Valuation de empresas: tudo o que você precisa saber

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Fazer um valuation de empresas para saber quanto vale a sua marca não é apenas uma forma de controle. Afinal, ´é possível usar esse valor na hora de buscar por um investidor. Também, na hora de negociar prazos com bancos. Ainda, até mesmo para saber o quanto você pode se arriscar de forma segura.

Além disso, por meio do valuation de empresas é possível descobrir qualidades, entender a visão de crescimento a médio e longo prazo. Com isso, têm-se mais confiança sobre o quanto pode investir e o que esperar de retorno do investimento.

Por ser um tema importante, criamos este guia completo sobre o assunto. Dessa forma, você entenderá melhor o que é valuation de empresas. Além disso, também falamos algumas dicas para usar esse modelo. Então, continue conosco e confira!

Valuation - Descubra o valor da sua empresa

Afinal, o que é valuation de empresas?

Você já participou de alguma reunião de investimentos, como as do Sebrae? Onde investidores conhecem negócios novos para investir?

Nessas conversas entre empresários, algo é muito comum ouvir: valuation de empresas. Esse termo é um dos motivos de alguém investir ou não em uma ideia ou empresa.

Contudo, o que esse conceito quer dizer? Valuation, em tradução livre, é avaliação financeira. Assim, é um processo feito na empresa para medir o seu valor real. Ou o mais próximo da realidade possível.

O problema da subjetividade durante o valuation de empresas

Porém, a subjetividade pode ser um problema em alguns negócios. Isso muda os números e traz um estudo errado. Por conta disso, esse estudo é feito com base em modelos quantitativos, evitando a “imaginação”.

O problema se dá pelo apego do dono do negócio. Podemos também chamar essa situação de sentimentalismo pela propriedade.

Dessa forma, o que acontece é que o dono da empresa acaba por superestimar seu valor de mercado. Ainda mais quando leva em conta algumas coisas. Por exemplo, o tempo de trabalho em horas extras ou fins de semana.

Porém, pelo lado de um investidor, isso não tem valor algum. Por mais que pareçam, para o dono da empresa, muito importante.

De acordo, outro ponto é quando o empresário acredita demais em seu negócio e acha que sua empresa tem um potencial de crescer mais do que a realidade. Assim, essa visão também é um problema para.

É preciso que o gestor tenha em mente que a avaliação financeira deve ser mais real possível. Ou seja, uma estimativa de acordo com suas forças e fraquezas. Assim, a mais próxima possível da situação do mercado.

Como criar um valuation de empresas?

Para criar um valuation de empresas da forma correta, é preciso saber muito sobre o mercado e também do setor de atuação. Por isso, é preciso fazer isso visando a todas as seus possíveis riscos e oportunidades.

Então, para empresas que estão no início da sua jornada — ou as chamadas startups —, criar uma avaliação financeira próxima da realidade é um grande desafio, pois não existem dados históricos que ajudem em uma previsão de crescimento.

Em casos como esse, é preciso realizar uma análise com o apoio de um bom estudo de mercado, com dados sobre os concorrentes que tenham produtos ou serviços similares.

Quando falamos em empresas iniciantes, aceita-se um nível um pouco maior de subjetividade. Afinal, quando não existe base histórica, é impossível determinar o valuation de empresas sem suposição.

O que deve ficar claro é que o empresário precisa fazer a avaliação financeira da empresa com o máximo de imparcialidade, para o mercado considerar confiável, bem como os investidores e bancos.

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O que é valor no valuation de empresas?

Bom, agora, você sabe o que é valuation, mas como dizer o que é o termo valor quando falamos de uma empresa? Esse termo pode ter vários sentidos, a depender do ponto de vista e do objetivo da análise desse número.

Ao realizar um processo de valuation de empresas, podemos focar em vários modelos para definir qual o valor a buscar. Assim, cada um deles é utilizado de acordo com o objetivo com o qual a avaliação está sendo realizada. Então, podemos destacar algumas das principais interpretações.

Valor contábil

O valor contábil é aquele identificado por meio do Balanço Patrimonial de uma empresa: um documento desenvolvido pelo contador responsável pelo negócio, que conta todos os ativos.

Esse valor reflete apenas o seu custo histórico e é utilizado para prestar contas à Receita Federal e aos acionistas. Por outro lado, para fins de avaliação financeira, esse valor não é muito útil, uma vez que o nosso valuation de empresas está ligado ao futuro e ao potencial de crescimento do negócio — e não à sua situação atual ou passada.

Valuation de empresas: Valor de liquidação

O valor de liquidação é aquele realizado quando um fator é analisado de forma individual, de acordo com o seu custo, sem considerar o uso desse bem na empresa ou a demanda e oferta do mercado no período.

Aqui, não são considerados os potenciais de cada um dos ativos sob responsabilidade do negócio, apenas o valor pelo qual cada um dos itens foi adquirido e de forma individual. Dessa forma, esse modelo de valor não é utilizado no levantamento do valuation de uma empresa, que mede seu potencial como um conjunto de fatores. Por isso, é feito quando um negócio entra em processo de liquidação empresarial e falência.

Valor de mercado

O valor de mercado é outro modelo que trata apenas de ativos de forma individual, porém, aqui, a construção do preço está ligada às condições de mercado, como oferta e procura.

Dessa forma, o valor de cada um dos ativos da empresa pode variar bastante durante um período, influenciando no valor de mercado em um momento específico.

Ademais, é possível realizar para montar o valuation da empresa quando o negócio já for bem estruturado. Porém, não é o principal conceito de valor a realizar durante uma avaliação financeira.

Valor intrínseco

O valor intrínseco é aquele que determina o quanto é gerada por um ativo dentro de determinado período futuro. Ou seja, quanto poderá gerar de retorno cada um dos ativos da empresa.

Também, podemos chamar de custo de oportunidade ou o quanto deve-se aceitar para abrir mão da riqueza futura produzida por um certo bem. Esse é o modelo de valor mais utilizado para realizar estudos de valuation.

Isso porque esse modelo reflete o que buscamos quando realizamos uma avaliação financeira de um negócio, previsão sobre seu desenvolvimento no futuro.

O que é ativo?

Nos conceitos sobre valor, falamos muito sobre ativo, e você deve ter percebido que esse termo é muito importante para construir uma avaliação financeira. Pois bem, existe uma grande confusão quando falamos em ativos.

Muitos acreditam que o termo está ligado apenas a coisas materiais e que, caso estejam iniciando uma pequena empresa, ainda não possuem nenhum ativo.

Porém, isso é um erro, pois podemos conceituar, dentro desse grupo, por exemplo, uma ideia. Afinal, ativo é um conceito que utilizamos para expressar valores, bens, direitos, créditos e outros.

Ativo tangível

Chamamos de ativos tangíveis todos aqueles bens físicos de uma empresa, que é tocável, como máquinas, instalações, veículos, terrenos, dentre outros que se pode ver claramente.

Ativo intangível

Os ativos intangíveis não são tocáveis, mas são percebidos. Aqui, entram a marca da empresa, ideias, direitos e créditos adquiridos pelo negócio, dentre outros que não se pode ver claramente.

Assim, é preciso calcular todos os ativos de acordo com seu valor e de forma imparcial na hora de realizar uma avaliação financeira do negócio, construindo seu valuation.

Para que serve o valuation de empresas e qual a sua importância?

É grande a importância do valuation de empresas. Dessa forma, destacamos seu uso para a busca de investidores e de capital no mercado. Porém, suas aplicações vão além disso. Por exemplo, como principais pontos pelos quais identificar o valuation de um negócio, os seguintes:

Controle financeiro

Saber o real valor de seu negócio é importante para realizar um controle financeiro útil de todos os seus ativos. Além de saber como realizar seus investimentos internos e identificar quando é a hora de arriscar.

Ao buscar por financiamentos em bancos, você poderá ter muito mais segurança sobre os riscos corridos ao realizar quitação de suas obrigações. O valuation permite que você preveja o crescimento do negócio. Portanto, ele indica a hora certa de contratar ou expandir a empresa de forma segura.

Valuation de empresas: Busca por investimentos

Boa parte dos bancos, para conceder empréstimos a empresas, exige que o empresário faça o valuation do negócio como forma de garantia.

Nesse sentido, investidores buscam o valuation de uma empresa antes de investir, para verificar se a empresa tem potencial descrito, ou se existiu muita subjetividade.

Por conta disso, é preciso ser o mais fiel possível, para que, no momento de avaliação do seu negócio, haja confiança por parte dos investidores e dos bancos. Caso contrário, um investidor pode ter medo de suas previsões para o futuro sem uma base firme, e acabar por decidir que não é um bom negócio investir em sua empresa.

Entendimento do mercado e planejamento 

Entender o valor real de um negócio ajuda o gestor a perceber quais são os pontos fortes de sua empresa e o que o mercado considera na hora de prever um crescimento — ou não — para uma empresa.

Com isso, você pode identificar o que faz sua empresa valer mais e quais são os pontos que a fazem valer menos. Isso possibilita criar um planejamento estratégico que foque muito mais nos pontos fortes e diminua os fracos. Assim, melhora o valuation junto ao mercado. Então, a avaliação financeira é também uma ótima ferramenta de planejamento estratégico do negócio, o que permite visualizar riscos e oportunidades.

Ao realizar o valuation, você poderá acompanhar a mudança na valorização de sua empresa e entender melhor como cada decisão pode ajudar o negócio.

Com esses dados em mãos, é possível tomar decisões cada vez melhores e diminuir a subjetividade das análises iniciais. Assim, garante um valor mais real.

Como definir o valuation de empresas?

O valuation é definido por meio de uma análise de todos os resultados futuros de uma empresa, trazendo esses valores para o presente, apresentando o valor final entre débitos e créditos. É possível fazer isso com o uso de três passos:

  • estimar o fluxo de caixa: verificar todas as receitas, diminuídas das despesas para um período futuro;
  • definir taxas de desconto: levar em conta o risco da perda de capital realizado em investimentos, como bolsa de valores, renda fixa e outros;
  • transferir os resultados: realizar os cálculos para transferir os valores levantados para o presente.

São várias formas de realizar essa análise e descobrir esse valor. Mesmo que as etapas desse processo sejam as mesmas sempre.

Cada um dos métodos pode encontrar valores diferentes, sendo que a escolha pelo método a aplicar para buscar o valuation deve ser coerente com o objetivo e as características de seu negócio. Entre os principais, podemos destacar:

  • múltiplos comparáveis ou avaliação relativa;
  • goodwill e valor patrimonial;
  • fluxo de caixa descontado (FCD).

Múltiplos de mercado

O método para cálculo de valuation conhecido como múltiplos de mercado é uma análise que compara o desempenho econômico de empresas que tem características similares e que atuam no mesmo setor.

Embora não existam empresas idênticas, para que se utilize o método comparativo múltiplos de mercado, é preciso que as empresas escolhidas não tenham diferenças, por exemplo, no tamanho e segmento.

Por ser um método bem simples, é muito útil ao precisar fazer uma avaliação mais rápida. Quanto a precisão do método, é o que apresenta valores mais próximos aos praticados pelo mercado Porém, nem sempre eles são compatíveis com o real valor de uma empresa quando seus diferenciais são levados em conta.

Os múltiplos de mercado tem as expectativas de resultados de ativos em determinado mercado, mas não leva em conta os diferenciais competitivos de uma empresa, assim como a sua capacidade de escalar. O método é ideal para avaliação de empresas de mercados que tem baixa concorrência.

Valor patrimonial

Como o nome sugere, é um cálculo feito com base no patrimônio líquido da empresa.

Para encontrá-lo é preciso levar em conta todos os seus ativos circulantes e não circulantes. Os fatores que costumam ser considerados aqui são:

Soma de ativos circulantes: por exemplo, os valores em caixa ou a receber de clientes e despesas antecipadas;
Soma de ativos não-circulantes: bens que não são convertidos em unidade monetária, como equipamentos, frota de veículos, máquinas e imóveis;
Subtração de dívidas e obrigações financeiras: encargos trabalhistas, obrigações fiscais e com fornecedores, por exemplo.

Por meio desse método é possível demonstrar todo o valor gerado pela empresa até o momento. Porém, desconsidera o seu potencial futuro de novos clientes e contratos.

Normalmente, esse método de cálculo só é vantajoso para empresas de segmentos e mercados sem grandes perspectivas de crescimento a médio e longo prazo.

Fluxo de caixa descontado

Entre os métodos mais utilizados, hoje, por pequenas e médias empresas para o seu valuation, está o FCD. Uma avaliação de fluxo de caixa descontado traz a capacidade futura de uma empresa gerar riqueza, realizando uma taxa de desconto condizente com o custo de capital do negócio.

Dessa forma, é uma das técnicas mais realistas. No FCD, são levados em consideração todos os investimentos que a empresa realizou para montar seus ativos operacionais, os riscos potenciais a empresa e o seu custo total.

Uma das suas maiores vantagens é sua capacidade de levar em conta o potencial de ganhos a longo prazo, porém, pelo elevado número de variáveis utilizadas, o método está mais sujeito a subjetividade. Ele é ideal para aplicar em empresa com maior maturidade de mercado.

Prazos

Na maioria das vezes, a projeção criada ao utilizar-se da técnica de FCD é de, pelo menos, 5 anos. A depender do nível de previsibilidade das receitas e despesas da empresa, é possível realizar previsões de maior tempo. Ou seja, o potencial do método depende de uma base de resultados históricos.

Sendo assim, fica claro que o FCD é indicado para pequenas e médias empresas. Desde que estas já tenham algum nível de maturidade no mercado. Caso contrário, será necessário utilizar a subjetividade para compor os valores, e, então, o método deixa de ser confiável.

A principal vantagem da utilização do FCD é a sua capacidade de analisar riscos e oportunidades. Isso, além de permitir criar uma projeção de longa data e determinar seus possíveis impactos nas empresas.

Isso torna possível não só que a organização perceba potenciais problemas, mas também possibilita decidir estratégias a fim de evitar que essas situações possam ocorrer.

Etapas

É possível realizar o fluxo de caixa descontado em 4 etapas básicas. São elas:

  • Cálculo do fluxo de caixa. Verificar a entrada e saída de valores do negócio em um período de tempo;
  • Taxa de desconto. Determinar a taxa a descontar de acordo com o custo de oportunidade apresentado por ativo, caso o investidor tenha realizado o aporte em outras oportunidades, com o custo de possíveis empréstimos bancários e todos os riscos em potencial das operações realizadas pela empresa. É preciso realizar esses cálculos com base nos números atuais do mercado em que o negócio atua;
  • Cálculo do valor dos fluxos. É preciso realizar a análise de todos os fluxos da empresa com base em modelos matemáticos com regressão linear;
  • Cálculo de valor residual. Estimativa dos valores que deverão ser gerados no futuro de acordo com o período determinado pela projeção. Deve considerar todos os riscos do negócio e seu potencial de crescimento no mercado. É trazido o valor presente por meio de um ajuste de custo de capital.

Dificuldades

Definir o valuation de empresa não é uma tarefa fácil e muitas dificuldades podem aparecer. Assim, o maior erro cometido pela maioria dos gestores é ter muita subjetividade em seus cálculos. Esse problema existe, principalmente, em empresas iniciantes.

Porém, é preciso ter em mente que um modelo subjetivo não poderá auxiliar nas estratégias. Além disso, nem ser levado a sério por investidores ou bancos. Mesmo com a tentação de utilizar-se da subjetividade para compor o valuation de seu negócio.

Uma saída em um caso como esse é buscar informações junto ao mercado. Seja com dados de outras empresas com modelos de negócio parecidos. Seja com empresas que atuam no mesmo setor, para realizar projeções mais confiáveis.

É claro que isso não poderá garantir que sua projeção deixe de ser viável. Porém, é possível, sim, construir um norte ao seguir dessa forma.

Exemplo prático 

O método de múltiplos de mercado a fórmula básica consiste da divisão entre dois fatores. Ou seja, o valor de mercado ou o preço da ação de uma empresa, dividido pela variável de comparação com outras empresas:

Múltiplo de mercado = valor de mercado/X

Já o método de Fluxo de Caixa descontado precisa de 4 etapas:

  • cálculo do fluxo de caixa da empresa;
  • dedução do custo de oportunidade para investimento em outros ativos;
  • cálculo de todos os fluxos por meio de métodos como a regressão linear;
  • estimativa do valor a gerar durante o período de projeção.

Quais são as principais vantagens do valuation de empresas para seu negócio?

São várias as vantagens de se buscar identificar o valuation de sua empresa. A busca por investidores pode ser uma das mais claras. Mas usar como estratégia para a empresa também precisa ser considerado. Entre os benefícios, estão os que você verá a seguir.

Visualizar resultados com o valuation de empresas

Um ponto de dificuldade em muitas empresas é a visão sobre o retorno do investido no negócio. Afinal, haverá lucros ou não? O valuation permite identificar os possíveis resultados no tempo e determinar o retorno.

Melhorar a eficiência empresarial

Encontrar as melhores oportunidades para a empresa também é uma das dificuldades, hoje, na maioria dos negócios. Devido às necessidades, boa parte dos empresários focam no presente e não no futuro. Com isso, perdem oportunidades. O valuation auxilia a ver pontos de melhoria e, assim, aumenta a eficiência da empresa.

Comprar, vender e investir no negócio

Fazer o valuation de sua empresa é importante se você estiver pensando em vender seu negócio ou buscar capital. Pois assim, demostrará o potencial de retorno para quem esteja interessado em investir.

Auxiliar na viabilidade do negócio

Muitas empresas realizam investimentos pesados em determinados produtos sem fazer uma previsão acerca do retorno desses valores. Isso pode ser uma péssima decisão. Realizar o valuation da organização permite analisar a viabilidade de cada negócio e a hora certa de realizá-lo.

Por que contratar uma consultoria em valuation de empresas?

Realizar o valuation de uma empresa não é uma tarefa muito simples. É preciso contar com certas skills e uma boa dose de know-how.

Não basta apenas entender sobre o negócio e o setor. É preciso saber como usar os métodos de valuation para que o resultado seja bom e confiável.

Consultoria de confiança valuation de empresas

Para atingir esse objetivo, o ideal é contratar uma consultoria, que conte com profissionais com alta carga de conhecimento e que sejam capazes de realizar a análise de sua empresa da melhor forma possível.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o valor do valuation. Já que se trata de algo importante para determinar o quanto vale a pena investir em uma empresa. Além da sua expectativa de retorno e quais pontos são bons.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre valuation de empresas! Quer saber mais sobre negócios? Nos acompanhe nas redes sociais Instagram, Youtube e o blog da Goakira.

Se quiser saber sobre o processo de formatação de franquias, ouça nosso podcast:


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