Negócios sazonais esquentam o mercado no verão

4 minutos para ler

O verão está aí com sol intenso e altas temperaturas. Momento extremamente oportuno para negócios sazonais explorarem a demanda por produtos para refrescar a sensação de calor, para se proteger dele. Ou até mesmo para atender aqueles que se preocupam com a beleza e estética, principalmente, neste período.

As redes de franquias são ótimas opções para obter sucesso em negócios sazonais, pois elas geralmente já passaram pela experiência por diversas vezes. Os empresários desse modelo de negócio também possuem o know-how do que deve ser explorado e evitado.

Os negócios sazonais

Para os empreendedores que enxergam os negócios sazonais como uma oportunidade e vislumbram tirar proveito da estação, há diversas redes de franquias que oferecem produtos e serviços voltados para esta época do ano. As redes costumam aproveitar ao máximo a estação mais esperada para alavancar os resultados do ano, uma vez que em baixa temporada as estimativas de vendas costumam ser bem abaixo quando comparado a este período – que também é caracterizado pelas férias, momento em que as pessoas estão mais predispostas a gastar.

Algumas franquias de alimentação, por exemplo, costumam registrar alta de até 50% a mais no movimento. Um crescimento de cerca de 10% nos últimos anos. Entre eles destacam-se as redes de sorvete, açaí, chás gelados, cervejas, milk shake, alimentação leve e saudável e também os frozen yogurt. Com o calor, aumenta também o faturamento de algumas redes de vestuário de moda praia, fitness e óculos de sol.

No verão, como o corpo fica em evidência, a busca para manter a forma é ainda maior. Estão em alta também empresas prestadoras de serviço como as academias de ginástica, treinamento funcional, pilates e clínicas de estética. Vale tudo para ficar de bem com o espelho.

Vantagem para as franquias

Os empreendedores do sistema de franquias possuem um preparo mais adequado para lidar com a sazonalidade que os empreendedores independentes. Estimativa mais precisa do estoque, conhecimento da capacidade logística dos fornecedores para o período, menos perdas em função das altas temperaturas, seleção de produtos que podem ou não ficar expostos ao sol ou calor e regulação da temperatura correta dos equipamentos são algumas das práticas bem sucedidas em função da experiência adquirida nos verões passados.

Para o resultado ser ainda mais atrativo, algumas redes optam por ter uma operação menor, como um quiosque. Este modelo de negócio costuma ter um baixo investimento em função do tamanho de sua infraestrutura. Por outro lado, deve-se ter cuidado nos prazos negociados, pois se o tempo de permanência for muito curto. E este pode não ser suficiente para trazer o retorno do capital investido e o lucro esperado. O ideal é abrir a unidade depois de outubro para alinhar a operação e iniciar as vendas no alto verão. Dessa maneira é possível poupar o capital de giro.

Para diminuir a redução brusca do faturamento na mudança de estação é interessante que as redes ofereçam um mix de produtos maior. O ponto comercial também precisa ser em lugares de clima quente e estável, turísticos ou com grande fluxo de pessoas.

Conclusão

Por fim, antes de escolher o negócio é imprescindível analisar e estar certo de que o segmento é ideal para o perfil do empreendedor. Para tanto, sugere-se visitar as franquias, experimentar os produtos e serviços. Conhecer as operações e conversar com outros franqueados ou com especialistas antes de assinar qualquer contrato também é importante. Caso contrário, o verão pode te deixar de “cabeça quente”.

Por: Nadia Korosue, administradora de empresas, especialista em projetos e sócia da GOAKIRA Consultoria.

Matéria original postada em Revista Fator Brasil

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Posts relacionados

Deixe um comentário