Conheça a história da franquia Hinode

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Se você está em busca de informações sobre franquias, certamente já se deparou com alguma notícia sobre a franquia Hinode. A marca faturou R$ 1 bilhão em 2022, tem mais de 500 funcionários no país e 600 mil consultores globais, além disso emprega 46% de mulheres em postos de liderança. Não é à toa que essa empresa de marketing multinível se destaca no cenário nacional.

Hoje, o Grupo Hinode é uma das marcas de cosméticos mais conhecidas no país e conta com 850 mil consultores cadastrados, mas a marca não nasceu gigante. Assim, sua trajetória começou com a família Rodrigues em uma garagem de São Paulo.

Interessou-se por essa história de franquia de sucesso? Então, continue lendo nosso conteúdo para saber mais!

Como surgiu a franquia Hinode?

Adelaide Rodrigues era costureira e buscava alternativas para aumentar o orçamento familiar. Por isso, ela começou a revender produtos no ano de 1983 e, em pouco tempo, passou a ganhar mais do que seu marido. Ainda, Francisco Rodrigues até então era metalúrgico, mas viu nesse ramo uma oportunidade e decidiu largar seu emprego para investir em cosméticos.

franquia hinode

Em 1988, o casal iniciou o próprio negócio de vendas diretas no ramo de cosméticos com a ajuda do filho mais velho, Sandro Rodrigues. Então, em uma garagem, a família produzia e embalava seus produtos, vendendo-os de porta em porta.

Atualmente, Sandro Rodrigues é o presidente do grupo e conta com a ajuda dos irmãos Alessandro, Crisciane e Leandro Rodrigues — além dos pais. A marca pratica o marketing multinível, em que cada consultor ganha uma comissão sobre a venda realizada pela equipe de revendedores.

Assim, como forma de incentivo, os consultores podem ser premiados com cruzeiros, viagens, hospedagens em resorts e carros conforme o desempenho apresentado e o alcance das metas de cada nível.

Por que o nome Hinode?

O nome da marca veio da Adelaide, que gostava da cultura japonesa e fazia parte de uma equipe de vendas chamada sol nascente. Assim, ao pesquisar como se dizia essa frase em japonês, veio a palavra Hinode.

Por que a marca é um case de sucesso?

Depois de alguns anos de negócio, Sandro Rodrigues percebeu que a marca tinha um bom time de vendedores, mas precisava de empreendedores. Isso se davam em razão de precisar de especialistas em gestão de pessoas para melhorar a capilaridade e o prazo de entrega dos produtos. Então, veja como a empresa evoluiu e se tornou um case de sucesso.

Criação de franquias

Em 2012, os gestores perceberam que os consultores precisavam de mais apoio logístico, portanto foi implementado o sistema de franchising e treinamentos. Atualmente, são 287 franquias. Esses espaços ajudam nas reuniões, maximizando as vendas para todo o país sem perder o padrão e os valores da Hinode.

hinode

Muitas vezes, o consultor não tem capital de giro para grandes compras, porém, as as franquias ajudam esse representante a fazer pequenas aquisições e entregá-las. Assim, como não há pedido mínimo, depois da ativação do cadastro com uma compra de R$ 300, ele pode fazer um pedido por dia se quiser.

Após investir no modelo de franquias, a empresa expandiu. Hoje, soma um total de 500 mil consultores ativos. Em plena pandemia, a marca bateu seu recorde de produção da fábrica em Jandira. Nesse sentido, foram 2,7 milhões de unidades produzidas e 100 novas contratações.

Se você quiser saber mais sobre a história da Hinode, o Zé bateu um papo super bacana com Eduardo Frayha, vice-presidente de Marketing e Vendas da Hinode. Eles conversam sobre como surgiu a ideia de fundação da marca, os desafios enfrentados durante a pandemia e muito mais! Então, confira:

Alta capacidade de produção da Franquia Hinode

Após investir no modelo de franquias, a empresa saiu de 50 mil consultores em 2014 para 850 mil em 2019. Ao todo, são mais de 600 produtos, uma fábrica em Jandira (SP) com 12 mil metros quadrados — capaz de produzir 9 milhões de itens por mês — e um centro de distribuição em Extrema (MG).

A Hinode produz itens de higiene pessoal, perfumaria, maquiagem e cosméticos, sendo que sua nova linha, HND, oferece opções ligadas à saúde e ao bem-estar. São mais de 600 produtos com linhas específicas.

Prospecção de novos clientes

Por ser uma empresa de marketing multinível, as franquias da Hinode focam nas vendas realizadas por seus consultores. Assim, quanto mais pessoas são atraídas para a rede de consultores, maior é o número de vendas e menor é o esforço do consultor daquela rede.


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Expansão de negócios

O modelo de gestão da franquia Hinode já sugere uma plena expansão dos negócios. Quanto maior é a rede de consultores, maior se torna a necessidade de franquias e clientes. Com suas franquias no exterior, a marca indica os planos de internacionalização, trazendo mais valor ao negócio.

A intenção do grupo é expandir para outros países nos próximos cinco anos. Em 2017, o pontapé foi dado com a abertura de operações na Colômbia e no Peru. Assim, o investimento inicial foi de R$ 40 milhões e atualmente há 70 mil consultores, que já venderam US$ 2,5 milhões de produtos no mês de lançamento.

Além de Peru e Colômbia, hoje, a empresa já conta com franquias e consultores no Equador, Bolívia, México, Chile e Paraguai. A rápida internacionalização da Hinode demostra a relevância e força da marca no mercado internacional. 

Faturamento alto

Os produtos da Hinode são bastante rentáveis. O lucro direto para os consultores chega a 100% do valor de aquisição e, como há uma variedade de itens, a movimentação é acelerada. Dessa forma, possibilita um faturamento mensal de R$ 150 mil.

Como abrir uma franquia da Hinode?

É fato que a franquia da Hinode é uma ótima opção de investimento, que pode dar bons frutos nos próximos anos. Contudo, há algumas regras para fazer parte do sistema de franquia da marca.

Antes de tudo, você precisa saber os detalhes sobre o que é franquia. Quanto ao investimento, é preciso ter R$ 700 mil. Porém, o valor pode variar conforme a localidade, o tamanho da loja e outros detalhes exigidos em contrato. Assim, esse investimento inclui a taxa de franquia, os custos de reforma e a compra do estoque inicial.

Recomenda-se que o franqueado tenha três vezes o valor do investimento inicial para manter as atividades dos primeiros meses. O retorno é possível de 18 a 24 meses. Porém,  há relatos de franqueados que conseguiram em apenas um ano.

Quer saber se vale a pena comprar a franquia? Então, ouça o nosso podcast:

Por se tratar de uma empresa de marketing de multinível, o perfil do empreendedor deve ser comprometido com a marca e seus valores. Assim, é desejável que o franqueado seja um consultor com vivência de comercialização, engajado nas redes sociais. O perfil ousado, persuasivo, inovador e criativo é o que a marca busca para seus parceiros.

Portanto, é recomendável que o franqueado da marca Hinode já seja um consultor consolidado dentro da rede. Assim, essa afinidade ajudará no processo de aprovação. Isso não impede que outras pessoas possam vir a ser franqueadas, mas certamente o caminho será mais longo do que para os demais.

Quanto custa abrir uma franquia Hinode?

Quanto ao investimento, o valor inicial é a partir de R$299 mil. Porém, esse número pode variar conforme a localidade, o tamanho da loja e outros detalhes exigidos em contrato. Assim, esse investimento inclui a taxa de franquia, os custos de reforma e a compra do estoque inicial. A taxa de royalties é de 10% do valor faturado.

Recomenda-se que o franqueado tenha três vezes o valor do investimento inicial para manter as atividades dos primeiros meses. O retorno é possível de 18 a 24 meses. Porém, há relatos de franqueados que conseguiram retorno do seu investimento em apenas um ano.

Perfil do franqueado Hinode

Por se tratar de uma empresa de marketing de multinível, o perfil do empreendedor deve ser comprometido com a marca e seus valores. Assim, é desejável que o franqueado seja um consultor com vivência de comercialização e engajado nas redes sociais. O perfil ousado, persuasivo, inovador e criativo é o que a marca busca para seus parceiros.

Portanto, é recomendável que o franqueado da marca Hinode já seja um consultor consolidado dentro da rede, novo ou antigo. Assim, essa afinidade ajudará no processo de aprovação. Isso não impede que outras pessoas possam vir a ser franqueadas, mas certamente o caminho será mais longo do que para os demais.

Além disso, durante a pandemia a tecnologia transformou as operações da empresa. Com a impossibilidade da venda presencial, as redes sociais impulsionaram os consultores a chegarem até os consumidores. Muitos deles tiveram que aprender a realizar a venda e-commerce e o marketing digital. Estar atento às tendências novas do mercado virtual, pode contribuir para a visão empreendedora desejada pela marca.

Concluindo: vale a pena investir na franquia Hinode?

O mercado de beleza e cosméticos tende a crescer todos os anos. Com cada vez mais pessoas em busca de produtos que visam o cuidado e o bem-estar, investir em uma franquia Hinode é um negócio bastante lucrativo, além de uma oportunidade de expansão de carreira. Afinal, muitos consultores Hinode, acabam virando franqueados da empresa, pois já conhecem seus produtos e os métodos tanto de vendas e marketing, procurando treinamento direto mais em gerenciamento e logística de estoque.

Então, se você:
  • É consultor ativo;
  • Tem interesse em trabalhar com o segmento da beleza;
  • Tem experiência em vendas;
  • Possui habilidades de comunicação e marketing;
  • Tem facilidade em seguir padrões e é disciplinado;
  • Quer trabalhar com uma marca 100% brasileira.

Temos uma boa notícia: talvez a Hinode seja a franquia ideal para você! Entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira para descobrir se essa opção está de acordo com o seu projeto empreendedor.

Ficou interessado em saber mais sobre franquias especializadas em beleza e cosméticos? Nesse vídeo, o José Fugice e a Thais Moreira, do podcast Bora Crescer, apresentam diferentes opções de franquias que estão sendo fazendo o maior sucesso no setor. Confira aqui: 

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