Não importa se uma empresa é grande como uma corporação multinacional, de médio porte, franquia ou microempresa, seus gestores e investidores devem ter atenção especial a um fator estratégico e fundamental: a comunicação visual.
Afinal de contas, é através da identidade visual que o cliente conhece a personalidade que a empresa quer transmitir, além dos seus valores, suas ideias e suas linguagens.
Por isso, quem é empreendedor ou gere um negócio tem algumas opções: ou delega alguém da própria empresa para cuidar deste tema, ou procura os serviços de uma empresa de comunicação visual.
Nesse post, iremos explicar melhor as vantagens trazidas por uma empresa de comunicação visual, bem como acompanhar exemplos de algumas marcas conhecidas neste ramo para que você tome sua decisão de forma sólida e concisa.
Está pronto? Continue com a gente e boa leitura!
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O que é comunicação visual?
Antes de saber se você precisa de uma empresa de comunicação visual, faz sentido entendermos o que é esse conceito. De forma resumida, é possível considerar a comunicação visual como um conjunto de processos de recepção e transmissão de informações, que se dão através de recursos visuais.
Dessa forma, essas informações não precisam, necessariamente, estar presentes em formato de texto ou por sons. A comunicação visual permite que essas linguagens sejam utilizadas, mas as mensagens que ela pretende passar estão contidas, principalmente, nas cores, imagens, formas e desenhos que são utilizados. Além disso, a maneira em que estão dispostos e organizados também é relevante nesse processo.
A comunicação visual sempre fez e fará parte das nossas vidas, mesmo quando nós nem temos consciência da sua presença. Existem vários exemplos dentro do nosso dia a dia. Por exemplo, se você usa o carro para se locomover, você conhece os sinais de trânsito. O semáforo, a faixa de pedestres, as placas que indicam proibição de determinadas ações, a autorização para outras ações dependendo do horário… isso tudo foi proporcionado por empresas de comunicação visual!
E mesmo se você não anda de carro, ainda pode perceber outras formas de comunicação visual no transporte. Um usuário de linhas de transporte sobre trilhos, como trens e metrô, se baseia nas cores das linhas e estações para encontrar o destino no qual ele deseja ir.
Outra maneira de compreender a presença da comunicação visual é prestando atenção à decoração da casa de uma pessoa. Se a casa tiver um ar mais despojado, com móveis coloridos, itens engraçados e não for excessivamente organizado, há grandes chances que a dona do lar seja uma pessoa mais descontraída, por exemplo.
Isso tudo serve para mostrar como a comunicação visual importa. E, principalmente, como os recursos empregados por ela, por vezes, conseguem demonstrar as ideias que um ambiente ou empresa carregam de uma forma mais simples do que com palavras.
O que faz uma empresa desse setor?
Uma empresa de comunicação visual tem como dever principal a elaboração de produtos e mídias físicas e digitais para empresas. Podemos citar alguns exemplos como adesivos, banners, faixas, materiais impressos como cartões, folders e informativos, placas, fachadas, luminosos, displays, lonas, entre outros, incluídos numa ampla gama de serviços a serem prestados.
Ou seja, é possível concluir que empresa de comunicação visual têm a missão de receber as informações disponibilizadas pelo seu cliente e transformá-las em imagens, com a ideia de que a eficiência na transmissão da mensagem será maior quando comparada com um texto escrito. Muitas marcas mundialmente conhecidas seguem esta fórmula, priorizando imagem e design em detrimento de textos.
Além disso, é compreensível que a comunicação visual seja uma aliada constante da publicidade. Afinal de contas, uma divulgação bem feita de um produto, com um design envolvente e uma história interessante por trás tem o poder de atrair mais clientes, que podem nem estar em busca daquele item.
No entanto, é importante entender que existem diferenças entre uma empresa de comunicação visual e uma agência de publicidade. A principal delas é que, na empresa de comunicação visual, não existe um núcleo responsável pela elaboração das ações publicitárias em si. No caso, elas vêm prontas do cliente, para que a empresa apenas seja a responsável pelos conteúdos gráficos.
Como a comunicação visual funciona?
Desde que o mundo é mundo, existe algum tipo de comunicação visual. Até nos períodos mais primórdios da humanidade, as pessoas faziam uso de representações gráficas por meio de pinturas nas cavernas. As chamadas “artes rupestres” eram pinturas e gravuras feitas em superfícies rochosas. Eram utilizados minerais e outros elementos para fazer o pigmento que permitia que a pintura fixasse na superfície. Animais, plantas, rituais e caças são algumas das coisas que foram retratadas na arte rupestre.
Com o tempo, a comunicação visual foi ganhando maior força e fazendo com que a relação das pessoas com as imagens mudasse. Isso começou a partir do século 20, com a invenção da fotografia e sua popularização, além da chegada dos cinemas. As produções cinematográficas eram a grande novidade, possibilitando, além de uma opção de entretenimento, o registro de costumes e ambientes diferentes e um maior intercâmbio de culturas.
Essa nova relação da comunicação visual com o público permitiu que o jornalismo e, principalmente, a publicidade utilizassem desse artifício para propagar certos comportamentos e divulgar produtos.
Alguns exemplos disso são as propagandas “Beba Coca-Cola”, que eram veiculadas por milésimos de segundo durante exibições de filmes de longa metragem nos Estados Unidos e podem ter sido responsáveis por um aumento de quase 20% no consumo do refrigerante, e também a icônica campanha “I Want You” do governo dos Estados Unidos para que os jovens entrassem no exército para lutar na Primeira Guerra Mundial.
Hoje em dia, a comunicação visual se faz ainda mais presente em nossas vidas, mas de uma maneira diferente. Com os smartphones, tablets e redes sociais, todo mundo pode produzir e publicar seu próprio conteúdo. Com um único celular, uma pessoa consegue gravar um vídeo, editá-lo, fazer um layout e disponibilizar em suas redes.
Isso faz com que sejamos constantemente bombardeados por imagens, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Isso tem seus pontos positivos e negativos. Se, por um lado, a presença maior da comunicação visual pode trazer novos conhecimentos, experiências e proporcionar entretenimento, por outro lado, ela pode alterar a percepção das pessoas e propagar visões equivocadas sobre o mundo.
Dessa forma, é possível compreender que a comunicação visual tem muito poder em vários sentidos. Cabe ao empresário utilizar este poder de forma sábia e responsável.
Usar a comunicação visual para melhorar o marketing da empresa é possível?
Sim! Inclusive, a comunicação visual é um dos recursos mais utilizados nos setores de marketing de empresas, pois suas técnicas permitem uma boa transmissão da imagem de uma marca, a disseminação de informações relevantes para a mesma, além de proporcionar uma melhor conexão com os consumidores.
Os responsáveis pelo negócio podem optar tanto por contratar uma empresa de comunicação visual quanto por montar uma equipe responsável pela elaboração de materiais e conteúdos como folders, cartões de visita, brindes, anúncios, além de campanhas para sites e redes sociais.
Qualquer um percebe facilmente que as grandes marcas estão investindo cada vez mais nos recursos da comunicação visual. Isso se dá por uma razão principal: as mensagens que a empresa deseja passar são melhor transmitidas através dos recursos visuais. E todos os aspectos da identidade (ou branding) do negócio são bem pensados e analisados, desde possíveis elementos de escrita e som até as cores do ambiente.
Esse cuidado vem sendo mais valorizado pelo consumidor, mesmo que inconscientemente, quando uma empresa utiliza a comunicação visual de maneiras mais simples, com o objetivo de se aproximar do cliente.
A importância da comunicação visual para marcas
Alguns fatores conseguem explicar de forma mais clara como uma empresa de comunicação visual pode fazer com que um negócio chegue mais perto do sucesso. Quer saber quais? Acompanhe abaixo!
Comunicação visual engaja os consumidores
Embora os recursos de texto e som também tenham um papel importante quando se trata de atrair possíveis clientes, são as imagens que conseguem engajar de forma mais concisa o público alvo de uma marca. Isso se dá porque, com o uso certo de cores e formas, é possível criar uma conexão entre os valores que a empresa carrega e os valores que o consumidor busca.
Ou seja, os recursos proporcionados pela comunicação visual auxiliam as marcas a criarem e manterem uma relação com os seus clientes, fazendo com que eles tenham a sensação de estarem cada vez mais próximos.
Comunicação visual ajuda na transmissão da personalidade da marca
Seja por meio de uma empresa de comunicação visual ou dentro do próprio negócio, o gestor deve investir em profissionais responsáveis pela identidade visual da marca. Só assim, a empresa terá um branding consolidado e uma personalidade capaz de ser absorvida pelos consumidores.
Quando o cliente acessa as redes sociais da marca, vê seu produto numa loja ou entra num ponto de venda específico da empresa, ele se depara com um conjunto de imagens que trazem informações e sensações que vão além do texto escrito nas embalagens ou no som ambiente que fica ao fundo do local. A comunicação visual se mostra mais fundamental em momentos como esse.
Comunicação visual informa mais rápido
Nos tempos em que vivemos, tudo é muito rápido. A sensação sempre é de que temos pouco tempo. Por isso, as empresas devem estar conscientes disso e investir em meios mais ágeis de informar seus consumidores. A comunicação visual é um deles.
Através dos recursos visuais, as pessoas conseguem absorver mais informações do que em um texto, por exemplo. Segundo estudos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o cérebro humano demora menos tempo para processar imagens. Ou seja, a comunicação visual, aqui, pode fazer com que informações mais complexas possam ser explicadas de forma mais simples e rápida.
Isso faz com que o tempo gasto pelo consumidor ao absorver aquela informação seja menor, permitindo que ele concentre seu tempo em tarefas mais importantes e tornando-o mais valioso.
Exemplos de comunicação visual para empresas
Como já explicamos, existe um pouco de comunicação visual em tudo que consumimos e nos deparamos no dia a dia. Mas, agora, é o momento de trazer exemplos de como esses recursos podem ser usados para possibilitar uma melhor comunicação entre empresas e consumidores. Listamos alguns abaixo, veja:
Comunicação visual para empresas: Identidade visual
O recurso mais básico quando o assunto é comunicação visual, podendo ser considerado até o “bê-a-bá” do tema. A identidade visual é todo o conjunto de recursos visuais responsável por transmitir ao cliente a personalidade de uma marca, estando presente em todos os seus produtos, anúncios e embalagens, bem como em outros conteúdos.
É comum que as marcas tenham um manual específico para o uso de suas identidades visuais, feito com o intuito de explicar as maneiras corretas de utilização desses recursos, como logomarcas, cores e tipografias, para que os diferentes usos não descaracterizem ou desmereçam a marca. Uma ampla gama de empresas conta com manuais desse tipo, como o conglomerado de mídia Globo, a empresa Uber e até instituições públicas, como governos estaduais, municipais e federal
Comunicação visual para empresas: arquitetura e vitrines
Você sabia que as vitrines são um recurso clássico de comunicação visual? Pois é! E elas têm esse papel que nós já explicamos por aqui: através das imagens, no caso, os produtos em exposição, fazer com que o olhar do público que passa na frente da loja se desvie e faça com que cresça, no consumidor, o interesse em efetuar a compra.
Além de serem um recurso de comunicação visual que está entre os mais comuns até hoje, as vitrines também têm uma função estratégica: fazer com que produtos que estão há mais tempo na loja sejam, finalmente, vendidos. Isso acontece, principalmente, quando a empresa necessita fazer o giro de estoque ou quando um mercado ou farmácia anuncia itens com desconto por estarem mais próximos da validade.
Comunicação visual para empresas: UX Design
O UX design (user experience design, ou design de experiência do usuário) é um recurso de comunicação focado em aplicativos e sites. Seu objetivo principal, como o próprio nome já diz, é proporcionar uma boa experiência para os usuários que acessarem a aplicação em específico, permitindo que seja possível para eles satisfazerem suas necessidades sem maiores problemas e inconstâncias.
A empresa de comunicação visual que presta bons serviços de UX design, além de valorizar a aparência do site ou aplicativo, está contribuindo para o sucesso do negócio para quem está prestando serviços, colaborando para que cada vez mais clientes se sintam satisfeitos com a marca e a plataforma.
Comunicação visual para empresas: Infográficos
Se a empresa quer disponibilizar informações mais complicadas de forma simples e rápida, um caminho interessante são os infográficos. Com esse artifício de comunicação visual, é possível sintetizar dados e números relevantes em gráficos e imagens mais intuitivas que, se escritas em formato de texto, poderiam se tornar uma leitura maçante e desinteressante.
Comunicação visual para empresas: Mídia display
A mídia display é outro modelo interessante de comunicação visual para empresas. Fazendo uso de recursos visuais e gráficos, a empresa elabora anúncios que costumam aparecer em sites, redes sociais ou até em meios próprios para isso — como as mídias out of home, que estão cada vez mais presentes em shopping e nos meios de transporte coletivo de grandes cidades.
Esse meio tem um diferencial importante. Os recursos de comunicação que são empregados na mídia display têm mais oportunidade de chamar a atenção de uma pessoa qualquer do que simples anúncios em texto ou outdoors, considerados ineficientes.
Como gerir a comunicação visual para empresas?
Se o gestor não quiser contratar uma empresa de comunicação visual, ele deve ficar atento a alguns passos muito importantes na hora de gerir esses recursos dentro do seu negócio. Acompanhe algumas dicas.
Comunicação visual: necessário conhecer bem o público alvo
Por mais que a comunicação visual tenha diferenças marcantes, ela ainda é uma forma de comunicação que, assim como as outras, depende de um emissor e um receptor. Dessa forma, a empresa deve colocar como prioridade nesse processo o conhecimento amplo do seu público alvo (ou persona).
Assim, o gestor deve se perguntar quais são os interesses do seu público, como é o comportamento dele, quais recursos de comunicação visual podem atingi-lo da melhor maneira, entre outras ponderações fundamentais. A empresa que conhece o seu público alvo consegue focar melhor suas ações e campanhas, utilizar recursos mais interessantes e se conectar de maneira mais eficiente com os clientes.
Comunicação visual: a semiótica e outras teorias de imagem
Se os responsáveis pelo negócio buscarem implantar os recursos visuais sem a colaboração de uma empresa de comunicação visual, é importante que eles tenham um certo conhecimento sobre teorias da imagem, como psicologia das cores e semiótica ou, pelo menos, tenham funcionários na equipe com este conhecimento.
Embora pareça um tema acadêmico demais, é um estudo que auxilia as pessoas a compreender toda a miríade de significados que estão escondidos numa escolha de recurso de comunicação visual.
Assim, se aprende teorias relacionadas às cores, os significados que elas carregam e sensações que causam às pessoas. Esse conhecimento adquirido pode fazer com que a marca tenha um caminho mais conciso a seguir quando o assunto é comunicação visual e, dessa forma, consiga levar ao público a mensagem correta.
Comunicação visual: simplificar as informações ao máximo
Uma regra importante sobre comunicação visual é a seguinte: em 99% dos casos, menos é mais. O excesso de informações e a poluição visual devem ser evitados sempre que possível. Dessa forma, o responsável pelos recursos visuais deve manter a disposição das informações e imagens da maneira mais simples que conseguir.
Outra forma importante de organizar os recursos de comunicação visual é organizá-los baseado na importância de cada um, hierarquizando o processo. Isso facilita bastante e possibilita que as ideias transmitidas pelas imagens tenham relevância e eficiência.
Comunicação visual: o uso de padrões
Com o aumento exponencial de informação dos últimos tempos, é cada vez mais importante investir no uso de padrões na comunicação visual e no UX design. Assim, os usuários terão experiências sempre iguais, seja qual for a aplicação que estiverem usando. Isso facilita a usabilidade e diminui o esforço que o usuário teria que fazer para completar alguma ação no site ou aplicativo.
Claro que ainda dá pra ser criativo e tentar coisas diferentes, mas o principal ainda deve seguir os padrões mundialmente conhecidos, de modo que o usuário se sinta confortável ao utilizar o serviço, trazendo mais eficiência e agilidade.
Comunicação visual: storytelling visual também funciona!
Mas o que é storytelling visual? Nada mais é do que uma estratégia baseada em contar histórias através de imagens. Como já citamos aqui, isso não é um conceito exatamente novo, afinal, as artes rupestres seguiam uma linha semelhante. Porém, aqui, o storytelling é um modo de comunicação visual que auxilia no engajamento de novos consumidores. Contar histórias com imagens em postagens de redes sociais, tanto por imagem estática quanto por vídeo, pode funcionar muito bem com a ideia de transmissão dos valores da empresa, além de proporcionar uma maior conexão com os seus consumidores.
Um exemplo conhecido de storytelling visual são as campanhas de fim de ano do banco Bradesco, que sempre contam histórias através de animações de uma forma inspiradora e emocionante.
Comunicação visual leva sua empresa para mais longe
Comunicação, de forma restrita, é a transmissão de mensagens e informações por meio de símbolos (ou signos), sejam eles verbais, não verbais ou, neste caso, visuais.
Nesse post, você aprendeu que uma empresa de comunicação visual tem o objetivo de transmitir mensagens desejadas por uma marca por meio de imagens e outros recursos visuais. Além disso, foi possível compreender que ela está presente em diversos momentos do nosso dia a dia, desde um breve momento no trânsito de uma cidade até a presença constante na identidade de uma empresa, seja qual for o seu tamanho.
Além disso, foi possível entender a importância da comunicação visual no universo das empresas, sendo ela a responsável pelo primeiro contato que um negócio tem com o seu potencial consumidor.
Por isso, antes de escolher uma empresa de comunicação visual para o seu negócio ou mesmo antes de montar uma equipe responsável pelo tema na sua empresa, o empresário precisa entender bem sobre esse conceito e conhecer novas referências, de modo a não cometer erros que causem grandes prejuízos ao seu empreendimento.
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