Saber como aumentar as vendas da empresa é uma atividade dominada por poucos. Isso ocorre porque a maioria dos varejistas entendem o processo de modo mais subjetivo. Para entender o raciocínio matemático das vendas, basta aplicar uma fórmula, que apesar de óbvia, é muito útil: taxa de conversão x ticket médio x fluxo de pessoas na loja.
Nesse contexto, para saber como aumentar as vendas é necessário criar estratégias envolvendo essas três variáveis. Por exemplo, se há um bom fluxo e baixa conversão, será preciso melhorar o atendimento e a exposição de produtos? E se a conversão está alta e o faturamento baixo, será que é necessário pensar em como aumentar o ticket médio?
A partir do momento que se olha para o processo de vendas de forma lógica, é possível desenvolver estratégias mais eficientes. Assim como identificar pontos fortes e fracos no modelo e traçar as mudanças de rumo que se mostrarem necessárias. Para isso, fizemos este post que ajudará você a entender como aumentar as vendas na sua empresa. Confira!
Como aumentar as vendas: importância de ter ter boas estratégias
Muitas vezes, quando as vendas estão baixas, o varejista decide investir em campanhas para atrair mais clientes para a loja. Isso é feito intuitivamente, sem ter a certeza de que o problema, na verdade, está no fluxo.
Porém, se a equipe de vendas não está adequadamente treinada para realizar uma abordagem de vendas e, por isso, não é capaz de fazer com que esse fluxo de pessoas atraído pelas campanhas seja convertido em negócio, essa verba investida na atração de clientes é desperdiçada.
Um planejamento baseado nos dados históricos de vendas o ajudaria a entender que esse investimento teria sido mais proveitoso se tivesse sido feito no treinamento dos vendedores. Daí a importância de adotar as estratégias certas, planejadas de acordo com a realidade do estabelecimento.
É muito comum que o empresário, frustrado com a ineficácia nos resultados de suas campanhas de marketing, acreditar que elas não funcionam. Porém, o problema está na falta de um planejamento adequado antes de tomar a decisão sobre em qual investir.
Como aumentar o fluxo de clientes da sua empresa?
O primeiro passo para aumentar as vendas da sua empresa é aumentar o fluxo de clientes, já que a conversão acontece entre essas pessoas que chegam até a sua loja. Portanto, atraí-las é um passo importante, embora não seja suficiente para garantir o aumento nas vendas.
Existem diversas ações capazes de aumentar o fluxo de clientes da sua empresa, como as divulgações em mídias sociais, a distribuição de vouchers de desconto, a oferta de conteúdos de atração, a premiação para indicações de amigos, a realização de eventos relacionados ao seu produto ou serviço, como palestras, ou até mesmo, coffee breaks promocionais.
Enfim, com um pouco de criatividade e até baixo investimento, é possível atrair muito novos potenciais clientes para a sua loja. Porém, é preciso ter em mente que somente atraí-los não é suficiente, também é necessário investir recursos da conversão. Quanto maior a capacidade da sua equipe de converter esses leads em clientes, menor será o seu investimento em atração. Viu só como é um processo lógico e racional?
Como aumentar as vendas, taxas de conversão e o ticket médio
Ambas as taxas, de conversão e ticket médio, estão ligadas à importância de um bom atendimento. Um cliente bem atendido tende não só a comprar, mas a comprar mais. Desse modo, o treinamento da sua equipe de vendas se torna fundamental para melhorar a conversão.
Além da capacitação da equipe, também é muito importante investir em campanha de incentivo às vendas. Por exemplo, com a premiação para os melhores vendedores da semana, tanto em número quanto em valor de vendas. Essa métrica é importante para entender quanto do fluxo está sendo de fato aproveitado.
Já para aumentar o ticket médio é importante a realização de ações que incentivem o cliente a levar mais de um item, como o famoso “leve 3 e pague 2” ou, ainda, oferecer algum tipo de brinde ou desconto para as compras acima de determinado valor. É fundamental fazer com que o cliente entenda que quanto mais ele comprar, mais vantagens ele obterá com a compra e, desse modo é possível, até mesmo, fidelizá-lo.
Outro fator importante para o aumento do ticket médio são os itens complementares. Já que é muito mais fácil acertar na necessidade do cliente levando em consideração o que ele está comprando. Por exemplo, em uma loja de produtos de beleza, quem compra tintura para o cabelo precisará da máscara de hidratação.
Resumindo, a sua loja precisa oferecer itens que se complementam. Além disso, seus vendedores precisam ser treinados para entender as sutilezas escondidas sob as necessidades dos clientes. Dessa forma, será muito mais fácil solucionar os problemas trazidos pelos consumidores e oferecer excelência constantemente.
Qual a importância de acompanhar o desempenho de vendas da empresa?
O acompanhamento dos principais indicadores de vendas da empresa é fundamental. Pois ajuda na definição de melhores estratégias e, consequentemente, melhora os resultados. Os três que citamos até aqui – fluxo, conversão e ticket médio – não podem ser deixados de lado de forma alguma.
É por meio do acompanhamento contínuo desses indicadores que se torna possível elaborar estratégias cada vez mais eficientes e encontrar meios para aumentar as vendas, tomando o remédio para a dor certa em vez de desperdiçar recursos em ações que não geram tantos resultados sem a melhoria de outras áreas.
Entender como aumentar as vendas não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, é um processo lógico e racional que pode ser melhorado por meio de fórmulas simples, ações bem planejadas e, ainda, do acompanhamento contínuo dos resultados da empresa.
E agora que você já sabe como aumentar as vendas de uma empresa e entende a importância da utilização de boas práticas para isso, entre em contato conosco e saiba como poderemos ajudá-lo nessa missão!