Franquias de baixo custo: descubra como começar a investir com pouco dinheiro

34 minutos para ler

As franquias de baixo custo têm sido um sucesso cada vez maior. Em um mundo que busca se recuperar da crise econômica causada pela pandemia de covid-19, e que também se encontra em um momento de recessão econômica, empreender pode ser um desafio para muita gente, afinal de contas, não é mais tão fácil juntar uma grande quantia de dinheiro. 

Por outro lado, com o aumento do desemprego, e com a vontade cada vez maior das pessoas de terem sua própria autonomia e independência, sem ter que responder para chefes, o sonho de trabalhar para si mesmo nunca esteve tão forte. E entre os empreendimentos, as franquias de baixo custo se destacam, porque o franchising é um modelo de negócios mais fácil e seguro para um primeiro investimento. 

Como solução para isso, as franqueadoras e marcas do franchising têm lançado e popularizado os modelos de franquias de baixo custo. Elas são unidades mais enxutas, bem desenvolvidas pelos anos de experiência das marcas, e que exigem um investimento muito menor dos franqueados. Além disso, com a popularização dos meios de comunicação, tem se tornado cada vez mais fácil empreender de casa, sem ter que abrir um espaço comercial – o que torna tudo ainda mais barato.

Então, conheça tudo sobre franquias de baixo custo, o que são, como surgiram, quais são seus valores, e uma lista com as principais franquias de baixo custo do mercado. 

Franquias de baixo custo

Franquias de baixo custo: o que são?

Para falar sobre franquias de baixo custo, antes de mais nada, é preciso entender o que é franquia. O franchising é um modelo de negócio em que o dono de uma empresa decide oferecer a outros empreendedores o direito de abrir uma unidade do seu negócio. Ele, portanto, vende os direitos de uso da marca e a patente para outros, os chamados franqueados. O proprietário torna-se então o franqueador e detém a rede de unidades sob sua marca. Seguindo essa lógica, o franqueado deverá pagar uma mensalidade ao franqueador, que também será responsável pela gestão de toda a rede, marketing e demais áreas, além do planejamento estratégico para o crescimento da marca.

Dentro desse contexto, podemos perceber porque ter uma franquia é um ótimo negócio para quem está começando. Ao franquear, você não tem que começar do zero, mas herda todo o conhecimento acumulado durante anos por aquela marca. Não são necessários anos para ver o que funciona e descartar o que dá errado, pois o plano já está testado e aprovado. Além disso, o franqueado não trabalha sozinho. Há uma rede de trabalho conjunto em uma franquia, em que diversos empreendedores trabalham rumo a um objetivo comum. 

Mas, se você precisa de números para entender o impacto do franchising, aqui seguem alguns. De acordo com dados do Sebrae, os negócios convencionais têm 80% de chance de falir nos primeiros cinco anos, enquanto as franquias têm apenas 15% de chance. Além disso, o faturamento do setor de franchising no quarto trimestre de 2021 ultrapassou R$ 50 bilhões, superando os dois anos anteriores no Brasil. No acumulado do ano, o setor movimentou R$ 185 bilhões, gerou 250 empregos diários e contribuiu para o desenvolvimento econômico do país, em um momento de retomada após a pandemia da covid-19. 

Dentro desse contexto, as franquias de baixo custo são uma modalidade de franquias mais baratas, e que estão presentes em todos os setores. São 12 setores considerados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que perpassam todos os setores de serviços e varejo, em que estão também as franquias de baixo custo. Para investir em uma franquia, é preciso dispor de uma quantia inicial para compra dos direitos da marca e para instalação das condições necessárias. As franquias de baixo custo são, portanto, marcas que possuem um investimento mais baixo, e que não necessitam de uma quantia tão alta para ingressar nela. 

franquias de baixo custo

Microfranquias, minifranquias e franquias convencionais: qual é a diferença?

Se você quer investir em franquias de baixo custo, é importante entender quais categorias de franquias são mais baratas. Adiante, vamos explicar porque uma franquia pode, ou não, ter um valor de investimento mais baixo. Porém, de maneira geral, as franquias de baixo custo são estão dentro das classificações de microfranquia ou minifranquia. Você sabe o que elas são?

O conceito de microfranquia é muito consolidado e já está no franchising há bastante tempo. Existem até prêmios para as melhores microfranquias do Brasil, e as maiores também. Geralmente, elas fazem parte de uma categoria só delas. 

Microfranquias são marcas de franquias que pedem um investimento mais baixo, ou seja, são franquias de baixo custo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF Franchising), o valor do investimento inicial de uma microfranquia deve ser de até e vezes o valor do PIB per capta anual. No ano de 2021, esse valor foi de R$ 40.688,00, o que totaliza um máximo de R$ 122.064,00 de investimento inicial para que seja considerado uma microfranquia. É comum encontrar alternativas dentro das marcas, mesmo as famosas, de microfranquias. Por exemplo, modelos de quiosques, delivery, carrinho, etc, podem ser microfranquias dentro de marcas híbridas. Há também as microfranquias puras, que são franquias que só trabalham com o modelo micro. 

Já o conceito de minifranquia é muito recente, e surgiu de forma mais efetiva depois da pandemia de covid-19. Com as pessoas tendo que trabalhar de casa, as relações de trabalho mudaram, e as marcas perceberam que havia muitas formas efetivas de trabalhar sem local físico. Assim, as minifranquias são aquelas que são baseadas no home-office, em que o franqueado pode comprar o direito de patente da marca, e trabalhar apenas realizando vendas online, por exemplo, sem ter um estoque nem ser responsável pela entrega. Sem necessidade de ter loja física, as minifranquias podem ser ainda mais baratas que as microfranquias, chegando em até menos de mil reais, em alguns casos. 

Como é determinado o valor de investimento de uma franquia?

Se estamos falando de franquias de baixo custo, é importante entender o que pode fazer o valor de uma franquia variar. Por que uma franquia pede investimento mais alto, e outra mais barato? 

Primeiro, o preço de uma franquia é multifatorial. Não é só a vontade do proprietário, ou um fator decisivo que determina seu preço de mercado. Existem diversas variantes que, juntas, determinam quanto uma marca e um modelo de franquia vale. Primeiro, o valor da marca é uma coisa que influencia muito. Marcas famosas, multinacionais e conhecidas no mundo todo serão mais caras geralmente. Isso ocorre porque há uma demanda muito grande de compra para essa marca, tanto de produtos quanto de franquias. Então, pela lei da oferta e da demanda, ela se valoriza. Porém, não veja esse fator como negativo. Uma franquia famosa e forte no mercado te faz ter mais facilidade em vender, porque os clientes já estão convertidos. 

Além disso, o tamanho da sua loja também impacta no preço da franquia. Por exemplo, se você for comprar uma grande loja de rua, o valor será bem diferente da instalação de uma franquia que funciona apenas pela internet, e não custa nada mais que a disponibilidade de um computador e da Internet.

Mas, na prática, os valores que entram na conta são a taxa de franquia, a taxa de instalação e compra de materiais para estoque e mobiliário. É preciso construir uma unidade, e ter disponível os equipamentos para trabalhar. Então, em uma franquia de alimentação, é preciso construir uma cozinha industrial, etc. É comum ver, dentro de uma mesma marca, vários valores de taxa de franquia, que variam entre loja física, quiosque, franquia home-based etc. 

Outra variante é o tipo de negócio que a franquia executa. Se for necessário a fabricação de um produto, seja alimento, ou objeto, acaba sendo mais caro. Se for uma franquia que já fornece o produto pronto aos franqueados, ou uma franquia de prestação de serviços, ela será mais barata. 

franquias de baixo custo

Franquias de baixo custo: conheça 50 marcas para investir

Depois de conhecer tudo sobre franquear e sobre o universo das microfranquias, está na hora de imergir nas marcas. As franquias de baixo custo estão por toda parte: elas estão presentes no ramo de franquias alimentação, vestuário, prestação de serviços, varejo, cosméticos, saúde, etc. Então, é preciso realmente analisar em qual marca você quer investir, muito além de preço. 

Porém, depois de achar um segmento perfeito para investir, podem existir franquias semelhantes, com a mesma proposta. E aqui vai a dica: é importante analisar fatores como a taxa de investimento inicial, taxas de royalties (se são fixas ou não, se são altas ou baixas), é preciso conhecer o histórico da marca, a quantidade de meses que ela leva para dar retorno, e o faturamento médio mensal. Tudo isso você encontra na Circular de Oferta de Franquia (COF) de cada empresa, mas aqui nós te damos um pequeno spoiler, para já ir selecionando: 

  1. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma das franquias de baixo custo que funciona no modelo de quiosque na maioria dos shoppings centers. Não brasileira, a marca foi criada em Orlando, nos Estados Unidos, pelo americano John Mauter após viajar para a Alemanha e conhecer as nozes caramelizadas.

A empresa é uma franquia de sucesso, e desde 2006 até 2022 foi chancelada consecutivamente pelo selo de excelência da ABF franchising. São mais de 800 pontos de venda em todo o mundo, e você com certeza consegue encontrar um bem pertinho de você para experimentar essas delícias.

  • Investimento inicial: R$ 95 mil
  • Retorno: 1 ano a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 32 mil
  1. Acquazero

A Acquazero é uma das franquias de baixo custo e sucesso que trabalha com a limpeza de automóveis a seco, como o próprio nome diz. Ela também tem uma proposta ecológica, e atua não só em carros, mas também em caminhões, embarcações, carros-forte e aeronaves, e ainda higienização e impermeabilização de estofados residenciais. A marca é considerada uma das melhores franquias para investir, porque recebeu recentemente o título de “franquia internacional” pela ABF Franchising, além de prometer um lucro de mais de 40% para seus franqueados. 

Sção mais de 800 unidades da Acquazero no Brasil, mas a marca também atua em outras partes do mundo, fazendo muito sucesso. Se você quer ser um franqueado, e não sabe como limpar carros sem água, não se preocupe. Todo o treinamento e suporte é dado pela marca. 

São dados três modelos de franquia para investir:

  • franquia home-office

Na franquia home-office, o franqueado não precisa abrir um ponto comercial, é apenas acionado para prestar serviços de limpeza na casa dos clientes. Então, ele trabalha no modelo móvel, e passa parte do tempo em casa.

  • loja física

Na loja física é possível que as pessoas levem seus veículos até o local para fazer a limpeza. Nesse formato podem ser oferecidos mais de 15 serviços para até 4 veículos.

  • desenvolvedor

A última opção disponível é a Desenvolvedor. Nesta o foco está em fazer a consultoria nas unidades franqueadas, auxílio na expansão de marca e treinamento em novas unidades. O desenvolvedor recebe ganhos em relação ao comércio das unidades de sua região. O investimento para esse formato é de R $402 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal:
  • Retorno do investimento:
  1. Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes conta com dois modelos de negócio, sendo o delivery uma opção das melhores opções de franquias de baixo custo no segmento de alimentação. Como você deve imaginar, a marca é especializada em hot dogs, mas foge do tradicional e oferece centenas de opções com ingredientes especiais.

Fundada em São Paulo em 2017, ganhou força durante a pandemia com o serviço de food service. A concorrência é grande, mas os franqueados atendem em média 2 mil pedidos por mês com ticket médio de R$ 43.

Hoje, conta com unidades distribuídas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, mas a intenção é cobrir todo o país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 62 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

4. Amigo do Computador

Rede de franquias de baixo custo do tipo home based para prestação de serviços de manutenção de computadores, manutenção de redes e outros serviços relacionados à tecnologia da informação, a franquia Amigo do Computador é uma das pioneiras no setor. 

A empresa foi criada no ano de 2009 e tem por preferência prestar serviços a micro e pequenas empresas, que em geral não possuem profissionais internos dedicados ao tema, mas que, ao mesmo tempo, precisam continuamente desse serviço.

Alguns dos serviços prestados são formatação de computadores, remoção de vírus e instalação de anti-vírus, recuperação de dados, upgrade de hardware dos computadores, instalação de programas, manutenção de redes e intranet, entre outras coisas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses aproximadamente
  1. Baby Balls

A Baby Balls é uma das franquias de baixo custo especializada na fabricação e comercialização de produtos infantis em máquinas de venda expressa, ou seja, máquinas de brinquedos que ficam em locais públicos. Eles têm seu próprio modelo de “vending machine” que é compacto, automático e não requer eletricidade. Após ingressar na marca, o franqueado fica responsável pela venda do local e obtém lucro após um ano e um mês. Além disso, ele pode escolher entre centenas de produtos para oferecer em sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9.960
  • Faturamento médio mensal:
  • Prazo de retorno: a partir de 13 meses
  1. Bag News

A BagNews é uma microfranquia que tem seu tamanho de acordo com a extensão da área de domínio do franqueado. O produto fornecido aos clientes são embalagens práticas, úteis e ecologicamente corretas, que veiculam anúncios de empresas locais. Empresa pioneira na veiculação de anúncios em embalagens, começou a franquear em 2010 após testar o modelo de negócio em unidade própria no ano de 2009, em São Paulo.

A BagNews possui patente requerida para ser utilizada como veículo de publicidade. O que oferece proteção jurídica aos franqueados. O modelo é facilitado para que o capital de giro se mantenha adequado ao negócio, sendo o pagamento das sacolas solicitadas, realizado 30 dias após o recebimento do pedido. Somente é necessário ao franqueado os meios de informação para pedidos e captura de clientes, além do transporte. O único investimento que precisa ser feito por parte da franquia é a taxa de franquia.

  • Investimento inicial: entre R$ 4 mil e R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: estimado a partir de R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses
  1. Bellaza

Bellaza é a maior franquia de beleza do Brasil especializada em maquiagem online. Possui um modelo de minifranquia, ou seja, é uma rede de franquias de baixo custo, simples de operar, e muito promissor. A marca tem mais de 100 franquias em todo o país e coopera com várias marcas de cosméticos.

A Franquia Bellaza é caracterizada por padrões de trabalho que levam a bons resultados e são fáceis de usar por muitos. Os franqueados são responsáveis ​​por promover o site e fazer vendas.

A partir do momento em que o pedido é feito, os produtos são enviados diretamente da matriz, fazendo com que o franqueado não precise se preocupar com a entrega do produto. Para se tornar um franqueado Bellaza, você só precisa de um computador com acesso à Internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$9.000
  • Faturamento médio mensal: R$5.000
  • Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
  1. Bioflora

A Bioflora busca ser a maior franquia de suplementos naturais do Brasil até 2025. Esta é uma franquia de baixo custo de produtos alimentícios naturais, Ela é uma franquia online e, portanto, o principal desafio para o franqueador é atrair clientes. No entanto, as vendas pessoais também são possíveis.

A maioria dos produtos vendidos são próprios da marca. Existem 7 linhas de suplementos diferentes disponíveis. Os produtos Bioflora destinam-se a complementar a alimentação e as necessidades nutricionais, com produtos naturais de elevada qualidade.

  • Investimento inicial: R$12.490
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses
  1. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos alimentares e produtos fitness da América Latina. A franquia de baixo custo opera no modelo digital, com franqueados trabalhando apenas online. A marca se concentra na venda de produtos que enriquecem a dieta e a saúde dos consumidores e complementam o estilo de vida fitness. 

A marca foi criada em 2016 e está sediada em Curitiba-PR. Atua no modelo home-based, cabendo aos franqueados apenas a venda dos produtos. Todo o restante, como estoque e entrega, é de responsabilidade exclusiva da franqueadora. 

Hoje, a marca conta com mais de 700 unidades espalhadas pelo Brasil. A franquia trabalha com produtos de 60 marcas, oferecendo aos clientes variedade e qualidade. Para os franqueados, a Brasil Nutri Shop oferece suporte completo, incluindo treinamento inicial, assessoria em marketing, logística e esclarecimento de dúvidas do dia a dia. Outra grande vantagem é a margem de lucro, que fica entre 15% e 20%. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
  1. Clube Turismo

A Clube Turismo está no Top 10 maiores microfranquias do Brasil, em que ela aparece como sexta colocada. A marca já possui 538 unidades, e já recebeu 10 vezes o prêmio de melhores franquias do Brasil. Além disso, ela já foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising 5 vezes. Ou seja, estamos falando de uma franquia de sucesso. A Clube Turismo é uma rede especializada em agências de turismo, e é uma das melhores franquias para investir para quem gosta dessa área.

A franquia trabalha com as maiores marcas de turismo e do mercado, entre elas, mais de 100 mil hotéis conveniados, e também com cruzeiros, companhias aéreas, etc. Com quase 20 anos de história, a Clube Turismo é uma empresa nordestina, natural da Paraíba. Para investir, a marca possui 3 modelos de operação: home-office, home-office prime e loja. Confira os valores: 

  • Investimento inicial: (Home-office) 6,9 mil; (Home-office Prime) 22 mil; (Loja) 58 mil.
  • Faturamento médio mensal:
  • Retorno do investimento: entre 18-24 meses
  1. Doutor Faz Tudo

A franquia de baixo custo Doutor Faz Tudo é uma franquia de casa e construção, especializada no serviço de “marido de aluguel”. Na prática, a rede oferece serviços de reparos, montagem de móveis, jardinagem, reformas e outros. O franqueado é quem presta esses serviços aos clientes, e por isso é preciso que ele tenha facilidade com esse tipo de serviço. A marca foi criada em 2008, e já se tornou uma franquia no mesmo ano. Atualmente, ela é uma das maiores franquias do ramo. 

  • Investimento inicial: R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Retorno do investimento:
  1. Empada Brasil

A Empada Brasil é uma franquia barata de alimentação que vende e produz principalmente empadas, mas vai além disso: a marca tem também uma panificação variada como pastéis, croissants, quiches etc. A franquia de baixo custo foi criada em 1999 e hoje conta com mais de 50 unidades em 9 estados brasileiros. Nas lojas da marca, você também encontra confeitaria e alimentos naturais, low carb e muito mais. 

O diferencial dessa marca é que a franqueadora trabalha com a ideia de reduzir custos de produção, tornando o negócio uma franquia barata e lucrativa. Além disso, o preço do produto é competitivo no mercado. São dois modelos de franquia, loja e quiosque. Em ambos os casos, as tortas são feitas no local pela equipe da unidade. 

  • Investimento: R$ 85 mil até R$ 170 mil
  • Faturamento: R$ 52.584
  • Prazo de Retorno: 24 até 36 meses
  1. Encontre Sua Viagem

A franquia de hotelaria e turismo Encontre Sua Viagem é uma rede especializada em agências de viagens. A empresa surgiu em Belo Horizonte, e hoje já alcança mais de 500 cidades. Existem duas formas de investir na franquia de baixo custo: no modelo home-office e com loja física.

A Encontre Sua Viagem trabalha com o oferecimento de pacotes completos de viagem. Contendo vários parceiros, a marca oferece passagens aéreas, seguros de viagem, hospedagens, passeios, etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
  1. Fábrica de Bolo Vó Alzira

A Fábrica de Bolos Vó Alzira possui 300 unidades em mais de 70 cidades do Brasil. A marca vende 600 mil bolos por mês e gera 1,2 mil empregos no mesmo período. A franquia de baixo custo é especializada em bolos caseiros mas também oferece bolos de festa, bolos em camadas, bolos em lata, cupcakes, salgadinhos, sorvetes, mini bolos, café e bebidas. 

  • Investimento: R$ 75.000 até R$ 220.000
  • Faturamento: R$ 35.000 a R$ 80.000
  • Prazo de Retorno: 20 até 36 meses
  1. Gigatron

A Gigatron é uma franquia de baixo custo do ramo da tecnologia. Ela foi fundada em 1998, e presta serviços em tecnologia para empresas das mais diversas áreas, instalando softwares, e melhorando o desempenho delas por meios tecnológicos. A empresa oferece duas opções de franquia, ambas no modelo de franquia online. 

Na franquia de tecnologia Gigatron, o franqueado precisa ter familiaridade com tecnologia, e ser apto para apoiar empresas. Nesse caso, ele trabalha de casa, captando e atendendo clientes. Na franquia software modelo habitacional, o investimento é de R$ 2 mil, e é para cidades de até 100 mil habitantes. Para cidades maiores, há o modelo software premium, que exige investimento de R$ 10 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2 mil
  • Faturamento médio mensal:  relativo
  • Prazo de retorno: entre 1 mês e 1 ano
  1. Guia-se Agências Digitais

Pode-se dizer que a Guia-se Agências Digitais é uma empresa que se torna cada vez mais necessária atualmente. Isso porque a marca é uma franquia de tecnologia focada no marketing digital, que, com a ascensão das redes sociais, é imprescindível para qualquer empresa que queira se destacar.

A Guia-se oferece serviços de marketing digital para outras empresas, assim contribuindo  para seu crescimento e para sua consolidação no mundo digital. Serviços como a criação de conteúdo para redes sociais, criação de sites, planejamento de marketing, e-mail marketing, SEO etc são oferecidos pela agência.

O franqueado trabalha de casa na Guia-se. Ele pode ficar responsável somente pela captação de novos clientes, ou pode fazer o treinamento da empresa para prestar serviços de marketing digital. Além disso, ele também pode contratar funcionários da área da comunicação para fazer essa parte. Então, a Guia-se Agências Digitais é a franquia de baixo custo perfeita para quem gosta do mundo digital; porém, não necessariamente você tem que trabalhar diretamente com ele se quiser se tornar um franqueado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
  1. iGUi Tratabem

Você certamente conhece e já ouviu falar na iGUi Tratabem. A franquia é uma referência no ramo de piscinas no Brasil, atuando com manutenção e tratamento da água. A marca foi criada em 2012, e desde então foi chancelada três vezes com o selo de excelência da ABF franchising. A criação da iGUi Tratabem foi uma iniciativa de treinar profissionais credenciados e especializados no tratamento de água, tudo pela própria rede de ensino da marca. Além disso, a franqueadora oferece suporte completo aos franqueados. Para investir na marca, você precisa:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses
  1. Kumon

Kumon é uma franquia de baixo custo focada em educação que tem origem na cultura japonesa. A empresa possui um método de ensino próprio que já ajudou milhares de alunos no Brasil a aumentar o aprendizado. O método é baseado na repetição como forma de absorção do conhecimento. As escolas do Kumon já conquistaram mais de 155 mil alunos no país, que apresentaram grande melhora no desempenho da escola e das disciplinas oferecidas. Há aulas de inglês, japonês, português e matemática. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  1. Light Depil

A Light Depil é uma franquia de saúde, beleza e bem-estar, focada na depilação de uma maneira inovadora. Fundada em 2010, a empresa oferece o serviço de depilação a luz pulsada delivery, ou seja, na casa dos clientes. O método permite uma ação diretamente no folículo do pelo, fazendo com que ele não cresça mais, não causa nenhuma irritação, coceira nem reação negativa na pele dos clientes. 

A franquia de baixo custo Light Depil é uma ótima possibilidade para aqueles que gostam de estética e beleza. Para o franqueado, a empresa oferece um lucro mensal maior que o investimento, e o trabalho é a domicílio, fazendo as sessões de depilação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 8 meses
  1. Maria Brasileira

A franquia de baixo custo Maria Brasileira é especializada em limpeza à domicílio e cuidados domésticos. Premiada 4 vezes consecutivas com o selo de excelência da ABF franchising, e a maior franquia da América Latina no ramo de limpeza residencial. A empresa, que foi criada em 2013, já possui 450 unidades em todos os estados brasileiros. São mais de 60 mil atendimentos por mês, 37 mil vendas online e mais de 1 milhão de clientes desta franquia de sucesso. 

Alguns dos serviços oferecidos pela Maria Brasileira são faxina, limpeza pós obra, limpeza empresarial, etc. O franqueado pode escolher entre o modelo com loja e a franquia online. Em ambos os casos, ele passa a gerenciar e administrar a sua unidade, contratando pessoas para prestar os serviços de limpeza. Para se tornar um franqueado da marca, você precisa:

  • Investimento inicial: entre R$ 42,9 mil e R$ 70,9 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses
  1. Mr. Kids

A Mr. Kids é uma franquia de baixo custo responsável por instalar máquinas de doces e brinquedos em lugares estratégicos para crianças. Nas máquinas, elas podem comprar itens por 2 e 3 reais em moedas. Já são mais de 6 mil máquinas no país, pertencentes a 130 franqueados aproximadamente. 

  • Investimento inicial: R$ 18,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil  
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses
  1. Achei no Pão

A franquia de baixo custo Achei no Pão é uma microfranquia em expansão que coloca anúncios nas embalagens de produtos de panificação. É uma técnica de publicidade bastante eficaz, já que pão é um produto que quase todo brasileiro consome diariamente, além de que as embalagens são biodegradáveis, o que torna o negócio sustentável. 

A marca foi fundada em 2013 por um casal de empreendedores no interior de São Paulo. Atualmente, são mais de 50 unidades franqueadas, e a empresa oferece todo o suporte aos franqueados, como treinamento em universidade própria.

Para o franqueado esse negócio é muito interessante, pois ele só vende o espaço publicitário do pacote e trabalha de casa, ou seja, é uma franquia home office. Portanto, o valor do investimento é baixo e não há necessidade de montar uma loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.750
  • Faturamento médio mensal: R$70.000
  • Retorno do investimento: de 1 a 6 meses
  1. Only Mule

A Only Mule é uma microfranquia especializada na fabricação e comercialização de drinks com receitas exclusivas. Jovem, a franquia foi criada em 2020 por duas brasileiras, e já faz muito sucesso. São diversos sabores de coquetéis exclusivos, com frutas naturais e especiarias. 

Para ser um franqueado, existem diversos formatos da marca para investir. A forma mais barata é a bike, em que o franqueado faz delivery de drinks com uma bicicleta da marca; existem também o quiosque e a loja física. O franqueado recebe um treinamento super fácil e rápido da marca, feito em dois dias, e tem suporte constante. Invista na Only Mule por: 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Retorno: entre 10 e 18 meses. 
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  1. PBF

A Pink and Blue Freedom (PBF) é uma rede de escolas de idiomas com foco em inglês e espanhol, especializada no ensino de brasileiros especificamente. A marca oferece treinamento para os novos franqueados de um semestre, para garantir a qualidade e padrão do ensino oferecido. Além disso, a escola conta com materiais e métodos pedagógicos próprios, além de oferecer cursos a um preço médio menor que o padrão e ritmo mais acelerado que as demais escolas. Um diferencial do PBF é investir no ensino de línguas estrangeiras para crianças, desde bem pequenas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Retorno: entre 12 e 24 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 11 mil
  1. Portal da Cidade

O Portal da Cidade é uma franquia de baixo custo pensada para viabilizar a comunicação em cidades que não possuem canais próprios. A franquia utiliza diversos sites de notícias de diferentes cidades como ferramentas para seu trabalho. Existem muitas cidades no Brasil conhecidas como “desertos de notícias” que não possuem meios de comunicação de notícias locais. O objetivo do Portal da Cidade é, portanto, fornecer serviços de comunicação em cidades que não têm. Atualmente, são 18 unidades franqueadas, e os franqueados adotam a modalidade home office e escrevem notícias em casa. 

O Portal da Cidade produz anúncios de notícias com agilidade e qualidade, vagas de emprego, marketing e divulgação de empresas, buscando ser o melhor portal de notícias do Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R $22,5 mil.
  • Faturamento médio mensal:
  • Retorno do investimento: – 
  1. Premiapão

A Premia Pão foi fundada em 2015 e é outra marca que propõe publicidade em embalagens de pães. Segundo a franquia de baixo custo, esse tipo de publicidade é uma iniciativa diferente e que funciona de forma eficaz com os clientes. Isso porque as pessoas estão acostumadas com a publicidade tradicional, como propagandas, áudios, etc. Então, nesses casos, eles já estão no piloto automático. Com um produto sustentável como o saco de pão com o qual as pessoas entram em contato quase todos os dias, a publicidade é mais eficaz.

  • Investimento inicial: a partir de R $22,5 mil.
  • Faturamento médio mensal:
  • Retorno do investimento: – 
  1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros é uma franquia de baixo custo para quem gosta da área de economia. A marca tem foco em seguros e opera diversos tipos de serviços financeiros no Brasil. Possui autorização do Banco Central do Brasil e possui parcerias com diversas seguradoras de renome, como Allianz, Itaú, Liberty, Mapfre, Zurich, Porto Seguro e Bradesco.

Mas se você pensa que precisa ser um especialista em economia para se tornar um franqueado, está enganado, pois a Quisto oferece treinamento completo para os interessados ​​em investir na marca. Além disso, dá suporte para a comercialização de novas franquias.

Novos franqueados podem se especializar em vários tipos de contrato e atender o maior número possível de clientes. A Quisto Corretora de Seguros oferece muitos tipos de serviços, incluindo seguro de propriedade, seguro de automóvel, rastreamento de veículos, seguro de saúde e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 e 18 meses
  1. RapChef

A Rapchef é uma franquia de baixo custo especializada em fabricar e vender refeições saudáveis ​​e congeladas. À medida que as pessoas ficam mais ocupadas e comer bem se torna um desafio, algumas empresas têm investido em tornar mais fácil para os clientes uma alimentação saudável, por exemplo, vendendo comidas saudáveis pré-cozidas ou já picadas. 

Nesse intuito, a Rapchef oferece refeições completas em marmitas congeladas prontas para o consumo, que os clientes simplesmente colocam no microondas e já está pronto. Com a tendência das pessoas cada vez mais ocupadas, há uma grande tendência de crescimento desse tipo de negócios.

Existem dois modelos de franquia: a franquia home-office, em que os franqueados apenas entregam alimentos prontos, e a fabricação fica por conta dos fornecedores.

Em segundo lugar, existe a franquia com loja física, em que há o modelo de restaurante; nela, os franqueados também devem preparar as refeições na loja física.

  • Investimento inicial: R$ 11 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: 3 e 6 meses
  1. Sorridents

Pode-se dizer que a Sorridents é uma das melhores franquias para investir. A marca é especializada em clínicas de odontologia, e são quase 500 unidades no país. A Sorridents foi criada em 1995, e já atendeu 4,5 milhões de clientes. A mais premiada franquia de odontologia do país, ganhou o prêmio de melhor franquia do Brasil nove vezes, inclusive no último prêmio de 2021. A marca foi chancelada com o Selo de Excelência ABF franchising 11 vezes, sendo a última vez em 2022. 

  • Investimento inicial: R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil 
  • Prazo de retorno: entre 2 e 3 anos
  1. You Play

YouPlay Clube é uma franquia de baixo custo focada em crianças, em vários aspectos. A franquia de entretenimento infantil já conta com 25 filiais em todo o país, servindo buffets de aniversário, atividades de desenvolvimento e educação infantil A marca oferece buffet entregue a domicílio, festa no espaço da marca e recreação em shoppings e centros comerciais. Um diferencial é que, pelo aplicativo, você pode acompanhar em tempo real o que seu filho está fazendo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 300 mil 
  • Prazo de retorno: entre 9 e 30 meses

Como abrir uma franquia de baixo custo

Ao abrir um novo negócio, uma boa visão estratégica é necessária para que sua empresa não se torne mais uma das que inflam os números de empresas que fecham pouco tempo após abrir. O modelo de franquia auxilia grandemente a atingir sucesso em um novo negócio, pois cria moldes para uma implantação bem sucedida da sua empresa. 

Mas além de se utilizar de um modelo estruturado de franquia de sucesso, alguns outros pontos são importantes para obter sucesso em sua unidade em particular. Vamos conhecer algumas dessas coisas nos itens a seguir.

  1. Escolha o nicho que quer seguir

Um item que deve receber sua atenção antes de qualquer outra coisa ao escolher sua franquia, é encontrar o nicho de mercado que mais se adequa a você e ao público que você deseja alcançar. Por exemplo, ao escolher um nicho que se adequa aos temas de seu domínio, as chances de alcançar sucesso são significativamente maiores que escolhendo algo em que não há experiência.

  1. Conheça bem seu perfil de investidor

Ao escolher uma franquia, não somente seu valor de aquisição deve ser observado. Há outros aspectos financeiros que precisam ser analisados. É sempre necessário, por exemplo, possuir um capital de giro e desse valor dependerá a sustentabilidade do negócio.

 Além disso, é necessário saber por quanto tempo você irá ser capaz de lidar com retorno menor até chegar ao retorno pleno do investimento. Caso as contas da empresa encontrem dificuldade, existe o risco de uma falência.

  1. Estude sobre franchising

É muito importante saber como o universo do franchising funciona antes de começar a fazer parte dele. O franchising tem suas especificidades em relação ao varejo comum, e é importante conhecer. Por exemplo, estude a Lei de franquia, as instituições relacionadas ao franchising, e sua história no país. Para isso, temos diversos artigos para você. 

  1. Conheça a marca a fundo

É fundamental conhecer bem a marca em que você quer investir. Nada de olhar só para valores de investimento, existe muito mais o que saber. A marca tem uma história, uma filosofia, uma forma de trabalho, uma forma de fazer dinheiro, entre muitas outras especificidades. É importante conhecer os aspectos e saber se você realmente se encaixa, e se está disposto a seguir aquele modelo de trabalho. 

  1. Procure a ajuda de especialistas

O franchising é, de fato, um modo muito mais fácil e seguro de investir. Nele, você tem a vantagem de não estar sozinho e de contar com a ajuda da franqueadora a todo o tempo. Porém, nem por isso deixa de ser delicado, e das decisões terem grande impacto. Então, é preciso tomar cada decisão com conhecimento e expertise, que talvez seja difícil ter no começo. Por isso, é sempre recomendado, principalmente no começo do investimento, procurar profissionais capacitados. 

Por exemplo, sabia que você vai precisar de orientação e ajuda jurídica? Se for haver uma loja física, você provavelmente também irá precisar de uma equipe de arquitetura. Além de muitas outras coisas dentro da formatação da franquia. Por isso, procure quem entende do assunto. 

O Grupo Goakira é um conglomerado de empresas que oferece todos os serviços necessários dentro do franchising e do varejo. Atuamos com anos de experiência e prêmios acumulados, criando muitos cases de sucesso! Já conquistamos 6 vezes o Selo ISO 9001 de qualidade. Atuamos com as diversas frentes do varejo e franchising, incluindo formatação de franquia, estudos de geomarketing, planejamento arquitetônico, design, live commerce, entre outros serviços. Entre em contato e teremos o prazer de fazer uma proposta. 

Franquias de baixo custo: pronto para investir

As franquias de baixo custo são uma opção excelente para quem quer ingressar no mundo do empreendedorismo, mas ainda não dispõe de grandes quantias. Elas prometem um retorno mais rápido, porém menor. Com elas, é possível crescer e se preparar para investimentos cada vez maiores. 

O franchising é um modelo de negócios muito favorável para iniciantes no mundo do empreendedorismo, pois oferece segurança, assistência e todo um know-how da franqueadora. Assim, as chances de errar são menores. Como solução para democratizar ainda mais esse modelo, surgem as microfranquias e minifranquias. Elas funcionam exatamente no mesmo formato, mas têm um investimento menor e mais acessível. 

Depois de escolher a marca em que você pretende investir, o ideal é se informar bem, e contar com a ajuda de quem entende do assunto. Entre em contato com o Grupo Goakira, e teremos o prazer de ajudar você.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram Facebook YouTube Linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário