Franquia Subway: veja sua história e crescimento

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Queijo prato, cheddar ou mussarela? A franquia Subway se tornou sinônimo de rapidez e personalização de lanches. Por isso, eles podem ser encontrados em qualquer lugar, como shoppings, praças e aeroportos. Assim, desde a primeira unidade inaugurada, os sócios Fred e Peter tinham um objetivo: oferecer alimentos de qualidade, da maneira que o cliente preferisse e sem muito tempo de espera.

Esses foram os ingredientes utilizados nos primeiros restaurantes e que fazem sucesso na marca até os dias de hoje. Por isso, não é à toa que a empresa está por todos os lados em diversas partes do mundo.

Então, para desfazer o mito de que a franquia começou em estações de metrô e para que tenha uma dose de inspiração e empreendedorismo, elaboramos este artigo. Assim, confira como foi o início até a atualidade na história da franquia Subway! Além disso, se quiser saber mais sobre franquias dos Estados Unidos, ouça nosso podcast:

A história da franquia Subway

Em primeiro lugar, em 1965, o estudante Fred DeLuca e o cientista nuclear Dr. Peter Buck se uniram. Dessa forma, eles abriram um restaurante voltado para a venda de sanduíches que eram feitos em baguetes. A ideia surgiu de maneira despretensiosa durante um churrasco na casa do cientista.

A relação de negócios surgiu quando o Dr. Buck emprestou uma quantia de US$ 1.000 para o jovem estudante iniciar a loja. Por isso, o objetivo era que os lucros do estabelecimento fossem utilizados para pagar os estudos de Fred, que sonhava com um diploma de médico.

Os primeiros passos

Assim, esse primeiro estabelecimento foi nomeado Pete’s Super Submarines. Então, ele vendia o “sanduíche submarine” de 15 cm que variava entre 49 e 69 centavos, dependendo dos ingredientes escolhidos. Por isso, no dia da inauguração, o sucesso foi tanto que a loja vendeu 312 sanduíches.

Fred prezava tanto pela qualidade de cada unidade produzida que buscava pessoalmente vegetais e verduras frescas em fazendas. Nesse sentido, elas ficavam a 100 milhas do restaurante, em Bridgeport, Connecticut.

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A experiência em gestão

Então, com o passar do tempo, Fred entendeu sobre administração em razão da necessidade de gerenciar os negócios do restaurante. Dessa forma, as estratégias do jovem empreendedor se resumiam em excelência no atendimento, nos produtos e no controle de custos operacionais. Assim, são aprendizados que ainda fazem parte das políticas da marca.

Com isso, no ano seguinte, os dois se uniram novamente para fundar a Doctor’s Associates Inc. Essa era uma empresa responsável pela gestão dos restaurantes.

A pergunta que não quer calar: por que esse nome?

Os criadores do Subway chamam a atenção na hora de nomear o negócio desde a fundação da primeira unidade. Afinal, a empresa começou como Pete’s Super Submarines (Super-submarinos do Peter, em português). A escolha deste nome foi inspirada nos pães baguetes ofertados que possuem o formato de um submarino.

A empresa mudou para o nome Subway (metrô, em português) apenas na inauguração da sua 5ª unidade, em 1968.

O nome anterior soava estranho, mas tinha uma boa referência: o submarino, lembrando o cliente sobre o formato do pão baguete, marca registrada da empresa. Para encurtar a história da mesma forma que fizeram com o nome, Peter e Fred aproveitaram o “SUB” de “submarino” e juntaram com “WAY” (caminho, em inglês). Daí veio o nome como conhecemos hoje, inspirado em um transporte marítimo e não nas linhas de metrô, como muitos acreditam.

A primeira franquia

Ao estudar as possibilidades de mercado, Fred estabeleceu a meta de inaugurar 32 restaurantes em até 10 anos. No entanto, já em 1974, havia 16 lojas em funcionamento e, com isso, eles perceberam que não conseguiriam alcançar o objetivo.

Diante disso, começaram a estudar opções e investidores e, ainda em 1974, começaram a trabalhar no modelo de franquia Subway. Assim, a primeira loja franqueada foi em Wallingford, também em Connecticut. A partir disso, o negócio não parou de crescer e tamanho sucesso é percebido ainda nos dias de hoje.

No Brasil, a primeira unidade Subway foi aberta em 1993, mas apenas em 2003 a rede se consolidou após se repor no mercado. Hoje, a marca já é popular no paladar brasileiro. Só para se ter uma ideia, o país é o sétimo mercado da companhia, atrás apenas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Alemanha e México.

Cenário atual

Atualmente, a empresa conta com mais de 44 mil estabelecimentos espalhados em 111 países, sendo 1597 no Brasil, e leva como lema a qualidade e a rapidez nos pedidos.

Apesar de o McDonald’s ser a marca mais valiosa no setor da alimentação rápida, a Subway ocupa o primeiro lugar na lista de maiores redes de fast-food quando consideramos a quantidade de unidades abertas no mundo todo.

Desde o primeiro restaurante, Fred e Peter sabiam exatamente o que queriam: oferecer lanches nutritivos, de acordo com a preferência de cada cliente.

O Subway é o fast-food mais saudável?

A franquia Subway se destaca não somente por disponibilizar uma alimentação rápida, mas também por ser mais saudável do que os demais sanduíches de fast-food. Além disso, a marca ainda participa de projetos que incentivam a alimentação natural e vegetariana das crianças.

Em 1997, a marca lançou a campanha 7 under 6, que reforçava a preocupação dos sócios em manter os padrões de qualidade dos ingredientes e da nutrição para os clientes. Essa foi uma ação que determinava a quantidade de 6 g ou menos de gordura em 7 sanduíches.

Dessa forma e entre outras campanhas e estratégias para manter a qualidade dos sanduíches, a Subway foi o primeiro restaurante fast-food a receber a certificação Heart Check, da American Heart Association. Esse certificado demonstra que o estabelecimento atende aos critérios de uma alimentação saudável ao coração.

De fato, o Subway utiliza a composição nutricional como marketing, usando isso como diferencial da franquia Subway e tornando a empresa ainda mais em evidência como o fast-food mais saudável do mercado.

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Como abrir uma franquia Subway?

Agora que você já sabe sobre a história do Subway, pode pensar se vale a pena ou não investir na marca de sanduíches submarinos. Bem, todo o processo começa com um cadastro no site oficial da empresa.
Para investir na franquia são solicitadas informações pessoais e dados profissionais, inclusive do cônjuge, e informações financeiras.

O plano de negócios da franquia Subway cumpre com todas as especificações da lei sobre esse modelo de empresa. Além disso, a marca é a responsável por transmitir o know-how antes mesmo da aberta da unidade e esse treinamento abrange todo o tempo de operação.


Quer ajuda para fazer o plano de negócios da sua marca? Conte com a expertise do Grupo Goakira: 

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Quanto custa abrir uma franquia Subway?

A franquia Subway é uma empresa privada, portanto não tem capital aberto na bolsa de valores. Logo, esse fator impede a compra de ações da marca. Com isso, cada unidade funciona de maneira individual e com operação própria.

Para investir em uma loja são solicitadas informações pessoais e dados profissionais, inclusive do cônjuge, e informações financeiras. O valor do investimento inicial para fazer parte da marca é a partir de R$490 mil.

No contrato, é acordado 8% de royalties sobre o faturamento bruto, sendo que a previsão de payback é de 24 a 36 meses de operações faturando, em média, R$ 80 mil mensais. Além disso, podem existir algumas taxas adicionais, como a de publicidade que costuma ser de 4,5% do valor faturado.

O plano de negócios da franquia Subway

O plano de negócios da franquia Subway cumpre com todas as especificações da lei sobre esse modelo de empresa. Além disso, a marca é a responsável por transmitir o know-how antes mesmo da aberta da unidade e esse treinamento abrange todo o tempo de operação.

Entre os tópicos abordados durante o suporte estão:

  • ajuda na escolha do melhor ponto comercial;
  • consultorias;
  • treinamentos de reciclagem;
  • auxílio no projeto arquitetônico;
  • orientações para os processos de recrutamento e seleção de funcionários.

Além disso, assim como em todo modelo de franquia, o franqueado deve atender todas as normas, padrões e controles de qualidade estabelecidos pela empresa. A Subway deixa esse quesito bastante claro em suas negociações, pois a marca preza por seu mérito de já ter aparecido entre as maiores franquias na revista Entrepreneur.

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Retorno financeiro

O faturamento de uma franquia Subway fica em torno de R$ 80 mil, valor que pode variar de acordo tamanho da loja, localização e tempo de funcionamento. A previsão de retorno do investimento é de 24 a 36 meses de operações.

Vantagens de abrir uma franquia Subway

Flexibilidade de instalação

Queijo prato, cheddar ou mussarela? Esses foram os ingredientes utilizados nos primeiros restaurantes e que fazem sucesso na marca até os dias de hoje. Possibilitando tantas opções aos clientes, o Subway também dá a mesma flexibilidade de escolha ao franqueado na hora de decidir o modelo de negócio. O investidor pode escolher desde espaços pequenos, médios e grandes para instalação dos restaurantes.

Operação simplificada

A operação para a criação dos sanduíches não necessita de uma cozinha muito sofisticada ou grande, permitindo que uma equipe pequena dê conta das atividades. Além disso, os sanduíches são preparados na frente do cliente, não necessitando de um pré-preparo dos produtos.

Baixo investimento

Comparada a outras marcas de fast-food, o Subway é uma opção de investimento mais baixa e mais flexível, atendendo um orçamentário menos criterioso. Além disso, para ser um franqueado do Subway, é mais importante ter características empreendedoras do que apenas ser um investidor.

Quer conhecer outras franquias alimentícias, além do Subway? Neste vídeo, o José Fugice coloca lado a lado as três principais marcas de fast-food do Brasil: Mc Donald’s, Burger King e Subway. Qual será a melhor para o seu perfil de franqueado? Veja:

Subway é a franquia ideal para você?

A franquia Subway se destaca não somente por disponibilizar uma alimentação rápida, mas também por ser mais saudável do que os demais sanduíches de fast-food. Além disso, a marca ainda participa de projetos que incentivam a alimentação natural e vegetariana das crianças.

Agora você já sabe como a famosa franquia de sanduíches na baguete se tornou uma das maiores no ramo da alimentação rápida! Está pensando em investir? Afinal, franquias do ramo alimentício são oportunidades muito sólidas de negócio. Assim, até mesmo em crises, conseguem sobreviver no mercado.

Um exemplo disso é a crescente expansão de unidades Subway pelo país e a opção delivery, popularizada na pandemia, mas que agora é um dos principais canais de venda.

Não se esqueça que, se você tem interesse em se tornar um franqueado da Subway, conte com a ajuda de especialistas para te ajudar.

Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:

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