Você tem perfil para abrir um negócio? Confira aqui!

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Abrir um negócio é uma ação que exige muita responsabilidade e comprometimento. Essas são algumas das características que os empreendedores compartilham, além de serem persistentes e otimistas.

Nesse sentido, o perfil do empreendedor de cada pessoa que se arrisca nessa caminhada, no entanto, pode variar muito. Isso afeta na maneira como cada um gere sua própria empresa. Em um mercado cada vez mais competitivo, saber tocar sua empresa de maneira correta é essencial para obter bons resultados.

Desse modo, é importante que o investidor tenha foco em qualidade, saiba solucionar problemas fora do controle e sempre esteja buscando conhecimentos para melhorar os processos de sua organização. Continue a leitura e saiba o que avaliar para empreender!

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Avalie seu perfil

É primordial que seu perfil esteja alinhado com os aspectos necessários para  estar à frente de um empreendimento. Para isso, é necessário que exista um processo de autoconhecimento, no qual você deve se perguntar:

  • será que tenho perfil para ser empreendedor?
  • será que apresento características para estar à frente de um negócio?

Uma conversa com seus colegas, familiares e pessoas que conhecem você pode ajudar a descobrir se você tem um perfil de empreendedor. Há perfis entendidos como ideais para quem deseja estar à frente de um negócio. Assim sendo, a questão é você certificar se o seu comportamento está de acordo com esses perfis.

Os investidores são pessoas que criam metas, que planejam a superação desses objetivos e, para isso, procuram muita informação. Ainda, são pessoas que apresentam um foco muito grande em qualidade e que estão a todo instante desenvolvendo redes de contato.

O empreendedor é um indivíduo com características diferentes dos demais. Mesmo em uma crise econômica, ele está constantemente com a antena acionada, tentado encontrar algum tipo de vantagem naquela situação em que a maioria das pessoas apenas enxerga problemas. Para ele, os problemas são oportunidades para serem descobertas, assim, seu principal pensamento é que a crise econômica, na realidade, que dizer muita oportunidade para empreender.

Analise o mercado

Quando se refere ao mercado, é preciso pensar em quais empresas a sua vai interagir. Pois, à medida que você trabalha com seu negócio, vai ser preciso lidar com clientes, fornecedores e concorrentes.

Cliente

A organização não existe porque tem produto para vender e sim porque tem clientes. O motivo de existir para qualquer empresa é o seu público consumidor. Desse modo, avalie:

  • há, realmente, pessoas interessadas em adquirir o que seu negócio está querendo proporcionar? Qual o perfil dessa pessoa?
  • quem são meus clientes?
  • como posso quantificá-los? Para saber se existem na quantidade necessária para ter sucesso empresarial.

Para mapear seus consumidores, em um primeiro momento, é necessário definir o perfil de cliente para depois quantificá-lo. Visto que é preciso saber quem são eles, para depois calcular quantos deles estão presentes no mercado.

Assim, se na sua região você perceber que as pessoas estão com sobrepeso, você pode pensar em montar uma clínica de emagrecimento, uma academia ou um estúdio de pilates, por exemplo. Dessa maneira, é fundamental que você mapeie os adultos que estejam fora de forma, para que consiga remunerar um serviço como esse. Lembre-se de que para quantificar seu público, você pode interagir com organizações que já sabem com precisão esses dados.

Concorrentes

Após identificar seu público-alvo, naturalmente você deve saber também quem já atende essas pessoas e como a concorrência se comporta no mercado. Dessa forma, é preciso responder aos seguintes questionamentos:

  • quem são meus concorrentes diretos?
  • é possível ter novas organizações nessa área?
  • a concorrência é muito acirrada?
  • quem está no mercado há tempo apresenta muitos equipamentos inovadores?
  • investimento muito alto que atrapalha o aparecimento de um novo concorrente?

Pode ser que exista, de fato, essa demanda local e de elevada quantidade, porém, que já está muito tempo sendo atendida por uma concorrência. Nessa situação, você precisará agir como cliente oculto para poder conhecer melhor o produto oferecido pela concorrência.

Isso porque, normalmente, pode até ter uma concorrência, mas que não consiga atender de forma satisfatória os consumidores. Atuando como cliente oculto, o empreendedor será capaz de identificar a fragilidade na entrega de valor da concorrência.

Fornecedores

Ainda dentro da questão da análise de mercado, é preciso responder outras duas questões importantes a respeito dos fornecedores:

  • quem são meus fornecedores?
  • de quem vou comprar produtos, mercadorias, insumos na quantidade e no valor necessário para contribuir para meu negócio?
  • aqui na região onde estou ou fora dela?

Analise os seus recursos financeiros

Na hora de abrir um negócio, é preciso avaliar os aspectos de fluxo financeiro, ou seja, o dinheiro. Para isso, é fundamental responder as seguintes perguntas:

  • as pessoas que estão dentro desse perfil de cliente estão realmente dispostas a pagar pelos itens que minha empresa deseja entregar?
  • quanto é que elas pagam na concorrência? Isso será suficiente para cobrir os gastos de um empreendimento que desejo montar?

É importante que o empreendedor elabore projeções financeiras, custos com distribuidores, gastos com locação de imóvel, luz, água, telefone, tributos e colaboradores. Além do mais, ainda dentro do bloco financeiro, é preciso que você analise o seguinte aspecto:

  • tenho todo o recurso financeiro necessário para criar o meu próprio negócio?

Sendo esse recurso direcionado para os investimentos fixos com aparelhos, máquina, utensílios, móveis e também o capital de giro para operar esse negócio. Se a resposta for “não”, você precisar passar para uma nova pergunta:

  • qual o percurso que vou ter que percorrer para conseguir os recursos necessários para implantação dessa nova empresa?

É necessário saber se será preciso recorrer a recursos junto a familiares, bancos ou cooperativas de crédito para pegar um empréstimo financeiro.

Portanto, o empreendedorismo é um conjunto de características importantes para as pessoas que desejam abrir um negócio e fazer a diferença. Seja no campo pessoal, profissional ou social, os empreendedores são os grandes encarregados pelo aperfeiçoamento e avanços da nossa sociedade. Contar com uma consultoria especializada como a Goakira, pode ajudar alavancar seus negócios e suas ações como empreendedor.

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