Gestão de negócios: saiba tudo sobre como funciona

26 minutos para ler

Você sabe o que é gestão de negócios?

Esse conceito é muito conhecido no mundo corporativo como chave para o sucesso de uma empresa. No entanto, pouca gente compreende de maneira completa como um negócio pode usufruir dos conhecimentos trazidos pela prática da gestão de negócios.

Dessa forma, se o empresário tiver atenção e afinco para aprender sobre a gestão de negócios, será possível obter melhores resultados e fazer com que sua empresa prospere cada vez mais.

Com o intuito de auxiliar o empreendedor que acabou de abrir seu negócio, ou mesmo aquele que já tem uma empresa há mais tempo e quer melhorar sua performance no mercado, preparamos este artigo com tudo o que você necessita saber sobre gestão de negócios.

Está pronto? Boa leitura!

gestão de negócios
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O que é gestão de negócios?

Podemos descrever gestão de negócios como um coletivo de habilidades e estratégias administrativas voltadas para empresas, que ajuda o empreendedor a estruturar e planejar ações em busca de objetivos.

Ou seja, a gestão de negócios nada mais é do que um modelo de gerenciamento da empresa. Com ela, é possível controlar de forma mais completa as atividades do negócio, como, por exemplo, o setor financeiro, onde problemas de gestão podem levar ao não pagamento de contas e encargos, o que pode levar a negativações e deteriorar de forma considerável a credibilidade da organização.

Diferentes aplicações da gestão de negócios

O conceito de gestão de negócios pode ser compreendido de várias formas diferentes, com significados que mudam dependendo da sua aplicação.

Por exemplo, ela também pode ser entendida como uma área da administração de empresas, onde os profissionais trabalham de maneira focada em determinadas funções.

Normalmente, o empresário que está apenas começando a empreender poderá relacionar a gestão de negócios com compromissos como planejamento, organização, liderança, monitoramento, criatividade, habilidade em tomar decisões e visão de futuro.

O escopo de atuação de um profissional de gestão de negócios, embora se assemelhe a de um administrador de empresas, costuma abranger mais funções, destinando-se, inclusive, a outros departamentos dentro de uma empresa. Setores como marketing, financeiro, logística, recursos humanos e vendas se beneficiam bastante quando uma empresa tem um profissional neste cargo.

É importante lembrar que a gestão de negócios de uma empresa pode ser conduzida por qualquer profissional adequado, não tendo, assim, necessidade intrínseca de ser ocupada pelo dono da empresa ou responsável. Apesar disso, é uma função que, se conduzida pelo próprio empreendedor, o auxilia consideravelmente a se tornar mais hábil no gerenciamento das práticas do negócio, possibilitando um crescimento sustentável e responsável.

gestão para resultados; gestão de negócios

Cursos de gestão de negócios

Caso o empreendedor queira agir na gestão de negócios, existem diversas opções de cursos que podem o capacitar profissionalmente para exercer a função. Confira alguns deles abaixo:

Comércio exterior

Neste curso, os profissionais são capacitados para gerir operações que dizem respeito ao comércio internacional, como transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, importação, exportação, contratos, logística internacional, além de embarque e desembarque de produtos. Esse curso costuma durar de 2 a 3 anos e possibilita que o empreendedor atue comercializando bens e serviços, obtenha habilidades de pesquisa de mercado, organize planos de ação e execute operações que digam respeito a processos de exportação e importação.

Gestão Comercial

Aqui, o profissional estuda para atuar na gestão do setor de atacado e varejo, podendo se tornar gerente comercial, gerente de equipe de vendas, representante comercial ou supervisor de vendas. Além disso, aprende a planejar e implementar sistemas de informação comercial, gerir o controle de qualidade nas vendas, definir estratégias para aumentar as vendas, cuidar da relação entre custo e preço final dos produtos e, principalmente, cultivar uma boa relação com seus clientes e proporcionar um atendimento de qualidade. O curso de gestão comercial costuma durar 2 anos.

Gestão de Qualidade

O profissional que deseja entrar na gestão de negócios também pode aprender sobre gestão de qualidade. Nesse curso, ele aprende a avaliar rotinas e práticas das empresas de forma periódica, a fim de assegurar que padrões rígidos de qualidade sejam seguidos, como as normas de empresas como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou a ISO (em português, Organização Internacional para Padronização).

Outras atividades que se encaixam na gestão de qualidade são a supervisão de quaisquer mudanças nos processos produtivos de uma empresa e a capacitação de profissionais que atuem no cumprimento dessas normas. O profissional formado neste curso, além disso, pode atuar em entidades de certificação como as citadas acima ou como auditor interno em empresas. O curso de gestão de qualidade dura 2 anos.

Gestão de cooperativas

Embora o cooperativismo se diferencie do mundo corporativo tradicional, seus conhecimentos podem ser úteis para o empreendedor que quer adentrar no mundo da gestão de negócios. Com um ideário pautado na colaboração e na solidariedade, tem uma estrutura peculiar.

No curso de gestão de cooperativas, são ensinados o funcionamento, o planejamento e a gerência das atividades de sociedades cooperativas. O profissional que se forma nesta especialidade pode atuar em associações de crédito, de consumo, mistas, além de operar em cooperativas centrais ou até em federações e confederações do setor. O curso dura de 2 a 3 anos.

Gestão de recursos humanos

Este curso é outra opção importantíssima para quem se interessa por gestão de negócios. Aqui, o profissional aprende os fundamentos da gestão de pessoas, auxiliando no desenvolvimento das competências dos colaboradores de uma empresa e contribuindo para o sucesso do negócio em geral. Além disso, ele aprende como se recruta e seleciona funcionários, elaboração de planos de carreira, treinamentos, avaliação de desempenhos das equipes e dos funcionários de forma individual, fornecimento de informações para folha de pagamento, contratação e dispensa de colaboradores, elaboração de políticas de bônus e recompensa e administração dos benefícios previstos em lei. O curso tem 2 anos de duração.

Gestão financeira

Este curso de gestão de negócios com enfoque no setor financeiro é focado para prover uma melhor saúde financeira e maior equilíbrio nos gastos das empresas, auxiliando o empresário a chegar a melhores decisões.

Aqui, se aprende como elaborar análises de demonstrações financeiras, estudos de viabilidade econômica, identificar restrições no orçamento, fazer busca de novas fontes de investimento, análises de indicadores financeiros, bem como avaliação de concessão de crédito e seus riscos. O curso de gestão financeira tem duração de 2 anos.

Logística

O curso de logística pode ser de grande valia para o empreendedor que tem interesse pela gestão de negócios, por proporcionar conhecimentos relacionados à movimentação de produtos, otimização de fluxos e garantia de qualidade em todo o processo, desde a venda ao pós-venda. Além disso, o profissional se torna especialista na aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte de produtos, bem como aprende a estabelecer os processos de compra, identificar os fornecedores, definir padrões para o recebimento das mercadorias, vistoriar a separação dos pedidos, fazer inventário dos estoques e avaliar os custos de transporte dos materiais. Este curso também tem duração prevista de 2 anos.

Marketing

O curso de marketing é um dos mais indicados para quem quer se tornar especialista em gestão de negócios. Através dele, o profissional consegue formatar estratégias de comunicação, publicidade e vendas, elaborar planos que se encaixem nas ideias da empresa, analisar o comportamento dos clientes por meio de pesquisas, além de verificar como está o mercado naquela área em que a empresa atua, com o objetivo de estar à frente das tendências e das estratégias da concorrência. Este curso tem 2 anos de duração.

Processos gerenciais

O profissional que aprende assuntos relacionados a processos gerenciais estará capacitado para gerir com plenitude todos os processos de uma empresa, utilizando técnicas específicas para atribuições como a venda de produtos e serviços, o armazenamento desses mesmos produtos, gerenciamento de pessoal e de recursos financeiros. Também dura 2 anos.

Secretariado

Outro curso que pode auxiliar quem se interessa pela gestão de negócios é o de secretariado. Aqui, o profissional aprende a aconselhar equipes de dirigentes, diretores e executivos de empresas, exercendo um papel semelhante ao do assessor. Nesse caso, ele teria funções como a preparação de eventos, o acompanhamento dos setores mais altos da empresa em viagens e conferências, a gestão de informações relacionadas ao funcionamento da empresa, o planejamento de toda a rotina de trabalho, organização de agenda e a redação de comunicados, e-mails e documentos relevantes. Assim como os outros cursos, este também tem a duração de 2 anos.

Qual o papel da gestão em uma empresa?

Dentro de uma empresa, a gestão de negócios costuma ocupar um grande número de funções. Isso se dá, principalmente, por causa de seu grande alcance.

Dessa forma, para que seja possível compreender todas as suas estratégias quando colocadas em prática, é necessário entender a gestão de negócios de maneira plena. E isso só é possível conhecendo os papéis que ela desempenha em um negócio.

Acompanhe conosco as funções mais importantes da gestão de negócios!

Gerenciamento de recursos

Podemos começar citando uma das funções primordiais da gestão de negócios: o papel de desempenhar o pleno gerenciamento dos recursos do negócio. Ou seja, o profissional terá que assumir a responsabilidade completa sobre o capital da empresa, sem contar a gestão de outros recursos caros ao bom funcionamento da organização, como os maquinários, equipamentos, fontes de receita e investimentos.

Assim, o profissional em cargo da gestão de negócios é encarregado de gerir todas as finanças da empresa, auxiliando nos processos de tomada de decisões do negócio, buscando seguir os objetivos e os valores da empresa entregando os melhores resultados.

Por fim, o responsável pela gestão de negócios deve buscar estratégias que ajudem a encontrar um equilíbrio no orçamento da empresa, permitindo que esta funcione de forma mais enxuta e sustentável.

Gestão de pessoas

Gestão de negócios também é gestão de pessoas. Sendo assim, esse conceito exige do profissional que ele gerencie, além do setor financeiro da empresa, os próprios funcionários.

Assim, o responsável pela gestão de negócios deve estar atento a todos os colaboradores e profissionais, tanto contratados quanto terceirizados, além de todas as atividades coordenadas pela companhia. É importante, nesse momento, que o gestor esteja integrado com o setor de recursos humanos, com o objetivo de conhecer as demandas e pendências dos funcionários.

Atenção: a gestão de negócios não tem poder, dentro de uma organização, para demitir ou contratar funcionários. Essa função ainda é exclusiva do setor de RH. Apesar disso, os aconselhamentos do gestor e as decisões tomadas também têm bastante importância no andamento do negócio, ajudando, assim, a empresa a crescer e seguir no caminho certo.

colaboradores são fundamentais

Gestão de negócios ajuda a resolver problemas

Outro papel cumprido pela gestão de negócios no dia a dia de uma empresa é a responsabilidade pela resolução de problemas.

Isso se dá porque os profissionais dessa área têm a responsabilidade de estipular regras, elaborar estratégias diferentes dependendo da situação, além de ter sempre uma carta na manga quando acontece algum imprevisto no ambiente do negócio.

Por isso, é fundamental que o responsável pela gestão de negócios tenha conhecimento dos funcionários e de todos os acontecimentos que norteiam a empresa, de forma que quaisquer pormenores sejam resolvidos rapidamente, sem que outros setores da companhia sejam atingidos.

Gestão de negócios ajuda seu negócio a crescer

Além de todos estes pontos, o responsável pela gestão de negócios tem a função de pensar, preparar e colocar em prática estratégias que tenham como objetivo final o crescimento saudável do negócio.

Ou seja, todas as funções da gestão de negócios levam a esse fim: dinamizar a maneira da empresa ser administrada, trazendo novas ideias, estratégias e análises para fazer a companhia crescer.

Como fazer acontecer a gestão de negócios

Ninguém nega a importância de conhecer os fundamentos teóricos da gestão de negócios para contribuir para o bom funcionamento de uma empresa. Agora, depois de entender suas funções em teoria, é hora de compreender como colocá-las em prática no cotidiano do negócio. Afinal, pode ser difícil para o empreendedor concretizar o planejamento estratégico necessário para o sucesso da companhia.

Como cada empresa tem suas próprias questões, a posição do profissional de gestão de negócios pode variar. Contudo, há dicas que podem ajudar o gestor a exercer seu papel de forma mais confortável e se adaptar melhor ao desempenho do negócio.

Então, continue conosco e descubra como simplificar o processo da gestão de negócios!

Gestão de negócios demanda uma boa organização financeira

A gestão de negócios, para ser bem aplicada na empresa, deve ser precedida por uma organização contundente do setor financeiro. Afinal, é um dos setores mais importantes da empresa, pois permite que as atividades propostas sejam executadas e dá aval para a tomada de decisões.

Se, por exemplo, a gestão de negócios quiser alcançar resultados melhores, é fundamental que o profissional da área tenha como sugerir um aumento de investimentos, ou uma ampliação da produção. Outro exemplo relevante: para que seja possível o gerenciamento de todos os funcionários da empresa, o gestor deve ter acesso ao orçamento, para que saiba quanto dos recursos da empresa estão sendo utilizados ali.

Ou seja, toda e qualquer decisão a ser tomada pelo profissional da gestão de negócios depende de um setor financeiro bem controlado na empresa, que, além disso, permita o cumprimento dos objetivos traçados e o acompanhamento minucioso dos resultados.

Dessa forma, sem uma gestão eficiente dos recursos da empresa, o gestor de negócios não pode desempenhar suas funções com excelência.

Atividades administrativas também importam na gestão de negócios

Com o setor financeiro bem organizado, agora é hora de ficar de olho nas rotinas administrativas da empresa. Esse é outro ponto fundamental no momento de implantação da gestão de negócios. Entre as atividades administrativas, podemos citar reuniões com a diretoria e os sócios, acompanhamento de balanços e seus resultados, análise de projeções, interação com os fornecedores e preparação de documentos, embora não fiquem restritas apenas a isso.

Assim, o profissional do setor da gestão de negócios consegue entender como se dá o funcionamento da empresa, identifica pontos que necessitam de melhorias e busca soluções para melhorar o dia a dia do negócio.

Isso faz com que o gestor tenha maiores chances de fazer um bom trabalho, que os objetivos traçados sejam alcançados e que a empresa usufrua da gestão de negócios.

Gestão de negócios e recursos humanos devem andar lado a lado

Já salientamos anteriormente que gestão de negócios e gestão de pessoas se complementam. Ou seja, o gestor de negócios não só pode, como deve auxiliar o RH quando se trata de manter os funcionários bem alinhados no mesmo propósito.

O responsável pela gestão de negócios deve aconselhar o setor de recursos humanos em momentos cruciais para a empresa, como, por exemplo, cortes ou aumentos na folha salarial e contratação de pessoal.

Dessa forma, ambos os setores trabalharão com união e sinergia, entrando em consenso em todas as decisões importantes, compreendendo os pedidos dos colaboradores e implantando mudanças nas relações do trabalho.

Gestão de negócios pede uma rotina de trabalho otimizada

Uma atitude que pode ser tomada para facilitar o processo de implantação da gestão de negócios na empresa é o uso de ferramentas que auxiliem nas rotinas de trabalho.

Muitas plataformas permitem que as atividades administrativas de um negócio sejam realizadas de uma maneira mais otimizada. Programas de computador que catalogam dados financeiros e ajudam na redação de relatórios, por exemplo, são aliados da gestão de negócios.

E o são porque ajudam a reduzir o tempo necessário para a realização de uma tarefa sem prejudicar a qualidade, além de permitir que informações e dados necessários sejam encontrados de maneira mais rápida, permitindo um aumento na produtividade.

Além disso, plataformas e ferramentas automatizadas têm grande potencial de, além de simplificar as rotinas do dia a dia do trabalho, ajudar a gestão de negócio a chegar em resultados melhores do que o esperado. Assim, com perfeita integração entre as ferramentas, os dados estão seguros e são facilmente encontrados por quem necessita e a empresa tem mais tempo para buscar o sucesso almejado.

Como otimizar a gestão de negócios já existente?

Se uma empresa já possui um setor especializado na gestão de negócios e não está alcançando os resultados desejados, ou até está indo bem, mas deseja melhorias em seus índices, pode seguir algumas dicas para destravar o negócio.

Muitas vezes, o erro pode estar na administração da empresa, que não estaria bem alinhada com o setor da gestão de negócios, impedindo, assim, que os benefícios desse conceito façam o negócio deslanchar.

Se esse for o caso da sua empresa, preste atenção nas recomendações abaixo, que podem ajudar a reorganizar a gestão de negócios da sua organização. Acompanhe!

Gestão de negócios exige objetivos bem definidos

Para que a gestão de negócios que já existe funcione de forma melhor, um passo importante é ter metas definidas com clareza. Afinal, são essas metas que vão fazer com que a empresa tenha um norte, definindo o controle do seu poderio financeiro, do corpo de funcionários e influenciando, inclusive, em decisões do cotidiano do negócio.

Ou seja, não importa qual o objetivo final da gestão de negócios dentro da empresa: é só ele existir e estar bem definido, bem como todos os estágios que permitirão que o negócio chegue àquele objetivo.

Pois, só assim, o gestor pode trabalhar de acordo com esse intuito, ajustando o fluxo de trabalho e unindo toda a equipe rumo ao sucesso.

Depois que alcançado o objetivo, é importantíssimo revisar as necessidades da empresa, pois, por sempre passar por constantes mudanças, pode passar por momentos em que os resultados almejados já foram cumpridos e, a partir daí, será necessário procurar novos. É importante lembrar que a eficiência da gestão de negócios se dá com a mudança de objetivos sempre que forem concluídos.

Os pilares da gestão de negócios: planejamento, organização, direção e controle

Para compreender a gestão de negócios, é importante entender os quatro pilares que a sustentam: planejamento, organização, direção e controle. Estes elementos formam a base do ciclo de gestão e são aplicáveis a diferentes áreas e tipos de empresa.

O planejamento é a fase onde a empresa define seus objetivos e estratégias para alcançá-los. É aqui que os gestores determinam quais são as metas a curto e longo prazo, analisam o mercado, identificam os recursos disponíveis e avaliam possíveis obstáculos. A partir desse planejamento, a empresa é capaz de traçar um caminho claro, com metas bem definidas que ajudam a guiar as atividades diárias e assegurar o foco nas prioridades.

A organização envolve a estruturação dos recursos e processos de forma que a execução das atividades aconteça de maneira eficiente. Ela envolve a definição dos papéis e responsabilidades de cada equipe e colaborador, bem como a alocação adequada de recursos financeiros, tecnológicos e humanos. Com uma organização bem estruturada, a empresa consegue não só funcionar de forma eficiente, mas também responder rapidamente a eventuais problemas ou mudanças no cenário de mercado.

A direção é a capacidade de liderar e motivar as equipes para que cumpram suas funções e alcancem as metas estabelecidas. A direção eficaz exige habilidades de comunicação, empatia e liderança por parte dos gestores. É importante que o líder inspire confiança e incentive o engajamento dos colaboradores. Um bom líder também sabe identificar o potencial de cada membro da equipe e delegar responsabilidades de acordo com as habilidades individuais, criando um ambiente onde cada colaborador se sinta valorizado e estimulado.

O controle, por fim, consiste no monitoramento das atividades e na medição dos resultados em relação às metas estabelecidas no planejamento. O controle permite que os gestores identifiquem desvios e ajustem os processos conforme necessário, garantindo que a empresa esteja sempre no caminho certo para atingir seus objetivos. Esse monitoramento também oferece insights valiosos para aprimorar continuamente a gestão e a operação do negócio, permitindo decisões fundamentadas e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes.

Investir em mais profissionais

É normal, quando se fala em gestão de negócios, imaginar que apenas uma pessoa, um profissional, estaria a cargo de todo o setor, vistoriando a empresa inteira e avaliando todas as atividades do negócio. Embora o gestor opere com uma certa independência, conhecendo o modus operandi da empresa e tendo contato com todos seus departamentos, ele não precisa, necessariamente, trabalhar sozinho. Pelo contrário! É até mais eficiente que ele tenha profissionais que o auxiliem na gestão de negócios.

Em uma empresa tradicional, é fundamental que os responsáveis pelos setores financeiros, de marketing e de gestão de pessoas trabalhem em união com o departamento de gestão de negócios, cada um em suas respectivas áreas, mas tomando as decisões em conjunto.

Assim, os colaboradores têm suas funções bem discriminadas e trabalham de forma mais produtiva, dividindo o trabalho sem que haja problemas relacionados à quantidade de tarefas. Além disso, como cada um vai estar na área em que é especializado, as decisões cruciais para o sucesso da gestão de negócios serão tomadas com maior clareza e conhecimento pelos gestores.

A tecnologia é sua aliada na gestão de negócios

Agora que já deu para perceber que a gestão de negócios na empresa está precisando de mudanças, chegou a hora de usar a tecnologia como aliada.

Nós já citamos anteriormente que existem vários programas e ferramentas, tanto em computador quanto em celular, que permitem que processos morosos sejam padronizados e automatizados, aumentando a comodidade e diminuindo o tempo perdido. Partindo deste ponto, é importante buscar por sistemas automáticos cuja tarefa principal é integrar todos os setores da empresa, garantindo, assim, que o responsável pela gestão de negócios consiga controlar suas rotinas de forma otimizada.

