Fluxo de pessoas: saiba como usá-lo para atrair clientes

16 minutos para ler

Você sabia que o fluxo de pessoas próximo ao seu ponto comercial pode fazer o sucesso ou fracasso do seu negócio?

ponto comercial; fluxo de pessoas

Quem, ao ir para o trabalho, nunca parou em uma pequena padaria no caminho, onde os produtos eram atraentes, e mais baratos que junto ao seu local de trabalho? Ou pensou que precisaria ir naquela rua específica, onde poderia encontrar diferentes lojas de um mesmo segmento, e assim encontrar aquela coisa tão específica que tanto tem precisado.

Até mesmo dentro de lojas, farmácias, padarias e restaurantes, o caminho para o caixa costuma ser cheio de atrativos e produtos que chamam a atenção das pessoas. Muitas vezes, os clientes que estão tentados a comprar algum desses produtos, cedem na hora que estão chegando no local de pagamento. 

Certamente a colação das lojas e bens em ambos os exemplos não é aleatória ou impensada. Pelo contrário, elas se utilizam, ou mesmo formam, os pólos geradores de tráfego, por onde existe um fluxo de pessoas.

Mas o que são esses pólos geradores de tráfego? Como é estabelecido que o ponto escolhido trará bom fluxo de pessoas? Essas respostas para essas perguntas e várias outras poderão ser encontradas a seguir.

Fluxo de pessoas na rua
Outros posts que você pode gostar:

Polos geradores de tráfego

O fluxo de pessoas é geralmente formado por um aglomerado de polos comerciais que geram tráfego de pessoas. Esses polos geradores de tráfego podem ser facilmente compreendidos ao nos lembrarmos da estrutura comum das cidades.

São os locais onde são criados atrativos para um público, como um ponto de ônibus, estação de trem, complexos industriais, prédios administrativos, regiões turísticas, ou mesmo conglomerados comerciais. São então aqueles lugares para os quais existe uma demanda satisfatória por um determinado serviço. E esta demanda será correspondida com a oferta feita pelos comércios que utilizarão o fluxo de pessoas nesse local. 

Há exemplos notáveis de locais que são pólos geradores de tráfego, como ruas, bairros e vários outros. Ao falar na rua “25 de Março” é praticamente certo que a maioria dos brasileiros compreenderá que se trata de uma rua dedicada à venda de produtos a preços significativamente inferiores ao encontrado em outros locais, sendo uma área de intenso comércio varejista no Brasil.

De forma semelhante, ao se referir ao bairro do Brás, há intenso fluxo de pessoas vindas de toda São Paulo e também de vários lugares no Brasil, que se dirigem a esse bairro para comprarem roupas e levá-las para revender em suas cidades devido ao baixo preço de comercialização das peças. 

Por outro lado, há locais conhecidos não pelos produtos especificamente, mas pelo interesse cultural e turístico. Um exemplo disso é o Bairro da Liberdade, também na cidade de São Paulo. Milhares de pessoas se deslocam a esse local em busca de conhecer a cultura oriental, que em poucos lugares no Brasil pode ser encontrada de forma tão forte como nesse. Como resposta a essa demanda, os comércios nesta região tem um modelo e um tema bastante específico, para entregar aos turistas e clientes aquilo que procuram. 

No entanto, os polos geradores de tráfego não se limitam a lugares conhecidos com suas especificidades, mas estão em todas as cidades, com as mais diversas características. Podem ser os centros das cidades, onde será possível encontrar diversas opções de lojas, restaurantes, lugares voltados ao lazer, praças, bancos, entre outros. Nas regiões centrais das cidades, bairros ou ruas comerciais as pessoas sabem que encontrarão aquilo e assim formam-se os fluxos de pessoas.

geomarketing; fluxo de pessoas

Conhecendo, então, a demanda específica do local onde se espera alocar um estabelecimento, pode-se otimizar a utilização de seu ponto comercial. Mas para isso, torna-se necessário a análise de mercado e estabelecimento do público-alvo, para tornar seu produto correspondente à expectativa dos clientes.

Como surge o fluxo de pessoas?

Antigamente, não existia aglomeração de pessoas. A população vivia na zona rural de maneira isolada, e as trocas comerciais aconteciam de acordo com as conveniências. Com a modernização da vida, e o êxodo rural, houve uma inversão de culturas, e a população passou a viver principalmente em centros urbanos. Com a Globalização, esse processo foi ainda mais intensificado, formando grandes cidades que são referência no mundo inteiro. 

Dessa forma, as empresas acabaram atraindo muita população para alguns locais, como São Paulo, formando as metrópoles. Por outro lado, a organização da vida fez com que houvesse trajetos muito feitos por várias pessoas com motivos parecidos. Por exemplo, as praias atraem turistas, que possuem o mesmo destino. Assim, acaba surgindo um fluxo de pessoas que possuem interesse em comprar biquinis, pranchas, peixes, etc.

Os centros comerciais produzem uma grande convergência de pessoas indo para o trabalho, o que faz com que lanchonetes, cafés, bancas de jornais etc sejam úteis. Grandes cidades famosas globalmente, como Paris, Orlando, Las Vegas, Dubai fazem com que muitas pessoas visitem cada um deles regularmente, aumentando o comércio desses locais.

Por exemplo, na Disneylândia existe uma presença constante de turistas adolescentes e jovens que querem se divertir e conhecer os personagens do mundo mágico. Já em Paris, na França, e em Milão, na Itália, há uma convergência de lojas de marcas famosas de roupas de grife. Isso acontece também pela frequência de desfiles de moda nesses lugares. Em Las Vegas, pessoas do mundo inteiro vão para participar dos jogos e conhecer os cassinos, o que faz com que o aluguel de limousines, por exemplo, seja alto. E em Dubai, grandes milionários vão para conhecer as maravilhas árabes.

Perceba que tudo isso ocorre pelas possibilidades que a Globalização proporcionou, e abre espaço para que vendedores de produtos e serviços sejam populares, atendendo às necessidades e interesses das pessoas  que lá estão.

Como seu negócio pode se beneficiar de um fluxo de pessoas

A coisa mais importante de um negócio, seja qual for, são as pessoas. Elas são a alma de toda empresa. É para atender às necessidades da população que as lojas e comércios existem, é dos clientes que surge a demanda, e são também eles que definem o sucesso ou fracasso do empreendedor, fazendo ser possível o lucro e possibilitando o tamanho dele. 

Sendo assim, é interessante que as empresas estejam o mais próximas possível da população, gerando interesse de consumo naqueles que passam por perto do estabelecimento. Sendo assim, o fluxo de pessoas, gerado por polos geradores de tráfego, pode ser um dos melhores lugares para se ter um negócio. 

O fluxo de pessoas pode trazer diversos benefícios para uma empresa, porque colabora para a consolidação da marca na cabeça das pessoas, bem como para uma boa capacidade de retorno financeiro.

Além disso, o fluxo de pessoas nunca é totalmente aleatório, mas costuma ter um padrão de pessoas que frequentam aquele lugar, facilitando a identificação de um público-alvo das empresas ao redor.

Conheça, abaixo, as vantagens de ter um negócio em meio a um fluxo de pessoas

Estabelecendo um perfil de público-alvo

Conhecer o público ao qual seu comércio se dirige é talvez um dos primeiros e mais fundamentais passos ao planejar um negócio bem sucedido. Esse conhecimento pode ser alcançado mais facilmente quando seu negócio está estabelecido perto de polos comerciais que geram um fluxo de pessoas. Isso ocorre porque o perfil dos clientes desses polos também dirá qual é o tipo de pessoa que você terá de conquistar.

Pense, se você abrir uma lanchonete em um local rodeado de escolas, você sabe exatamente que deve vender para adolescentes ou crianças. Por isso, o tipo de produtos que você irá oferecer deve ser atraente para eles. Se, por outro lado, você estiver perto de um local movimentado por consumidores de uma cultura nerd e alternativa, você precisará ter totalmente uma outra pegada. 

Sendo assim, os seus vizinhos comerciais te dirão muito sobre o tipo de consumidor que você terá, e, dessa forma, quais serão as escolhas do perfil da sua empresa. A partir disso, você conseguirá ter mais resultados e retorno financeiro, com o atendimento completo dos seus clientes. 

ações de impacto; fluxo de pessoas

Definição de produtos

O público de interesse é determinante quando o assunto é quais produtos serão colocados à venda e também em qual local o empreendimento será locado. O fluxo de pessoas no local desejado pode ser a diferença entre um negócio de sucesso ou aquele que não alcança seus objetivos. Para determinar o que será oferecido em seu estabelecimento é importante estar atento a todas as características deste pólo e encontrar oportunidades nos desejos das pessoas que por ali passam.

Diferentes tipos de produtos, especificidades e aplicações possuem diferentes priorizações quanto ao polo onde poderão, ou mesmo deverão, ser instalados. Por exemplo, uma loja de instrumentos musicais, pela sua característica específica, move os clientes até o local onde for conveniente se instalar. Portanto, a definição do produto não é determinada pelo fluxo de pessoas do local escolhido. 

Em outro caso, uma loja de gêneros alimentícios que irá se instalar em um ponto próximo a uma estação de trem e quiser se adequar aos possíveis clientes dessa localidade, deverá colocar em sua lista de produtos, itens de baixo valor agregado, preço igualmente reduzido e possivelmente boa variedade de itens.

Pois analisando esse público, observa-se que geralmente desejam produtos de compra e consumo rápidos, visto que em sua maioria são pessoas que se dirigem ao trabalho ou de volta para casa e por consequência não querem uma boa experiência de consumo, mas apenas a alimentação. E devido à frequência que necessitam deste serviço, não podem pagar preços elevados, optando sempre por serviços mais simples e práticos.

Ainda, no mesmo setor, mas em um diferente tipo de abordagem de seu público, utilizando o fluxo de pessoas do qual dispõe, um restaurante instalado em um centro comercial, onde os consumidores procuram, por exemplo, por uma tarde de descanso e relaxamento, a experiência de consumo torna-se importante e muitas vezes o motivo pelo qual os clientes poderão escolher este restaurante em detrimento a todos os outros neste local.

Nesse caso então, os produtos oferecidos deverão ter seu diferencial, não importando tanto o preço dos produtos, desde que não fuja ao comum médio deste pólo, como será melhor descrito a seguir. Neste modelo, ao estabelecer qual o tipo de produto oferecido, é importante que a estratégia de marketing e divulgação esteja alinhada a este, de forma a otimizar a captação de clientes. Se você precisa de ajuda neste quesito, fale com os especialistas da Potencializee:

Definição de parâmetros de precificação

O primeiro conceito importante a lembrarmos quando o assunto é precificação de um determinado produto é a lei de oferta e demanda. Através dela, entendemos uma máxima do mercado: qualquer bem a ser vendido ou comprado, valerá tanto quanto alguém estiver disposto a pagar por ele. Peguemos um mercado ao qual diremos que está “em equilíbrio”. Nele há uma estabilidade entre o que é oferecido e o que é procurado, tornando preços estáveis.

Quando uma nova indústria começa a oferecer produtos nesse mercado em grande quantidade, o comportamento comum é de diminuição dos preços, pois os produtos antes oferecidos, que supriam a demanda existente, agora sobram nas prateleiras. Para buscar a liquidação também desses produtos, os comércios começarão a diminuir o preço, equilibrando novamente a balança. 

O mesmo equilíbrio irá ser buscado quando uma maior demanda começar a surgir entre os consumidores, seja de forma orgânica, por motivos diversos, ou artificial, através do marketing. No entanto, nesse caso, os preços irão aumentar até que as pessoas decidam que o valor deste bem é inferior ao preço desejado por ele. Mantendo-se assim sempre um equilíbrio. 

Sua empresa deverá se atentar a essa lei de mercado para definir seus preços. Descobrir quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo produto que irá ser oferecido e também qual o preço que os outros comércios estão praticando nos mesmos produtos.

Crescimento do seu negócio

Abrir uma empresa em um polo comercial, com grande fluxo de pessoas, pode facilitar – e muito – o crescimento de um negócio. Afinal de contas, quando isso acontece, não é necessário que a marca, por si só, conquiste um público e forme sua clientela. Pelo contrário, ela tem a facilidade de já ter clientes em abundância, assim que abre o negócio.

O que é feito ao abrir uma empresa num fluxo de pessoas é que uma necessidade ou demanda de uma parcela específica das pessoas é percebida e passa a ser atendida por esse empreendimento. Então, os clientes já existem, e você os encontra onde eles ficam. Por isso, é muito mais rápido e fácil a consolidação e crescimento dessa empresa.

Anos de trabalho duro e persistência são poupados de um negócio pela proximidade a um fluxo de pessoas associado ao seu nicho. O marketing, a conquista dos primeiros clientes, o empenho para começar a ganhar lucro, tudo pode ser economizado com clientela abundante e imediata.

Sendo assim, o crescimento do negócio se torna mais possível, com menos chance de falência, e possibilidade de lucro maior que uma empresa semelhante atuando fora do fluxo de pessoas. Além disso, o fluxo costuma se manter no mesmo local por décadas, o que garante certa estabilidade dos negócios ao redor. 

Geomarketing

O Geomarketing é o estudo multifatorial do melhor lugar para instalar uma empresa. Ele é feito por um conjunto de profissionais especializados em várias áreas, que analisam o melhor local geográfico para que uma empresa tenha sucesso. É importante considerar, por exemplo, a demanda da população local daquele tipo de produto ou serviço oferecido, o mercado financeiro daquela região, o trânsito de pessoas, se há ou não concorrentes e onde eles estão alocados.

O geomarketing é um tipo de estudo muito necessário para que uma empresa tenha sucesso, afinal de contas, é muito prejudicial para um empreendedor ter ser negócio fechado nos primeiros anos após a inauguração. Um dos pontos que mais podem afetar uma empresa é o ponto comercial não dar certo.

Quer saber tudo sobre Geomarketing? Confira os posts abaixo:

Pense, por exemplo, se você abre uma loja de roupas em uma rua de um bairro, e a população não descobre a existência dela. Por mais que os produtos sejam de qualidade, e que a empresa tenha um diferencial a oferecer, isso não será valorizado ou usufruído pela população. Por outro lado, pense em uma rua muito movimentada por estudantes em uma cidade, e que possui uma loja de materiais de construção. Essa loja, possivelmente, não obterá muitos lucros.

São muitas as possibilidades de um negócio com potencial dar errado por motivos de localização geográfica. Por isso, o geomarketing pode fazer diferença total na vida de um empreendimento. A Goakira Consultoria é especializada em oferecer serviços de geomarketing para franquias e varejo. Entre em contato, e teremos o prazer de enviar uma proposta especialmente para você.  

ponto comercial; fluxo de pessoas
Conclusão

O fluxo de pessoas é uma condição que se forma nas cidades em que muitas pessoas convergem num mesmo local pela presença de pontos comerciais que geram fluxo. Geralmente, esses locais são sempre cheios de grande presença das mesmas pessoas. Esse fluxo pode facilitar muito o sucesso dos empreendimentos que ficam ao seu redor, já que estes serão muito beneficiados pelo movimento.

Sendo assim, uma estratégia de crescimento é instalar uma empresa num fluxo comercial que seja adequado a ela. No entanto, é importante não errar, e acabar criando uma empresa num ponto que difere muito de seu estilo. Para isso, os estudos de geomarketing podem fazer toda a diferença. É importante que sejam considerados fatores como a proximidade do estilo de negócio com a população que está próxima, e que sejam atendidas as necessidades dos clientes. Além disso, é preciso que o fluxo seja utilizado a favor da empresa que está sendo aberta lá. 

Atente-se para os fluxos de pessoas perto da sua empresa, ou os que mais representam o que ela oferece. E você? Já sabia da relação do fluxo de pessoas com o empreendedorismo? Compartilhe com quem você acha que precisa saber também! Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe também nossas redes sociais para não perder os próximos! Instagram, Facebook, Linkedin

E se precisar de ajuda para aumentar o fluxo de pessoas na sua loja, conte com a ajuda da Goakira:

Consultoria de confiança
Posts relacionados

Deixe um comentário