Saiba como executar uma boa gestão da sua franquia

4 minutos para ler
gestão da sua franquia

Fazer a gestão da sua franquia de maneira estratégica é fazer com que todas as aplicações de recursos do seu negócio sejam feitas a partir de um conjunto de ações e estratégias.

As franquias dizem respeito a um modelo de negócios que na questão estrutural é similar a qualquer outro. Entretanto, nele é cedido um sistema de vendas do franqueador, para que o franqueado use sua marca.

Essa permissão vai além de usar apenas o nome, pois diz respeito a patente, infraestrutura e diretos de distribuição de algum produto ou serviço.

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo e de constantes mudanças, é necessário que a gestão empresarial seja bem feita para que as decisões tragam resultados positivos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre as franquias e entender melhor o que é gestão empresarial e quais os recursos da empresa que precisam de atenção. Confira!

Conheça os recursos de uma empresa

Gerenciar uma organização, seja uma franquia ou não, é uma missão bastante desafiadora. Principalmente, se levarmos em consideração todas as demandas e tarefas que devem ser administradas ao mesmo tempo.

Independentemente do segmento, seja uma empresa responsável pela instalação de um assoalho de madeira, faça o revestimento de cilindro ou seja uma estação de tratamento de efluentes, o serviço de franquias funciona e depende de uma boa gestão.

Para se alcançar o resultado desejado, a gestão empresarial depende de todas as decisões tomadas no dia a dia. No entanto, é bom entendermos que, para uma boa administração de recursos, é preciso:

Realizar o controle dos recursos financeiros

As finanças são partes importantes em qualquer empresa. O seu controle é necessário para que o negócio se mantenha no mercado e garanta os lucros.

Para se manter no mercado ela deve analisar tudo, desde a quantidade de materiais em estoque até as projeções em caso de expansão da marca.

Gerenciar as pessoas

Certo, já sabemos que a administração de materiais é importante. Então, vamos abordar outra questão que é tão necessária quanto comprar: o número de contratações.

Além de um recurso importante no que diz respeito à quantidade, os funcionários não podem faltar para maior produtividade, no entanto, também não devem sobrar sem serviço.

Administrar pessoas também significa contratar bons profissionais, pois na empresa, por vezes é mais eficiente uma equipe menor que saiba trabalhar bem do que o dobro de funcionários desqualificados. Aliás, isso também é destacado em uma boa gestão.

Conseguir um local adequado

Outro ponto importantíssimo é a estrutura da sua empresa. Não é uma vantagem ter um galpão enorme em que apenas 30% da sua capacidade seja explorada.

Assim como não é interessante para uma empresa um local apertado em que os funcionários não consigam desempenhar direito o seu trabalho.

A junção dos recursos é fundamental para a empresa ir bem e todos esses pontos fazem parte de uma boa gestão empresarial.

Como fazer a gestão da sua franquia

Como vimos ao longo deste conteúdo, as franquias precisam de organização para que todos os processos internos funcionem tanto quanto outro modelo de negócios.

Sem uma gestão empresarial bem feita, o seu negócio não conseguirá acompanhar todas as mudanças de uma maneira tranquila e a produção pode se perder no caminho.

No entanto, se bem estruturada, a gestão da sua franquia além de te preparar para as constantes mudanças empresariais também prepara o empresário para a expansão.

Conclusão

A gestão empresarial proporciona um crescimento organizado e garante que todos os recursos da sua empresa sejam utilizados melhor. Dessa forma, você passa a administrar corretamente o seu negócio.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Goakira.

Posts relacionados

Deixe um comentário