4 tecnologias que mudaram o ambiente de trabalho

4 minutos para ler

Você, por acaso, já parou para pensar o quanto o ambiente de trabalho mudou nos últimos anos? Para destacar essa transformação, basta analisar o cenário há 10 anos: excesso de papel, gasto com armazenamento e falhas de mão de obra.

No entanto, grande parte das atividades empresariais sofreram grandes transformações, inclusive as franquias e o novo modelo de trabalho é reflexo da utilização de tecnologias por empresas das mais variadas áreas de mercado.

Com a evolução da internet, smartphones, computadores e, claro, o cloud computing, a realidade se transformou definitivamente. Hoje, é quase impossível fazer com que um negócio opere sem a utilização de dispositivos tecnológicos.

Por isso, é fundamental que toda companhia conte com recursos tecnológicos capazes de otimizar o tempo, aumentar a produtividade, reduzir as falhas humanas e automatizar os processos.

Pensando nisso, separamos uma lista com tecnologias que mudaram o ambiente de trabalho. Está pronto? Vamos lá!

4 tecnologias que transformaram o ambiente de trabalho

Como mencionamos anteriormente, não é possível que um negócio funcione com base em dispositivos tradicionais, já que estão se tornando ferramentas estagnadas. E como cada era acelerar a próxima, imagine só o que ainda pode mudar.

Diante desse cenário, conheça agora as 4 tecnologias que transformaram o ambiente de trabalho, inclusive, a indústria, como os setores de isolador de pino polimérico 15kv. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Internet das Coisas (IoT)

A IoT tem transformado a gestão operacional em empresas por toda a parte do mundo – principalmente aquelas que querem estar um passo à frente dos concorrentes e explorar as vantagens da tecnologia.

Nesse sentido, a ferramenta, por sua vez, trata-se de diversas aplicações da internet das coisas, que permite a integração inteligente entre equipamentos, sistemas e ferramentas. A interação é capaz de coletar dados, armazenar documentos e analisar resultados.

Além de possibilitar uma infraestrutura conectada, a IoT disponibiliza recursos estratégicos para monitorar a produtividade, exibir relatório de desempenho e até sugerir uma capacitação maior por parte do profissional.

2. Home office: novo ambiente de trabalho

O home office, também conhecido como trabalho remoto, é uma modalidade muito comum atualmente. Afinal, quem foi que disse que realizar as atividades, até mesmo industriais, como  broca de aço rápido, só é possível dentro de um escritório?

Dessa forma, o home office pode ser executado por meio de algumas plataformas online, por exemplo. Além disso, o trabalho remoto gera economia, aumento da produtividade e uma infinidade de vantagens para o empregador e funcionário.

3. Big Data

O Big Data está baseado na mineração de dados. Aliás, talvez esse seja o conceito mais presente entre as mudanças tecnológicas: a forma de gerar informações. Diante disso, o Big Data auxilia na tomada de decisões em diferentes níveis de complexidade.

Nesse contexto, o Big Data tem o poder de tratar as informações de maneira inteligente, com foco na ação e retenção de resultados. Na prática, ele é extremamente útil para a elaboração de planejamentos e organização dos mais diversos setores da companhia.

4. Inteligência Artificial (IA)

Também conhecida pela sigla IA, a inteligência artificial está ligada a um conjunto de capacidades de criar máquinas inteligentes. Com isso, os softwares dessa tecnológica realizam atividades que exigem maior precisão, força e detalhe.

Além disso, a inteligência artificial atua na gestão operacional, como na produção de etiqueta código de barras, oferecendo uma maior parte de sistemas para gerir uma companhia.

Inovação no local de trabalho

Portanto, as novas tecnologias representam não só uma mudança nos hábitos dos profissionais, mas também a integração com a inovação moderna.

Essa nova performance é fundamental, uma vez que atua na produtividade, a competitividade e a obtenção de resultados do negócio. E se você quiser manter o seu posicionamento de mercado, é melhor adaptar-se agora.

Posts relacionados

Deixe um comentário