Como criar campanha de incentivo a vendas impecáveis para a empresa?

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Persuadir um cliente ao fechar uma compra por meio de uma boa abordagem é uma ação que deve ser motivada. Não basta investir em ações direcionadas ao consumidor: a sua equipe de vendas também precisa e deve ser motivada a vender mais. Nesse contexto, uma campanha de incentivo a vendas é fundamental.

Além disso, esse tipo de iniciativa, quando bem conduzida, vai além da equipe de vendas e atinge toda a empresa, motivando também os demais colaboradores a indicar oportunidades de novos negócios. Se o incentivo for atraente, pode contribuir para que os funcionários envolvidos trabalhem mais motivados.

Pensando em ajudar você a otimizar as vendas da sua empresa, criamos este post que mostra quais são os principais passos para a montagem de uma campanha de incentivo a vendas eficiente. Continue a leitura e saiba exatamente o que fazer para estimular a sua equipe a vender mais!

Saiba como criar uma campanha de incentivo a vendas impecável

Assim como as campanhas direcionadas aos seus consumidores, as ações de incentivo a vendas devem se muito bem planejadas, levando em consideração os seus colaboradores como público a ser atingido.

Além disso, existem outras providências a serem tomadas para que ela surta o efeito desejado. Confira, a seguir, os principais passos para a criação de uma campanha de incentivo a vendas.

Passo 1: defina objetivos específicos e alcançáveis

O primeiro ponto é saber exatamente a que se destina a campanha — a venda de um produto específico ou o aumento do ticket médio, por exemplo. Se esses objetivos forem numéricos, serão ainda mais fáceis de monitorar e saber se foram atingidos.

No entanto, de nada adianta estabelecer como objetivo o aumento do ticket médio em 100% se a sua empresa não tem um mix de produtos suficientemente amplo para complementar as vendas, por exemplo.

É preciso que esses objetivos sejam estabelecidos de modo realista.

Passo 2: estabeleça metas e regras claras

É preciso que a equipe entenda o que isso significa. Seguindo o exemplo do ticket médio citado acima: imagine que um grupo de consumidores está acostumado a comprar determinado item. Um modo de aumentar o valor da venda é sugerir outros produtos complementares àquele ou mesmo propor a compra de mais unidades do mesmo item.

Estabeleça de forma clara a quantidade de itens ou o valor da compra que os clientes indicados por eles devem adquirir para que o colaborador tenha direito à premiação estabelecida.

Passo 3: defina períodos de duração

A renovação de uma campanha de incentivo a vendas é muito importante para manter a “chama” dos seus colaboradores acesa. É importante que, para cada objetivo ou meta, seja estabelecido um prazo, e ao final dele a campanha seja mudada para manter o clima de novidade.

Passo 4: ofereça boas recompensas

Na hora de elaborar campanhas de incentivo às vendas, o seu público-alvo é formado pelos seus colaboradores, por isso é importante conhecê-los para pensar em premiações realmente relevantes para a realidade deles.

Um brinde comum pode não ser muito estimulante, mas uma bonificação no salário ou uma bolsa para uma pós-graduação são premiações mais atrativas e que poderão vir a beneficiar a própria empresa com a melhor qualificação do funcionário.

Passo 5: divulgue a campanha internamente

Lançar uma campanha de incentivo a vendas e não comunicá-la aos colaboradores da empresa é o mesmo que iniciar uma liquidação e não informar os clientes sobre a ação. Se ninguém souber que a campanha existe, ninguém participará dela.

Portanto, divulgue por e-mail, cole no quadro de avisos da empresa, faça reuniões com os times para explicar a campanha, distribua folhetos e faça de tudo para tornar a campanha conhecida pelos seus colaboradores — assim como as regras para participação e a premiação para cada cliente indicado que fechar negócio.

Conheça os principais benefícios de uma boa campanha de incentivo a vendas

São diversos os benefícios de uma campanha de incentivo a vendas. Eles não atingem somente a empresa, mas os colaboradores e os clientes do negócio também. Entenda o motivo e conheça alguns desses benefícios a seguir.

Aumento das vendas

Esse é o principal benefício da elaboração de uma campanha de incentivo às vendas. Quando esse tipo de ação acontece, ele acaba estimulando o meio mais eficiente de publicidade: o boca a boca.

Seus funcionários passam a falar sobre a empresa nas redes sociais e a indicar seus produtos e serviços. Isso acaba gerando mídia espontânea em níveis exponenciais, já que você deve multiplicar a capacidade de abrangência da campanha pelo número de colaboradores que você mantém na empresa.

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Mais engajamento da equipe

Ao serem premiados pelas indicações que fizeram, os membros da sua equipe trabalham muito mais satisfeitos e motivados. Desse modo, além de vestirem a camisa da empresa fazendo propaganda positiva, ainda se tornam mais produtivos, contribuindo para o crescimento da organização.

Clientes mais satisfeitos

Colaboradores mais felizes e produtivos atendem melhor aos clientes. Dessa forma, uma campanha de incentivo a vendas também influencia na satisfação dos seus consumidores. Como muitos dos novos clientes são conhecidos, essas pessoas tendem a se sentir parte da empresa também.

As campanhas de incentivo às vendas são ferramentas altamente eficientes para o estímulo ao fechamento de negócios. O que pouca gente percebe é que elas são benéficas não somente à empresa, mas aos colaboradores e clientes. Portanto, vale a pena investir em ações que acabam promovendo a satisfação de todos os envolvidos.

Agora você já entende a importância e sabe como elaborar uma boa campanha de incentivo a vendas. Complemente o seu conhecimento com estas 9 dicas essenciais para otimizar o processo de abordagem de vendas!

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