Veja o que você precisa saber sobre franquia online

19 minutos para ler

Se você tem acesso à internet e a um computador, você já tem tudo o que precisa saber sobre franquia online, é só continuar a leitura deste artigo! É isso mesmo, esse é um dos meios que mais crescem no Brasil ultimamente, e de fácil acesso para iniciantes.

Então, ficou interessado? Nesse post vamos te contar quais as vantagens e características das franquias virtuais, e te daremos 99 ideias de lugares para investir!

O que é franquia?

O fato curioso é que não existe uma definição única para franquia. Mas, de maneira simplificada, podemos dizer que é uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de produtos e serviços e que a franquia de negócio formatado (Business Format Franchising) é a que melhor tem representado os sistemas comercializados hoje em dia. Então, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre franquia online.

Esse modelo caracteriza-se pela existência de um contrato, no qual uma empresa dona de uma marca ou patente (franqueador), usa o sistema de franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido e testado por ela.

Orientação para criar uma franquia online

No entanto, para reproduzir de maneira correta o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem sucedido, o franqueado deve receber orientação para a instalação e operação da unidade franqueada.

Sendo assim, o franqueado deve manter o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos.

Dessa forma, um grande número de empresas oferecem franquias virtuais para quem procura uma maneira de empreender online. Portanto, essas empresas atuam nos mais variados segmentos e cada vez mais chamam a atenção devido o baixo custo operacional.

O que é uma franquia de loja virtual?

As franquias online seguem o mesmo modelo das franquias normais, com a diferença de não ter a necessidade de um local físico para o negócio.

Assim, ela se caracteriza pela existência de um contrato, no qual uma empresa franqueadora concede aos franqueados o direito de uso de sua marca e patente. Nesse sentido, no caso específico dos negócios online, a franquia terá o direito de vender os produtos da franqueadora por meio da internet – o chamado e-commerce.

Atualmente, muitas empresas oferecem franquias virtuais para quem procura uma maneira de empreender online. Dessa forma, essas empresas atuam nos mais variados segmentos e cada vez mais chamam a atenção devido ao baixo custo operacional.

Franquia de e-commerce

Então, ter uma franquia de e-commerce significa ter o direito de vender online os produtos de uma determinada marca. Portanto, por meio desse tipo de negócio você pode oferecer manutenção de chiller ou até mesmo assoalho de madeira, por exemplo.

O diferencial deste modelo de negócio é o investimento inicial baixo, já que a alternativa não precisa necessariamente de um ponto comercial físico.

Aliás, diversos empreendedores trabalham por conta própria, na modalidade Home Office e com horários flexíveis.

Além disso, quem tem uma franquia de loja virtual não precisa se preocupar em ter um espaço para estocar as mercadorias, uma vez que o envio dos produtos aos clientes é de responsabilidade dos donos da marca.

Por que abrir uma franquia online?

A área dos negócios online cresceu muito no Brasil e no mundo na última década. Assim, hoje em dia, quase todas as pessoas já compraram ou compram sempre pela Internet. Isso porque a Globalização aproximou muitos países, culturas e comércios e, para atingir pessoas de lugares distantes, a venda online se tornou uma ótima ferramenta.

Uma prova disso é que o Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários na internet. Nesse sentido, pelo menos 120 milhões de brasileiros usam a internet diariamente, seja para trabalhar, para estudar, para pesquisar produtos e serviços, ou simplesmente em busca de entretenimento. Já que boa parte do tempo as pessoas vão passar diante das telas, elas se tornam o melhor lugar para colocar seu produto à mostra.

Consequência da pandemia

Além disso, a pandemia do covid-19 trouxe o isolamento social e, com ele, as pessoas pararam de ir às lojas comprar o que precisavam, fazendo com que os pedidos pela Internet se tornassem mais recorrentes. De acordo com dados de 2021, o e-commerce mais que dobrou no Brasil em decorrência da pandemia.

Sendo assim, as empresas que não estão online acabam não tendo espaço para crescer. Pelo contrário, aquelas que ocupam o espaço das redes muitas vezes não têm necessidade de estabelecer um ponto fixo, sendo um ótimo local de crescimento.

Como funciona a franquia de loja virtual?

Antes de mais nada, a dedicação do franqueado precisa ser focada para atrair os clientes para o e-commerce e vender os produtos.

Assim, o franqueado não precisa se envolver com a parte operacional do negócio. Contudo, após realizar uma venda, o responsável por embalar e enviar o produto ao endereço do cliente é o gestor da marca, que recebe o nome de franqueador.

Nesse sentido, as franquias online possuem um modo de operação diferente dos comércios presenciais. Neles, havia a necessidade de um trabalho presencial, com horário fixo, múltiplos funcionários, gastos com transporte de pessoas e de mercadorias, além dos custos com um galpão etc.

Por outro lado, nas franquias online, o franqueado irá se dedicar apenas à propaganda do produto. Seu trabalho é promover a venda, já que o produto é fornecido pela franqueadora. Então, nesse caso, o franqueado pode reduzir a necessidade de funcionários, pode trabalhar em sua casa com horários flexíveis, e se responsabilizar apenas por ser uma representante de vendas da franqueadora.

Vale lembrar

O franqueador é a pessoa que mais conhece sobre o produto. Por isso, em geral, costuma oferecer qualificação para os franqueados da sua marca.

Dessa forma, os vendedores ficam capacitados para interagir com os clientes e apresentar todos os benefícios do produto que vendem.

Vantagens de investir em uma franquia online

Existem muitas vantagens em investir em uma franquia online. Afinal, elas são franquias baratas e lucrativas, que podem existir em qualquer lugar, inclusive em cidades pequenas.

Além disso, os investimentos costumam ser mais baixos que o normal, fazendo com que o ramo da internet seja o lugar onde estão as melhores franquias para investir. Mas de maneira prática, quais vão ser as vantagens ao escolher começar uma franquia online?

Para começar, vamos pensar em porque investir em uma franquia, ao invés de começar sozinho. Primeiro, investir em uma franquia é uma boa alternativa para quem não tem muito capital para começar um negócio do zero.

Enquanto um e-commerce próprio envolve custos com plataforma, fornecedores, embalagens e envios, uma franquia envolve somente os custos de venda. Além disso, não existem os riscos com a criação do negócio, e o franqueado herda todo o conhecimento acumulado pela franqueadora.

Mais vantagens

Por outro lado, as vantagens do negócio existir somente na Internet são muitas. Assim, como já ressaltamos acima, os custos são muito menores, tanto para começar a investir, quanto para manter a franquia. Segundo, a jornada de trabalho é maleável, e pode ser adaptada de acordo com o interesse do franqueado.

Tempo poupado

Além disso, o seu tempo também será poupado, pois, não será mais necessário enfrentar horas de trânsito para ir e vir do seu emprego. Então, até mesmo a sua qualidade de vida pode aumentar com esse tipo de trabalho, sem diminuir seus lucros e possibilidade de crescimento em nada!

Quando investir em uma franquia de loja virtual?

Investir em uma franquia é uma boa alternativa para quem não tem muito capital para começar um negócio do zero. Enquanto um e-commerce próprio envolve custos com plataforma, fornecedores, embalagens e envios, uma franquia envolve somente os custos de venda.

Por isso, é correto afirmar que nem todo negócio está disponível para ser uma franquia, até por não ser um negócio viável. Nesse sentido, pense em uma estação de tratamento de efluentes: além de não ser algo rentável, não é algo procurado com frequência, portanto, ter uma franquia desse tipo não seria lucrativo para a franqueadora e nem para o franqueado.

Além disso, ter uma franquia de loja virtual diminui os riscos de entrada no mercado. Isso porque as franquias são disponibilizadas a partir de um estudo profundo sobre o público-alvo e a concorrência. Em suma, caso você opte por criar um e-commerce do zero, terá que realizar toda essa análise por conta própria.

Como escolher o tipo de franquia de loja virtual para trabalhar?

Agora que você já sabe tudo sobre franquias online, está na hora de começar a sua. No entanto, em meio a tantas possibilidades, é difícil saber como fazer a escolha certa. Afinal, tudo depende do seu interesse pessoal, para investir em uma área com a qual você se identifique.

Tendo tanta variedade de franquia, é difícil saber como fazer a escolha certa. Afinal, tudo depende do seu interesse pessoal, para investir em uma área pela qual você se interessa.

Conheça o mercado

Além disso, antes de bater o martelo sobre a franquia, é preciso conhecer o mercado com profundidade e entender se, de fato, é possível colher tantos frutos quanto o responsável pela franquia informa.

Assim, para te ajudar a escolher da melhor maneira possível onde colocar todos as suas economias e esforços, fizemos uma lista completíssima com as melhores franquias online disponíveis no mercado brasileiro. Tem franquia para todos os gostos. Então, acompanhe abaixo:

65 exemplos de franquias online

1. Achei no Pão

A Achei no Pão é uma franquia de publicidade em sacos de pão. Assim, ela disponibiliza anúncios com QR code nos sacos de papel de padarias. O investimento inicial é baixo, a partir de R$ 4.750.

2. Acqio

A Acquio é uma empresa que oferece soluções financeiras para outros comerciantes. Dessa forma, o investimento inicial é de R$17.500.

3. Ahoba viagens

A Ahoba viagens é uma franquia de agências de turismo, com investimento inicial na casa dos 3 mil reais.

4. Aiqfome

É uma rede de delivery de comida, com investimento entre RS 12.000 a R$ 55.000.

5. Alfred Delivery

A Alfred Delivery é uma franquia de entrega de todos os tipos de produtos. Assim, o investimento inicial pode ser entre vários valores, desde uma quantia média até uma quantia alta. Dessa forma, os preços vão de R$ 20.000 a R$ 250.000.

6. Amaze Travel

É uma rede de operadoras de intercâmbio e turismo jovem brasileira. Ela já possui mais de 100 mil unidades em todo o Brasil.

7. Avec

A Avec é uma franquia de estética que propõe soluções para salões de beleza. Assim, seu investimento começa com R$ 25.000.

8. Barela

A Barela é uma empresa de pequeno a médio porte na área de seguros de saúde. Dessa forma, ela possui 32 unidades no estado de SP e seu investimento está na casa de 20 mil reais.

9. Beblue

A Beblue é uma franquia de criptomoedas, que proporciona formas de pagamento alternativas por meio do app.

10. Bellaza

A Bellaza é a maior franquia no segmento de beleza no Brasil, que comercializa maquiagens.  Portanto, o investimento inicial é baixo, a partir de R$ 9.000.

11. Bioflora Suplementos Naturais

A marca possui o conceito de cuidar da saúde das pessoas por meio de suplementação natural e balanceada. Dessa forma, o investimento inicial é na casa dos 7 mil reais.

4. Biup

A Biup é uma plataforma de cursos online, voltada para a educação e para o desenvolvimento humano. Assim, o investimento inicial é de R$ 8.000.

13.  BMZ

É uma franquia de concessionárias de carros online, sem a necessidade do espaço físico. Então, o investimento inicial é de R$ 30.000.

14.  Brasil Nutri Shop

Se trata de uma franquia fitness, que comercializa suplementos e acessórios esportivos. Assim, para a Brasil Nutri Shop, o investimento começa a partir de R$ 9.000.

15.  Busca Clientes

É uma plataforma de criação de contatos comerciais com investimento a partir de R$ 22.500.

16.  Bye Bye Paper

É uma franquia na área de digitalização e gestão de conteúdo. Assim, o investimento é a partir de R$ 25 mil.

17.  Ceofood

É uma rede de aplicativo de entregas no ramo de alimentação. Dessa forma, o investimento inicial é de 25 mil.

18. Cidade no ar

Se trata de uma franquia de comunicação das necessidades estruturais de uma cidade. Então, o investimento começa a partir de R$ 1.900.

19.  Clube Turismo

Franquia especializada em agenciamento de viagens. Assim, para ela, o investimento inicial é de R$ 6.000.

20.  Comics Camisetas

A Comics Camisetas é uma franquia especializada na personalização de camisetas, com estampas diferenciadas no mercado.

21.  Cosmetic Green

A franquia Cosmetic Green é especializada em estética, beleza e cosméticos, o papel do franqueado é comercializar os principais produtos cosméticos, através de uma loja virtual.

22.  Cuidador Virtual

A franquia Cuidador Virtual é uma empresa de teleassistência para idosos.

23.  Dank Idiomas

A Dank Idiomas é uma escola de idiomas virtual que oferece diversos idiomas, através de uma atenção individualizada para o aluno. Assim, nela, o investimento começa no valor de R$ 6.500.

24. Delivery Much

É uma franquia de entrega de alimentos, que já possui mais de 150 unidades no Brasil. Então, inicie nessa franquia com R$ 47.000.

25.  Distrito Digital

A Distrito Digital é uma rede de franquias especializada em estratégias de marketing digital. Assim, o investimento começa com R$ 6.000.

26. Doutora Limpeza

É uma franquia que presta serviços de limpeza residencial e comercial. Dessa forma, o investimento começa a partir de 25 mil reais.

27.  Doutores da Web

A Doutores da Web é uma franquia de tecnologia, que trabalha com marketing digital. Então, possui 17 unidades e investimento inicial de R$ 22.500.

28. É Seguro Corretora

Franquia de corretoras de seguros associada à ABF franchising e fundada em 2006, a É Seguro possui o investimento inicial por volta de 20 mil reais.

29.  Echosis

A Echosis é uma das mais famosas franquias de marketing digital do Brasil, ela trabalha também com criação de sistemas e sites. Assim, o investimento começa a partir de 25 mil reais.

30.  Elefante Verde

O Elefante Verde é uma franquia de marketing digital. Assim, o intuito dessa franquia é ajudar pequenas e médias empresas a entrar na Internet. Ainda, ela oferece o sistema de microfranquia, que tem investimento a partir de 13 mil reais.

31.  Em Conexão Sistemas

A Em Conexão é uma franquia de tecnologia que surgiu em 2013, também com o intuito de conectar empresas com as novas tecnologias. Assim, tem sua sede em Sergipe, e investimentos a partir de R$ 4.500.

32.  Encontre Sua Viagem

Fundada em 2011, a Encontre Sua Viagem é uma rede de agências de viagem que oferecem pacotes completos de viagens. Dessa forma, ela possui a modalidade física, que conta com loja, e a modalidade apenas online, que possui o investimento inicial de 12 mil reais.

33.  Especialista do Lar

A Especialista do Lar é uma franquia fundada em 2015 no estado de SP, especializada em obras e reformas. Assim, o investimento gira em torno de R$ 75 mil.

34.  360 Franchising

A 360 Franchising é uma franquia voltada para a consultoria no mercado de franquias. É isso mesmo, ela é especialista no ramo que atua. Assim, ela trabalha com análises de franqueabilidade, formatação de franquias etc.

35.  FlyWorld

A Fly Word é uma franquia de turismo, que oferece o serviço de agência de viagens. Nesse sentido, ela já possui mais de 20 unidades e foi fundada em 2013. Dessa forma, o investimento começa a partir de R$ 18.250. 

36.  Franquias do Futuro

O grupo Franquias do Futuro foi o pioneiro no ramo de franquias online no Brasil, e possui o investimento inicial de 8 mil reais.

37.  Gigatron

Franquia de Tecnologia, a Gigatron é uma empresa especialista em softwares que começou em 2012. Assim, para comprar uma franquia dessa marca, o valor inicial é de 10 mil reais.

38. Go Pop

Fundada em 2008, a Go Pop é uma franquia que oferece a criação de guias comerciais de cidades, no formato virtual. Então, para investir, é necessário desembolsar a partir de R$ 3.750.

39. Go Next

Com sede no Paraná, a Go Next é uma empresa de sistemas de governança e sucessão familiar. Assim, o investimento começa com 50 mil reais.

40.  Guia-se Negócios Pela Internet

É uma franquia de tecnologia e marketing digital, que já possui mais de 130 unidades no Brasil. Dessa forma, o  investimento começa com 25 mil reais.

41.  Help Digital

A Help Digital é uma franquia de tecnologia que oferece aos clientes diversas soluções em TI. Assim, para usar essa marca, o valor mínimo é de R$ 12.500.

42.  Hostnet

A Hostnet é uma empresa que faz a hospedagem de sites e registros de domínios na Internet. Dessa forma, 0 investimento mínimo é de 25 mil reais.

43.  Hub in Touch

Iniciada no mundo do franchising em 2018, a Hub in Touch é uma empresa de comunicação e informática. Ela proporciona que empresas consigam o contato de possíveis clientes e enviem publicidade para eles. Assim, o investimento inicial é de 20 mil reais.

44.  Inoivando

A Inoivando é uma empresa de marketing digital voltada para empresas de casamentos. Nesse sentido, ela faz com que essas empresas sejam mais vistas no meio digital. Assim, o investimento começa a partir de 20 mil reais.

45. Ip School

Franquia de Educação, a Ip School é uma empresa de escolas de idiomas online para pessoas a partir de 6 anos. Então, para investir, é necessário R$ 33 mil.

46. J Joias

Essa franquia prova que com um investimento baixo, é possível embarcar no mercado de luxo. Assim, a J Joias é uma empresa de venda de acessórios luxuosos na qual é possível ingressar com apenas 13 mil reais.

47.  Ligue Site

A microfranquia Ligue Site é associada à ABF Franchising, e possui mais de 100 unidades não só no Brasil, mas em outros países. Por isso, ela é voltada para o ramo do marketing digital e possui o investimento mínimo de 35 mil reais.

48.  Los Mex

A Los Mex é uma franquia de cozinha mexicana criada em 2014. Assim, o investimento pode começar a partir de 85 mil reais.

49.  Louyt

A Louyt é uma empresa de digital mobile, com investimento inicial de R$ 19 mil reais.

50.  Mazze Semi Joias

Uma franquia de semi joias online, a Mazze é uma das empresas mais importantes no ramo no Brasil. Sua sede é em Curitiba, e o investimento mínimo é de apenas 9 mil reais.

51.  Meu Lado Natureba

Franquia online de produtos naturais a partir de R$ 9 mil.

52.  Miarte

Franquia de sites de sapatos com investimento a partir de R$ 50 mil.

53.  Multivix

A Multivix é uma franquia de educação com uma rede de faculdades de ensino presencial e remoto. Nesse sentido, o investimento mínimo para a franquia online é de R$ 15 mil.

54.  Natural Quality

Franquia de importação e exportação de suplementos nutricionais e vitaminas. Assim, o investimento inicial é de R$ 140.000.

55.  Noexcuse

A Noexcuse é uma franquia de tecnologia especializada em marketing digital com investimento inicial de 15 mil reais.

56.  Nys Collection Eyewear

É uma marca americana de óculos de sol e grau e acessórios pessoais. Dessa forma, ela está presente em mais de 500 unidades no mundo e, no Brasil, conta com 50 unidades. Assim, para adquirir a sua, o valor mínimo é de 79 mil reais.

57.  Omiexperience

A Omiexperience é uma franquia de tecnologia que gerencia arquivos na nuvem de empresas. Ela é um dos melhores exemplos das vantagens de ter um franquia de tecnologia, porque é a maior franquia de softwares da América Latina. Assim, o investimento inicial dela é de R$ 70 mil.

58.  Portal da cidade

O Portal da Cidade é uma microfranquia de comunicação ideal para jornalistas e publicitários. Nesse sentido, ela promove sites de notícias na cidade onde o franqueado está. Por isso, é uma franquia ideal para cidades pequenas. Assim, investimento mínimo é de 10 mil reais.

59.  RH Franquia Online

Franquia de apoio a empresas com um RH remoto. Ela faz seleção de novos funcionários e gestão de pessoas, por exemplo. O investimento inicial é de 9 mil reais.

60.  Sandaliaria

A Sandaliaria é uma franquia de venda de sapatos com investimento a partir de R$ 59 mil.

61.  TemUsados

A Tem Usados é uma franquia online de venda de carros e veículos usados. Ela existe desde 2009, e para investir, é necessário no mínimo 15 mil reais.

62.  UaiRango

A Uai Rango é uma franquia de alimentação mineira, fundada em São João Del Rey, que faz delivery de uma maneira mais fácil. O investimento começa a partir de R$ 5.000.

63. Viaprevseg

A Viaprevseg é uma franquia jovem, que iniciou no ramo do franchising em 2021, responsável pelo recebimento administrativo de benefícios do INSS e seguros. Para investir, é possível começar com R$ 17.000.

64.  Web4

Uma empresa que oferece serviços digitais, como marketing digital. O valor para adquirir essa franquia começa em R$ 5.000.

65.  Zupy

A última empresa de nossa lista, trabalha com marketing voltado para pequenas empresas, mobile e de proximidade são as opções mais comuns oferecidas por eles. Você pode fazer parte disso, investindo a partir de R$ 15.000.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são as franquias online, e já conhece a maioria das que existem no Brasil, já pode se iniciar no negócio. Afinal, com esse modelo de franquia você pode alcançar ótimos resultados com baixos custos e comodidade. Gostou do nosso conteúdo? Então, continue nos acompanhando nas redes sociais!

Gostou do nosso conteúdo? Então agora é só conhecer as franquias pela qual você se interessa e começar a investir agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário