Capacitação profissional

14 minutos para ler

Cada vez mais se ouve, dentro das empresas, o termo capacitação profissional. Nos últimos tempos, o mercado vem exigindo que os profissionais das empresas estejam sempre mais capacitados, de modo que consigam ter mais produtividade e melhores desempenhos.

Por isso, é comum ver comentários sobre a importância desse tema para o profissional.

Mas, antes de tudo, é importante saber o que é capacitação profissional e em quais pontos da empresa ela pode agregar. A sua definição, de forma simples, é o processo de aperfeiçoamento das qualidades de um profissional no ramo em que ele atua. No entanto, ela pode trazer muito mais benefícios a uma empresa.

Nesse post, explicaremos o que é capacitação profissional, qual a sua importância dentro de um negócio e como investir na capacitação de forma a gerar profissionais cada vez melhores em suas funções.

Está pronto? Continue conosco e boa leitura!

cursos da jin; capacitação profissional
Posts mais lidos do Blog Goakira:

O que é capacitação profissional?

Conceituar a capacitação profissional não é difícil. Esse processo é, simplesmente, a preparação que uma empresa oferece a um de seus profissionais no ambiente de trabalho. Dessa forma, a empresa tem a responsabilidade integral de capacitar e treinar os seus colaboradores.

Assim, todo o conceito de capacitação profissional trata da maneira como uma empresa consegue gerir o treinamento de seus funcionários, fazendo com que eles consigam realizar as atividades necessárias ao bom funcionamento da empresa com o mínimo de ajuda possível.

A capacitação profissional, portanto, é uma prática cada vez mais adotada pelas empresas, que vêm reconhecendo seu papel no processo de introdução de conhecimentos e ideias novas para seus funcionários. Costuma ser gerida por profissionais da área de RH (recursos humanos), que têm a responsabilidade de organizar cursos, palestras, atividades complementares, entre outras maneiras de promover conhecimento. Esse investimento gera frutos, principalmente porque os profissionais bem capacitados costumam se sentir mais motivados dentro do ambiente de trabalho, afinal, se sentem mais valorizados e melhor preparados para lidar com os desafios da profissão.

Capacitação, qualificação e especialização são diferentes!

É comum que as pessoas confundam capacitação profissional com qualificação profissional e, por vezes, até com especialização. O fato é que, embora esses três termos estejam relacionados ao aprendizado e à aquisição de conhecimentos, eles trazem significados diferentes. Vamos entender melhor?

A capacitação profissional, como já citamos anteriormente, é oferecida pela empresa para o funcionário, de modo que ele esteja melhor preparado para performar dentro do ambiente de trabalho e consiga obter um bom desempenho em suas funções.

A qualificação, por sua vez, é diferente da capacitação profissional pois a iniciativa, aqui, parte do próprio funcionário. Assim, ele buscará melhorar seus atributos profissionais com o intuito de aperfeiçoar seu currículo e desenvolver novos conhecimentos e aspectos que estimulem o seu crescimento na função exercida.

Embora sejam diferentes, a capacitação profissional e a qualificação caminham juntas no contexto do ambiente de trabalho. Ou seja, tanto as empresas têm o dever de investir em plataformas que melhorem a produtividade dos seus funcionários, quanto os profissionais precisam buscar novos conhecimentos e ir atrás de caminhos que melhorem as suas habilidades. Isso será benéfico para ambas as partes: a empresa terá profissionais mais aptos para desempenhar suas funções e o profissional terá adquirido aptidões que podem o qualificar até para cargos mais altos, dentro ou fora da empresa.

Já a especialização, que também é bastante confundida com a qualificação e com a capacitação profissional, é diferente destas por ser considerada o nível mais alto de aprendizagem profissional, estando, dessa forma, acima dos demais. Quando um profissional busca uma especialização, ele quer adquirir certas habilidades técnicas que são específicas daquela área. Por isso, os profissionais costumam ter várias qualificações, mas somente uma especialização.

A importância da capacitação profissional

A parte mais importante de uma empresa são os seus funcionários. Dessa forma, quando uma empresa faz investimentos em processos de capacitação profissional, ela tem o retorno no desenvolvimento de todas as suas áreas. Assim, os treinamentos dos colaboradores são garantidos e as metas estabelecidas pelos gestores são mais possíveis de serem alcançadas.

Também, a capacitação profissional também permite que o funcionário consiga adquirir novas habilidades e ter uma melhor performance no trabalho, melhorando a competitividade da empresa, diminuindo a rotatividade de funcionários (ou seja, quando o profissional é demitido e entra outro em seu lugar) e melhorando a produtividade de toda a equipe.

Mas é claro que essas melhorias não serão possíveis sem que os funcionários se empenhem nos treinamentos oferecidos pela empresa. Os colaboradores devem compreender a capacitação profissional como uma chance de descobrir novas habilidades e melhorar os resultados. Para isso, é interessante que os gestores trabalhem de forma conjunta com os colaboradores, de forma a ressaltar a importância da capacitação.

gestão para resultados

Além disso, há outras vantagens trazidas pela capacitação profissional nas empresas. Acompanhe abaixo:

Retenção de talentos

A empresa, quando investe na capacitação profissional, é vista pelos seus funcionários como um ambiente que vai além das rotinas de trabalho, se tornando, também, um meio de desenvolvimento profissional e aquisição de conhecimento. Os profissionais que querem aprender e crescer cada vez mais em suas funções valorizam essa ideia e estão propensos a ficar por mais tempo na empresa.

Funcionários mais motivados

O investimento em capacitação profissional faz os funcionários da empresa se sentirem mais engajados e motivados a exercer suas funções. É fato conhecido que uma empresa que oferece não só salário e carteira assinada, mas, também, meios de conhecimento e aprendizagem, proporciona uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores, gerando um sentimento de lealdade e gratidão que faz crescer a união entre as equipes e a produtividade da empresa em geral.

Diferencial competitivo

Na rotina de uma empresa, um processo de capacitação profissional é sentido quando é avaliada a melhora na produtividade dos seus funcionários, bem como no crescimento de suas competências e aptidões. Assim, a organização está protegida de possíveis quedas de rendimento, além de contar com um time de funcionários sempre atento às mudanças tecnológicas e atualizado em recursos referentes à sua área de atuação. Esses pontos ajudam a colocar a empresa à frente das suas concorrentes quando o assunto é gestão, deixando-a mais perto de virar referência no futuro.

Como existem várias maneiras diferentes de trazer a capacitação profissional à sua empresa, o gestor e a equipe de RH podem ter dúvidas sobre qual caminho seguir, quais plataformas utilizar, como fazer, entre outras. Por isso, é importante sempre avaliar qual nível de capacitação e quanto a empresa tem para investir antes de tomar qualquer atitude. Assim, será possível adequar o que está disponível no mercado à realidade do negócio.

Redução de custos

Quando a empresa que investe em capacitação profissional consegue uma boa retenção de talentos, além de manter seus profissionais motivados, ela também terá o lado positivo de enxugar seus gastos. Isso ocorre de forma natural, com os seus funcionários descobrindo habilidades e aptidões novas, recebendo novas chances de crescimento na empresa e melhorando a qualidade como um todo.

Os benefícios da capacitação profissional para… o profissional!

Você acabou de ver várias vantagens que o investimento em capacitação profissional traz para as empresas. Mas e o profissional, o que ele ganha com isso?

Existem, também, diversos benefícios que a capacitação profissional traz para o colaborador de uma empresa. Como já citamos, aprender novas técnicas de trabalho, ser capacitado para uma função diferente, a aquisição de conhecimentos e habilidades antes inexploradas, o networking que os treinamentos, mentorias e palestras proporcionam… entre muitos outros.

E todos esses pontos positivos, além de contribuir para o crescimento profissional do funcionário, também valem para as empresas, que terão colaboradores mais motivados, com mais aptidões e melhor produtividade.

Como investir na capacitação profissional

Com o grande nível de competição no mercado, é comum ver empresas investindo em estratégias diferentes, sempre com o objetivo de se sobrepor às demais. Como os consumidores estão cada vez mais exigentes, elas devem buscar sempre oferecer os melhores serviços. E isso também passa pelo investimento em capacitação profissional.

Mas fique atento: a capacitação profissional não é a simples oferta de treinamentos e cursos de forma aleatória. Afinal, isso não trará resultados relevantes para a empresa. Por isso, as empresas devem focar seus investimentos em focos bem planejados, que tenham metas claras e possíveis de serem atingidas.

Para que isso aconteça da melhor forma possível, separamos algumas dicas para que a empresa consiga fazer bons investimentos em capacitação profissional. Veja abaixo:

Proatividade

Para investir bem em capacitação profissional, é importante que a empresa priorize a escolha de pessoas proativas, que tenham como característica fundamental serem formadoras de opinião e utilizem suas aptidões de forma a motivar a equipe de funcionários.

Analisar o pessoal

O gestor deve avaliar a sua equipe, ficar atento aos seus pontos fortes e fracos e, também, checar de que maneiras a capacitação profissional poderá corrigir os problemas e potencializar as habilidades já existentes nos colaboradores. Assim que identificados os problemas da empresa, é importante tentar entender como resolvê-los, tanto antes da capacitação quanto posteriormente.

Identificar o cliente interno

O gestor deve utilizar treinamentos e outras maneiras de desenvolvimento de pessoal para encontrar o perfil satisfatório dos participantes dos processos de capacitação profissional. Além disso, é importante que ele, junto com a equipe de RH, reflita sobre a necessidade da capacitação, quais deficiências do funcionário ou da equipe devem ser resolvidas e quais resultados eles pretendem obter posteriormente.

Descobrir as necessidades

Junto com os profissionais de RH, o gestor deve realizar entrevistas, elaborar questionários e fazer pesquisas de satisfação que reúnam informações de modo a descobrir quais são os maiores pontos negativos da empresa e, assim, enfatizar, junto com os outros líderes da organização, a importância que o processo de capacitação profissional tem para evitar que esses problemas continuem a existir e impedir que novas ocorrências apareçam no futuro.

Controlar o processo

É fundamental não tomar decisões sem base. Ou seja, o gestor precisa analisar as necessidades da empresa, definir as metodologias a serem utilizadas, quem estará com a responsabilidade de instruir os funcionários e quais informações serão transmitidas. Na capacitação profissional, os responsáveis devem controlar o processo, sempre de acordo com o que os profissionais da empresa precisam para evoluir.

Avaliação dos resultados

Depois de iniciado o processo da capacitação profissional, é necessário medir os seus resultados. Afinal, para que o investimento dê frutos, é necessário contar com os dados relacionados à ação. Entre as informações que podem ser utilizadas, podem ser comparados o gasto empregado com o retorno que foi alcançado. Além desse dado, é possível citar outros pontos de sucesso que sejam perceptíveis aos gestores. Por exemplo, se os funcionários estão mais motivados e produtivos, se eles estão se relacionando melhor entre si, se as equipes estão trabalhando com sinergia, entre outros pontos.

Qualificação profissional: como conseguir?

Se o colaborador da empresa, além da capacitação profissional que lhe foi oferecida, também tiver interesse em investir em uma qualificação por si só, ele tem diversas alternativas a escolher.

Nos dias atuais, é consideravelmente mais simples encontrar conteúdos de qualificação online e de graça, que complementem a capacitação profissional oferecida pelas empresas. Existe um grande número de plataformas que oferecem cursos e treinamentos, capazes de trazer novos conhecimentos sobre um conteúdo ou uma atividade em específico.

Além da capacitação profissional, os profissionais também podem buscar qualificações com reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), como por exemplo, uma pós-graduação. É um tipo de formação que é mais valorizada pelo mercado por vários motivos, mas principalmente por oferecer um aprofundamento maior dos conhecimentos já obtidos pelo profissional e auxiliar para que ele desenvolva suas aptidões de forma satisfatória.

Capacitação profissional em empresas: por onde começar?

Como já explicamos neste post, o investimento em capacitação profissional é, considerando o nível de competitividade do mercado hoje em dia, um diferencial para o crescimento de uma empresa. Por isso, os gestores e a equipe de RH devem buscar sempre novidades, se atualizando quando possível em relação a treinamentos e cursos, além de focar em estratégias no digital que visem oferecer boas oportunidades para os funcionários.

O mesmo vale para franqueadoras que desejam que os seus franqueados tenham um bom desempenho. O suporte e capacitação dos franqueados é extremamente importante para o sucesso de novas unidades. A Dogueria Perdizes, por exemplo, oferece aos franqueados:

  • Treinamento nos sistemas operacionais da rede;
  • Treinamento in loco para a equipe;
  • Assistência remota permanente.

Falando em assistênca remota, uma alternativa que, além de ser barata, permite que os conteúdos sejam mais facilmente disponibilizados e atinjam mais pessoas, é a utilização de plataformas online. Isso permite que a capacitação profissional seja melhor oferecida para os colaboradores da empresa, ofertando diversos conteúdos como cursos livres, atividades complementares, palestras, webinars e programas de mentoria.

Além disso, as ferramentas online de capacitação profissional costumam ser melhor aceitas pelos funcionários das empresas. Um dos pontos mais elogiados é a flexibilidade, que evita que o trabalhador tenha que se deslocar fisicamente para outros locais, assim, permitindo que ele consiga se aprofundar mais no conteúdo dos treinamentos. No entanto, alguns tipos de treinamento devem ser oferecidos no formato presencial, de forma a aumentar o networking.

Capacitação profissional: conclusão

Para que os profissionais de uma empresa tenham uma boa evolução e consigam desempenhar cada vez mais funções além do que é sugerido, é necessário o investimento em capacitação profissional. Por isso, as empresas precisam estar mais atentas ao desenvolvimento dos seus colaboradores, contribuindo com novas aprendizagens que façam com que eles descubram mais aptidões e performem melhor na empresa.

Neste post, você pôde compreender como a capacitação profissional é importante para o bom funcionamento de uma empresa e como ela pode gerar resultados positivos para um negócio.

Além disso, descobrimos que o processo de capacitação profissional é bom tanto para as empresas, que terão profissionais aptos em muitas habilidades e conhecimentos diferentes, mais motivados e com melhor produtividade, quanto para o próprio profissional da empresa, que, tendo realizado os treinamentos com afinco, verá um aumento em seus rendimentos, além de nutrir um sentimento de lealdade para com a empresa e ter mais oportunidades de crescer com networking e novas experiências.

É sempre bom contar com a ajuda de quem sabe, não é mesmo? Então, para levar o seu negócio até o próximo nível, conte com a Goakira! Estamos sempre nos reinventando para ajudar a sua empresa no que for possível. Somos a única empresa de consultoria empresarial do setor de franquias a contar com seis selos ISO 9001, além de ter conquistado o selo de empresa Great Place to Work em 2021.

Se você quer fazer seu negócio expandir de forma sustentável, ágil e inteligente e obter sempre os melhores resultados, entre em contato agora com nossos especialistas! Estamos sempre à disposição.

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Se quiser saber mais sobre o sistema de franquias, nos acompanhe nas redes sociais Instagram, LinkedIn e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário