ABF Franchising: conheça sua importância para o setor de franquias

10 minutos para ler

Com mais de 30 anos de história de atuação no Brasil, a ABF Franchising (Associação Brasileira de Franchising) é uma organização sem fins lucrativos. Nesse sentido, seu principal objetivo é o processo das atividades do mercado de franquias no país.

A ABF Franchising conta com uma seccional na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, possui unidades regionais no Nordeste, Sul, Minas Gerais e interior de São Paulo. Atualmente, está investindo em seu crescimento para territórios internacionais. Assim, na associação são realizadas diversas atividades para franqueadores e franqueados e parceiros que atuam no setor de franquias.

Então para te ajudar a entender a importância da ABF para quem está ou pretende entrar nesse mercado, criamos este post. Abaixo estão listados os benefícios oferecidos pela Associação Brasileira de Franchising para seus associados. Então, continue a leitura e descubra!

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

O que é franchising?

Franchising é o termo em inglês utilizado para denominar as franquias. Basicamente, é o ato de franquear, ou seja: uma empresa comercializa com outros empreendedores o uso de sua marca, para que estes abram filiais em várias partes do país ou do mundo. Trata-se de uma estratégia de expansão de um negócio, com benefícios para o franqueador e para o franqueado.

Essa já é uma receita de sucesso não só no Brasil, como no mundo. Existem várias franquias para investir no país, e métodos para ter uma franquia barata e lucrativa. Mas é simples assim? Qual é a regulamentação para pessoas que querem franquear? Existe um órgão que ampara esse tipo de comércio brasileiro?

Existe sim, e é sobre isso que vamos desenvolver nesse post. O Brasil possui uma lei de franquia, já que o crescimento acelerado do Sistema de Franchising tornou necessária a criação de uma legislação para o ramo. Dessa forma, ela é representada pela Lei nº 8955/94, específica para essa área. Mas não é só isso. Nesse sentido, a ABF é um dos órgãos mais importantes de regulação de franquias no mundo, e vamos falar sobre ela.

ebook sobre formatação de franquias

O que é a ABF?

A Associação Brasileira de Franchising, ou ABF, foi criada em julho de 1987 no Brasil, e é uma instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover a cultura do franchising e de contribuir com o desenvolvimento do mercado de franquias no país. Dessa forma, nela, são realizadas diversas atividades para franqueadores e franqueados e parceiros que atuam no setor de franquias.

Ela é responsável por criar uma rede de colaboração entre profissionais do ramo no país, e por apoiar, instruir e representar o franchising neste território. Sendo assim, a instituição representa um grande expoente na formatação de franquias e para a consolidação de negócios de sucesso. Além disso, a ABF Franchising pode contribuir para que os negociadores façam um melhor geomarketing e entenda bem sua COF. Ainda não sabe o que esses termos significam? Então, clique abaixo para compreender alguns dos termos básicos da construção de uma franquia de sucesso:

O órgão é considerado o segundo maior do setor no mundo. Ele vem contribuindo com o desenvolvimento e crescimento do mercado de franquias no Brasil. A Associação tem uma sede em São Paulo capital, uma Seccional na cidade do Rio de Janeiro e também é apoiada por regionais no interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Por isso, como você pode ver, a ABF é uma referência do franchising no mundo e um grande apoio para você, franqueador ou franqueado.

História da ABF Franchising

Há 35 anos, a ABF Franchising foi criada por um grupo de empresários que decidiu apostar no ramo de franquias, mesmo em um cenário econômico instável que ocorria na época. Nesse momento, só existiam 11 franquias no Brasil. O país passava por um momento difícil, logo após a implementação do Plano Cruzado, no governo de José Sarney. Dessa forma, enfrentávamos uma inflação crescente, que chegaria a 363% naquele ano.

Mesmo assim, o mercado de franquias pareceu promissor, e o investimento deu certo. A ideia inicial da ABF era de determinar regras e normas para o franchising, para que houvesse sempre ética profissional na atuação de empresários e franqueados, e essa continua sendo uma das principais preocupações da instituição.

Outro marco importante foi a união da ABF com a Associação de Franchising Brasileira (Afrab), em 2007. Como a instituição ficava no Rio de Janeiro, a ABF passou a ter uma seccional importante no estado, o que a tornou ainda mais forte, e a única no ramo de franchising no Brasil.

Quais os objetivos da associação?

O principal objetivo da ABF é o progresso do mercado de franquias no Brasil. Dessa forma, ela realiza esse serviço por meio da dispersão da cultura do franchising no setor nacional e internacional.

Mas o que eu tenho a ver com tudo isso?

Você que quer fazer parte do mundo do franchising, pode se beneficiar muito do trabalho da ABF. Nesse sentido, a Instituição oferece cursos e eventos para quem quer franquear. Além disso, você pode se tornar um associado, e participar das reuniões abertas que são realizadas, que criam um ambiente de debate sobre os assuntos do setor. A ABF Franchising também possui diversos acordos com bancos nacionais, o que pode facilitar transações dos franqueados e franqueadores. Possui também um convênio com a Apex-Brasil, um projeto que estimula o crescimento da exportação do franchising brasileiro.

Outra importante atividade é o relacionamento com instituições públicas e privadas, como a imprensa, possibilitando a criação de novas parcerias para os associados. Mas o mais importante, e que você não pode ficar de fora, são das feiras promovidas pela ABF, o selo de excelência, e o prêmio franchising, que você pode concorrer.

Feiras da ABF

A ABF Franchising Expo é uma feira de exposição de franquias que ocorre todo ano, promovida pela ABF. Ela é considerada a maior feira de franquias, e conta com centenas de marcas expositoras em praticamente todos os segmentos. Lá, você vai ver franquias de alimentação, franquias de energia solar, franquias de estética, franquias de saúde etc. Você pode participar como um expositor de franquia, ou somente assistir.

São quatro dias de evento, com mais de 400 marcas, aulas gratuitas, geração de conteúdo e networking, e conhecimento de muitos modelos de negócio. Ficou interessado? A próxima edição acontece em jungo, e você pode participar:

botão

Qual a importância de ter uma franquia associada à ABF?

Oferece o apoio e as informações necessárias aos seus associados para o desenvolvimento do mercado de franquias no Brasil e no mundo.

Além disso, disponibiliza um calendário anual de eventos e cursos, focado na melhora dos franqueados e franqueadores, além dos parceiros do setor.

Também promove reuniões e debates sobre ideias para o mercado de franquias e, desse modo, estimula a movimentação e as inovações no segmento.

O que é o Selo de Excelência da ABF Franchising?

Toda empresa que se destaca em seu setor merece um reconhecimento e é esse o papel do Selo de Excelência da ABF. A associação atesta a qualidade dos serviços de suporte prestados pelas principais empresas do setor no país, reconhecendo os franqueadores que mais contribuíram para o desenvolvimento e expansão de seus franqueados.

O selo é concedido anualmente em três categorias que se distinguem pelo tamanho e tempo de atividade da franqueadora. São elas:

  • Pleno: para empresas com no mínimo 3 anos de  operação ou mais de 10 franqueados;
  • Sênior: mínimo de 5 anos de atividades ou mais de 30 franqueados;
  • Master: empresas com mais de 10 anos de atividades ou mais de 60     franqueados.

Para receber o selo, a franqueadora precisa obter uma nota superior a 75% da nota máxima da categoria.

Qual a relevância da ABF Franchising para o setor de franquias?

O órgão é considerado o segundo maior do setor no mundo. Vem contribuindo há 30 anos pelo desenvolvimento e crescimento do mercado de franquias. Apesar do ambiente de instabilidade e crises econômicas, como as que ocorreram no Brasil, os resultados são positivos.

Enfim, é uma referência no setor, como você pôde ver ao longo deste post. Por isso, associe a sua franquia a ela. Pois, assim como participar dos eventos sobre o mercado, essa é uma ação fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.

Portanto, agora que você já entende a importância da ABF Franchising, assine a nossa newsletter! Dessa forma, você receberá mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail.

Prêmio ABF franchising: como conseguir?

O prêmio da ABF é um indicador de excelência dada à empresa franqueadora por seus parceiros franqueados. Se trata de um prêmio muito concorrido, e que concede muito destaque à franquia, constatando seu sucesso.

Para se candidatar, você pode inscrever sua franquia no site da ABF, mas é necessário corresponder a alguns requisitos:

  1. Ter um contrato com a ABF há pelo menos dois anos; 
  2. Ser associado à ABF há pelo menos um ano; 
  3. Estar em dia com suas obrigações com a ABF; 
  4. Ter, no mínimo, 5 franqueados; 
  5. Ter, no mínimo, 10 unidades franqueadas funcionando; 

As melhores franquias são contempladas com este prêmio, e é uma meta para você, que está começando agora. Mas não desanime pensando que sua franquia está longe de chegar em um alto patamar e conseguir reconhecimentos como este prêmio. Consultorias como a Goakira estão aqui para te ajudar, com experiência e conhecimento. Comece uma consultoria de franquia agora mesmo!

Consultoria de confiança

Conclusão

Se você está começando no ramo de franquias e quer ter uma franquia de sucesso, está na hora de começar seu contato com a ABF. A instituição funciona no Brasil há mais de 30 anos e cria uma rede de contato entre empresários de todo o país entre si e com o mundo afora.

Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Gostou do texto e quer ficar por dentro de mais dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário