Marketing share: entenda tudo sobre o termo mais usado no mercado

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Se você tem uma empresa e está interessado em saber fatores como sua relevância e seu tamanho no mercado, é fundamental entender o que é Marketing share.

Esse termo costuma dizer muito sobre aspectos como o valor de mercado de um negócio, seu volume de vendas e muito mais. Nesse post, você vai descobrir o que é Marketing share, qual sua importância, como calcular esse fator e como fazer que ele aumente na sua empresa.

Preparado? Então, boa leitura!

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O que é marketing share?

Marketing share é um termo em inglês que, em tradução livre, significa “participação de mercado” ou “quota de mercado” e pode ser considerada como a porcentagem de vendas de uma empresa na área em que ela atua. Ou seja, qual parte do mercado ela domina naquele momento.

Existem diversas maneiras de se compreender o conceito de Marketing share. Apesar disso, todas elas seguem o mesmo objetivo: descobrir a relevância de empresas em relação às suas concorrentes no mercado fazendo uso de cálculos e porcentagens.

Dentro do mercado potencial de uma organização que atua em certo nicho, o Marketing share é o recorte que já consome os produtos e serviços prestados por ela, ou seja, onde a marca já penetrou com sucesso. É um dado fundamental a ser utilizado em planejamentos e campanhas de marketing, por exemplo.

Mas essa não é a única maneira de avaliar o Marketing share de uma empresa. Também é possível observar o volume de vendas e o número de usuários, dependendo da área de atuação do negócio.

Além disso, o Marketing share também serve como um reflexo do poder operacional de uma organização quando colocada em contraponto aos concorrentes. Esse fator está ligado ao valor que a marca possui no mercado.

Normalmente, as empresas são classificadas da seguinte maneira, de acordo com seu marketing share:

  • Líderes: são as empresas que ocupam a maior fatia do marketing share;
  • Desafiantes: negócios que têm a segunda maior parcela do mercado e se planejam para alcançar o posto de líderes;
  • Seguidores: organizações que contam com uma participação relevante no mercado, embora não estejam tão próximas das líderes e desafiantes;
  • Ocupantes de nichos: são companhias que, embora tenham um marketing share pequeno quando comparadas às demais, conseguem atender perfeitamente algum nicho do mercado, se tornando especialistas em um certo produto, serviço ou até região.

marketing share

Qual a importância do market share?

A essa altura, já é possível compreender que as empresas usam os valores de marketing share como métrica de relevância dentro do mercado e, também, para traçar objetivos de crescimento e expansão. Assim, é possível descobrir a proximidade do seu negócio com a concorrência. Agora, é hora de descobrir qual é a importância disso para a companhia.

Para as empresas, é fundamental compreender o contexto em que a marca está diante do mercado. Além disso, é necessário um acompanhamento minucioso sobre como a marca está desempenhando, o que irá possibilitar o traçado de novos planejamentos e estratégias. Isso tudo vai além da simples questão da porcentagem de marketing share da empresa.

Dessa forma, cabe ao gestor definir a parcela do marketing share que ele quer atingir, além de definir quem serão seus concorrentes na empreitada.

O próprio empresário deve compreender em qual parcela do mercado ele está se incluindo e buscar razões para que essa parcela (no caso, o marketing share) cresça por dois motivos:

Market share: importante para medir o progresso

Se o marketing share da empresa está crescendo de mês a mês, isso quer dizer que o negócio está se destacando em detrimento dos concorrentes, o que indica que o trabalho deve seguir, pois está colhendo frutos. Contudo, se a parcela do mercado está diminuindo, é possível que a empresa esteja perdendo em recursos e nas vendas, o que deve acarretar numa correção de rumo.

Market share: importante para medir o valor

Como o marketing share é proporcional ao valor do negócio, quanto mais demanda e consumo de produtos ou serviços da empresa, mais valor ela agrega, ou seja, mais consumidores buscarão e desejarão os produtos da marca.

