Veja o que você precisa saber sobre franquia online

4 minutos para ler
o que você precisa saber sobre franquia online

O fato curioso é que não existe uma definição única para franquia. Mas, de maneira simplificada, podemos dizer que é uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de produtos e serviços e que a franquia de negócio formatado (Business Format Franchising) é a que melhor tem representado os sistemas comercializados hoje em dia. Hoje reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre franquia online.

Esse modelo caracteriza-se pela existência de um contrato, no qual uma empresa dona de uma marca ou patente (franqueador), usa o sistema de franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido e testado por ela.

No entanto, para reproduzir de maneira correta o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem sucedido, o franqueado deve receber orientação para a instalação e operação da unidade franqueada.

Sendo assim, o franqueado deve manter o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos.

Atualmente, um grande número de empresas oferecem franquias virtuais para quem procura uma maneira de empreender online. Logo, essas empresas atuam nos mais variados segmentos e cada vez mais chamam a atenção devido o baixo custo operacional.

O que é uma franquia de loja virtual?

Ter uma franquia de e-commerce significa ter o direito de vender online os produtos de uma determinada marca. Portanto, por meio desse tipo de negócio você pode oferecer manutenção de chiller ou até mesmo assoalho de madeira, por exemplo.

O diferencial deste modelo de negócio é o investimento inicial baixo, já que a alternativa não precisa necessariamente de um ponto comercial físico.

Aliás, diversos empreendedores trabalham por conta própria, na modalidade Home Office e com horários flexíveis.

Além disso, quem tem uma franquia de loja virtual não precisa se preocupar em ter um espaço para estocar as mercadorias, uma vez que o envio dos produtos aos clientes é de responsabilidade dos donos da marca.

Como funciona a franquia de loja virtual?

Antes de mais nada, a dedicação do franqueado precisa ser focada para atrair os clientes para o e-commerce e vender os produtos.

O franqueado não precisa se envolver com a parte operacional do negócio. Contudo, após realizar uma venda, o responsável por embalar e enviar o produto ao endereço do cliente é o gestor da marca, que recebe o nome de franqueador.

Vale lembrar

O franqueador é a pessoa que mais conhece sobre o produto. Por isso, em geral, costuma oferecer qualificação para os franqueados da sua marca.

Dessa forma, os vendedores ficam capacitados para interagir com os clientes e apresentar todos os benefícios do produto que vendem.

Quando investir em uma franquia de loja virtual?

Investir em uma franquia é uma boa alternativa para quem não tem muito capital para começar um negócio do zero. Enquanto um e-commerce próprio envolve custos com plataforma, fornecedores, embalagens e envios, uma franquia envolve somente os custos de venda.

É correto afirmar que nem todo negócio está disponível para ser uma franquia, até por não ser um negócio viável. Pense em uma estação de tratamento de efluentes: além de não ser algo rentável, não é algo procurado com frequência, portanto, ter uma franquia desse tipo não seria lucrativo para a franqueadora e nem para o franqueado.

Além disso, ter uma franquia de loja virtual diminui os riscos de entrada no mercado. Isso porque as franquias são disponibilizadas a partir de um estudo profundo sobre o público-alvo e a concorrência. Em suma, caso você opte por criar um e-commerce do zero, terá que realizar toda essa análise por conta própria.

Como escolher o tipo de franquia de loja virtual para trabalhar?

Tendo tanta variedade de franquia, é difícil saber como fazer a escolha certa. Afinal, tudo depende do seu interesse pessoal, para investir em uma área pela qual você se interessa.

Além disso, antes de bater o martelo sobre a franquia, é preciso conhecer o mercado com profundidade e entender se, de fato, é possível colher tantos frutos quanto o responsável pela franquia informa.

Gostou do nosso conteúdo? Então agora é só conhecer as franquias pela qual você se interessa e começar a investir agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário