As franquias de sucesso não ganharam esse título do dia para a noite. Ter uma rede com bons resultados e reconhecimento nacional, e até mesmo internacional, requer muito planejamento, organização e, principalmente, estratégias para esse tipo de negócio.
Para começar, é necessário que o seu negócio chame a atenção e seja vantajoso para os franqueados. Além disso, você precisa ter bastante organização financeira para fazer investimentos na sua marca.
Com bons planos que estejam de acordo com a sua realidade, é possível expandir a sua empresa de maneira rápida e lucrativa que, muitas vezes, não seria possível em outro modelo de negócio.
Pensado nas principais dúvidas e problemas ao estruturar uma franquia e transformá-la em um negócio de sucesso, preparamos este guia. Confira os principais passos e se inspire com histórias de sucesso!
As vantagens das franquias
Muito se fala sobre as vantagens das franquias para o franqueado. No entanto, existem muitos pontos positivos também para o franqueador. Exatamente por isso que essa é, muitas vezes, a melhor estratégia para um plano de expansão do seu negócio. Essa é uma boa forma de estender a sua área de atuação e conquistar mercados gastando menos. Veja, a seguir, os principais benefícios desse sistema.
Simplicidade jurídica
A Lei das Franquias determina regras claras sobre as responsabilidades de franqueado e do franqueador. Sem contar que todos os detalhes são esclarecidos em contrato, principalmente em relação às porcentagens de royalties e gestão da rede de franquias. Diante disso, dificilmente surgem problemas sobre o não cumprimento dos padrões da empresa e modelo de gerenciamento e estratégias de marketing. Assim, você terá menores dores de cabeça com processos jurídicos, já que tem todo o amparo da lei e dos contratos.
Redução de custos
Entre as vantagens das franquias de sucesso é importante destacar a redução de custos. Ao contrário das filiais, por exemplo, você não tem gastos dos funcionários, nem mesmo obrigações fiscais relacionadas às unidades, manutenção de equipamentos e consertos no estabelecimento.
Isso acontece porque elas passam a ser obrigação do investidor, ou seja, do franqueado. Afinal, não há vínculos empregatícios entre o franqueador e as redes. Assim, as unidades são negócios independentes da sua marca.
Rápido crescimento
O sistema de franquias possibilita uma rápida expansão da sua marca, já que a maior parte do capital investidor é do franqueado. Dificilmente um empresário teria recursos financeiros suficientes para aplicar no crescimento do negócio em pouco tempo. Além disso, essa é uma estratégia que leva pouco tempo para ser planejada, pois em alguns meses já pode ter outras unidades da sua marca abertas.
Poder de negociação
Conforme a empresa cresce com a expansão e sucesso das unidades, a marca passa a ter maior poder de negociação. Com isso, conseguirá melhorar o negócio, aumentar o seu lucro e fechar acordo com fornecedores importantes.
Como fazer um plano de expansão para franquias de sucesso
Para ter uma franquia de sucesso é importante que tenha um plano de expansão, que nada mais é do que um estudo detalhado sobre as suas oportunidades de mercado, ameaças, concorrentes e metas. Justamente nesse processo que podem ocorrer erros nos objetivos e nas condições do negócio. Para não cometer falhas e prejudicar o crescimento da empresa, aqui seguem algumas dicas.
Tenha os pés no chão
A primeira dica é traçar um plano que seja viável para a sua marca. De nada adiantará ter a meta de abrir 20 unidades em dois anos se isso não é possível para o orçamento do negócio. Ter isso em mente é importante porque, por mais que a maior parte do investido seja responsabilidade do franqueado, você precisa ter recursos para aplicar na estruturação e no marketing da sua marca. Para que, assim, ela se torne uma empresa atrativa.
Organize documentos e aspectos jurídicos
Para expandir a sua rede de franquias é necessário que esteja com todas as obrigações em dia. Entre elas, destacamos três. O primeiro documento é a Circular de Oferta de Franquia, o COF, que apresenta todos os dados jurídicos da sua marca. Depois, atente ao pré-contrato que deve ser assinado pelo investidor ao concordar com os termos legais do acordo e características da sua empresa. Apesar de não ser um documento definitivo, ele é legalmente válido em casos de desistência de alguma parte ou não cumprimento de qualquer cláusula. Por fim, há o contrato definitivo.
Desenvolva a sua transmissão de know-how das franquias de sucesso
A transmissão de know-how é um dos termos obrigatórios no sistema e na Lei das Franquias. Ele se trata do compartilhamento de conhecimentos práticos, de gestão e dos padrões da rede. Esse é um treinamento que deve ser feito pelo franqueador antes mesmo da abertura da unidade. O ideal é que busque desenvolver materiais de fácil consulta, como guias e e-books, para que o franqueado possa tirar dúvidas e ter informações de maneira mais rápida.
Trabalhe o seu marketing
O marketing é parte fundamental de uma franquia de sucesso e esse é um processo que deve ter ainda mais atenção durante o planejamento de expansão. Você precisa investir e trabalhar na captação de investidores, nos canais que serão utilizados para essa estratégia e nas ações que demonstrarão a relação de custo-benefício da sua marca.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que modelos de negócios diferentes precisam de estratégias distintas, mesmo sendo do mesmo setor. Portanto, as redes de franquias precisam atuar com processos diferentes em relação às filiais e sistemas de licenciamento, por exemplo. Entenda os fatores que precisa focar no seu plano de marketing.
Fortalecimento da marca de franquias de sucesso
Como dito, você precisa tornar o seu negócio atrativo para os possíveis franqueados. Para isso é preciso trabalhar a identidade e registro da marca e o seu posicionamento de mercado. Esse passo deve ser trabalhado com planejamento porque, em grande parte das vezes, o intuito das franquias é que tenha unidades por diversos e diferentes territórios.
Diante desse objetivo, você precisa ter uma posição e uma marca que sejam fortes e de acordo com diferentes locais e culturas. Isso permitirá que tenha um saudável crescimento.
Com o posicionamento de mercado será importante definir um padrão de comunicação com os investidores e com o público-alvo do negócio. Esse é um aspecto que precisa estar em equilíbrio com a sua atividade, setor, mercado, cores utilizadas na franquia, com o slogan e campanhas que serão elaboradas.
Padronização das campanhas de franquias de sucesso
Assim como o design e toda a comunicação das franquias de sucesso, as campanhas e planos de marketing também precisam ser padronizados. Definir as regras e políticas é fundamental para que nenhuma unidade se distancie do conceito da empresa, já que nesse sistema não há como gerenciar de perto cada detalhe.
Para isso, se certifique de que os franqueados estão alinhados sobre a cultura da marca e que recebam todos os treinamentos necessários. Além, é claro, de detalhar todas as campanhas e estratégias utilizadas em contrato.
Check-list para ter uma franquia de sucesso
Todo e qualquer tipo de negócio precisa de planejamento para crescer e se manter no mercado. No entanto, quando estamos falando de franquias envolvemos ainda mais detalhes que ditam o sucesso ou prejuízo desse modelo de negócio.
Então, para que tenha um panorama sobre os pontos fundamentais para ter uma franquia de sucesso, tenha em mente a seguinte check-list:
- entenda o seu negócio: domine o seu mercado de atuação e se mantenha atualizado sobre demandas, oportunidades e concorrência;
- pense como um empreendedor: uma rede de franquias requer que saia da zona de conforto e pense de maneira ampla e de olho no futuro, mas sempre com os pés no chão;
- seja parceiro: crie um relacionamento de parceria com os franqueados, pois isso facilita negociações, acordos e também o crescimento da sua rede;
- seja líder e não chefe: apesar de não haver vínculos empregatícios, há franqueadores que tratam esse sistema como uma hierarquia. Não seja assim. Atue como líder, exemplo e inspiração;
- invista no bom atendimento: trabalhe no bom atendimento dos investidores e do seu público, pois esse é um dos principais fatores de fidelização e também de desligamento.
Quer saber mais detalhes? Então, ouça o nosso podcast:
Os segredos do sucesso das franquias na Goakira
Muitas franquias de sucesso nascem por meio da Goakira. Isso acontece porque atuamos desde a estruturação do negócio, passamos pelos estudos de melhores pontos comerciais e estendemos a nossa consultoria até os treinamentos necessários.
Acompanhar todo esse processo é fundamental para a definição de marca, conceito e posicionamento de mercado. Além disso, temos um time de especialistas atualizados sobre o modelo de franquias, demandas de mercado e melhores estratégias para cada tipo de negócio, seja da alimentação, seja da beleza ou qualquer outro tipo de segmento.
Diante disso, são estudadas os melhores planos e decisões voltadas para as características, condições e realidade do seu negócio em particular. Esse é um trabalho que permite o crescimento saudável e duradouro de uma rede de franquias e não um negócio que estoura do dia para a noite, mas que em pouco tempo cai em esquecimento e problemas financeiros.
Como é o processo?
Para termos franquias de sucesso, atuamos com métodos japoneses de qualidade e processos de alta performance, além da objetividade, agilidade e foco em crescimento das estratégias americanas que utilizamos com os nossos clientes. Esse é um conjunto de metodologias e modelos de negócios que tem agregado valor e proporcionado resultados para diversas empresas que desejam entrar no sistema de franquias.
As franquias de sucesso nascem de uma visão empreendedora e de negócios que trabalham de maneira planejada para tamanho crescimento. Para isso, é necessário contar com especialistas que indiquem o melhor caminho e as melhores decisões para a sua expansão. Além disso, é fundamental selecionar e avaliar se o perfil dos franqueados condiz com as suas metas e posicionamento da sua empresa no mercado.
1. Omie
A Omie é uma franquia de sucesso no Brasil. A empresa trabalha com tecnologia para empresas, oferecendo serviços de arquivo na nuvem. A Omie apoia empresas que querem se adaptar ao mundo cada vez mais tecnológico, e a insere de maneira orgânica nesse mundo. Ela foi fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, e já possui quase dez anos de história. Neste período, a empresa conquistou mais de 100 unidades franqueadas, a partir do seu ingresso no franchising em 2021.
Além dos serviços já citados, a Omie também atua por meio da educação tecnológica de profissionais, na Omie Achademy. A franquia de tecnologia oferece a possibilidade de franquear em lojas físicas, para vendas e suporte. Dessa forma, o investimento inicial está entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. O retorno virá entre 12 e 18 meses, com um faturamento mensal de R$ 60 mil a R$ 100 mil.
Também existe a forma de microfranquia na empresa Omie, em que o investimento inicial é bem menor. Você pode começar com apenas R$ 16 mil, e ter retorno em até 6 meses. Cabe lembrar que o ramo de tecnologia no Brasil é um dos que mais crescem, e que prometem grandes retornos nos próximos anos. Por isso, a Omie pode ser uma das melhores franquias para investir.
2. Grow Power
A Grow Power é uma franquia de sucesso de produtos naturais, que oferece todo o suporte necessário para criação de jardins em locais fechados, o chamado cultivo indoor. A empresa já está há oito anos neste mercado, tem a sede em Curitiba, PR. Hoje, está em 5 lojas físicas e e-commerce, também no estado de São Paulo.
A taxa de franquia para investir na Grow Power é de R$ 35 mil a R$ 50 mil, e o faturamento médio entre R$ 68 mil e R$ 222 mil.
4. Di santinni
Uma franquia de sucesso de roupas, calçados, bolsas, confecções e acessórios que surgiu no Brasil há mais de 30 anos? Estamos falando da Di santinni. A marca foi criada em 1986 no Rio de Janeiro, no Norte Shopping. Ela busca oferecer produtos variados, de qualidade, com preços acessíveis e boas condições de pagamento.
Já existem 110 unidades da marca, e para ter a sua você precisa investir no mínimo R$ 400 mil, contando com uma loja física. Vale lembrar que o faturamento médio é de R$ 430 mil, ou seja, mais do que o valor do investimento inicial, e o retorno acontece entre 18 e 32 meses de negócio.
5. Bayard
A Bayard é uma franquia de roupas, calçados e materiais esportivos, tudo voltado para o mundo dos esportes. A empresa começou há 65 anos, nos principais shoppings de São Paulo. Ela vende peças de marcar originais, com qualidade e conforto para quem quer praticar qualquer tipo de atividade física.
De acordo com a empresa, o esporte está em seu DNA, e seu objetivo é levar uma vida mais saudável e equilibrada para os clientes. Dessa forma, a franquia oferece constantes treinamentos para a equipe de vendas. Se você ama esportes e atividades físicas, essa franquia é para você. Se torne um franqueado a partir de R$ 400 mil.
6. Adonai RH
A Adonai RH é uma das franquias de sucesso empresa de consultoria em Recursos Humanos para outras empresas e negócios. Ela apoia empresas no recrutamento e seleção, na administração de estágios, no marketing promocional, na terceirização de profissionais, e realiza também mentorias de capacitação. A sede da empresa é em Campinas, SP, e atua em nível nacional. A franquia auxilia seus franqueados no acompanhamento das empresas, e treina os consultores. O investimento inicial é de R$ 40 mil, e o retorno pode vir em aproximadamente 14 meses.
7. McDonald’s
Sem sombra de dúvidas, o McDonald’s é uma das franquias de sucesso exemplo do império que uma marca pode ser tornar ao investir na estratégia de franquia. Aliás, esse foi um ponto de desentendimento entre o sócio Ray Kroc e os fundadores, que não queriam abrir novas unidades.
Atualmente, essa é uma das maiores redes de fast-food do mundo. Conta com mil estabelecimentos somente no Brasil, sendo mais de 36 mil lojas espalhadas por 119 países. Ainda nos dias de hoje, o negócio não para de crescer, pois somente no primeiro trimestre de 2019 teve lucro líquido de US$1,328 bilhão.
8. Cacau Show
Fundada em 1988, a Cacau Show é considerado uma das grandes franquias de sucesso. Foi de uma cesta de trufas feita com dinheiro emprestado a maior rede de chocolates em somente 25 anos. Existem mais de 2.036 lojas que estão espalhadas por shoppings, bairros, avenidas e até mesmo aeroportos de todo o Brasil.
9. CNA
Nem só no setor da alimentação estão as franquias de sucesso. A Cultural Norte Americano (CNA) tem aproximadamente 600 unidades de ensino, mais de 400 mil alunos em todo o Brasil, além de estar no top 25 do franchising brasileiro. A instituição de ensino começou no sistema de franquias em 1985, quando o fundador e presidente Luiz Nogueira da Gama Neto percebeu as necessidades do mercado e as oportunidades de crescimento.
10. Yogoberry
Fundada em 2007 pelas irmãs coreanas Un Ae Hong e Jong Ae Hong, a Yogoberry é uma das franquias de sucesso. Pegou carona no sucesso do iogurte gelado nos Estados Unidos e Europa, trazendo a receita para o Brasil. A febre passou, mas a marca sobreviveu ao teste do tempo e hoje é a maior rede de iogurte gelado do mundo, presente em sete estados brasileiros.
11. O Boticário
Há mais de 38 anos no mercado de franquias de sucesso (pioneira neste segmento no Brasil), a marca de cosméticos possui um dos mais modernos centros de pesquisa e desenvolvimento de produtos de beleza no país, além de contar com mais de 3 mil pontos de venda e estar presente em 99% dos municípios brasileiros — tanto pelas lojas físicas como por suas revendedoras.
12. Dogueria Perdizes
Uma das redes de franquias de cachorro quente mais relevantes do país, iniciou os negócios em 2017 quando os dois sócios-fundadores decidiram criar um negócio de hot dog que fosse além do pão com salsicha. Hoje contam com um cardápio com ingredientes especiais e até mesmo opções doces. Começou o processo de expansão recentemente e pretende chegar a 30 unidades no ano de 2024.
13. Óticas Carol
A empresa é considerada uma das franquias de sucesso, foi fundada em 1997 na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, oferecendo produtos de qualidade a preços justos. É uma das marcas de franquias com maior solidez no mercado de saúde, beleza e bem-estar. Com mais de 20 anos de experiência, obteve uma alta de 4% em unidades abertas no ano de 2020.
14. Brasil Nutri Shop
A Brasil Nutri Shop é uma das franquias de sucesso de venda de suplementos alimentares através do e-commerce. Ela iniciou no mercado em 2016, e é uma minifranquia, ou seja, uma franquia online. Você pode ter uma loja completamente online, sem necessidade nem mesmo de montar um estoque. Os franqueados podem se dedicar somente ao marketing, às vendas, e ao atendimento ao cliente. A franquia é um sucesso porque, em poucos anos de atuação no franchising, já conta com 164 unidades franqueadas, oferecendo um modelo barato e viável para seus filiados. O investimento inicial é de RS 10,9 mil, e o faturamento médio mensal de R$ 5 mil. O retorno leva de 12 a 24 meses para ser alcançado.
15. Natura
A Natura é referência no ramo da beleza com sustentabilidade, além de ser uma das melhores franquias de sucesso. A pauta é antiga, e muitas consumidores e ambientalistas começaram a apontar que a indústria da beleza impulsionava um consumo irresponsável com o meio-ambiente.
Diante disso, a Natura lançou um modelo de Franquia de Beleza totalmente diferenciado, e praticamente sem concorrentes no mercado. Ela propõe conforto, amor-próprio e cuidado com a beleza, mas também com o meio-ambiente.
A marca foi criada em 1969 em São Paulo (sim, ela é brasileira), e oferecia somente o modelo de vendas por consultoras de beleza. No entanto, em 2017 a empresa decidiu abrir também o negócio para franqueados, que queiram abrir lojas com produtos de amostra grátis. A Natura não disponibiliza os valores de sua franquia de maneira pública, mas a média de valores de franquias do ramo é entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.
16. CCAA
A franquia de educação CCAA é uma das mais famosas franquias de sucesso. É escola de idiomas mundialmente conhecida, que já se estabeleceu no ramo como uma das melhores escolas para aprender Inglês e Espanhol. Ela foi fundada em 1961, e ingressou no franchising oito anos depois, em 1969. Ela é associdada à ABF Franchising desde 1989, 20 anos depois. Ela possui o selo de excelência da associação há mais de 14 anos.
O diferencial da CCAA é a qualidade do ensino prestada, aliada a um forte marketing da marca. Ela possui uma metodologia e um material didático próprios, e é responsável pela maior taxa de aprovação em exames de proficiência em língua estrangeira. O investimento na marcar é de R$ 90 mil. A sede fica no Rio de Janeiro, e já existem 718 unidades da marca espalhadas pelo mundo. Os franqueados gozam de treinamento, para que a capacitação dos alunos seja uniforme.
17. Bibi
Quem nunca viu as propagandas daqueles sapatinhos infantis e ficou encantado com o tamanho daquelas fofuras? A Bibi é uma das franquias de sucesso, é uma marca de calçados para crianças, conhecida pela sua identidade divertida e confortável. Ela foi uma pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, fundada em 1949, ela exporta produtos para mais de 60 países. A marca possui, hoje, 147 unidades franqueadas.
Para ser um franqueado, é preciso ter loja física, e o investimento é de R$ 430 mil, com retorno entre 18 e 36 meses. A margem de faturamento médio é de R$ 80 mil, e o perfil desejado para se tornar um franqueado é ser capaz de lidar bem com pessoas, ser bom em vendas, e estar disposto a se adequar a um negócio já totalmente formatado e consolidado no mercado.
18. Pizza Hut
A franquia de alimentação Pizza Hut é uma empresa de fast-food de pizzas fundada nos Estados Unidos, no Kansas, em 1958. Já em 1959 ela foi transformada em franquia, e já possui mais de 18 mil unidades no mundo. Ela é uma franquia tradicional, que exige instalação de loja física, e para isso, o investimento necessário é de R$ 950 mil a R$ 1,1 milhão. A franquia, no entanto, tem o diferencial de não demorar nem 1 mês para dar retorno financeiro.
Considerada uma das maiores franquias de sucesso, Pizza Hut é a maior rede de pizzarias do mundo, e oferece pizzas pequenas, baratas e rápidas para pessoas em todos os lugares. No Brasil, a marca pertence ao fundador da Wizard, Carlos Wizard Martins. O faturamento médio é de R$ 200 mil.
19. Nobel Livraria
A Livraria Nobel foi fundada em 1943 pelo imigrante italiano Cláudio Milano em São Paulo. Ela pertence ao ramo de entretenimento e lazer, e vende, além de livros, itens de papelaria. Ela é a maior rede de livrarias do Brasil, e já tem 151 unidades franqueadas. Ela passou a ser parte do universo do franchising em 1992 e se associou à ABF em 1993. A marca é respeitada pelos seus anos de mercado, e praticamente todo mundo já ouviu falar de uma Nobel.
20. Spoleto
Uma das franquias de sucesso dentro dos Shopping Centers é a franquia de alimentação italiana Spoleto. Ela é marcada pela identidade visual clean, de preto e amarelo, em um círculo. A marca é brasileira, e surgiu no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, em 1999.
A marca Spoleto tem o diferencial de oferecer um prato montado pelo próprio cliente, característico da culinária italiana, com macarrão, risoto, nhoque, lasanha, e outros pratos. Além disso, a refeição fica pronta rapidamente, sendo que o cliente não precisa sequer se sentar à mesa para esperar: no ato do pedido, já sai com a refeição pronta.
Existem 335 unidades franqueadas, o período de retorno de investimento é de 36 a 40 meses, e o investimento inicial é de R$ 525 mil.
21. iGui
A iGUi, ou melhor TRATA iGUi BEM, é uma franquia de sucesso de casa e construção, que atua na manutenção, limpeza e tratamento de piscinas. Certamente você já viu uma unidade das 125 lojas da marca espalhadas pelo Brasil. A iGUi é sinônimo de piscina, e todo mundo sabe disso.
A empresa conta com três selos de excelência da ABF Franchising, e forma profissionais treinados e especializados no tratamento da água para contato com a pele humana. Todos os procedimentos são propriedade intelectual da iGUi.
Para investir na marca, você pode começar com R$ 68 mil. Assim, seu faturamento médio mensal será de R$ 25 mil, e o retorno virá em até 14 meses.
22. Correios
Você sabia que podem existir franquias estatais também? Certamente, a franquia dos Correios é uma das mais conhecidas no Brasil inteiro. Por isso, é uma das franquias de sucesso. Toda cidade tem uma delas, e é marca registrada do país. A sede da empresa é no Distrito Federal, e existem nada menos que 994 unidades espalhadas pelo Brasil.
Os Correios foram fundados em 1969, e começou a ser uma franquia em 1990. Desde 2014 a marca é associada à ABF. É claro que você já sabe, mas o trabalho desenvolvido pelos Correios são de logística. Eles são responsáveis por gerenciar toda a correspondência do país, e por fazer diversas entregas de produtos, por meio do SEDEX.
Claro que um trabalho tão complexo não seria muito barato. Para adquirir uma unidade da franquia dos Correios, você vai precisar investir inicialmente R$ 122,4 mil. Para ser um franqueado, você precisa ser selecionado em um edital, e atuar em uma das regiões indicadas.
23. Hering
Uma das maiores franquias de sucesso, foi fundada há 140 anos em Santa Catarina, SC, por dois irmãos alemães, a Hering é uma marca de roupas, que atua no design, criação e venda de peças de vestuário adulto e infantil, para todas as pessoas. Ela é, hoje em dia, a maior franquia de vestuário do Brasil, e já está presente em diversos países da América Latina, com mais de 20 unidades em local estrangeiro.
A Hering está presente na maioria dos shoppings e cidades brasileiros, e oferece roupas básicas, de tons sóbrios, com material de qualidade, propondo um visual casual. Ela cobra royalties e taxa de propaganda dos franqueados. Para investir em uma franquia Hering, existem duas possibilidades.
Existe a loja Hering convencional, e a Basic Shop. Na primeira, a taxa de franquia é de R$ 50 mil, e na segunda, R$ 40 mil. Além disso, existem custos com equipamentos, marketing de inauguração, e capital de giro, o que eleva o valor a mais de uma centena de milhares de reais. O retorno financeiro pode vir entre 18 e 48 meses para o franqueado.
24. Bob’s
O Bob’s é uma franquia de alimentação de sucesso, espalhada por todos os shoppings centers do Brasil. A marca disputa a preferência dos clientes com McDonald’s e Burger King, sendo conhecida por um dos melhores milk shakes das redes de fast-food. O diferencial da marca é que ela é brasileira, e surgiu em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1952. Em 1984 a empresa adentrou o universo do franchising, e abriu duas lojas no Espírito Santo.
A marca é uma franquia de sucesso, pois já conta com mais de mil unidades distribuídas pelo Brasil. Além disso, pelo 13º ano consecutivo, o Bob’s foi premiado com selo de excelência da ABF Franchising. Quer fazer parte disso? O investimento na rede de fast-food pode ser feito no formato de loja, ou de quiosque, que é mais barato. O investimento médio é de R$ 502 mil, com retorno em 18 a 48 meses.
25. Morana
A Morana é uma das mais conhecidas marcas de jóias e acessórios femininos. É, por isso, uma das maiores franquias de sucesso. Ela é uma marca já estabelecida no mercado, com mais de 16 anos de história, criada pelo grupo Ornatus, especialista em franquias. Ela já possui mais de 300 unidades em todas as capitais brasileiras e também nos Estados Unidos.
A marca faz campanhas de acessórios antenadas, e está sempre atenta aos detalhes, com ótimo acabamento e design moderno. É requisitada por clientes exigentes no mercado. Para investir em uma loja da Morana, o investimento inicial é de R$ 185 mil, e o retorno pode vir entre 18 e 36 meses. O faturamento médio de uma franquia da marca é de R$ 15 mil a R$ 80 mil. É possível também instalar unidades da loja em cidades pequenas, por meio do projeto Morana Light. Ela está disponível para cidades menores, com lojas com uma nova forma de projeto arquitetônico.
26. Hinode
As franquias de sucesso Hinode é uma marca que realmente possui uma história de superação, de uma empresa de sucesso que saiu do zero. Tudo começou em 1983, quando uma costureira e seu marido, metalúrgico, começaram a produzir cosméticos na garagem de sua casa para revender. O negócio fez tanto sucesso, que logo ambos abandonaram seus empregos para se dedicar à atividade. Começaram a contratar revendedoras ao longo de São Paulo, local onde surgiu a empresa.
Hoje, a marca é uma das maiores franquias de beleza do Brasil, presente em 330 cidades do país e do exterior, com 440 unidades franqueadas. Para ter a sua loja Hinode, você vai precisar investir R$ 700 mil, e o retorno virá em até 24 meses.
27. Burger King
Com mais de 15 mil lojas distribuídas em mais de 100 países, as franquias de sucesso Burger King é uma das mais consolidadas franquias do ramo de alimentação fast-food. A marca foi criada em 1953 na Califórnia, Estados Unidos, na mesma época em que o McDonald’s começou a fazer sucesso.
A marca tinha a proposta de entregar um sanduíche de maneira muito rápida aos clientes, e logo fez muito sucesso, quando criou, em 1957, seu sanduíche Whopper. Em 1961 o Burger King se tornou uma franquia, e se espalhou por todo o globo.
Para investir em uma unidade, você vai precisar de R$ 2 milhões. O processo seletivo de franqueados é rigoroso, também vale saber.
28. Estúdio Développé
O Estúdio Développé é uma escola de artes do Sul do Brasil que pretende contribuir para o desenvolvimento físico e de consciência corporal dos alunos. Eles oferecem aulas de dança, teatro e música, com vistas a transformar a vida das pessoas, e a levar a arte para todos os cantos. Eles pertencem ao segmento de bem-estar, saúde e beleza, possuem 7 unidades franqueadas.
Para se tornar um franqueado, o investimento, considerado baixo, é e R$ 14.950, com um retorno entre 6 e 12 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 15 mil, e são cobradas taxas de royalties e de propaganda.
29. Delivery Bella Gulla
A franquia de alimentação Bella Gulla é uma marca de delivery eficiente e estruturada, que foi criada no Rio Grande do Sul em 1993, entrando no franchising em 1997. São 31 unidades espalhadas pelo Brasil. Para investir na sua, é preciso começar com valores entre R$ 350 mil e R$ 690 mil. O retorno pode vir entre 24 e 36 meses, com um faturamento médio de R$ 100 mil. A marca cobra uma taxa de R$ 50 mil, além de 3% em taxa de publicidade e 5% em royalties.
30. Casa do Construtor
As franquias de sucesso Casa do Construtor é, como diz o próprio nome, uma franquia de casa e construção, especializada em alugar equipamentos de construção civil para construtores. A marca foi criada em 1993 por dois amigos na faculdade de engenharia civil, Altino Cristofoletti Junior e Expedito Eloel Arena.
A franquia foi inovadora em sua área, pois foi a primeira do Brasil a alugar máquinas de pequeno porte, necessárias em construções, e que nem todas as pessoas possuem uma própria. A empresa oferece uma solução para um problema que ainda não tinha sido pensado.
A marca foi eleita em 2010 a melhor franquia pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, e em 2012 recebeu o selo de excelência da ABF Franchising. Hoje, já são quase 400 unidades da franquia no país.
Para se tornar um franqueado, você vai precisar de um investimento inicial de R$ 436 ,5 mil, e o retorno financeiro demorará entre 36 a 48 meses para chegar, contando com um faturamento médio de R$ 90 mil.
31. Brasil Cacau
A franquia de alimentação Chocolates Brasil Cacau é uma fábrica e loja de chocolates premium, a preços acessíveis e populares. A marca está presente em 384 unidades, foi fundada em 2009, tem sede em Minas Gerais, e sua fábrica fica Extrema (MG).
A marca vende chocolates, trufas, barras, cestas, ovos de Páscoa, panetones, e também sorvetes trufados e cafés. Associada à ABF desde sua criação, as lojas são modernas, divertidas, e jovens. Para investir na Brasil Cacau, você vai precisar de R$ 170 mil.
32. Loft
As franquias de sucesso Loft é uma empresa de Design que surgiu em 2013, e já possui 54 unidades da marca atualmente. O Loft atende clientes exigentes, acreditando que o design reflete a vida das pessoas, e que também pode transformá-las. A empresa foi chancelada pelo selo de excelência da ABF Franchising nos anos 2017, 2018 e 2019.
A Loft está presente em nove estados brasileiros, e desenvolveu mais de 1500 itens exclusivos para seus clientes. O investimento na empresa começa com R$ 150 mil, com um retorno entre 10 e 24 meses, contando com um faturamento médio de R$ 85 mil por mês.
33. Chilli Beans
A Chilli Beans é a maior marca de óculos da América Latina, e foi criada em 1990. Hoje, a empresa conta com mais de 800 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. A marca está na maioria dos shoppings centers e cidades do país, e inova com um conceito de modernidade, versatilidade e criatividade.
Nas lojas da Chilli Bens, você pode criar seus próprios óculos, num modelo que funciona como um “self-service”, numa máquina de customização. Além disso, a marca lança novos modelos continuamente, acompanhando as tendências e lançando campanhas novas.
A marca oferece alguns formatos de franquia, como a loja de rua, que exige investimento mínimo de R$ 170 mil, o modelo de loja de shopping, com investimento de R$ 200 mil, e os quiosques, que possuem um valor mais modesto, de R$ 120 mil. O retorno do investimento vem entre 18 e 36 meses, e a taxa de franquia é de 15 mil reais. São cobradas taxas de publicidade, no valor de 3% do faturamento, e de royalties, custando 15% desse valor.
34. Travel and Fun
A franquia de hotelaria e turismo Travel and Fun é uma agência de viagens especializada em viagens de lazer e corporativas nacionais e internacionais. A marca surgiu em 2017 e ingressou no franchising em 2021, com sua sede em São Paulo. A Travel and Fun oferece o modelo de franquia em loja e home-based, em que o franqueado pode trabalhar de casa. A marca é conhecida por oferecer um serviço de altíssimo padrão, com fornecedores e parceiros de qualidade.
Para ser um franqueado Travel and Fun é preciso ser comunicativo, gostar e turismo, ter conhecimento na área de gestão e ter domínio em informática. O investimento inicial mínimo é de R$ 20 mil, podendo alcançar o retorno financeiro em apenas 6 meses. A franquia cobra uma taxa de publicidade de 2% do faturamento médio, que costuma ser de aproximadamente R$ 400 mil, o que faz da Travel and Fun uma das franquias mais lucrativas. Além disso, o royalties cobrados pela marca são de R$ 500 ao mês.
35. Loccitane em Provence
Fundada em 1976, com 46 anos de história, as franquias de sucesso Loccitane en Provence é uma marca de cosméticos de origem do sudoeste da França, na região de Provença – fronteira com a Itália. A marca produz e vende cosméticos finos, de cuidados corporais e faciais, loções para banho e cabelo. A proposta da empresa é fabricar produtos naturais, saudáveis e utilizando a “arte de viver do Mediterrâneo”.
Existem 109 lojas da L’occitane en Provence, e a marca se tornou uma franquia em 2013. Para ser um franqueado, você precisa investir R$ 320 mil. São cobrados 38% de royalties e 6.7% de propaganda em cada compra.
36. Bellaza
A Bellaza é uma franquia barata de beleza, e a maior franquia online de maquiagens e cosméticos do Brasil. Caracterizada como uma minifranquia, ela tem um modelo de baixo custo, de simples operação, mas muito promissor. A marca possui mais de 100 franqueados em todo o país, e trabalha com um site de venda de maquiagens de diversas marcas.
O diferencial da franquia Bellaza é oferecer um modelo de trabalho capaz de trazer bons resultados, mas acessível para muitas pessoas. O franqueado é responsável apenas por divulgar o site e realizar as vendas. A partir do momento em que um pedido é feito, o produto é separado e enviado pela matriz, o que faz com que o franqueado não tenha a necessidade de ter nem mesmo um depósito. Como todos os modelos são home-office, tudo o que você precisa para ser um franqueado Bellaza é de um computador com Internet.
O investimento mínimo na empresa é de R$ 9 mil, com um retorno entre 9 e 12 meses, contando com um faturamento de aproximadamente R$ 5 mil.
37. Hermanito Fast-Food Mexicano
Pertencente ao segmento de alimentação, a franquia Hermanito Fast-Food Mexicano é, como o próprio nome diz, um restaurante de comida mexicana, de rápida produção. Fundada em 2019 em Santa Catarina pelos irmãos Renato e Rodrigo, a empresa começou em uma barraca de feira.
A marca conta com receitas exclusivas, com produtos de excelência e ótimos ingredientes. Para se tornar um franqueado, é preciso investir inicialmente entre R$ 130 mil e R$ 250 mil. O retorno vem entre 12 e 17 meses, com um faturamento médio mensal de R$ 60 mil. São cobradas taxas de propaganda e royalties, no valor de 2% e 5% respectivamente.
38. Tio Coxinha
Fundada em 2013, as franquias de sucesso Tio Coxinha é uma marca de salgadinhos para consumo imediato, ou encomendas para festas – também oferece docinhos nesta opção. São 12 unidades com sede em São Paulo. A marca requisita várias características para o franqueado, como ter o valor total do investimento, experiência com o franchising, ensino médio completo, ter mais de 30 anos e possuir família, residir na cidade onde a loja será instalada, entre outras exigências.
O investimento inicial na Tio Coxinha é entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. O retorno vem entre 12 e 15 meses, com um faturamento de aproximadamente R$ 45 mil. A taxa de royalties e de publicidade são ambos de 3% sobre o custo da mercadoria vendida.
39. Cidade no ar
Com sede em Santa Catarina, o Cidade no ar é uma franquia de comunicação, que possui um portal onde divulga as principais notícias de cidades que não possuem imprensa local. Ela é uma franquia para cidades pequenas, e tem dois formatos: o de escritório, e o de home-office.
O Cidade no ar é solução para um problema presente em várias cidades brasileiras: os desertos de informação. São muitas as cidades que não possuem nenhuma forma de comunicar os acontecimentos e necessidades locais. A franquia, então, entra como uma forma de resolver essa demanda, prestando atenção nas principais necessidades da cidade. A rede oferece todos os serviços de comunicação, como portal de notícias, lista de classificados, lista de empregos, serviços em marketing etc.
O valor do investimento inicial na franquia Cidade no ar está entre os valor de R$ 1.900 e R$ 39.900. O retorno pode vir entre 8 e 18 meses, e o faturamento médio mensal é de R$ 7 mil.
40. Cookie in box
A Cookie in Box é uma franquia de alimentação que comercializa cookies. A marca tem sede em São Paulo, e já conta com 11 unidades desde sua criação, em 2020, sendo conhecida pelo seu design dark, que se popularizou nos últimos anos.
Ela é uma marca bem versátil, e possui vários modelos de operação. A Dark Kitchen é um modelo home-based, em que o franqueado não precisa ter um local físico, apenas comercializar via ifood, direto de casa. Também existe a Dark Kitchen Dedicada, que conta com local físico, os quiosques, presentes em supermercados e galerias, as lojas e as tendas.
Por existirem muitas possibilidades, o valor do investimento também é vasto. Você pode ter a sua unidade da Cookie in Box entre os valores de R$ 10 mil R$ 100 mil. O retorno financeiro pode levar entre 4 e 30 meses para chegar, e o faturamento médio é de R$ 100 mil.
41. Sucão
A Sucão é uma franquia de alimentação saudável do interior de São Paulo. Com mais de 40 anos de tradição, a marca tem mais de 30 unidades franqueadas. A marca oferece modernos processos de produção e, por meio de uma cozinha central, envia produtos pré-prontos para os franqueados.
A franquia recebeu o prêmio de excelência da ABF Franchising em 2019, 2020 e 2022. Ela é a franquia de alimentação saudável mais premiada do Brasil. Ela também foi eleita sete vezes como o melhor suco da cidade pela revista Veja.
Para ser um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$190 mil. O retorno vem entre 18 e 36 meses de atuação no mercado, e o faturamento médio mensal é de R$ 83 mil.
42. Cultura Inglesa
Fundada em 1934 no Rio de Janeiro, As franquias de sucesso Cultura Inglesa é uma franquia de escolas de idiomas e franquia de educação. São 93 unidades e mais de 63 mil alunos nos estados do Rio Grande do sul, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, e Espírito Santo.
A Cultura Inglesa é uma marca consolidada nos estados onde atua, sendo conhecida por sua qualidade de ensino, profissionais capacitados, modernas técnicas de educação, comprovadas por uma taxa de 93% de satisfação de alunos e ex-alunos.
A marca ingressou no franchising em 2012, e se associou à ABF dois anos depois. Para se tornar um franqueado da Cultura Inglesa, o investimento inicial é de R$ 340 mil.
43. Domino`s Pizza
A maior rede de pizzaria do mundo é a franquia de alimentação Domino’s Pizza. Ela foi reconhecida pelo selo de excelência da ABF franchising durante oito anos seguidos, entre 2011 e 2018. A marca não é brasileira, mas foi fundada em 1960 em Michigan, nos Estados Unidos. Atualmente, já está presente em mais de 90 países, com mais de 17 mil restaurantes. Ou seja, essa é uma franquia de sucesso.
São 240 lojas no Brasil, com atuação desde 1993. A maior forma de atuação da Domino’s Pizza é por meio do serviço de delivery.
Para adquirir a sua unidade da franquia Domino’s Pizza, o jnvestimento inicial é de R$ 190 mil, quase 1 milhão de reais. O retorno, então, demora entre 29 e 36 meses para chegar, contando com um faturamento médio de R$ 170 mil. A sede da marca no Brasil fica no Rio de Janeiro.
44. Fisk
Há 58 anos no mercado, a franquia de educação fisk é referência no ensino de idiomas no Brasil. Tudo começou quando o americano Richard Fisk visitou o Brasil e se apaixonou peli país. Decidindo permanecer em terras brasileiras, ele começou a dar aulas de inglês, e desenvolveu um método próprio, de solução das principais dificuldades que os brasileiros tinham com o idioma.
A fundação Richard Fisk foi fundada em 1992, e a Fisk foi criada em 1998. A franquia custa a partir de R$ 30 mil. O retorno financeiro vem entre 18 e 36 meses.
45. LEGACY SCHOOL
A Franquia de educação Legacy School foi fundada há 10 anos, em 2002, no Rio de Janeiro. A escola tem um ensino intercultural e cristão, e só adentrou o franchising em 2019, sete anos depois de sua criação. A escola tem como base os princípios de educação por excelência. Ele é um dos pontos fortes da instituição, que deseja preparar seus alunos para os vestibulares e para o Enem. Além disso, ela é uma escola bilíngue, que prepara os alunos para os estudos nos Estados Unidos e no Canadá. Outro diferencial é que a franquia tem como base os princípios cristãos, focando na espiritualidade e moralidade dos estudantes.
Para ter a sua unidade da Legacy School, o investimento inicial é de R$ 500 mil. O faturamento médio é de R$ 475 mil, quase o valor da taxa inicial, e o retorno financeiro pode vir entre 6 e 24 meses.
46. GONEXT
Fugindo dos produtos físicos, As franquias de sucesso GoNext servem ao mercado com modelos de Governança Corporativa e Sucessão, especialmente voltado a pequenas empresas familiares. O franqueado oferece a seus clientes projetos nessa área, atuando para o alcançar o equilíbrio de interesses familiares, societários, de gestão e para a consolidação a longo prazo destas empresas.
Aquele que decidir-se por comprar uma franquia GoNext terá acesso a um negócio lucrativo, metodologia pronta e já testada, treinamento e suporte contínuo, consultores experientes, modelo de negócio inédito e ainda mais de 25 anos de experiência na área. A governança corporativa hoje movimenta investimentos bilionários em todo o mundo, e tem ainda potencial para um crescimento bastante expressivo.
47. Acquazero
Franquia de Limpeza, a Acquazero atua na limpeza automotiva e doméstica. O diferencial da marca é realizar a limpeza de maneira sustentável e usando pouca água, o que tem sido uma grande pauta em meio a um mundo que precisa preservar o meio-ambiente. Outra grande vantagem de consumir os serviços da franquia é o atendimento domiciliar, em que o veículo é buscado em casa.
Existem dois tipos de empresa Acquazero, que podem contar ou não com estabelecimento físico. Existe a franquia de loja e também a home-based, em que o franqueado atua pela internet. Para investir na marca, você precisará inicialmente de R$ 23 mil, com um prazo de retorno financeiro entre 3 e 24 meses. O faturamento médio é de R$ 20 mil.
48. PremiaPão
A Premia Pão é uma empresa inovadora de publicidade, que veicula anúncios de empresas nos papéis de pão de padaria. A franquia pode funcionar no modelo home-office e alcança diversas pessoas, em um produto acessado diariamente.
Outro ponto positivo do serviço oferecido é que o produto é biodegradável, fazendo com que seja um tipo sustentável de publicidade.
Para adquirir sua unidade da franquia PremiaPão, o investimento é considerado baixo, a partir de R$ 10 mil iniciais. O faturamento médio é de R$ 17 mil, e o retorno financeiro é rápido, entre 2 e 3 meses.
49. Yes Cosmetics
As franquias de sucesso Yes Cosmetics foi fundada em 2000 e comercializa perfumes, maquiagens, cosméticos e produtos de skin care. A marca possui com catálogo amplo, 100% pet friendly, e 50% vegana. Existe a possibilidade de trabalhar sem a loja física, apenas no modelo home-based.
O investimento inicial é de R$ 125 mil, com um faturamento médio mensal de
R$ 60 mil, e um prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses.
50. Drogaria FarMelhor
A farmácia que surgiu em Minas Gerais em 2011 é uma drogaria com muitas unidades pelo país, com 235 pontos franqueados ativos. A empresa está presente em todos os estados do Brasil.
O investimento inicial é de R$ 150 mil e o faturamento mensal médio de R$ 220 mil, maior do que o investimento. Dessa forma, o prazo de retorno do investimento se dá entre 18 e 36 meses, já que uma farmácia envolve muitos custos.
51. Prospecta Obras
A Prospecta Obras é uma franquia de casa e construção, além de ser uma empresa inovadora e que oferece um serviço inovador na área. A marca surgiu da necessidade do dono, Wanderson Leira, de saber quais eram as obras em andamento ao redor de sua localidade.
Assim, o administrador de empresas criou um software online que mapeia todas as obras que estão sendo feitas no Brasil. Os clientes precisam pagar uma taxa para ter acesso a essa plataforma, que colabora para empresários e também com estudos de geomarketing. Sendo assim, os franqueados são aqueles que vão até as obras mapeá-las, e que se empenham em divulgar o trabalho da franquia.
Hoje, já existem mais de 70 unidades franqueadas, da marca que surgiu em 2010. Para investir nessa franquia, é necessário o valor de R$ 50 mil reais. O faturamento médio mensal é de R$ 35 mil e o prazo de retorno, considerado baixo, de 5 a 6 meses.
52. Gigatron Tecnologia
As franquias de sucesso Gigatron é uma franquia de tecnologia que presta serviços para empresas. Ela instala softwares para empresas do varejo e de prestação de serviços, contribuindo para melhorar o desempenho dos negócios e da gestão.
Com a modernização cada vez maior do mundo, ela pode ser considerada uma franquia do futuro, que promete crescer, por isso é uma de sucesso, e que promete mais sucesso ainda. O investimento gira em torno de apenas R$ 10 mil. O prazo de retorno é entre 1 e 12 meses de negócio.
53. Maria Brasileira
A Maria Brasileira é uma franquia de sucesso no ramo de limpeza e cuidados domésticos comerciais. A franquia já conta com mais de 400 unidades em todo o Brasil, presente em absolutamente todos os estados brasileiros.
Ela foi premiada, por três anos seguidos, com o Selo Franchising de Excelência pela ABF Franchising. A marca oferece serviços de limpeza, jardinagem, cozinha, cuidados com roupas, babás, cuidadores de idosos e passeadores de cachorros.
O investimento é considerado baixo, e gira em torno de R$ 36 mil e R$ 64 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 45 mil e o prazo para retorno de investimento de 12 a 15 meses.
54. RapidãoApp
O RapidãoApp é uma franquia de delivery de comida e outros produtos. O investimento inicial é a partir de R$ 7 mil, o faturamento médio de R$ 5 mil, e o tempo para retorno é de 6 a 24 meses.
Conclusão
O sistema do franchising é um modelo de negócios que gera ótimos resultados no mundo todo. No Brasil, ele é responsável por grande parte do PIB nacional, por geração de empregos, e por histórias de empreendedores que deram certo! Para ter uma franquia de sucesso, você precisa conhecer o universo do franchising, se especializar nele, estar atento às regras e leis do ramo, além de se apoiar em histórias de sucesso.
Tem pensado em franquear o seu negócio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para orientá-lo sobre as melhores estratégias de crescimento!
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