Melhores franquias para investir: entenda quais são as melhores opções

33 minutos para ler

As melhores franquias para investir são negócios buscados por todos, como uma caça ao tesouro. Afinal, quando você investe em um bom negócio, o retorno é muito recompensador. Com o início de um novo ano se aproximando, é comum pensar em como mudar de vida na nova etapa que está por vir. 

Como se tornar seu próprio chefe, fazer seu dinheiro render, ou simplesmente começar a trabalhar com o que você ama. E tudo isso pode vir por meio do ingresso no mundo do franchising. Nesse sentido, franquear é uma das experiências mais seguras e lucrativas disponíveis no mercado e, brasileiro, e isso faz com que muitas pessoas se perguntem: como investir em uma franquia? Ou ainda, quais são as melhores franquias para investir? 

Tudo isso varia de caso para caso, e a melhor franquia para investir é aquela que mais corresponde à sua necessidade. Mas, definitivamente, apostar no franchising é uma ótima ideia. Se você precisa de ideias de qual franquia investir, te damos várias opções neste artigo, além de um guia sobre como escolher uma franquia. Venha conosco!

Melhores franquias para investir

Conceitos básicos do franchising

Antes de entrarmos propriamente nas melhores franquias para investir, é importante que você conheça o mundo do franchising, com propriedade sobre os conceitos e termos utilizados para designar ideias importantes.

Afinal, para conseguir investir em um bom negócio, é preciso conseguir compreender por si mesmo como esse negócio funciona, e como está em comparação aos outros no mercado. Por isso, acompanhe um guia rápido dos principais conceitos do franchising, e seus significados.

O que é uma franquia?

Franquia é um termo bastante utilizado nos dias atuais, mas antes de saber quais são as melhores para se investir, é necessário conhecer o que é esse modelo de negócio e quais são os conceitos importantes acerca dele. Portanto, vamos começar com o mais importante, o que é uma franquia?

Franquia é um modelo de negócio em que um franqueador cede ao franqueado os direitos de uso de patente ou marca, comercialização exclusiva de produtos e serviços, ou semiexclusiva. Além de modelo de governança, tecnologias aplicadas, remuneração, estrutura, entre outros. No entanto, a unidade não é propriedade do franqueador, mas do franqueado, bem como lucros e administração. Também não é considerado vínculo empregatício. O modelo de franquias depende então do interesse e cooperação de duas partes: franqueador e franqueado.

Franqueador

O franqueador é a pessoa jurídica detentora dos direitos de uma marca, patentes, formato, know-how ou modelo de negócio que irá fazer a concessão desse ativo para um terceiro, recebendo por ele um valor acordado.

Franqueado

O franqueado, por sua vez, pode ser uma pessoa física ou jurídica que compra os direitos de utilização de uma marca e tudo que corresponde a esse produto, a fim de abrir um negócio com as mesmas características do original, chamada de franquia. Pela concessão desse direito, este paga o valor que foi acordado com o franqueador. É responsabilidade do franqueado seguir o modelo comprado, de acordo com o estipulado em contrato.

invista em franquias; Melhores franquias para investir

Investimento inicial / taxa de franquia

A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueado ao franqueador para ingressar no negócio. É paga na abertura do contrato, tanto como valor pela utilização dos direitos da franquia, quanto para recompensar o franqueador pelos custos que porventura tenha nos serviços iniciais oferecidos para abertura da unidade. Há algumas franquias que cobram também pela renovação do contrato. 

No entanto, o investimento inicial não se limita à taxa de franquia. Há os gastos de abertura física do negócio, contratação de funcionários, produtos ou ferramental, afinal, toda a infraestrutura necessária, além de gastos comuns para abertura de empresa. Os franqueadores, em geral, conhecem a amplitude dos custos iniciais totais e informam ao franqueado tudo que for conhecido.

Tempo de retorno

Toda empresa, independente do tipo, seja próprio, franquia, filial, gasta um tempo para que o dinheiro investido seja recuperado, o que não se baseia somente no faturamento, pois os gastos, fixos e variáveis que se mantém em todo tempo, variam para cada unidade. Por exemplo, o aluguel tem valores que variam de acordo com a localização, tamanho e infraestrutura do espaço, preço médio da cidade e outros. E esses dificilmente poderiam ser tomados de forma genérica ao se estimar o tempo que levará para um empreendimento gerar lucro. Por esses motivos, as franqueadoras determinam um prazo médio de retorno, mas que irá variar especialmente de acordo com o desempenho próprio da unidade frente às variáveis que ela deverá considerar.

