As 5 melhores práticas para expandir por meio de franquias

6 minutos para ler

Se ter o próprio negócio já é considerado um risco por muitos, expandir os negócios tende a ser muito mais. Porém, existe um modelo bastante viável, que traz mais segurança para esse processo: as franquias.

Por meio do franqueamento, é possível atrair outros empreendedores interessados, fortalecer o modelo de negócio e, assim, criar uma rede capaz de atuar em diversas localidades. No Brasil, a expectativa de aumento no faturamento das franquias é de 9% a 10% em 2018, conforme balanço apresentado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Quem optar por esse modelo para expandir os negócios deve ter a Lei 8955, publicada em dezembro de 1994, como instrumento de orientação jurídica. Ela dispõe sobre o sistema de franquias e o funcionamento desse tipo de negócio em nosso país.

E, para tirar sua ideia do papel, é fundamental adotar as práticas corretas, as quais permitam que o processo de expansão ocorra da melhor forma possível. Por isso, criamos uma lista com as 5 principais. A seguir, confira quais são elas!

1. Desenvolver um bom planejamento estratégico

planejamento estratégico é essencial para quem deseja expandir os negócios por meio de franquias. Tendo em mente que se trata de uma análise aprofundada da marca e de seu funcionamento, é sempre importante olhar a empresa a partir de diversos ângulos e identificar o melhor modo de se posicionar no mercado.

Quando se fala em aumentar as operações, é preciso ter metas e objetivos bem definidos, criando ações direcionadas ao cumprimento deles. Saber até onde sua franquia planeja chegar e quais resultados pretende alcançar é fundamental para criar uma estratégia de sucesso.

2. Realizar um branding cuidadoso

Cuidar do posicionamento de sua marca é uma tarefa que não pode ser negligenciada. E isso exige um branding cuidadoso.

Lembre-se de que o branding é um conjunto de estratégias que diz respeito à forma com que os clientes enxergam sua empresa. É preciso usar esse conceito ao definir ações que contribuam para a manutenção do olhar positivo já conquistado.

Expandir os negócios por meio de franquias é uma possibilidade de ampliar tal poder. Mas, para que isso aconteça, é necessário que os franqueados desenvolvam um trabalho capaz de gerar os resultados esperados.

Um branding de franquia exige constante monitoração dos indicadores de qualidade e da experiência do cliente. O reflexo disso é o que vai direcionar as ações de melhoria e manutenção daquilo que está dando certo.

No franqueamento, há basicamente um “empréstimo” da marca para os franqueados. Essa realidade reforça a importância de um branding bem feito, além de uma gestão com padrões definidos e fáceis de serem replicados.

3. Buscar os franqueados corretos

A franquia é, acima de tudo, uma parceria entre empreendedores, a qual deve ser guiada por um padrão de trabalho bem alinhado e pela execução correta das tarefas determinadas. O cumprimento dessa demanda fica mais fácil quando se acerta na escolha dos franqueados.

Muitas empresas são tidas como extremamente rigorosas no processo de seleção de franqueados — o que é bastante justificável, considerando o peso que tal escolha tem para a marca como um todo.

Ao mesmo tempo em que lida com o sonho dos franqueados de ter o próprio negócio e precisa dar condições para que eles o realizem com sucesso, a franquia necessita de profissionais que “vistam a camisa” e estejam aptos a manterem o padrão de excelência pelo qual a empresa é conhecida.

Essa não é uma tarefa fácil. Algumas dicas para se dar bem na empreitada são:

  • defina, com precisão, o tipo ideal de franqueado;
  • divida o processo em etapas (as quais serão capazes de filtrar os interessados).

4. Fazer uma pesquisa de mercado minuciosa

Uma pesquisa de mercado de excelência, que vise trazer mais segurança a quem planeja expandir os negócios por meio de franquias, vai muito além de somente analisar o mercado concorrente.

Mas é claro que saber como a concorrência atua é importante. Assim, é possível identificar quais companhias disputam o mesmo tipo de cliente que você, qual é o porte de cada uma, quais são os pontos fracos e fortes e como sua empresa se equipara a elas.

Porém, uma pesquisa detalhada trabalha, ainda, outros pontos (como análise do mercado consumidor e fornecedor). No primeiro, é preciso avaliar questões como:

  • a definição do público-alvo;
  • a localização dos clientes;
  • os fatores que influenciam na decisão de compra;
  • o tamanho e as características do mercado;
  • viabilidade de crescimento existente.

Em relação ao mercado fornecedor, é importante fazer uma análise precisa, já que essa relação é fundamental para garantir o sucesso das operações. Nela, é preciso verificar:

  • o acesso às matérias-primas essenciais;
  • o mapeamento e a análise comparativa dos fornecedores, levando em conta questões como qualidade, capacidade logística e condições de pagamento.​

5. Contratar uma consultoria especializada

Todas as práticas apresentadas acima mostram que é preciso ter conhecimento técnico e dispor de tempo para desenvolvê-las. Mesmo que seja algo trabalhoso, aplicá-las faz parte da busca pelo sucesso no projeto de expansão dos negócios.

Nesse caso, uma boa alternativa é contratar uma consultoria especializada. Tal medida traz muitos benefícios, como os que listamos a seguir.

Elaboração do manual de franquias

Documentar o conhecimento é uma das maneiras mais seguras e efetivas de transferir a informação aos franqueados. Um manual bem elaborado funciona como um elemento norteador das operações e garante o cumprimento das ações conforme o padrão exigido.

Com o apoio da consultoria especializada, fica mais fácil criar materiais ricos e, ao mesmo tempo, objetivos. Isso ajudará bastante no treinamento dos franqueados e na formatação da franquia.

Apoio jurídico

Ter respaldo jurídico é de suma importância para um crescimento sólido. E essa necessidade fica ainda mais evidente porque, dentro de um processo de expansão, o franqueador terá de lidar com diversas exigências regionais, as quais mudam conforme o lugar e demandam um suporte jurídico que permita o bom andamento das ações.

Olhar clínico sobre o mercado

Questões como a pesquisa de mercado e o planejamento estratégico ganham ainda mais destaque quando conduzidas com a ajuda de especialistas. O segredo para isso está na ampla capacidade que tais profissionais têm de analisar o mercado e a empresa, trazendo um olhar mais clínico e identificando as situações favoráveis.

Essa experiência de mercado pode fazer toda a diferença e ajudar a trazer mais tranquilidade à execução das demandas existentes.

Por isso, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar no seu projeto de expansão. Será um prazer apresentar as melhores soluções para sua empresa e guiá-la nessa jornada rumo ao sucesso!

Posts relacionados

Deixe um comentário