que o aspecto financeiro, busque uma franquia que se adeque ao seu perfil. Lembre-se que você terá que trabalhar e se não tiver as características e competências básicas, pode comprometer a performance do negócio.

• Primeiramente, ser cliente fiel de uma determinada marca não presume que você tenha afinidade para trabalhar no mesmo segmento. Então busque mais informações sobre o dia a dia da operação e do segmento. A sua motivação será a sua maior fonte de energia para mover o seu negócio ao sucesso.

• Converse com os franqueados atuais, pois eles poderão transmitir-lhe informações preciosas, desde o suporte do franqueador até sobre o dia a dia da gestão deste negócio.

• Busque franqueadores que demonstrem ser parceiros de seus franqueados e não chefes. Inclusive, franqueadores não são chefes!

• Questione o franqueador sobre os números apresentados. Informações sobre o retorno do investimento, lucratividade e rentabilidade da operação precisam estar bem embasadas. Afinal, o Excel aceita tudo!

• Tenha certeza de que o capital disponível é suficiente para abrir o seu negócio. No início da operação, a sua franquia pode precisar de um oxigênio financeiro adicional, consequentemente, esteja preparado!

• Não tenha pressa, pois a afobação é o pior inimigo da racionalidade. Pense com calma e avalie todos os riscos e oportunidades deste novo negócio, pois a decisão precisa estar madura antes de abrir a sua franquia.

• Identifique se os princípios e valores que o franqueador defende estão alinhados com o seu.

Lembre-se!

Você é tão importante para o franqueador quanto ele é para você, por isso a parceria entre você e o franqueador será fundamental para o sucesso do seu negócio. Pesquise, avalie, pesquise novamente e avalie mais uma vez sobre qual é o perfil do franqueador. Reflita: ele tem o perfil ideal para você?

(*) José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.

Fonte: Campo Grande News (http://www.campograndenews.com.br/artigos/qual-e-o-perfil-ideal-de-um-franqueador)

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário