No passado, muitas empresas estavam satisfeitas controlando o relógio de ponto dos funcionários. Se trabalhou as horas determinadas, estava resolvido. Esse modelo de gerenciamento está mais do que ultrapassado quando se pensa em administração de empresas, o ideal é a gestão por resultados.
Hoje, para que pequenas empresas e grandes organizações possam sobreviver no mercado é preciso trabalhar com eficiência máxima e com o menor custo. Por isso, companhias privadas e públicas do mundo todo têm feito apenas um questionamento para assegurar seus negócios: como implementar a gestão por resultados?
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A proposta desse tipo de gestão é criar uma cultura organizacional diferenciada, sem preocupação excessiva com os procedimentos. Em outras palavras, em vez do foco nas horas trabalhadas, a atenção deve ser dedicada aos resultados.
Como o foco é alcançar a meta, o método pode ser diferente a cada mês, até que se descubra aquele que trouxe o resultado mais rapidamente. Assim, flexibilidade é a palavra-chave.
Uma das consequências desse método está em favorecer a criação (ou descoberta) de líderes dentro da organização, já que os funcionários estão mais preocupados em mostrar os efeitos dos seus trabalhos e têm muito mais responsabilidade do que apenas se preocupar em chegar no horário.
Gostou da ideia? Então acompanhe o texto a seguir e confira os passos para adotar a gestão orientada aos resultados na sua empresa e desenvolver os seus negócios.
Como funciona a gestão por resultados?
O conceito surgiu na década de 1950, criado por Peter Drucker, conhecido como o “pai da administração moderna”. É um meio de gerir uma organização tendo como referência principal o resultado das atividades de todos os profissionais que participam do desenvolvimento da empresa.
Ao contrário do que ocorre na administração tradicional, em que os gestores estão mais preocupados com os processos, a gestão por resultados objetiva otimizar o desempenho dos negócios a partir das metas definidas.
A gestão por resultados é aplicada conforme as expectativas da organização para sua expansão e desenvolvimento. As lideranças da empresa são reunidas para que o planos possam ser arquitetados.
Aqui, a missão da empresa deixa de ser um mero sonho e se transforma em plano de ação a ser seguido por todos os gestores e colaboradores. Os setores passam a ter um acompanhamento mais próximo dos seus resultados e, com isso, passam a ter engajamento para trabalhar em conjunto. Afinal, na gestão por resultados todos têm uma motivação em comum: atingir a meta prevista.
Quais os benefícios de implementar a gestão de negócios?
Quando a organização consegue êxito na gestão por resultados, de imediato é possível verificar a diminuição de custos e o aumento da eficiência operacional. São as metas traçadas que orientam os esforços dos colaboradores.
Quando a equipe trabalha sem vislumbrar metas, independentemente se forem de curto, médio ou longo prazo, a consequência é a perda dos recursos da empresa, como capital, tempo e mão de obra. As empresas que adotam a gestão por resultados demostram:
- comprometimento em atingir a missão da empresa;
- padrão e referência para todos os procedimentos administrativos;
- união dos colaboradores, que passam a assumir um objetivo comum;
- dividem a responsabilidade pelos resultados obtidos ou perdidos;
- valorização dos funcionários;
- preocupação da empresa com os resultados obtidos por todos, e não apenas com seus procedimentos.
Quais os principais pilares da gestão por resultados?
A gestão por resultados é uma técnica usada na administração há muitos anos. Com vontade de ir além, gestores do mundo todo buscam por diretrizes que possam ser estabelecidas em seus empreendimentos para assegurar um desenvolvimento com segurança. Ou seja, conseguir alcançar os sonhos que previam para os seus negócios com o menor risco possível.
Para isso, encontraram nas bases da gestão por resultados as diretrizes que precisavam. Veja quais são elas a seguir.
Estratégia
É preciso definir missões e valores da empresa, fatores críticos de sucesso, objetivos estratégicos e operacionais. Para isso, é preciso fazer uma análise minuciosa dos negócios, produtos e serviços prestados. Dar atenção ao ambiente externo, ou seja, concorrência e público-alvo, é fundamental. Faça uma pesquisa de mercado e descubra os pontos fortes e fracos da sua empresa e de concorrentes.
Não existem resultados sem ação e harmonia de todos os setores da empresa. Por isso, antes de colocar a mão na massa, após fazer esse levantamento e análise, é preciso traçar um plano de ações. Escolha quem vai executar as tarefas, quem vai coordenar as equipes e quanto vai custar cada ação.
É importante que, com base nos dados, objetivos e funções traçadas, você crie um manual de operação e de gestão para replicar os processos e capacitar a equipe de forma que todas as operações tenham um padrão único, que refletirá diretamente na eficiência das atividades e na qualidade do produto final.
Indicadores de rotina
Para acompanhar o desempenho e a efetividade das ações e do trabalho da equipe, é preciso criar indicadores de rotina. Esses são, basicamente, um conjunto de informações mensuráveis capazes de avaliar o desempenho quantitativo e qualitativo de um profissional, de uma equipe ou de toda a organização.
Eles são essenciais para medir, não só a produtividade da equipe ou do funcionário, mas também a qualidade do serviço. No fundo, eles vão mostrar se a teoria se comprova na prática e se os planos de metas estão mesmo funcionando.
A elaboração de relatórios semanais com esses números facilita a detecção de erros quando eles estão ainda pequenos, e não se tornaram uma bola de neve que pode comprometer os resultados. Se os indicadores ficam abaixo das expectativas todas as semanas, é preciso rever e refazer os planos de metas.
Tenha cuidado para não gastar muito tempo e dinheiro em atividades que poderiam ser simplificadas com uso de tecnologia. Contar com a ajuda de ferramentas pode ajudá-lo bastante. Entre as recomendações, encontra-se o uso de pesquisa de qualidade.
Com alguns aplicativos é possível mandar mensagens automáticas para os clientes, perguntando a respeito do atendimento, sobre a solução encontrada e recomendações, como elogios e críticas. Esse é apenas um dos vários recursos que podem ser utilizados.
Nesse cenário, é importante buscar o apoio de uma consultoria especializada que possa analisar e apontar os melhores indicadores de desempenho para a sua empresa. Afinal, não adiantará ter metas estabelecidas se os resultados não forem mensuráveis.
Capacitação e união da equipe
Se a gestão de resultados não é obcecada com os horários, ela, ao mesmo tempo, demanda que todos os profissionais estejam extremamente focados em atingir as metas esperadas. Não custa nada lembrar que o comprometimento no trabalho não está diretamente ligado à carga horária, mas sim ao cumprimento de tarefas.
Mas, para isso, é preciso que a empresa invista em aprendizado, como treinamentos, workshops, e-learning e assessoria. Para tanto, é preciso traçar uma trilha de aprendizado como objetivo, recursos envolvidos e os tipos de investimento que serão feitos para cada área ou profissional.
Importante esclarecer que a capacitação dos colaboradores na gestão por resultados não trata-se apenas de treinamento. Este, na verdade, é uma espécie de desenvolvimento do indivíduo na empresa conforme as suas habilidades profissionais e a demanda do seu crescimento.
Por isso, normalmente, ele precisa durar mais que um treinamento comum, sendo que, quanto mais aprofundadas forem as ações de mudanças propostas, maior o prazo de desenvolvimento e capacitação.
No modelo de gestão por resultados, o treinamento para de visar apenas os problemas individuais do colaborador, passando a vê-lo como parte de um todo. Outro objetivo que muda são as diretrizes de treinamento, que param de focar apenas no presente e passam a vislumbrar e antecipar as questões futuras, como tendências de mercado, oportunidades, marca e imagem da organização, demandas e inovações.
Como implementar a gestão por resultados na empresa?
Para implementar a gestão por resultados é preciso fazer um trabalho em conjunto, de modo que toda a equipe esteja comprometida a adotar esse novo sistema. É importante que todos que estão envolvidos nos procedimentos organizacionais se sintam valorizados, percebendo que sua função é de primordial importância para chegar ao produto ou serviço final.
O gestor deve analisar e estudar todos os procedimentos realizados para conseguir reorganizar as equipes e apontar as funções de cada membro. Afinal, a função primordial do gestor, aqui, é conseguir com que os colaboradores fiquem realmente envolvidos em chegar ao resultado. Demostrar que a recompensa da estruturação do negócio é para o coletivo é essencial.
Lembre-se de que, como toda transformação, não é uma mudança simples a ser realizada. Por isso, é fundamental que sejam analisados os riscos profundamente.
A importância da consultoria
Procure uma empresa de consultoria especializada com foco no crescimento e estruturação de negócios. Eles farão um planejamento estratégico focado na gestão por resultados. Tudo isso conforme forem as expectativas da organização para o presente e, principalmente, para o futuro.
O momento de escolher essa parceria também é um importante passo para o sucesso empresarial. Faça uma busca ampla do prestígio da empresa no mercado, busque por cases de sucesso e de clientes anteriores que não obtiveram sucesso na contratação.
Além disso, é importante entender sobra a metodologia aplicada. Afinal, a gestão por resultados demanda um conduta das melhores e mais modernas práticas de gerenciamento empresarial.
Então, o primeiro passo da gestão por resultados é começar definindo as metas da organização. Assim, é possível otimizar as atividades desenvolvidas e conseguir realmente atingir o êxito da empresa.
Conseguiu atingir as metas? Ótimo, mas o trabalho não acaba aí. É preciso estabilizar os resultados. A equipe deve estar focada em mantê-los ou superá-los. É natural a acomodação quando os objetivos são atingidos. Portanto, estabeleça sempre novos horizontes para manter os profissionais motivados.
Além disso, continue acompanhando as atividades com os indicadores de rotina. Dessa forma, a gestão por resultados será mais que um diferencial competitivo. Ela será a base para o crescimento e desenvolvimento dos seus negócios.
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