Faturamento médio mensal

O faturamento médio mensal é o valor esperado de faturamento para uma unidade, baseado no histórico das franquias daquela marca. Esse valor também irá sofrer variações de acordo com o desempenho da unidade, mas o valor obtido pela franqueadora busca trazer a informação mais confiável para o empreendedor que está começando, para auxiliá-lo em sua tomada de decisão. 

Lei de franquias

A lei 13.996/2019 estabelece as diretrizes para acordo entre franqueador e franqueado, todas as responsabilidades de cada uma das partes. Essa lei substituiu a lei 8.955/1994, a primeira lei específica para o Franchising, criada em razão da expansão do setor nos anos 1990. Ela determina que a COF (explicada a seguir) deverá ser entregue ao franqueado em prazo superior a 10 dias da assinatura do contrato ou de qualquer pagamento.

A Lei de Franquias, no entanto, não é rigorosa na forma como se dará o acordo entre as partes e permite que alguns itens e cláusulas sejam formulados de acordo com o acertado entre as partes, desde que sejam cumpridos os requisitos obrigatórios.

atualizar IJs

Royalties

Royalties são pagamentos feitos para utilização de um recurso do qual não se tem a propriedade. Esse pagamento é feito pelo franqueado para utilização dos direitos de marca. Geralmente esse valor é um percentual sobre o faturamento, no entanto não são todas as marcas que cobram esse valor.

ABF franchising

Entidade sem fins lucrativos existente no Brasil desde o ano 1987, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a instituição do país responsável por gerir e representar o sistema de franquias brasileiro. Seus principais objetivos são promover e fomentar o setor de franquias, não somente no país, mas também internacionalmente. 

A ABF franchising faz diversas ações que busquem a melhoria contínua do setor, bem como sua manutenção e qualidade, como seminários, cursos e até mesmo uma pós-graduação em Gestão de Franquias.

Empresas que desejam iniciar seu processo de abertura de franquia não necessitam obrigatoriamente se associar à ABF franchising, no entanto, fazê-lo torna-se um diferencial significativo para essa empresa, pois transmite a credibilidade de uma instituição de importância no cenário nacional e respeitada internacionalmente. A instituição conta com mais de 1,5 mil associados, entre franqueadores, franqueados, fornecedores, consultores, entre outros.

COF

A Circular de Oferta da Franquia (COF) é o documento de maior importância para o início de uma franquia. Nele o franqueador apresenta as características e condições gerais do negócio ao possível franqueado. Uma das principais informações que deve ser encontrada na COF são os aspectos legais, responsabilidades e obrigações de ambas as partes. Por sua importância deverá ser um documento claro e completo, sendo uma das principais exigências contidas na Lei de Franquias.

Ao franqueador, deverá atentar-se para entregar esse documento ao franqueado com antecedência mínima de 10 dias da assinatura do contrato ou quaisquer pagamentos, sob risco de necessidade de devolução dos valores pagos pelo franqueado caso não cumprido. E ao franqueado, prestar também atenção a isso, à necessidade de uma leitura bem detalhada do documento, compreensão de todos os pontos e acordo bem firmado com o franqueador.

Dicas para encontrar as melhores franquias para investir:

Se você quer encontrar as melhores franquias para investir em 2024, precisa de alguns cuidados e conhecimentos, para conseguir ter o maior lucro e sucesso possíveis. Acompanhe algumas dicas para começar em uma das melhores franquias para investir:

Entenda sobre franchising

O franchising é uma forma de empreendedorismo com particularidades, pois é um modelo que funciona em rede. Existem regulamentações próprias e formas de funcionar muito específicas de franquear. Então, antes de entrar de cabeça numa das melhores franquias para investir, estude sobre franchising.

Converse com franqueados, leia sobre franquias, pesquise sobre, faça aulas online, conheça franquias específicas e entenda o conceito geral. Se você tiver oportunidade, visite, inclusive, feiras de franquias, como a feira da ABF franchising.

Todo esse conhecimento te dá mais propriedade para tomar melhores decisões e conseguir escolher entre as melhores franquias para investir.

Pesquise diversas marcas

Antes de decidir em quais as melhores franquias para investir, pesquise sobre diversas franquias. É muito importante conhecer e comparar marcas distintas, para perceber as vantagens e desvantagens de cada uma. Depois de descobrir com qual ramo você se identifica, pesquise diferentes franquias dele. Isso porque podem existir franquias com lucros melhores, taxa inicial mais baixa, ou tempo de retorno melhor. Saiba quais as melhores franquias para investir antes de tomar sua decisão.

melhores franquias para investir

Leia atentamente a COF

A Circular de Oferta de Franquia é o documento obrigatório para toda rede de franquias ter  e apresentar para todos os candidatos a se tornarem franqueados. É preciso ter muito conhecimento sobre as características da marca, seu histórico, seu planejamento para o futuro, seu posicionamento no mercado, etc. Na COF, você também encontra o contato dos franqueados e ex-franqueados. Ligue para eles e pergunte suas impressões sobre a franquia.

Se certifique de que a franquia é compatível com você

Alguns aspectos têm que ser observados antes de fechar negócio com uma franquia. Por exemplo, você é o tipo de empreendedor que quer colocar a mão na massa, ou prefere só administrar o negócio enquanto outros empregados trabalham para você? Existem franquias que se encaixam em cada um dos casos. Outros pontos semelhantes são decisivos para entender se a franquia é compatível ou não. 

Se você quer trabalhar na sua cidade pequena, sem ter que se mudar de casa ou cidade, terá que escolher uma marca para cidades pequenas, ou uma franquia online, em que você tenha um trabalho home-based. Além disso, é importantíssimo se identificar com o ramo da franquia – nada de trabalhar com o que não conhece ou não gosta, só visando lucros. Por exemplo, se você é um homem que nunca usou maquiagem e nem tem interesse no assunto, não abra uma franquia de cosméticos só porque vende!

É preciso que as condições de trabalho que a franquia oferece sejam compatíveis com seu plano de vida, horários e local de trabalho, dinâmica, ramo, planos financeiros, entre tantas outras coisas. Em outros casos, você tem o dinheiro para investir numa franquia, mas precisa de retorno rápido, e ela não oferece isso. Nesses casos, é melhor não investir, e procurar alguma marca semelhante!

Esteja acompanhado por profissionais capacitados

Em linhas gerais, o franchising é uma forma mais fácil e segura de investir. Nele, você tem a vantagem de não ficar sozinho e ter a ajuda de uma franqueadora ao seu alcance. Porém, isso não impede que tenha riscos. Portanto, você precisa tomar todas as decisões com conhecimento e experiência, o que pode ser difícil de se ter no começo. Por isso, é sempre aconselhável buscar profissionais capacitados, principalmente nas fases iniciais de investimento.

O Grupo Goakira é um conglomerado de empresas que oferece todos os serviços necessários dentro do franchising e do varejo. Atuamos com anos de experiência e prêmios acumulados, criando muitos cases de sucesso! Já conquistamos 6 vezes o Selo ISO 9001 de qualidade. Atuamos com as diversas frentes do varejo e franchising, incluindo formatação de franquia, estudos de geomarketing, planejamento arquitetônico, design, live commerce, entre outros serviços. Entre em contato e teremos o prazer de fazer uma proposta. 

Consultoria de confiança

Se projete financeiramente

Antes de tomar a decisão de abrir uma franquia, e antes mesmo até de começar a pesquisar, é preciso saber quanto você pode investir. Antes de mais nada, faça sua reserva financeira, separando uma quantia para momentos de emergência. Garanta a sua sobrevivência com um dinheiro reservado para suas despesas. Só então, reúna o capital que você pode investir de uma vez. Veja o que é razoável para você, sem fazer sacrifícios que não geram retorno. E também se lembre de separar um capital de giro, para fazer a franquia funcionar até o retorno acontecer!

Melhores franquias para investir em 2024

Como falamos, as melhores franquias para investir são diferentes de acordo com as metas de cada pessoa, e de acordo com as diferentes situações. Então, descubra quais são as melhores franquias para investir em diferentes ocasiões:

Franquias de sucesso

Se você quer mesmo é ter muito sucesso e retorno financeiro, uma marca consolidada, e um negócio para a vida inteira, o melhor é abrir uma franquia de sucesso. Elas são aquelas que têm um reconhecimento nacional ou internacional, que ganharam prêmios, ou que estão entre as que têm mais unidades espalhadas. Geralmente, as grandes marcas estão inseridas aqui, mas possuem um investimento inicial muito alto.

  1. O Boticário

A marca O Boticário surgiu há 40 anos e marcou o Brasil como uma das maiores e melhores franquias para investir do país. Surgiu em Curitiba, Paraná. Tudo começa com empresas biofarmacêuticas que fabricam medicamentos. Até que um dia resolveu se aventurar no mundo da criação de fragrâncias e criou a primeira fragrância da marca, Acqua Fresca. O produto fez tanto sucesso que novas fragrâncias continuaram a ser produzidas.

O Boticário é uma marca especializada em fragrâncias, cosméticos e cuidados com a beleza. A marca oferece fragrâncias de qualidade a preços acessíveis em seu catálogo de mais de 850 itens.

Hoje, a empresa conta com 3.000 lojas franqueadas, e um de seus diferenciais é o compromisso com o sistema de franquias, que é um dos fatores que a ajudaram a alcançar seu sucesso hoje. A marca foi uma das pioneiras em adotá-lo no Brasil, o que permitiu que a fragrância se espalhasse e fizesse sucesso.

  • Investimento inicial: a partir de  R$ 110 mil
  • Retorno: 18-36 meses
  • Faturamento médio mensal: de R$80 mil a R$560 mil
  1. Cacau Show

A franquia Cacau Show é uma marca muito conhecida no país especializada em chocolates especiais e uma das melhores franquias para investir. Fundada em 1988, os chocolates caseiros da marca fazem muito sucesso entre os brasileiros e são vendidos na maioria das cidades do Brasil.

A marca decidiu abrir um modelo de franquia online, ou seja, distribuir microfranquias. Nela, os franqueados são responsáveis ​​pela distribuição dos produtos da marca em residências e empresas sem a necessidade de realizar um negócio físico. Disponível também na versão Quiosque, ideal para zonas de grande circulação em zonas fechadas como centros comerciais, universidades, paragens de autocarro ou centros comerciais, bem como Smart store, destinada a ser um ponto de encontro de clientes, da comunidade ou na rua para maiores movimentos.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80 mil
  1. Re/Max Brasil

Maior rede imobiliária do mundo, a Remax foi eleita a melhor franquia do Brasil para 2021. A marca foi fundada em Denver, Colorado, EUA e atua no Brasil desde 2009. Com mais de 8.000 unidades e 142.000 corretores no Brasil. 110 países. No Brasil, a marca possui 550 franquias e tem como slogan “Ninguém no mundo vende mais que a Remax”.

Visando ser uma das melhores franquias para investir, a marca busca atuar em três eixos: melhor atendimento, maior comissão do franqueado e maior rentabilidade do franqueado. Como resultado, todos ficaram felizes no final, criando um impulso para que a marca ganhasse amplo reconhecimento.

  • Investimento inicial: aproximadamente R$ 120 mil
  • Retorno: 18-24 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  1. Sorridents

A Sorridents é uma das redes de consultórios odontológicos mais conhecidas do mundo e a franquia mais premiada do setor no país, atendendo a quase 5 milhões de pacientes. Hoje, são 435 unidades franqueadas.

Fundada em 1995, a franquia de saúde, beleza e bem-estar já conquistou o Prêmio de Melhor Franquia do Brasil nove vezes, incluindo a última em 2021. A marca também já conquistou o Prêmio ABF de Excelência em Franquias 11 vezes, a última em 2022.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Retorno: entre 2 e 3 anos
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  1. Maria Brasileira

A franquia Maria Brasileira foi criada em 2013 e é uma das melhores franquias para investir no segmento de limpeza e cuidado do lar. Vencedora de 4 ABF Franchise Excellence Awards consecutivos e é a maior franquia de limpeza residencial da América Latina.

A empresa já possui 450 lojas em todos os estados brasileiros. A rede de sucesso atende mais de 60.000 serviços, 37.000 vendas online e atinge mais de 1 milhão de clientes por mês.

Limpeza, limpeza pós-obra, limpeza comercial e muito mais são alguns dos serviços oferecidos pela Maria Brasileira. Os franqueados podem escolher entre um modelo físico e um modelo de franquia online. O franqueado apenas administra a empresa e contrata pessoas para prestar serviços de limpeza.

  • Investimento inicial: entre R$ 42,9 mil e R$ 70,9 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses
  1. McDonald’s

Em 1930, Donalds e MacDonalds operavam uma loja na Rota 66 que servia fast food. Um pequeno menu incluía cachorros quentes que eram servidos rapidamente. No entanto, eles adicionaram hambúrgueres ao cardápio e fizeram muito sucesso. 

O McDonald’s é uma das cadeias de fast-food mais lucrativas e uma das melhores franquias para investir; a franquia digna de cofrinho gerou mais de US $ 10 bilhões em lucros durante o primeiro semestre de 2021. Desde sua criação em 1953, a marca se expandiu rapidamente. Atualmente, o McDonald’s pode ser encontrado em quase todos os países do mundo.

  • Investimento inicial: entre R$ 1,6 milhão e R$ 2,5 milhões
  • Retorno: 60 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
franquia McDonald's; melhores franquias para investir
  1. Spoleto

A marca Spoleto consolidou-se no mercado como a maior rede culinária do país, com uma história que supera 22 anos e números que demonstram o motivo de seu reconhecimento. Já são mais de 330 restaurantes no Brasil, alcançando quase todos os estados, com um faturamento médio anual de 1,86 milhões de reais.

Dentre as vantagens de se tornar um franqueado, pode-se contar a rede de distribuição de mercadorias de fabricação própria e as soluções de tecnologia da informação para o ponto de venda. Mas há ainda várias outras vantagens oferecidas pela empresa, como suporte ao primeiro processo seletivo, acompanhamento pré-operacional, gerenciamento diário de redes sociais, dentre outras.

  • Investimento inicial: entre R$ 1,6 milhão e R$ 2,5 milhões
  • Retorno: 60 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
  1. Chilli Beans

A Chilli Beans é atualmente a maior marca de óculos da América Latina e também uma das melhores franquias para investir do Brasil. Tendo recebido diversos prêmios ao longo dos anos, a marca se destaca pela sua forma de atendimento aos clientes, que sempre traz uma energia única que cativa a todos. São lançados semanalmente 10 novos modelos de óculos, não perdendo nunca a inovação, atualidade e relevância. Tudo isso sem falar na qualidade de seus produtos, que dão intenso valor à marca.

Há diversos modelos de negócios possíveis, lojas de rua e shopping, quiosque, Eco Chilli, uma loja feita com plástico reciclado, e ainda a Ótica Chilli Beans, com as mais diversas soluções em óculos de grau. Cada um desses modelos traz consigo algumas peculiaridades, tanto para os clientes quanto para o franqueado, mas aquilo que torna uma marca diferente das outras do mercado, pode ser encontrado em todas elas, qualidade e autenticidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Retorno: de 18 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal:
  1. Hering Store

Fundada há 140 anos por dois irmãos alemães em Santa Catarina, Carolina do Sul, a Hering é uma marca de roupas que desenha, confecciona e vende roupas adultas e infantis para todos. Hoje é a maior franquia de vestuário do Brasil e já está presente em diversos países da América Latina, com mais de 20 filiais no exterior.

Disponível na maioria dos shoppings e cidades do Brasil, a Hering oferece roupas básicas em tons sóbrios, materiais de alta qualidade e visual casual. Ele cobra royalties dos franqueados e taxas de publicidade. Para investir em uma franquia Hering, existem duas possibilidades. Há uma loja Hering tradicional e uma loja Basic.

  • Investimento mínimo: R$ 260 mil 
  • Retorno: –
  • Faturamento médio: –
  1. CNA

Com mais de 45 anos de experiência no mercado de franquias brasileiro, a CNA Franquias é uma empresa de excelência com mais de 600 unidades escolares no Brasil. Em suas décadas de existência, acumulou 30 selos de excelência da franquia ABF, sendo que o 30º foi conquistado em 2021. A marca é a única escola de idiomas da América Latina que possui material didático em parceria com a Disney, comprovando a qualidade do ensino CNA da ABF.

Além disso, uma franquia de idiomas é uma das melhores franquias para se investir porque a marca tem feito muito sucesso. 90% dos franqueados recomendarão a outros que participem e 80% dos franqueados abrirão novamente.

  • Investimento mínimo: R$ 95 mil 
  • Retorno: de 2 a 4 anos
  • Faturamento médio: –
  1. Bob’s

Você já tomou o famoso milk-shake do Bob’s? Ele é uma das maiores franquias de fast-food do Brasil, e foi fundada em Copacabana, em 1952. A marca concorre de frente com marcas de fast-food estrangeiras, com McDonald’s e Burger King. A marca serve sanduíches, batatas, sorvetes, etc. Existem alguns modelos de franquia que estão disponíveis: loja de rua, praça de alimentação, store in store e drive-thru. Invista na marca por:

  • Investimento inicial: R$ 957 mil
  • Faturamento médio mensal: R$70 mil
  • Prazo de retorno: a partir 36 meses
  1. China in Box

A China in Box é a maior rede de comida chinesa para viagem da América Latina, com mais de 150 unidades no Brasil. Surgiu no bairro de Moema, em São Paulo, em 1992, mas já estava na cabeça do proprietário muito antes disso.

A ideia nasceu em 1987, quando Robinson Shiba viajou para os Estados Unidos e percebeu uma grande demanda interna pela famosa comida chinesa em embalagens cartonadas. Por saber que esse modelo não existia no Brasil, viu ali uma oportunidade de negócio.

Foi assim que criou uma das franquias de maior sucesso do Brasil, que ingressou na ABF Franquias nos anos 2000 e conquistou 22 medalhas de excelência.

  • Valor do investimento: R$ 720 mil
  • Prazo para retorno: entre 3 e 4 anos
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 220 mil
  1. Havaianas

Havaianas é uma das maiores e mais famosas franquias do Brasil, hoje com audiência e popularidade internacional. O principal produto da empresa de 55 anos é o mundialmente famoso chinelo, ou sandália, como muitos chamam. Várias empresas tentaram, sem sucesso, replicar a borracha produzida pelas Havaianas em chinelos.

A marca é a maior referência no mercado de chinelos, respondendo por 80% das transações do setor. A marca tinha um patrimônio líquido de US$ 3,9 bilhões em 2018, tornando-se uma empresa multibilionária.

O diferencial da Havaianas é que ela espalhou a cultura do chinelo brasileiro para o mundo. Esse hábito não existe em países europeus ou em outros lugares por causa do frio. Porém, essa prática trará muito conforto e tranquilidade para quem a utilizar.

  • Investimento inicial: R$245 mil
  • Faturamento médio mensal: R$80 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  1. Burger King

O Burger King é a 15ª maior rede de fast food do Brasil. Possui mais de 15.000 locais em mais de 100 países diferentes. A empresa possui mais de 1242 localidades operando nas mais diversas cidades do Brasil, shopping centers e muito mais.

O restaurante de fast food McDonald’s começou a se popularizar ao mesmo tempo em que uma marca de hambúrguer norte-americana foi criada em 1953. Consequentemente, ocorreu uma das sagas mais competitivas e contínuas da história.

O Burger King foi fundado como uma lanchonete de fast-food em 1957. Seu sucesso levou ao desenvolvimento do sanduíche Whopper em 1961, que se tornou o principal produto do Burger King. Em seguida, rapidamente se espalhou para o franchising internacional em 1961.

  • Investimento inicial: R$1,7 milhões
  • Faturamento médio mensal: R$400 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  1. Only Mule

Franquia brasileira de sucesso, a Only Mule é uma franquia especializada em bebidas alcoólicas com receitas próprias. Foi criada em 2020, e desde então tem se espalhado pelo Brasil com uma proposta de um modelo operacional simples, fácil de aprender, e com necessidade de poucos funcionários. Além disso, cada unidade tem uma média de 30% de lucro, o que é bem acima da média. Por isso, talvez essa seja uma das melhores franquias para investir. Acompanhe:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Retorno: entre 10 e 18 meses. 
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  1. Subway

São mais de 40 mil unidades em mais de 100 países. A franquia de fast-food Subway tem uma proposta diferente, que é oferecer um sanduíche rápido, mas também saudável e personalizado. O cliente monta o sanduíche junto ao atendente, o que torna tudo ainda mais gostoso. 

No Brasil, a franquia Subway é também uma das maiores, ficando em sétimo lugar nesse colocação. São 1862 unidades da marca no país. 

E se você fica pensando que o Subway tem esse nome em homenagem aos metrôs, está errado. A marca foi criada em 1965 por dois cientistas, que primeiro denominaram a loja de submarine, e depois foi acrescido de “way”, para se tornar um nome mais comercializável.

  • Valor do investimento: R$ 400 mil
  • Prazo para retorno: 24 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: 80 mil reais

Franquias baratas para investir

Em algumas situações, você realmente que investir, mas não tem muito capital para investir. Você pode pensar que o franchising é só para quem tem grandes quantias disponíveis, mas você está enganado. Existem franquias baratas que tornam possível todos terem acesso ao franchising.

Geralmente, essas franquias baratas são as microfranquias, que são aquelas que têm o investimento inicial de até 3 vezes o PIB, e as minifranquias, que tem o modelo home-based e são ainda mais baratas.

  1. Bellaza

A Bellaza é a maior franquia de beleza do Brasil; é especializada em maquiagem online. Possui um modelo de minifranquia fácil de operar. A Bellaza tem mais de 100 franquias em todo o país – é parceira de outras marcas de cosméticos – e também há outras franquias da Bellaza em todo o país.

A Franquia Bellaza trabalha com um critério de produção que rende resultados notáveis ​​com facilidade. Isso torna mais fácil para muitos usar a franquia. A Franquia também exige que seus membros promovam o site e façam vendas.

A sede da Bellaza envia os produtos encomendados pela empresa direto para a porta do franqueado. Não há necessidade de se preocupar com a entrega dos itens, pois eles são enviados diretamente da sede. Para se tornar um franqueado Bellaza, basta ter acesso a um computador com internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$9.000
  • Faturamento médio mensal: R$5.000
  • Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
  1. Brasil Nutri Shop

Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos fitness e saúde da América Latina. A franquia utiliza o modelo digital para franchising de baixo custo, e seus franqueados trabalham apenas online. Esta marca se concentra na venda de produtos que adicionam nutrientes saudáveis ​​à dieta das pessoas e melhoram sua saúde geral.

A marca teve início em 2016 e está sediada em Curitiba-PR. Atua no modelo de negócio baseado em casa; os franqueados são responsáveis ​​apenas pela venda dos produtos. O franqueador lida com todos os outros aspectos da administração do negócio, incluindo entrega e estoque.

A franquia oferece produtos variados e de qualidade, de mais de 60 marcas diferentes. Eles trabalham com mais de 700 unidades da marca no Brasil. A Brasil Nutri Shop oferece suporte tanto para a empresa quanto para os franqueados. Isso inclui esclarecimento de dúvidas, auxílio em marketing e logística, além de treinamento inicial da empresa. As franquias podem esperar uma margem de lucro entre 15% e 20%, maior do que outras empresas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
  1. Café do Ponto

A franquia de padaria Café do Ponto foi criada em 1992 por um grupo de amigos cafeicultores que se reuniam sempre no mesmo local para tomar café. Eles apelidaram o local de “ponto do café”. Com o tempo, eles abriram uma torrefação que ganhou o nome de “café do ponto”, onde surgiu a marca.

O Café do Ponto está presente na maioria dos shoppings centers do Brasil, e faz parte do maior grupo de cafés e chás do mundo, o JDE – Jacobs Douwe Egberts. A marca foi chancelada 8 vezes com o selo de excelência da ABF franchising, desde 2014. O objetivo da franquia é vender um café que ofereça uma experiência única. Por isso, eles selecionam os grãos e produzem a bebida desde o começo.

  • Investimento: a partir de R$ 230 mil
  • Faturamento: aproximadamente R$ 70 mil 
  • Prazo de Retorno: de 24 a 36 meses
  1. Premiapão

A Premiapão é uma franquia de marketing e publicidade, que faz propagandas em sacos de pão. O método é considerado funcional pois o pão é consumido por todo mundo, e se trata de um produto sustentável, com baixo custo, e alto benefício. Além disso, as pessoas estão menos acostumadas com as propagandas em embalagens de pão, o que as torna menos desarmadas que para propagandas tradicionais, por exemplo, na tv. O franqueado trabalha de casa, recrutando novos clientes e criando as propagandas. Assim, ele pode ficar no home-office.

  • Investimento inicial: a partir de R $22,5 mil.
  • Faturamento médio mensal:
  • Retorno do investimento: – 
  1. Encontre Sua Viagem

Com mais de 500 unidades, a Encontre Sua Viagem é uma rede especializada em agências de viagem, oferecendo pacotes completos de passagem aérea, hotéis, seguro de viagem, guias turísticos, passeios, etc. A empresa é 100% brasileira, criada em Belo Horizonte. Nessa franquia de turismo, o franqueado pode trabalhar home-office ou ter uma loja física, atendendo clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
  1. Editora Mulher

A Editora Mulher é uma microfranquia especializada em produção editorial de livros. A marca é uma empresa afirmativa, que só aceita investidoras mulheres. As franqueadas trabalham de casa, oferecendo serviços como coautoria, impressão de livros, preparação editorial, acompanhando e buscando fazer a marca crescer.

  • Investimento inicial: R$ 10 mil
  • Faturamento Médio Mensal: de R$ 3 mil a R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses
  1. Kumon

Com sete décadas de existência, a Kumon é uma franquia de educação criada por um professor japonês, que desenvolveu seu próprio método de ensinamento. Para ele, repetir os conhecimentos e aprender sozinho são as melhores formas de aprender e fixar o conteúdo. O Kumn ofrerece aulas de portugês, matemática e inglês. Hoje, ele é a maior franquia de educação do mundo, tendo mais de 1,5 mil só no Brasil. 

24. Dogueria Perdizes

Marca recente mas que já ganhou seu espaço no setor de alimentação e no coração dos clientes, a Dogueria Perdizes é uma rede de franquias de hot dog que nasceu em 2017. Oferece um cardápio variado e preza pela qualidade dos ingredientes e satisfação do cliente. Hoje conta com dois modelos de negócio, sendo a franquia delivery a com o melhor custo x benefício:

  • Investimento inicial: R$ 130 mil
  • Faturamento Médio Mensal: R$ 62 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses
Clique na imagem para saber mais sobre a Dogueria Perdizes

Franquias para cidades pequenas

As cidades pequenas têm especificidades grandes, pois a maioria das franquias não querem se instalar nelas. Isso porque o público e os clientes seriam reduzidos, e não valeria o investimento. Também, os franqueadores querem instalar lojas nos locais mais estratégicos, para alcançar o máximo de pessoas e de lucro possível. Por isso, as cidades grandes são preferidas.

Porém, hoje em dia existem marcas que estão dispostas a investir em unidades para as cidades pequenas. Nesses casos, provavelmente há demanda, há público, ou então o trabalho é feito home-office e o produto não pertence ao varejo. Assim, procure franquias que serão beneficiadas de estar nas cidades pequenas.

25. Casa de Bolos

A franquia de alimentação Casa de Bolos é uma das queridinhas dos brasileiros, pois é uma marca que, de fato, fala com aquilo que é mais caro para nossa cultura: os momentos em família. Surgida em 2010 com dois irmãos desempregados, a franquia começou com a abertura de uma loja que vendia bolos caseiros, feitos com as receitas da vó Alzira.

Proporcionando acolhimento, carinho, simplicidade e sabor caseiro, a marcar fez cada vez mais sucesso, se espalhando por todo o Brasil. São mais de 400 unidades pelo país oferecendo opções de bolos de aniversário, bolos baby, bolos de pote, cucas, bolos diet, bolo funcional, bolo mini, sobremesas geladas e tortas, além, é claro, dos bolos simples e caseiros.

  • Investimento total: a partir de R$ 75 mil até R$ 250 mil
  • Faturamento médio: entre R$ 20 mil e R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

26. Acquio

A Acquio é uma minifranquia especializada em soluções financeiras para empresas. A marca é uma fintech 100% brasileira, criada em 2013 em Recife-PE. Ela oferece máquinas de cartão de crédito para empresas, além de outras soluções como conta corrente e cartões próprios, QR code para pagamentos e crédito automóvel e habitação.

Com a modernização cada vez maior, as empresas acabam sendo obrigadas a entrar no mundo tecnológico, e a oferecer a possibilidade, por exemplo, de pagamento por cartão e pix. Assim, empresas como a Acquio são capazes de democratizar o acesso à tecnologia fora das grandes marcas.

A Acqui é uma franquia online. O franqueado Acquio atua no home-office, sem necessidade de abrir loja física. Assim, ele fica responsável pela prospecção de novos clientes para a empresa, ou seja, oferecendo as tecnologias para outros empreendedores. A vantagem da marca é que ela oferece comissão aos franqueados pelas vendas feitas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

27. Bioflora

A Bioflora é uma franquia de suplementos naturais, para garantir mais rendimento e saúde às pessoas, de forma saudável e sustentável. A marca pretende ser a maior do setor no Brasil até metade da década, e por isso investe pesado em expansão. São sete linhas diferentes de produtos, em sua maioria, próprios da marca, que oferecem uma nutrição e complementação alimentar com ótima qualidade. O franqueado atua de forma remota, e sua principal função é atrair novos clientes, além de fazer vendas.

  • Investimento inicial: R$12.490
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

28. Chiquinho Sorvetes

A franquia de alimentação Chiquinho Sorvetes é uma das mais famosas do Brasil, e você provavelmente conhece uma unidade da marca. Ela é especializada em sorvetes de fabricação e receitas próprias, com uma característica leve e sabores marcantes. São 80 produtos em catálogo, incluindo casquinhas, sundaes, milk-shakes, petit gateau, etc.

São mais de 600 unidades da Chiquinho Sorvetes espalhadas pelo Brasil, em 15 estados. A marca é brasileira, e foi criada por Francisco de Oliveira, em 1980, na cidade de Frutal, MG. Com o sucesso, a empresa se espalhou e se tornou uma franquia.

  • Investimento inicial: R$250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$65 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

29. Jin Jin

A franquia de alimentação Jin Jin é uma opção para cidades pequenas, pois ela se espalha pelo máximo de locais possível. Ela está na maioria dos shoppings centers, e tem modelos de funcionamento mais baratos, como o quiosque.

A marca é especializada em comida oriental, e trabalha com o modelo fast-food: você pega a comida imediatamente, sem demora! São oferecidos principalmente sushi, mas há opçõs de yakisobas, rolinhos, temakis e bentôs.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 505 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

30. Prospecta Obras

A Prospecta é uma minifranquia interessante, que oferece um serviço fora da caixa. A marca surgiu quando seu dono, o empresário Wanderson Leira teve a necessidade de saber onde estavam acontecendo obras. Então, ele criou um aplicativo que mapeia todas as obras que estão acontecendo no Brasil.

Para ter acesso ao aplicativo, o cliente precisa pagar uma taxa ou mensalidade. Os franqueados saem para fazer o mapeamento, descobrindo onde existem obras perto de sua localização. Hoje, são quase 100 unidades franqueadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de retorno: –
Conclusão

As franquias são um modelo de investimento muito lucrativo e seguro, em que o início é amparado pela assistência da franqueadora, e já conta com um script pronto para ser implementado. Assim, as chances de se dar bem são grandes.

Porém, existem franquias melhores para cada situação, e as melhores franquias para investir podem ser franquias de sucesso, franquias para cidades pequenas, franquias baratas, ou simplesmente a que mais se encaixa com suas possibilidades e gosto pessoais.

Para investir em uma franquia e se dar bem, é preciso passar por alguns passos, como entender o modelo, estudar sobre o mercado, se identificar com a marca, se preparar financeiramente, entre outros. Por isso, se atente a cada detalhe antes de fechar seu contrato de franquia!

E aí, gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram Facebook YouTube Linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário