Persuadir um cliente ao fechar uma compra por meio de uma boa abordagem de vendas é uma ação que deve ser motivada. Não basta investir em ações direcionadas ao consumidor: a sua equipe de vendas também precisa e deve ser motivada a vender mais. Nesse contexto, uma campanha de incentivo a vendas é fundamental.
Além disso, esse tipo de iniciativa, quando bem conduzida, vai além da equipe de vendas e atinge toda a empresa, motivando também os demais colaboradores a indicar oportunidades de novos negócios. Se o incentivo for atraente, pode contribuir para que os funcionários envolvidos trabalhem mais motivados.
Pensando em ajudar você a otimizar as vendas da sua empresa, criamos este post que mostra quais são os principais passos para a montagem de uma campanha de incentivo a vendas eficiente. Continue a leitura e saiba exatamente o que fazer para estimular a sua equipe a aumentar a taxa de conversão.
Saiba como criar uma campanha de incentivo a vendas impecável
Assim como as campanhas direcionadas aos seus consumidores, as ações de incentivo a vendas devem se muito bem planejadas, levando em consideração os seus colaboradores como público a ser atingido.
Além disso, existem outras providências a serem tomadas para que ela surta o efeito desejado. Confira, a seguir, os principais passos para a criação de uma campanha de incentivo a vendas.
Passo 1: defina objetivos específicos e alcançáveis
O primeiro ponto é saber exatamente a que se destina a campanha — a venda de um produto específico ou o aumento do ticket médio, por exemplo. Se esses objetivos forem numéricos, serão ainda mais fáceis de monitorar e saber se foram atingidos.
No entanto, de nada adianta estabelecer como objetivo o aumento do ticket médio em 100% se a sua empresa não tem um mix de produtos suficientemente amplo para complementar as vendas, por exemplo.
É preciso que esses objetivos sejam estabelecidos de modo realista.
Passo 2: estabeleça metas e regras claras
É preciso que a equipe entenda o que isso significa. Seguindo o exemplo do ticket médio citado acima: imagine que um grupo de consumidores está acostumado a comprar determinado item. Um modo de aumentar o valor da venda é sugerir outros produtos complementares àquele ou mesmo propor a compra de mais unidades do mesmo item.
Estabeleça de forma clara a quantidade de itens ou o valor da compra que os clientes indicados por eles devem adquirir para que o colaborador tenha direito à premiação estabelecida.
Passo 3: defina períodos de duração
A renovação de uma campanha de incentivo a vendas é muito importante para manter a “chama” dos seus colaboradores acesa. É importante que, para cada objetivo ou meta, seja estabelecido um prazo, e ao final dele a campanha seja mudada para manter o clima de novidade.
Passo 4: ofereça boas recompensas
Na hora de elaborar campanhas de incentivo às vendas, o seu público-alvo é formado pelos seus colaboradores, por isso é importante conhecê-los para pensar em premiações realmente relevantes para a realidade deles.
Um brinde comum pode não ser muito estimulante, mas uma bonificação no salário ou uma bolsa para uma pós-graduação são premiações mais atrativas e que poderão vir a beneficiar a própria empresa com a melhor qualificação do funcionário.
Passo 5: divulgue a campanha internamente
Lançar uma campanha de incentivo a vendas e não comunicá-la aos colaboradores da empresa é o mesmo que iniciar uma liquidação e não informar os clientes sobre a ação. Se ninguém souber que a campanha existe, ninguém participará dela.
Portanto, divulgue por e-mail, cole no quadro de avisos da empresa, faça reuniões com os times para explicar a campanha, distribua folhetos e faça de tudo para tornar a campanha conhecida pelos seus colaboradores — assim como as regras para participação e a premiação para cada cliente indicado que fechar negócio.
Conheça os principais benefícios de uma boa campanha de incentivo a vendas
São diversos os benefícios de uma campanha de incentivo a vendas. Eles não atingem somente a empresa, mas os colaboradores e os clientes do negócio também. Entenda o motivo e conheça alguns desses benefícios a seguir.
Aumento das vendas
Esse é o principal benefício da elaboração de uma campanha de incentivo às vendas. Quando esse tipo de ação acontece, ele acaba estimulando o meio mais eficiente de publicidade: o boca a boca.
Seus funcionários passam a falar sobre a empresa nas redes sociais e a indicar seus produtos e serviços. Isso acaba gerando mídia espontânea em níveis exponenciais, já que você deve multiplicar a capacidade de abrangência da campanha pelo número de colaboradores que você mantém na empresa.
Mais engajamento da equipe
Ao serem premiados pelas indicações que fizeram, os membros da sua equipe trabalham muito mais satisfeitos e motivados. Desse modo, além de vestirem a camisa da empresa fazendo propaganda positiva, ainda se tornam mais produtivos, contribuindo para o crescimento da organização.
Clientes mais satisfeitos
Colaboradores mais felizes e produtivos atendem melhor aos clientes. Dessa forma, uma campanha de incentivo a vendas também influencia na satisfação dos seus consumidores. Como muitos dos novos clientes são conhecidos, essas pessoas tendem a se sentir parte da empresa também.
As campanhas de incentivo às vendas são ferramentas altamente eficientes para o estímulo ao fechamento de negócios. O que pouca gente percebe é que elas são benéficas não somente à empresa, mas aos colaboradores e clientes. Portanto, vale a pena investir em ações que acabam promovendo a satisfação de todos os envolvidos.
Agora você já entende a importância e sabe como elaborar uma boa campanha de incentivo a vendas. Complemente o seu conhecimento com estas 9 dicas essenciais para otimizar o processo de abordagem de vendas!