Veja 6 dicas para a gestão de pessoas em rede de franquias

6 minutos para ler

Uma das tarefas mais difíceis e importantes para o sucesso a gestão de um negócio é a gestão de pessoas. Apesar de ser complicada, a razão dela é simples. Melhorar o desempenho da sua equipe sem aumentar seus gastos. O que é um dos maiores desafios dos líderes. No entanto, em um passado não tão distante, o “chefe linha dura” ainda era maioria.

Felizmente, cada vez mais esse modelo dá lugar a uma atuação mais democrática que foca em desenvolver os colaboradores. É a gestão de pessoas por meio de várias estratégias que desenvolvam o capital humano da sua empresa. Esse método cresce a cada dia. Mas, afinal de contas, como é possível fazer uma boa gestão de pessoas?

Vamos apresentar 6 dicas para que você possa melhorar a gestão de pessoas da sua rede de franquias. Preparado? Então, boa leitura!

gestão para resultados

1. Conhecer a aptidão das pessoas da sua equipe

Conheça os fatores e a aptidão das pessoas na sua equipe. Entender um pouco sobre como é a vida de cada um fora do trabalho ajuda na relação.

Procure saber sobre o seu dia a dia fora da empresa, além de conhecer seus sonhos, objetivos e propósitos. Faça perguntas a respeito da família e amigos. Mostre preocupação não só com a evolução do seu funcionário, mas também com a de seus familiares. Também esteja disposto a ajudar sempre que for possível.

Conhecer as características pessoais vai lhe ajudar a entender quais são os pontos fracos e fortes de cada um dos seus colaboradores também na esfera profissional. Dessa forma, você vai poder direcionar cada um deles para atividades específicas, de acordo com as peculiaridades e habilidades de cada um.

Isso vai fazer sua empresa crescer porque vai melhorar o desempenho da sua equipe como um todo, já que seus funcionários estarão nas funções nas quais sejam mais aptos e se sintam mais confortáveis.

2. Garantir que as pessoas tenham os conhecimentos necessários para sua função

Um dos pilares para ter uma gestão de pessoas eficiente é entender se as elas têm os conhecimentos e perfis necessários para fazer as suas respectivas funções.

Por exemplo, é muito recomendado que os vendedores do seu negócio gostem de se relacionar com pessoas. E que o caixa seja organizado e carismático com os consumidores. Afinal, ambos são parte importante da experiência de compra do cliente.

É importante estruturar roteiros de entrevistas por competências e testes de análise de perfil. Para que a entrevista ocorra de forma mais natural. Para ter eficiência e produtividade na gestão da sua empresa, você deve focar em ter pessoas satisfeitas com as funções que fazem na sua rede.

Além disso, você pode investir em treinamentos, independente da hierarquia e do trabalho. Tendo uma equipe bem treinada, você garante boas decisões e mais autonomia para desenvolver o trabalho, sem precisar da presença do líder o tempo todo para passar confiança.

3. Gestão de pessoas: estimular o engajamento da equipe

Para que uma equipe esteja engajada a ponto de desenvolver bem o seu trabalho e alcançar bons resultados, é crucial que seus colaboradores estejam motivados e engajados à cultura da sua rede.

Quando os funcionários estão alinhados a isso, toda a equipe faz suas funções com mais entusiasmo, empenho e dedicação, o que agrega valor à organização, assim como ajuda em seu crescimento. Além disso, isso se torna um diferencial competitivo da empresa.

Como um gestor que pensa a respeito disso, você pode incluir em seu plano de negócios treinamentos, oportunidades de crescimento profissional, reconhecimento pelo trabalho bem feito, recompensas por atingir metas e diversas outras ações para motivar a sua equipe.

4. Fazer avaliações de desempenho no processo de gestão de pessoas

Um bom gestor de pessoas sabe que cada funcionário é diferente e deve ser tratado dessa forma. Por isso, é muito importante fazer avaliações periódicas sobre o desempenho de cada um. Assim, é feito um acompanhamento individual a fim de melhorar os seus resultados.

Entregar feedbacks, seja semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, pode contribuir imensamente para a correção de comportamentos errôneos ou para a motivação de alguém que possa estar desmotivado por alguma razão. Dessa forma, você consegue garantir uma ótima gestão de pessoas, seja qual for o nível hierárquico.

Pôr essa dica em prática é tão simples quanto tomar nota de comportamentos e se reunir para ter uma conversa sincera, mas os resultados provenientes dela são realmente significantes.

5. Ter um sistema de gestão de pessoas padronizado

Quanto mais natural for a comunicação e o convívio entre os funcionários, maior será a qualidade do trabalho em equipe. Uma das formas eficientes de fazer isso é utilizar um sistema de gestão de pessoas padronizado.

Existem diversos softwares disponíveis no mercado que estimulam a comunicação interna entre os colaboradores da sua rede de forma simples e rápida.

Além disso, tempo é dinheiro. Um sistema de gestão de pessoas vai disponibilizar excelentes estruturas para que você consiga otimizar processos que antes demorariam um longo período para serem feitos.

Aqui, o importante é saber analisar quais são os pontos em que seu negócio pode ter uma melhor performance e, assim, buscar por softwares que se adequem às suas necessidades.

Esses sistemas de gestão também produzem diversas informações úteis que, com toda certeza, vão facilitar a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio.

6. Ter uma comunicação eficiente com sua equipe

Por fim, a última dica para uma boa gestão de pessoas é ter uma boa capacidade de se comunicar com os seus funcionários e desenvoltura para falar em público. Optar por quadros de avisos internos ou mensagens de e-mail, para se comunicar com as pessoas, torna o ambiente de trabalho mais frio e impessoal, prejudicando a relação com os seus colaboradores.

Nada substitui uma boa conversa direta, olhando nos olhos dos seus funcionários. Mesmo com todas as facilidades proporcionadas pela tecnologia para a divulgação de informações. Isso propicia maior interação e aproximação com a sua equipe.

Agora que você já sabe como fazer uma gestão de pessoas eficiente no seu negócio, assine a nossa newsletter e receba conteúdos do blog exclusivamente no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário