Você tem perfil para abrir um negócio? Confira aqui!

5 minutos para ler

Ter perfil para abrir um negócio é ter responsabilidade ao mesmo tempo em que se arrisca. Isso afeta na maneira como cada um gere sua própria empresa. Em um mercado cada vez mais competitivo, saber tocar sua empresa de maneira correta é válido para obter bons resultados.

Desse modo, é importante que o investidor tenha foco em qualidade, saiba solucionar problemas fora do controle e sempre esteja buscando conhecimentos para melhorar os processos de sua organização. Continue a leitura para saber se você tem perfil para abrir um negócio.

Avalie se você tem perfil para abrir um negócio

Antes de mais nada, é importante que seu perfil esteja alinhado com os aspectos necessários para estar à frente de um negócio. Assim, é necessário que exista um processo de autoconhecimento, no qual você deve se perguntar:

  • será que tenho perfil para ser empreendedor?
  • será que apresento características para estar à frente de um negócio?

Por exemplo, uma conversa com seus colegas, familiares e pessoas que conhecem você pode ajudar a descobrir se você tem perfil. Há perfis entendidos como ideais para quem deseja estar à frente de um negócio. Assim sendo, a questão é você certificar se o seu comportamento está de acordo com esses perfis.

Os investidores são pessoas que criam metas, que planejam a superação desses objetivos e, para isso, procuram muita informação. Ainda, são pessoas que apresentam um foco muito grande em qualidade e que estão a todo instante desenvolvendo redes de contato.

Dessa forma, o empreendedor é um indivíduo com características diferentes dos demais. Mesmo em uma crise econômica, ele está quase sempre com a antena acionada, tentado encontrar algum tipo de vantagem naquela situação em que a maioria das pessoas apenas enxerga problemas.

Analise o mercado para abrir um negócio

Quando se refere ao mercado, é preciso pensar em quais empresas a sua vai interagir. Pois, à medida que você trabalha com seu negócio, vai ser preciso lidar com clientes e reclamações de clientes, fornecedores e concorrentes.

Cliente

A organização não existe porque tem produto para vender e sim porque tem clientes. O motivo de existir para qualquer empresa é o seu público. Desse modo, avalie:

  • há, realmente, pessoas interessadas em adquirir o que seu negócio está querendo proporcionar? Qual o perfil dessa pessoa?
  • quem são meus clientes?
  • como posso quantificá-los? Para saber se existem na quantidade necessária para ter sucesso empresarial.

Dessa forma, para mapear seus consumidores, em um primeiro momento, é necessário definir o perfil de cliente para depois quantificá-lo. Visto que é preciso saber quem são eles, para depois calcular quantos deles estão no mercado.

Assim, se na sua região você perceber que as pessoas estão com sobrepeso, você pode pensar em montar uma clínica de emagrecimento ou uma academia, por exemplo.

Dessa maneira, lembre-se de que para medir seu público, você pode interagir com organizações que já sabem com precisão esses dados.

Concorrentes

Após checar seu público-alvo, você deve saber também quem atende essas pessoas e como a concorrência se comporta. Dessa forma, é preciso responder ao seguinte:

  • quem são meus concorrentes diretos?
  • é possível ter novas organizações nessa área?
  • quem está no mercado há tempo apresenta muitos equipamentos inovadores?

Fornecedores

Ainda dentro da questão da análise de mercado, é preciso responder outras duas questões importantes:

  • quem são meus fornecedores?
  • de quem vou comprar produtos e mercadorias na quantidade e no valor necessário para contribuir para meu negócio?
  • aqui na região onde estou ou fora dela?

Analise os seus recursos financeiros antes de abrir um negócio

Para abrir um negócio, é preciso avaliar os aspectos financeiros, ou seja, o dinheiro. Para isso, é válido responder as seguintes perguntas:

  • as pessoas que estão dentro desse perfil de cliente estão realmente dispostas a pagar pelos itens que minha empresa deseja entregar?
  • quanto é que elas pagam na concorrência? Isso será suficiente para cobrir os gastos de um empreendimento que desejo montar?

Desse modo, é válido que o empreendedor elabore projeções financeiras, custos com distribuidores e gastos.

Além do mais, ainda dentro deste setor, é preciso que você analise os seguintes aspectos:

  • tenho todo o recurso financeiro necessário para criar o meu próprio negócio?
  • qual o percurso que vou ter que percorrer para conseguir os recursos necessários para implantação dessa nova empresa?

Portanto, o empreendedorismo é um grupo de características para as pessoas que desejam abrir um negócio e fazer a diferença.

Assim, seja no campo pessoal, profissional ou social, os empreendedores são os grandes encarregados pela melhora e avanços da nossa sociedade. Contar com uma consultoria especializada como a Goakira, pode ajudar alavancar seus negócios e suas ações como empreendedor.

Consultoria de confiança

Gostou do nosso post? Então, veja também o nosso artigo “comprar uma franquia ou abrir o próprio negócio?

Posts relacionados

Deixe um comentário