Franquia Outback: saiba tudo sobre a marca global

14 minutos para ler

A franquia Outback Steakhouse é uma grande rede que continua crescendo no Brasil e no mundo. Com mais de 130 lojas no país e ambientada na estética e culinária australiana, a marca conquista clientes por onde passa. Suas deliciosas opções de carnes, como a famosa costela suína caramelizada, de sanduíches, de poções como a Bloomin’Onion, de bebidas e sobremesas estão entre as comidas favoritas dos brasileiros de classe média.

Mas não é só a comida marcante que faz a rede Outback ter tanto sucesso. O ambiente todo cria uma experiência única para o cliente. O atendimento excelente e atencioso, a decoração ambientada pela cultura australiana e com uma vibe rústica, o pãozinho servido de entrada com molhos à vontade, e muito mais, tornam a marca única e marcante para os clientes. Portanto, ser um investidor da franquia Outback é fácil, pois os clientes estão à sua espera.

Porém, uma dúvida que ocorre sempre nos interessados em integrar o time do Outback Steakhouse e participar de seu crescimento e lucratividade é se a marca opera no sistema de franchising. Com suas características e especificidades, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a franquia outback, e também sobre a história da marca.


franquia Outback

Venha conosco e boa leitura!

História da marca

Primeiramente, vamos conhecer melhor a rede Outback Steakhouse. Como está escrito no próprio nome, a casa é uma steakhouse, que é um modelo bem comum de restaurante norte-americano especializado em cortes de carnes vermelhas. O Outback é, especialmente, uma das Steakhouses mais famosas do mundo! Os especialistas estimam que a franquia fature cerca de 4 bilhões de dólares por ano.

franquia outback

A franquia Outback está presente em 23 países na América, Ásia e Oceania, pertencente ao grupo Bloomin’Brands. No Brasil, são 139 restaurantes em 56 cidades e 15 regiões, presentes principalmente no eixo Rio-São Paulo. A marca é gigante, e tem clientes de carteirinha nos três continentes em que está presente.

As mais de 1000 unidades da franquia Outback funcionam como delivery e presencialmente. Existem lojas dentro de shoppings, e também autônomas, no formato loja de rua, sendo que a maioria fica nos Estados Unidos. No Brasil, é comum enfrentar filas para conseguir entrar em uma loja do Outback.

A franquia Outback retrata o clima australiano na comida, mas também na decoração do ambiente. O ambiente escurecido, com ilustrações da cultura aborígene local do país do canguru, além dos próprios nomes dos pratos levam os clientes a uma viagem através dos continentes.

Como começou

Agora que você já conhece a franquia Outback hoje em dia, suas principais características e sua presença marcante não só no Brasil, mas no mundo, está na hora de conhecer a sua história!

Tudo começou em 1988, nos Estados Unidos (não, a marca não é australiana), mais especificamente na Flórida. Nessa época, quatro empresários decidiram se unir para criar um restaurante diferente do que se via nos padrões da época. Seus nomes eram Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper.

Com a vontade de criar algo diferente, os sócios se inspiraram em um programa de TV que estava fazendo muito sucesso na época, o Crocodilo Dundee, que se passava na Austrália. Pensando em criar um ambiente como aquele, os donos inauguraram o primeiro restaurante Outback, que fez muito sucesso, surfando na onda do programa de TV.

O nome Outback faz menção a como os nativos australianos chamam o interior árido do país, e o ambiente escuro e alaranjado do interior do restaurante faz menção ao pôr-do-sol intenso do país do canguru.

Curioso, né? E se você tem um modelo de negócio diferente assim como o Outback e gostaria de expandir através de franquias, não deixe de falar com um especialista da Goakira:

Franquia Outback no Brasil

No Brasil, a franquia Outback chegou em 1997, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com o grande sucesso, rapidamente se espalhou pelos outros estados e municípios. Hoje, a franquia Outback só aumenta a rentabilidade no Brasil, e a margem de lucro já chega em cerca de 20%.

As unidades mais rentáveis da marca Outback estão no Brasil, e o país é reconhecido como um dos mais rentáveis. Afinal de contas, entre as 10 franquias que mais geram renda, 9 delas são brasileiras, sendo a mais rentável de todas a unidade do shopping Center Norte, na cidade de São Paulo. No país, são 139 unidades em 15 estados diferentes, mostrando a potência do Brasil como sede de franquias Outback, sendo o terceiro maior país em unidades, atrás de EUA e Coréia do Norte.

No Brasil, com os clientes fãs da marca, a experiência oferecida pelos restaurantes da rede Outback Steakhouse é conhecida como #MomentoOutback, o que mostra todo o sucesso da rede.

Outback é uma franquia?

Uma dúvida constante entre quem quer investir na rede Outback Steakhouse é se ele funciona no modelo de franquias ou não, certo? Afinal, são muitas unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, pertencentes a donos diferentes, num modelo que se parece muito com franquia, não é? Porém, no site não há opção de “seja franqueado”, ou nada do tipo.

A verdade é que a franquia Outback não é uma franquia! Embora muitas vezes receba o nome de franquia, a rede funciona no modelo joint venture. Esse modelo, apesar de muito parecido com o franchising, não é exatamente como ele. No joint venture, o novo investidor passa a ser sócio da empresa. Ele investe um valor bem menos significativo que no franchising, e passa a ter o direito de gerenciar uma nova unidade da marca. Porém, esta não será dele.

No joint venture, não é o novo investidor que paga pela construção e abertura de uma nova unidade, esse valor é arcado pela marca. Além disso, a loja não é propriedade desse novo sócio, ela, e todas as outras, são propriedade do grupo como um todo, de capital aberto, em que outras pessoas podem investir.

Para se investir em uma franquia outback, portanto, o investimento é muito menor que de uma franquia normal. Afinal de contas, construir toda a estrutura de uma loja do Outback seria consideravelmente caro, e gerenciar uma unidade é bem mais barato que isso.

Outra diferença do modelo joint venture para o franchising é que o sócio recebe uma remuneração fixa + 8% do faturamento. Isso difere do franqueado, que receberá o lucro da sua franquia, independente de qual seja.

Se você procura um modelo de negócios que seja uma franquia de fato, a Goakira tem um portfólio com mais de 40 marcas e uma delas pode ser a ideal para você:

Qual é o franqueado ideal do Outback?

Para se tornar um sócio/franqueado do Outback, no entanto, não basta se oferecer para pagar a taxa. A marca é exigente com quem passa a ser um dos seus sócios, afinal de contas, essa nova pessoa passará a representar a marca em uma de suas unidades. Para, então, selecionar novos investidores, o Outback Steakhouse é bem rigoroso.

Para se tornar um franqueado Outback, é necessário enviar seu currículo e esperar uma avaliação da empresa. Caso ela te aprove, você é liberado para fazer seu investimento, e o processo de abertura da nova unidade é iniciado.

Geralmente, o que é tido como requisito é que o candidato tenha experiência em gestão, e seja capacitado para isso. É bom que a pessoa tenha formação na área de administração/gestão de empresas, e também é um grande diferencial ter tido investimentos parecidos, já ter outros negócios e já ter gerido grandes empresas/unidades como é a marca do Outback.

A empresa não deixa claro quais são seus critérios de análise e seleção, porém, é expresso que o candidato passa por 10 etapas de seleção. Entre elas, são consideradas soft skills, por exemplo, vontade de trabalhar, e conhecimento também no ramo de alimentação e hospitalidade, que são prioridades para a marca. Outro ponto fundamental e básico para aprovação de um novo sócio é a sua capacidade financeira de arcar com o investimento sem empréstimos.

franquia outback
Outros artigos que você pode ganhar:

Quanto custa uma franquia Outback?

Agora, vamos ao que mais interessa! Depois de entender a história do Outback, seu modelo de funcionamento, e o tipo de franqueado ideal, você pode estar interessado em se tornar um sócio. Mas uma informação ainda é muito importante: quanto terei que desembolsar para me tornar um membro da equipe Outback Steakhouse?

A verdade é que não se sabe ao certo qual é o valor do investimento, afinal de contas, ele não é divulgado e está a todo tempo sendo corrigido pela inflação. Porém, estima-se que o investimento inicial para se tornar um sócio Outback fica por volta de R$ 60 mil. Se você já fez as contas de quanto custa construir um restaurante do zero, sabe que esse valor é apenas simbólico, e que não é suficiente para começar as operações.

Além disso, abrir um restaurante no modelo de franchising também não é tão barato. As taxas das franquias de alimentação com mesas para receber os clientes no local são bem maiores.

Porém, um detalhe relevante na abertura de uma franquia Outback é que esse valor de investimento é só para se tornar sócio mesmo. A abertura da loja é feita pela marca imediatamente, e depois os sócios ficam responsáveis por pagar R$ 5 milhões ao longo do sue contrato, para pagar os investimentos na construção do local.

A loja Outback precisa ter, no mínimo, 600 m², e no máximo 700 m², o que é um tamanho bem grande, principalmente para lojas em shoppings. Por isso, o valor de construção é alto, e precisa ser pago pelo sócio ao longo do seu tempo de comando da unidade. O contrato geralmente é feito de 5 anos.

Ou seja, é mais barato abrir uma loja Outback que uma franquia de alimentação? Depende. A taxa inicial pode até ser mais barata, porém o sócio precisa pagar uma taxa bem mais generosa ao longo do tempo, e é preciso considerar que esse valor não poderá ser descontado dos ganhos da loja.

Agora, se você já tem certeza de que quer abrir uma franquia de alimentação, fale agora com um dos especialistas da Goakira:

Como funcionam os lucros da franquia Outback?

Como já falamos, para o sócio e gerente de uma unidade do Outback, sua remuneração não é direta ao lucro da franquia, porque o sistema é o joint venture, ou seja, muito mais uma colaboração entre empreendedores que um sistema de franchising. Assim, ele recebe um pró-labore, ou seja, um salário pelo trabalho desenvolvido na unidade, de valor fixo. Estima-se que esse valor gira em torno de R$ 10 mil.

Além do valor fixo, o sócio recebe 8% do faturamento daquela unidade, o que é capaz de motivar o trabalho duro para fazer a loja crescer e ter cada vez mais melhores resultados.

Com isso, é possível pensar: mas ter uma franquia outback não é lucrativo, pois um outro restaurante franqueado pode dar mais lucro para o franqueado. Porém, isso pode ser apenas uma má impressão.

Não se sabe ao certo quanto é o faturamento mensal da rede Outback Steakhouse, porém, o que se sabe, baseado na declaração de receita da Bloomin’Brands, as lojas do Outback no Brasil estão crescendo cada vez mais. Em 2022, o conglomerado conseguiu alcançar o marco de faturamento de 4,46 bilhões de dólares.

Vantagens e desvantagens da franquia Outback

Como todo negócio, é possível encontrar vantagens e desvantagens em investir em uma franquia Outback. Por isso, é preciso pesar o que é mais importante para você na hora de decidir um negócio, e de escolher ser ou não sócio dessa multinacional de sucesso. Ou seja, há quem veja a oportunidade como um ótimo negócio, e há quem não veja como um bom investimento. Então, saiba quais são as principais vantagens e desvantagens de abrir uma franquia Outback.

Negócio Conhecido

A primeira grande vantagem de fazer parte da marca Outback é que ela é gigante. Assim, quem administra uma loja Outback não terá problemas em atrair clientes: eles farão fila na porta sem você nem estimular. A marca carrega todo o seu peso por onde passa, atraindo pessoas interessadas, clientes, lucratividade e altíssimos faturamentos.

Isso mostra a diferença enorme de, por exemplo, investir sozinho em um restaurante do zero. Construir uma clientela, um capital, uma lucratividade e um faturamento como os do Outback é alto para décadas de investimento certeiro, sem espaço para erros.

Com o modelo de colaboratividade com novos sócios, é possível que diferentes empreendedores façam parte desse sucesso de empresa do ramo alimentício.

Você não estará sozinho

Essa é outra grande vantagem. Fazer parte da franquia Outback é mais seguro que começar do nada, e você terá toda a expertise da marca, de sua gerência geral e equipe. Todas as decisões tomadas pela marca afetam as unidades em geral, e assim você terá toda a ajuda e direcionamento na abertura da unidade pela qual estará responsável. Assim, ser um sócio Outback te livra de todo o trabalho de começar tudo do zero.

Não há tanta liberdade

Se em uma franquia você não tem tanta liberdade, quem dirá no modelo colaborativo do Outback. Todas as decisões são feitas pela matriz, e o sócio gestor de uma unidade nem sequer é dono dela. Assim, todas as ações feitas precisam ser em conjunto e não há autonomia para tomar decisões independentes. Afinal de contas, todos os clientes querem ser atendidos da mesma forma em qualquer unidade da franquia Outback.

Grande exigência

Uma das principais desvantagens da franquia Outback é que ela é muito exigente quanto aos seus sócios escolhidos. Assim, poucas pessoas acabam conseguindo se tornar sócios, e isso é um fator limitante muito significativo. Além do mais, é importante considerar que o processo para ser aceito é feito de 10 etapas que podem demorar bastante. E, mesmo assim, se acordo com os interesses da empresa, você pode cumprir todos os requisitos aqui supostos e não ser aceito, porque os critérios são internos.

Conclusão: Vale a pena abrir uma franquia Outback?

Afinal de contas, depois de ter contato com toda a história, características e maneiras de investir no Outback, vantagens e desvantagens, qual é sua conclusão? Você acha que vale a pena investir ou não? É claro que isso irá depender de pessoa para pessoa, e todas as decisões são relativas ao investidor. Por exemplo, para algumas pessoas, valer a pena esperar o processo de seleção, e o investimento também será tranquilo. Para outras, uma franquia convencional será melhor.

Porém, pode-se considerar que o melhor da franquia Outback é a sua fama entre os clientes e a sua consolidação já estabelecida, o que garante até mesmo um alto faturamento para o sócio, que tem uma remuneração quase fixa. Como a marca fatura muito, a porcentagem também será alta.

Assim, investir em uma franquia Outback pode não ser para todo mundo, mas será inegavelmente vantajoso, pois a grandeza da marca é capaz de cobrir as desvantagens que se impõem sobre o modelo de negócios.

E aí, gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts: Instagram Facebook YouTube Linkedin! E se ainda ficou alguma dúvida sobre como investir em franquias, aproveite para falar com um dos especialistas da Goakira:

Posts relacionados

Deixe um comentário