Dessa forma, é possível entender que, se uma empresa quiser ter sucesso, é fundamental que participe no mercado. E o marketing share fornece as informações necessárias para que a performance do negócio seja avaliada e os melhores caminhos sejam seguidos.

A partir do momento em que a empresa compreende o seu marketing share, fica mais fácil elaborar planejamentos e traçar objetivos e metas, com o intuito de buscar resultados mais satisfatórios. Isso permite, também, que a empresa se posicione em relação aos seus concorrentes, identificando potenciais de crescimento no negócio.

Assim, para estabelecer um crescimento saudável para a sua companhia, o gestor precisa medir o tamanho do mercado do qual ele faz parte, seu potencial e qual fatia do marketing share ele ocupa no momento.

Nesse momento, pode ser de grande valia a ajuda de uma consultoria empresarial que faça levantamentos de marketing share. A Goakira pode te ajudar! Entre em contato agora com a nossa equipe de especialistas. Estamos a postos para te auxiliar nesse processo.

Como definir o market share de uma empresa?

Não existem regras exatas sobre como calcular o tamanho do marketing share de um negócio, visto que é algo que pode variar bastante dependendo da empresa e do nicho em que ela está inserida. Um passo interessante é efetuar buscas de informações e dados que tenham credibilidade, normalmente disponibilizados por órgãos censitários como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assim, o gestor conseguirá fazer uma avaliação responsável sobre o contexto em que seu negócio opera.

Outra dica vantajosa é a utilização de mais de um método na definição do marketing share da empresa. Isso permite que o empreendedor tenha mais clareza no que se refere a como está o panorama do seu negócio e dos seus concorrentes.

Assim, para definir bem o marketing share de uma empresa, é recomendado seguir alguns recortes, que descreveremos abaixo:

Market share definido por região

O marketing share definido por região diz respeito à gestão de territórios, definindo a quantidade que uma empresa atinge e em quais localidades estão os clientes em potencial. Por exemplo, uma padaria em uma cidade grande pode estabelecer um raio de 5 km do seu ponto comercial, contabilizando seus clientes de acordo com este dado. Já o mesmo tipo de estabelecimento em cidades pequenas deve ter uma definição diferenciada, principalmente porque pode contar com consumidores do município inteiro, especialmente se estiver estabelecida numa cidade com menos de 30 mil habitantes.

Market share definido por público-alvo

Aqui, o marketing share é definido por quantas empresas se encaixam no perfil de seus clientes. É uma saída interessante para negócios que contam com um nicho de consumidores bem definido.

Por exemplo, uma empresa que distribui bebidas atrai potenciais compradores do Brasil inteiro. Bares, restaurantes, padarias, entre outros estabelecimentos. E, para cada um deles, a distribuidora terá que traçar estratégias diferentes, de modo a obter o resultado mais satisfatório em cada cenário.

Market share: segmentação orientada para o produto

Aqui, o número de vendas é definido pelo produto ou serviço de acordo com a região em que a empresa está inserida. Exemplo: uma distribuidora de remédios tem o marketing share definido quando descoberto o número de medicamentos vendidos para farmácias, consultórios e hospitais em funcionamento na sua região.



Como calcular o market share?

Depois de aprender como é feita a definição do marketing share, é hora de compreender, finalmente, como são feitos os cálculos da fatia de mercado de uma empresa.

Para que os cálculos sejam feitos da melhor maneira possível e o marketing share do negócio seja estipulado corretamente, o gestor precisa ter a definição de um ou mais indicadores do mercado em que sua organização está inserida. Explicaremos melhor a seguir.

No segmento de telefonia móvel brasileira, três operadoras se destacam. Vivo, Tim e Claro se mantêm, até hoje, disputando as fatias do mercado umas com as outras. Nos dias atuais, a Vivo é a líder quando o assunto é marketing share do setor.

A companhia de telefonia está na frente de suas concorrentes em vários setores, como, por exemplo, receita líquida, quantidade de celulares, número de linhas telefônicas pós-pagas e número de aparelhos, no geral. Em segundo lugar, aparece a Tim, liderando as receitas e linhas pré-pagas. Em terceiro, vem a Claro, que, embora seja a última das gigantes, supera suas concorrentes quando o assunto é qual a cobertura mais extensa.

Ou seja, dá pra perceber que o marketing share, aqui, é estabelecido de acordo com vários critérios. Dessa forma, somados, eles permitem que as empresas descubram, em seus segmentos, se o negócio é um sucesso, se ainda pode melhorar ou se o fracasso é completo.

O gestor, portanto, deve observar e avaliar todos os critérios relevantes na sua empresa, para definir corretamente seu marketing share. É fundamental que todos os números e fatores sejam levantados. A partir daí, será calculada a parcela de mercado de sua empresa, bem como de seus concorrentes.

Existem três maneiras comuns de aferir o marketing share de um negócio, não sendo necessário que o gestor seja mestre em cálculos para encontrá-lo. Uma simples regra de três já resolve. Acompanhe abaixo!

Calcular o market share pelo volume de vendas

Aqui, o gestor precisa descobrir os recursos que os consumidores gastam em negócios semelhantes à sua empresa ou da mesma área de abrangência. O intuito é fazer comparação de vendas.

Um exemplo: se alguém fabrica camisetas de corrida de rua e vende 3 mil unidades por mês, sendo que o seu mercado conta com uma saída de 5 mil itens, o marketing share dele será de 60%.

Acompanhe a conta a seguir:

5000 = 100%

3000 = X

3000 x 100 = 300000 / 5000 = 60%

Calcular o market share pelo número de clientes

Para calcular o marketing share de acordo com o número de clientes, o gestor deve saber quantos clientes em potencial ele tem e quantos ele já atingiu. Outro exemplo:  uma consultoria com foco em pequenas empresas atende 20 negócios, sendo que 60 da sua área de abrangência contratam esse tipo de serviço. Isso significa que o market share será de 40%.

O cálculo fica dessa maneira:

60 = 100%

20 = X

20 x 100 = 2000 / 60 = 40%

Calcular o market share pelo faturamento

Para calcular o marketing share pelo faturamento, é necessária uma comparação direta dos números de vendas e valores.

Por exemplo, numa praça de alimentação onde 6 restaurantes faturam, em conjunto, 2 milhões de reais por mês, um deles vende, de forma mensal, 200 mil. Dessa forma, o marketing share deste restaurante será de 10%.

De acordo com a regra, o cálculo se dará da seguinte forma:

2.000.000 = 100%

200.000 = X

200.000 x 100 = 20.000.000 / 2.000.000 = 10%

Medir o market share por pesquisas de mercado

Outra maneira de aferir o marketing share de uma empresa, além dos cálculos, é através de uma pesquisa de mercado com o público do negócio. Indo a campo para saber a opinião dos consumidores, o gestor pode descobrir novos dados que permitam uma melhor compreensão da parcela de mercado que o negócio tem.

Por exemplo, é pertinente perguntar aos clientes quais marcas eles mais gostam de consumir, quais elas preferem não comprar, quanto elas gastam adquirindo tais produtos, entre outras questões. Assim, o gestor estará munido de informações que possibilitam um cálculo ainda mais refinado do marketing share da empresa.

Outro tipo de informação útil que se pode obter durante uma pesquisa de mercado é a opinião dos consumidores sobre a concorrência. Dessa forma, pode ser possível encontrar lacunas para uma melhora dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. É bom ficar extremamente atento sobre os anseios do consumidor e o que ele diz, porque as ideias que ele traz podem se transformar em melhorias importantes para o negócio.

Medir o market share por meio de levantamento de dados secundários

Além dos cálculos tradicionais e das pesquisas de mercado, outro método de cálculo do marketing share de um negócio é através do levantamento de dados secundários. A chamada “desk research” consiste em levantar informações que já estão disponíveis em diversos locais. Por exemplo, os dados do próprio cliente, ou informações disponíveis na internet, publicações do governo ou de fundações sem fins lucrativos, relatórios de empresas, pesquisas, bancos de dados, jornais, entre outros.

Dessa forma, unindo as informações coletadas pelo gestor com os dados oficiais, é mais simples traçar suposições sobre o marketing share da empresa.


Consultoria de confiança

Mais um exemplo de market share

Grandes empresas multinacionais costumam utilizar certos mercados (ou países) de forma a calcular o sucesso do seu marketing share.

Por exemplo, um dos maiores mercados em expansão do mundo é a China, com sua população de mais de 1,402 bilhão. Através dos clientes chineses, essas empresas avaliam a sua capacidade de crescer e se expandir no mercado. Uma das companhias que mais utiliza o mercado chinês dessa maneira é a Apple, sempre de olho no crescimento de seus negócios e seu marketing share.

Um estudo divulgado pela empresa Statista, especializada em dados de mercado, mostrou uma queda no marketing share da Apple no mercado chinês de smartphones de 2015 para 2016. Essa queda conta com vários fatores, mas um dos motivos principais é o não-lançamento de um modelo no início do ano — os celulares da empresa americana costumam ser lançados no último trimestre.

Assim, a empresa perdeu espaço e marketing share para marcas da própria China que estão em crescimento, como Oppo e Vivo e, também, para a gigante Huawei.

Como aumentar o market share da sua empresa?

Como foi possível compreender no post, calcular o marketing share do seu negócio pode trazer muitos benefícios, fazendo com que a empresa cresça no mercado, ocupe espaços e garanta sucesso. Mas, para isso, é necessário fazer uso de uma boa quantidade de estratégias.

Um plano estratégico bem feito pelo gestor e sua equipe pode fazer com que as melhorias trazidas pelas ações que aumentam o marketing share sejam duradouras e não só imediatas.

Por isso, acompanhe algumas estratégias abaixo, que podem ser de grande utilidade para a empresa que deseja aumentar o seu marketing share.

Diminuir os preços pode aumentar o market share

Diminuir de forma temporária os valores dos produtos, fazer promoções e dar descontos são uma maneira interessante de fazer com que os consumidores fiquem atentos a um produto.

O gestor, no entanto, deve ter cuidado com essa prática, pois, além de não fidelizar os clientes, pode diminuir bastante as margens de lucro do negócio e ser copiada pelos concorrentes, trazendo mais ônus do que bônus.

Investir em tecnologia para aumentar o market share

Um dos papéis mais importantes em uma empresa, hoje em dia, é o da tecnologia. Principalmente quando se fala em atendimento ao cliente: estão sempre sendo criadas ferramentas novas e cada vez mais intuitivas, buscando sempre melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, fazendo com que ele prefira a marca em questão e, assim, aumentando seu marketing share.

Por isso, as empresas devem estar cada vez mais atentas aos avanços tecnológicos e em formas de explorar estes avanços em seus serviços e produtos. Isso é inteligência competitiva.

Fazer uma boa publicidade pode aumentar o market share

Um departamento que muitas vezes é deixado de lado pelas empresas é o de publicidade e marketing. É possível que a empresa tenha vários diferenciais que são desconhecidos ou passam despercebidos pelos consumidores por causa de um planejamento de comunicação mal feito.

Assim, com marketing e publicidade fortalecidos, fica mais fácil construir uma imagem favorável à empresa e torná-la mais conhecida dos consumidores, consequentemente, aumentando o marketing share.

Amplie a capacidade produtiva para aumentar o market share

Outro fator que pode aumentar bastante o marketing share de um negócio é o aumento da capacidade produtiva, planejando maneiras de sempre se produzir mais, mantendo o mesmo nível de qualidade (ou até superando-o).

Conquistar novos clientes aumenta o market share

É evidente que trazer novos consumidores para a base do negócio aumenta o marketing share. E isso deve ser feito de forma bem pensada, com planejamentos e pesquisas que ajudem a melhorar a infraestrutura e tragam novos mercados.

Alguns fatores que devem ser levados em consideração pelo gesto:

  • Como novos clientes avaliam os seus produtos;
  • quais são os principais problemas do negócio e como resolvê-los;
  • quais são as reclamações mais frequentes;
  • que tipo de modelo de negócios atenderia melhor a todos;
Manter um bom relacionamento com seus consumidores aumenta o market share

Hoje em dia, com os avanços nas ferramentas de mensagens instantâneas, o mercado consumidor está mais exigente em relação ao atendimento das empresas. É necessário que tudo seja cada vez mais ágil, dinâmico e que faça o cliente perder menos tempo possível.

Por isso, o gestor deve analisar a rapidez dos concorrentes nesse quesito. O quão rápido eles respondem as reclamações dos clientes, quantos canais de comunicação eles usam etc. Assim, será possível trabalhar de forma mais eficiente do que eles, sempre mantendo a qualidade, além de usar ao máximo as ferramentas disponíveis para o trabalho dos dias atuais.

Ouvir os consumidores pode aumentar o market share

Às vezes o gestor não tem tantas ideias para dinamizar a empresa e trazer mais inovação. Por isso, é fundamental ouvir os consumidores. Muitos deles têm ideias boas, que valem a pena ouvir.

Assim, o feedback dos clientes pode trazer luz a problemas arraigados nos métodos de trabalho da empresa e seus processos, além de possibilitar a avaliação de problemas ainda não resolvidos pelo mercado.

Por exemplo, numa loja de departamentos, o gestor deve fazer com que os clientes deem suas ideias para a empresa e se posicionem em relação a problemas existentes, tanto por telefone, e-mail ou mensagens instantâneas. Assim, ele mostrará aos clientes que a opinião deles é relevante e que a empresa está em constante evolução, corrigindo erros sempre que possível.

Para aumentar o market share, se deve ter foco no consumidor

Acima de tudo, os resultados trazidos pelo market share são baseados na percepção que os consumidores têm de um negócio. Ou seja, quanto mais negativa a ideia que os clientes têm de uma empresa, menos consumidores ela atrai e menos marketing share ela ocupa.

Dessa forma, o gestor deve fazer com que sua equipe atenda as pessoas com respeito, sorriso no rosto e competência, pois, além de ser mais querida pelos seus consumidores, a empresa vai adquirir mais marketing share.

Fazer mais vendas aumenta o market share

Pode parecer redundante, mas buscar vender sempre mais produtos e serviços possibilita uma fatia maior ainda do marketing share.

Se uma empresa fatura mais, normalmente ela é a maior do mercado. Para que as vendas se traduzam em um aumento do marketing share, os números devem ser acompanhados e revistos com total transparência.

Além disso, a empresa deve manter os clientes satisfeitos mesmo após a efetuação da compra. Evitando taxas de cancelamento, não sendo invasiva em e-mails e redes sociais, a chance de crescer e angariar cada vez mais marketing share é real, graças à satisfação e fidelização dos clientes. Este é o caminho a seguir.

aprenda a aumentar as vendas e o marketing share

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Apenas unindo as informações verdadeiras e corretas é possível ter um bom marketing share. Esse dado permite que uma empresa saiba, de forma clara e transparente, qual o seu nicho de mercado, qual o espaço que ela ocupa nele e qual a sua relevância perante os concorrentes.

Coletando os dados para medir o marketing share, é possível tomar decisões de forma mais concreta e definida, ficando atento a todos os aspectos da empresa e possibilitando uma maior chance de crescimento. Para isso, é necessário pesquisar bastante, coletar muitos dados, entrar em contato com os clientes e aqueles que ainda não forem clientes mas que tenham potencial para tal, checar e rechecar quantas vezes for necessário e acompanhar cada passo de seus concorrentes.

Depois de todo este passo-a-passo, é hora do gestor colocar tudo em prática para alavancar o seu negócio e fazer com que ele cresça cada vez mais. E o empresário sabe que pode contar com a Goakira sempre.

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