Como motivar uma equipe de vendas? Confira 6 melhores práticas

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Saber como motivar uma equipe de vendas é uma forma muito eficaz de garantir que os funcionários desse setor desempenhem suas atividades com comprometimento e estejam engajados com os objetivos da empresa.

Os colaboradores de um negócio têm a necessidade de se sentirem motivados e valorizados. Dessa forma, o desempenho nas suas atividades é potencializado, e ao contrário do que muitos imaginam, os incentivos não são somente financeiros. Muitas vezes, sentir-se envolvido em um ambiente que dê a oportunidade de crescimento pessoal e profissional pode ser um estímulo muito mais interessante.

Quer conhecer quais são as melhores práticas que um gestor pode lançar mão para motivar sua equipe de vendas? Então continue a leitura deste artigo!

1. Crie um ambiente de trabalho agradável

Não há dúvidas de que o ambiente agradável e harmônico influencia diretamente no desempenho dos funcionários e, consequentemente, nos resultados da empresa. Os empregados passam a encarar o trabalho como algo prazeroso, e não como um elemento rotineiro, chato e desgastante.

Possibilitar essa atmosfera positiva é um dever do gestor, que para alcançar esse objetivo pode usar estratégias como:

  • investir em infraestrutura para o exercício das atividades dos funcionários;
  • dar voz às equipes de funcionários da empresa sobre táticas de vendas e melhorias internas;
  • promover pausas na jornada e espaços para que os trabalhadores possam relaxar por alguns minutos, entre outras.

Entre as práticas positivas para saber como motivar uma equipe de vendas, promover a esses colaboradores um ambiente de trabalho amistoso tem lugar de destaque. Desse modo, eles se sentirão motivados e engajados na conquista de bons resultados, pois serão participantes diretos do sucesso daquela organização.

2. Dê feedbacks positivos

Um dos maiores erros de gestores de forma geral é não elogiar os funcionários do setor de vendas. Normalmente, quando algo dá errado, há cobranças e puxões de orelha, mas quando as coisas saem como o planejado não há, por parte do empresário, um feedback positivo aos seus funcionários.

Os bons resultados da equipe são encarados quase como uma obrigação, e isso desmotiva bastante.

Quando as vendas do mês saírem conforme o planejado ou até acima das metas estabelecidas, dê um retorno positivo à sua equipe. Reúna os funcionários, agradeça pelo empenho, elogie o comprometimento com os resultados etc.

Essa prática faz com que os integrantes do setor de vendas se sintam incentivados a continuar seu trabalho de forma dedicada e engajada no alcance dos resultados. Esse tipo de motivação, apesar de não ser financeira, impacta diretamente nos lucros da empresa.

3. Invista em treinamentos

Quando uma empresa estabelece metas e objetivos para a sua equipe de vendas, é necessário mostrar o caminho para que os funcionários desse setor os alcancem. Além disso, colaboradores que passam por processos de capacitação se sentem valorizados e mais bem-dispostos a realizar seu ofício da melhor maneira possível.

Quando há a transmissão de ensinamentos aos vendedores os direcionamentos de melhores técnicas e propósitos da empresa são repassados, a equipe de vendas começa a entender o perfil de atendimento ao público que os gestores desejam, e isso serve de motivação e incentivo.

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4. Proponha metas inteligentes

Certamente, uma das práticas mais importantes para motivar uma equipe de vendas é estabelecer metas a serem cumpridas pelos trabalhadores. Muitos coordenadores, no entanto, se esquecem que essas metas devem ser determinadas com sabedoria.

Estipular metas impossíveis de serem alcançadas é um fator que, em vez de motivar, acaba desanimando os vendedores — não gerando benefícios para a empresa.

Na hora que as metas forem propostas, ouça a sua equipe de vendas e leve em conta fatores como:

  • especificidade;
  • como elas serão atingidas;
  • o tempo determinado para alcançá-las etc.

Portanto, evite metas genéricas e intangíveis. Defina-as bem, de modo que elas sejam capazes de ser atingidas pela sua equipe. Isso gera motivação por parte dos funcionários, não só pelos benefícios que possam ser oferecidos a eles, mas como forma de satisfação pessoal e profissional.

O prazo também deve ser bem pensado, pois ele evita a procrastinação e incentiva o esforço em um curto espaço de tempo. Algumas vezes, é mais benéfico praticar metas diárias ou semanais do que optar por metas mensais.

5. Ouça os seus funcionários

Um gestor nunca administra a sua empresa sozinho. Ainda que ele tenha total conhecimento sobre o assunto, é sempre importante ouvir opiniões e saber o que se passa na mente dos profissionais da sua equipe.

O setor de vendas geralmente faz parte de uma atividade-fim da empresa. Nele, os funcionários têm total consciência de práticas que vêm sendo positivas e daquelas que não têm surtido efeito.

A dica para motivar a sua equipe de vendas é: ouça seus empregados e permita que eles participem do processo de vendas da organização de forma direta. Assim, eles vão adequar os procedimentos adotados aos melhores caminhos para a produção de bons resultados e serão incentivados a desempenhá-los.

Outro ponto em que a equipe de vendas deve ser ouvida tem relação com os benefícios oferecidos para o alcance das metas. Quando o gestor determina sozinho as vantagens destinadas à sua equipe, ele corre o risco de errar feio.

Quando ele deixa a equipe de vendas participar dessa escolha, as chances de acertar crescem exponencialmente. Como adicional, a equipe se sente amplamente valorizada pela empresa e incentivada a desempenhar um bom papel.

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6. Ofereça benefícios

Para finalizar vamos falar da que todos estavam esperando: os benefícios para as metas atingidas.

Um engano que muitos gestores cometem é relacionar os benefícios diretamente a incentivos financeiros. Promover vantagens no salário pode ser importante para o alcance das metas, mas os benefícios não podem se resumir a isso.

Quando um gestor escuta seus funcionários, percebe que os benefícios monetários são importantes. Mas, além disso, outros pontos também são valorizados, como folgas, participação em eventos, entre outros.

Portanto, para um gestor entender como motivar uma equipe de vendas, ele deve lançar mão de estratégias com sabedoria. Ouça seus funcionários, estipule metas possíveis e promova um ambiente agradável. Desse modo, os colaboradores do setor estarão engajados nas atividades da empresa. Então sua lucratividade aumentará e o desempenho de todo o negócio será potencializado.

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