A tecnologia é uma grande parceira da gestão de negócios pois, além disso tudo, aumenta a segurança, diminui gastos — aumentando a saúde financeira da empresa — e reduz a burocracia. Com apenas alguns programas (muitos até gratuitos), um negócio pode chegar mais perto do sucesso do que se imagina.

Diferenças entre administração e gestão de negócios

É comum que o empresário, conhecendo a ideia de gestão de negócios, faça confusão em relação ao conceito de administração. Afinal, os dois têm suas semelhanças e se complementam no ambiente de uma empresa. Mas ambos são diferentes em como lidam com o capital humano.

A administração, segundo a teoria clássica de Henri Fayol, datada de 1916, possui cinco funções: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar. Dessa forma, faz uso de metodologias baseadas em decisões racionais para atingir os objetivos de um negócio. Assim, um administrador irá planejar documentações, fazer reuniões e analisar relatórios para gerir a organização da empresa.

A gestão de negócios é diferente da administração, principalmente, na questão humana, pois tem um foco mais voltado para a otimização de recursos e geração de valor. As decisões do gestor de negócios são todas voltadas para esse objetivo, assim, procurando resultados positivos para a empresa e seus funcionários.

Além disso, o gestor de negócios tem a preocupação de trabalhar como motivador dos colaboradores, tirando sempre o melhor de cada um dos integrantes de uma equipe.

O responsável pela gestão de negócios também pode cuidar de atividades e planos já traçados, apenas observando como os processos estão ocorrendo e garantindo que estão funcionando plenamente.

Dessa forma, tanto a gestão de negócios quanto a administração são complementares, e, por isso, seus profissionais costumam trabalhar em conjunto no cotidiano da empresa.

Quando vale a pena investir na gestão de negócios?

Embora seja um conceito simples, a gestão de negócios exerce uma função extremamente importante no dia a dia de uma empresa. Seja qual for o seu tamanho, se for uma grande corporação, se for franquia, se for filial, é imprescindível que o empreendedor busque entender como funciona e aplicar em seu negócio.

E mesmo o conceito sendo simples, a execução é mais complexa do que se imagina, com o profissional do setor de expansão de negócios exercendo uma grande importância no crescimento sustentável da empresa. O gestor, portanto, ajuda a empresa a tomar decisões necessárias para que a produção aumente, os processos sejam mais simplificados, a burocracia seja reduzida e o negócio vá para frente.

E isso tudo de uma maneira prática, sendo com um objetivo claro em mente e atuando com responsabilidade junto ao setor financeiro da organização, além de permitir que outros setores da empresa trabalhem junto para oferecer informações e apontar soluções para conflitos.

A gestão de negócios é um processo contínuo de aprendizado, adaptação e inovação. Os gestores precisam estar sempre atualizados com as mudanças no mercado e buscar maneiras de aprimorar suas habilidades e estratégias. Embora os desafios sejam numerosos, uma gestão eficaz é capaz de transformar dificuldades em oportunidades e gerar crescimento sustentável para a empresa. Ao focar em planejamento, organização, direção e controle, e ao criar uma cultura organizacional positiva, os gestores não apenas contribuem para o sucesso imediato do negócio, mas também para seu desenvolvimento a longo prazo.

Gestores que buscam a excelência e que estão dispostos a aprender e evoluir com suas experiências tendem a alcançar melhores resultados e a garantir que suas empresas se mantenham competitivas em um mercado dinâmico. A gestão de negócios, portanto, é mais do que uma função; é uma jornada que exige comprometimento, resiliência e visão.

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Qual o próximo passo?

Nesse post, você descobriu que vale a pena investir na gestão de negócios, seja qual for o tamanho da sua empresa. Qualquer tipo de negócio pode usufruir dos benefícios que essas habilidades podem trazer.

Ou seja, se você percebeu que sua empresa vai até bem, mas falta um certo direcionamento, faz sentido conhecer mais sobre a gestão de negócios, de modo a trazer esse conceito e seus benefícios para o contexto do seu empreendimento. Dessa forma, sua empresa pode alcançar o crescimento de forma estável, organizada e com objetivos bem traçados, de forma unida e bem estruturada.

E, para levar o seu negócio rumo ao sucesso, o empresário pode ter certeza: ele sempre poderá contar com a Goakira. Estamos sempre nos reinventando para ajudar a sua empresa a crescer.

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