Quem empreende sabe muito bem: um negócio, mesmo que estável, independente do seu tamanho, costuma ser permeado por incertezas, principalmente em relação à viabilidade e aplicabilidade da ideia, ou seja, se é possível implementá-la com maestria e fazer a empresa crescer. Para isso existe o Canvas para negócios.
Ou seja: qualquer negócio, para obter sucesso, precisa de planejamento. Esse passo é fundamental para uma construção segura do empreendimento, que possibilite o empresário a olhar para frente e buscar o sucesso de forma mais clara e objetiva. Uma ferramenta que pode e muito auxiliar nesse processo de planejamento é o Canvas para negócios.
Quer saber mais sobre o Canvas para negócios e como ele ajuda um negócio a crescer? Acompanhe nosso post!
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O que é o Canvas para negócios?
Conhecido como Business Model Canvas (plano de negócio Canvas, em inglês), o Canvas para negócios foi criado no ano de 2005 pelo pesquisador suíço Alexander Osterwalder como uma ferramenta de planejamento estratégico que auxilia os empresários no momento de definição e comunicação de um plano de negócios. Osterwalder contou com a ajuda de centenas de consultores e empreendedores no desenvolvimento desse modelo, surgido inicialmente em uma tese de doutorado.
O Canvas para negócios traz um panorama geral da organização, fazendo com que os empresários tenham como visualizar as estratégias a serem aplicadas no negócio e permitindo um planejamento mais amplo e inovador.
O formato do Canvas para negócios é similar ao de um quadro, principalmente por esta ser a tradução direta da palavra, passando do inglês para o português (canvas é um quadro, uma tela utilizada como superfície para pinturas. Além disso, o modelo é estruturado por um conjunto de 9 blocos que identificam a lógica capaz de desenvolver um plano de negócios.
Isso faz com que o Canvas para negócios seja diferente do plano de negócios tradicional, o tornando mais intuitivo e amigável ao empresário, pois sua metodologia facilita a visualização dos dados e permite uma simplificação do seu trabalho neste processo, garantindo que a estruturação do plano seja feita com mais objetividade.
Como funciona o Canvas?
O Canvas para negócios permite que o empreendedor descreva, visualize, avalie e faça mudanças em um modelo de negócios em processo de formação ou já existente.
Quando o empreendedor olha para o Canvas, consegue entender de forma rápida qual tipo de negócio está sendo planejado. Além disso, analisando os blocos e como eles interagem entre si, fica mais simples compreender o cenário completo da empresa, permitindo que mais pessoas se envolvam no processo, inclusive na cocriação, apoiando tanto na análise, passando pela construção do projeto ou com outros tipos de ajuda.
Ademais, o Canvas para negócios também permite que o empreendedor busque legitimar as suas hipóteses, as planejando de forma que garantam a plena segurança do negócio.
Os benefícios do Canvas para negócios
Para quem está começando a empreender ou quer implementar mudanças e inovações ousadas no negócio, o Canvas para negócios surge como uma alternativa interessante. Um dos maiores trunfos do modelo é a sua praticidade e interatividade, impossíveis de serem encontradas no planejamento tradicional de negócios.
Dessa forma, como o Canvas para negócios é visualmente mais agradável e intuitivo, as empresas que o adotam como modelo de planejamento de negócios experimentam uma melhor organização de ideias e objetivos, com as propostas bem identificadas nos blocos específicos.
Além dessas vantagens, podemos considerar também que o Canvas para negócios contribui para uma elaboração de estratégias mais ágil e simples, ajuda a empresa a segmentar seus consumidores, simplifica a avaliação de desempenho e a comunicação, organiza o negócio de forma objetiva e instiga o empresário a ser mais ousado, inovador e criativo.
Blocos componentes do Canvas para negócios
Agora que já é possível entender o que é o Canvas para negócios, como ele funciona e quais são seus benefícios, chegou o momento de compreender como utilizá-lo para desenvolver e estruturar um planejamento de negócios.
Como você viu, o modelo é formado por um conjunto de 9 blocos dentro de um quadro. Os blocos correspondem a fatores importantes para o funcionamento da empresa, dessa forma, devem estar sempre em harmonia, pois se houver contradição entre eles, o planejamento estará comprometido. Cada bloco deve ter pelo menos um problema ou pergunta a ser resolvido. Idealmente, deve ser respondido com frases curtas. Post-its (blocos adesivos de anotações) são uma ótima opção para montar o Canvas.
Vamos agora descobrir quais são os blocos componentes do modelo Canvas para negócios:
Proposta de valor
Primeiro bloco, costuma ser o mais importante no Canvas para negócios. O empresário deve se perguntar que valor sua empresa entrega ao cliente, qual necessidade dele a marca satisfaz no momento e se ela ajuda o seu público a resolver problemas (e se sim, quais).
Ou seja, são todos os motivos pelos quais os consumidores escolhem ou podem escolher seu produto ou serviço. Pode ser medido de forma quantitativa, como preços do serviço, ou de maneira qualitativa, como a experiência do cliente ou o design do produto ou da loja.
Identificando os consumidores, a empresa consegue obter informações valiosas para o negócio, como descobrir bons locais para a divulgação do produto ou serviço, o jeito correto do vendedor atender seu cliente e até o tom de voz que ele deve usar.
Uma dica é dividir os clientes da empresa na forma mais tradicional (cor, gênero, idade, classe social etc) e criar personas (representação do cliente de uma agência de acordo com o comportamento deles.
Segmento de clientes
O segundo bloco do Canvas para negócios trata da segmentação dos seus consumidores. Ou seja, o público-alvo que a empresa deseja atingir para dar certo. O empresário deve refletir sobre quem são os consumidores dos seus produtos ou serviços, bem como pensar bastante no nicho que ele pretende alcançar, além de pensar qual o seu consumidor mais relevante.
Aqui, o empreendedor também deve fornecer o máximo possível de informações para o público poder ser bem segmentado e selecionado.
Aqui você vai definir qual nicho de mercado a sua empresa deseja atingir. Portanto, pensar em quem são seus clientes e em qual sua necessidade comum é importante para segmentar corretamente as ações futuras.
Os canais
Agora que sua empresa já tem um público-alvo, é importante entender como ele funciona e como se comunicar com ele. O bloco de canais do Canvas para negócios é responsável por identificar como a sua empresa terá seu produto ou serviço divulgado.
Existem os canais diretos e os indiretos. De forma bem simples, podemos definir os canais diretos como os canais de comunicação já existentes no negócio. Páginas nas redes sociais, site oficial, equipe de vendas, pontos comerciais, tudo isso conta. Já os canais indiretos não pertencem aos seus negócios e são, principalmente, canais de outras lojas.
O empreendedor deve refletir, principalmente, sobre de que forma atingir o público-alvo e por qual canal de comunicação a empresa deve se comunicar com os clientes.
Além disso, como o bloco se chama “canais” no plural, é importante unir tanto os canais diretos quanto os indiretos para que funcionem de forma integrada e, assim, o empresário elimine tempo que poderia ser perdido atraindo consumidores.
Relação com os clientes
O quarto bloco do planejamento do Canvas para negócios continua tratando dos consumidores, agora focando num aspecto tão importante quanto a comunicação: o relacionamento com os clientes.
O empreendedor deve se perguntar que tipo de relação ele acredita que a empresa deve ter com os clientes, ao mesmo tempo que indaga qual a relação que os clientes esperam que seja estabelecida com eles.
Outra pergunta que é pertinente aqui: as chances que o cliente da empresa tem de trocar o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio em favor da concorrência. No processo de planejamento do Canvas para negócios, o empresário deve compreender que a relação entre ele e o cliente, antes de tudo, deve ser de confiança mútua. Assim, é mais provável que ele volte ao seu estabelecimento e continue consumindo seus produtos ou serviços.
Atividades-chave
Este bloco do Canvas para negócios trata das atividades essenciais que um negócio precisa ter para que o modelo funcione em toda sua plenitude. Essas atividades podem ser a fabricação, desenvolvimento e entrega de produtos, resolução de conflitos, prestação de serviços e até rotinas administrativas.
Todas as atividades necessárias para que a proposta de valor seja entregue com excelência ao consumidor devem ser discriminadas, por mais simples que seja o serviço prestado ou o produto ofertado.
Recursos principais
O sexto bloco do Canvas para negócios é fundamental para a realização das atividades-chave citadas anteriormente: os recursos. Afinal, como dinheiro não nasce em árvore, é importante que o empresário deixe claro de quais recursos ele necessita para que seu modelo de negócios dê certo.
E não estamos falando apenas de dinheiro. Os recursos, além de financeiros, podem ser físicos, como veículos e máquinas, intelectuais (cursos e capacitação profissional) e humanos (mais funcionários). Só o bom uso desses recursos pode garantir que seu negócio terá uma estrutura desejável para um bom funcionamento.
Parcerias principais
No planejamento do Canvas para negócios, existe um bloco específico para parceiros. No caso, nos referimos a qualquer atividade principal que tenha sido realizada de forma terceirizada, além de recursos adquiridos fora da empresa.
Aqui, deve-se definir quais serão os fornecedores, as empresas que auxiliarão e quaisquer apoiadores que queiram fazer a empresa crescer. Devem ser detalhados de forma transparente, além das atividades que executam. Parcerias são fundamentais para diminuir os riscos do negócio e parte inseparável do Canvas para negócios. Afinal, ninguém consegue fazer nada sozinho.
Fontes de receita
Este bloco pode passar despercebido num primeiro momento, mas é de extrema importância no planejamento do Canvas para negócios e, por isso, deve ter atenção dobrada do empreendedor.
Afinal, ele deve especificar quais serão as fontes de receita da empresa, como pretende fazer com que ela lucre e quais valores os clientes terão que pagar para usufruir dos produtos ou serviços oferecidos.
Não é um passo simples, mas há uma ampla gama de modelos a serem adotados pelo empresário — tanto isoladamente quanto juntos. Assim, ele pode fazer os cálculos da melhor maneira possível dependendo, sempre, da sua área de atuação. Alguns modelos que podem ser usados na fonte de receita são as vendas de produtos ou serviços, aluguéis, licenciamentos, assinaturas, leilões, empréstimos, entre outros.
Estrutura de gastos
O último bloco — mas não menos importante — do planejamento do Canvas para negócios diz respeito à estrutura de custos da empresa. Aqui, todos os gastos necessários para a operação da empresa são especificados e estruturados para manter a saúde financeira do negócio em dia.
O empresário deve definir a importância de todos os custos do seu modelo de negócios, bem como especificar quais recursos e atividades-chave vão pesar mais no orçamento do negócio. Dessa forma, ele deve preservar ao máximo os gastos indispensáveis nos blocos do Canvas para negócios relacionados às atividades-chave, recursos principais e parcerias.
Assim, graças a todo o planejamento, o negócio terá a viabilidade que ele precisa para dar certo.
Por que usar o Canvas?
O Canvas para negócios é uma ferramenta própria para empresas de todos os tipos, sendo utilizado tanto por startups como o Nubank, chegando até a corporações mundialmente conhecidas como Intel, 3M e Nasa. Esses negócios têm em comum a aplicação dessa ferramenta de planejamento e a visão dela como um instrumento fundamental para avaliação de negócios e organização de ideias no ambiente corporativo.
Além disso, o Canvas para negócios é importante porque permite que vários colaboradores de uma organização — ou integrantes de um projeto — consigam encontrar pontos em comum, de modo a buscar um consenso no momento de analisar o planejamento de negócios da empresa.
Como já dissemos anteriormente, o Canvas para negócios possibilita, para o empresário e seus colaboradores, um panorama completo do funcionamento do negócio. Assim, fica consideravelmente mais simples o processo de criar a proposta de valor, disponibilizá-la ao consumidor, estipular os valores e gerar a receita necessária, com maior flexibilidade e clareza.
Dessa forma, o Canvas para negócios faz com que toda a equipe fale a mesma língua e tenha as mesmas referências ao buscar hipóteses para o negócio. É uma solução que dá certo principalmente em pequenas empresas, onde a equipe é mais enxuta, mas também é acionada quando uma empresa maior precisa de mudanças rápidas no seu modus operandi.
Podemos citar, ainda, outras vantagens do Canvas para negócios:
Melhor representação visual
O Canvas para negócios proporciona ao empreendedor e sua equipe uma melhor visualização da situação da empresa, explorando todas as questões que influenciam negativamente (e positivamente) nela, além de evidenciar os caminhos que a empresa deve tomar se seguir todos os passos corretamente.
Blocos atuando em harmonia
Outra vantagem trazida pelo Canvas para negócios é a possibilidade do funcionamento dos 9 blocos ocorrer de forma leve e harmônica, com todos os passos se auxiliando e tornando a gestão da empresa mais eficiente. Isso aumenta as chances de sucesso do negócio, trazendo mais oportunidades de inovação.
Resumo das informações
No Canvas para negócios não há muito espaço para perda de tempo. Esse método, por permitir atribuições mais sucintas para cada bloco, colabora para uma gestão mais simples, onde se gasta menos tempo explicando as ações a serem feitas e se passa mais tempo coordenando-as.
Acesso e compartilhamento fáceis
O Canvas para negócios permite que todos os envolvidos no processo tenham acesso a ele, podendo compartilhar as imagens entre si via aplicativos. Assim, os membros da equipe podem influenciar, sugerir e tomar decisões no momento que acharem necessário.
8 passos para desenvolver um planejamento com o Canvas para negócios
Você já sabe todos os passos para planejar as estratégias da sua empresa com o Canvas para negócios, mas ainda não sabe como começar? Acompanhe essas dicas que separamos para você!
Passo 1: mobilização
Para criar um planejamento com o Canvas para negócios, é necessário contar com mais gente. Por isso, o empresário precisa reunir um grupo para atingir o objetivo traçado. Como o plano de negócios exige uma troca de ideias considerável, o ideal é que sejam reunidos profissionais de várias áreas diferentes.
Passo 2: pesquisa
Depois de montar a equipe, é hora de fazer a pesquisa de todas as informações e dados necessários para que o Canvas saia do papel. Nesse momento, é fundamental que todos os colaboradores trabalhem na coleta e se reúnam posteriormente para avaliar os levantamentos feitos.
Passo 3: design
Aqui, as informações coletadas pela equipe passam pelo escrutínio de seus colaboradores e, consequentemente, são separadas para fazer parte dos objetivos do planejamento. Novamente, todos os envolvidos nesse plano de negócios devem ser ouvidos, de forma a buscar soluções e testar as ações que forem propostas. Assim, todos participam, num senso de comunidade, e o trabalho fica mais rico.
Passo 4: implementação
Depois dos estudos, é hora de tirar tudo do papel e colocar na prática. Agora, o empresário tem o dever de delegar funções entre sua equipe e estabelecer prazos e o orçamento. Dessa forma, com um planejamento bem organizado, novas ações poderão ser feitas sem maiores comprometimentos ao caixa da empresa.
Passo 5: gerenciamento
Com as ações já implementadas pela equipe, cabe ao empresário observar se elas estão chegando aos resultados desejados pela companhia. Essa parte do processo deve ser documentada, mesmo se tudo estiver correndo como o esperado. E, evidentemente, os erros devem ser corrigidos até que o planejamento esteja concluído.
Mas atenção: o mercado está em constante transformação em todas as áreas, por isso, pode ser plausível planejar com o Canvas para negócios de forma periódica, para manter a empresa sempre por cima.
Passo 6: transparência
Toda a equipe envolvida no processo de planejamento do Canvas para negócios deve ter acesso ao plano. Isso pode ser feito de várias formas, desde com um painel ou mural colado na parede, até com fotos ou versões digitais. Além disso, deve-se manter a agilidade e o dinamismo, buscando não encher os blocos de ideias e limitando-se a uma por bloco. Separá-los por cores também é uma alternativa interessante.
Passo 7: foco do grupo
Os exemplos que se encontram do Canvas para negócios não parecem complicados, mas uma equipe sem foco pode fazer o fácil ficar extremamente difícil. Por isso, o empresário tem o dever de garantir que o processo ocorra de maneira satisfatória, sem discussões desnecessárias e falta de atenção. Um bom índice de produtividade é fundamental nesse momento.
Passo 8: coerência
Após o preenchimento de todos os espaços do Canvas, é importante checar quantas vezes for possível se as informações coletadas e inseridas no projeto conversam entre si e se não há contradições entre o que está escrito entre um bloco e outro.
Se as informações não baterem, o planejamento de negócios pode não render como o esperado, prejudicando consideravelmente o crescimento da empresa. A sinergia é um fator indispensável para que o plano do Canvas para negócios garanta os resultados adequados.
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Canvas para negócios: a metodologia ideal
Nesse post, você descobriu que o planejamento propiciado pelo modelo Canvas permite uma representação visual avançada para o negócio, o que traz mais interatividade para a equipe, que será encarregada de organizar as ideias que norteiam a empresa.
Além disso, a divisão por meio de blocos facilita a compreensão do empresário e de seus colaboradores, especificando todos os fatores necessários para que o planejamento fique bem estruturado, dinâmico e ágil, principalmente pelo uso de frases curtas para se referir às situações da empresa.
Ou seja, o uso do modelo Canvas para negócios é ideal para qualquer tipo de empreendimento, desde grandes empresas até franquias. E, se o empreendedor quer que o seu negócio atinja o próximo nível, ele pode ter certeza que sempre poderá contar com a Goakira. Afinal, estamos sempre nos reinventando para ajudar a sua empresa.
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