Embora contem com apoio de quem tem experiência no ramo e estrutura testada, as franquias não são garantia de sucesso. Por motivos pessoais (aposentadoria, mudança de cidade) ou econômicos (o faturamento ou o tipo de trabalho não correspondeu ao que o franqueado esperava), uma unidade desse tipo também pode naufragar. E, num sistema de franchising, passar o ponto adiante é um pouco diferente de fechar uma empresa comum.
A preocupação com o tema deve estar presente antes mesmo de se assinar o contrato de franquia. Lembre-se, é preciso lê-lo atentamente. Assim, no momento de decisão da venda basta resgatar o documento para ver o que é exigido. Em geral, deve-se avisar à franqueadora o desejo de se desfazer da franquia.
“Algumas franquias garantem a recompra em determinadas situações, mas elas são a exceção à regra”, afirma Diego Simioni, sócio-fundador da Goakira, consultoria especializada em franchising.
É comum que as controladoras comuniquem a alguns interessados a disponibilidade de uma loja montada. “É de interesse da própria franqueadora que sua rede continue sólida e não perca espaço de mercado”, diz Simioni.
O próprio franqueado pode correr atrás de um novo comprador, seja por investigação do mercado ou anúncios em classificados. No entanto, como o contrato é firmado entre o empresário e a franqueadora, ela tem de aprovar o processo desde o começo. E tem, inclusive, o poder de rejeitar um pleiteante.
Dificuldades de passar o ponto
O que acontece na maioria das vezes, segundo o consultor, é que o interessado já tem uma franquia e quer expandir os negócios. Ainda assim , ele provavelmente vai analisar as características da unidade que está à venda. Então analise a localização, desempenho financeiro, eventuais dívidas ou pendências legais, tributárias ou trabalhistas.
Na hora de passar o ponto, o contrato pode ter mudanças. Geralmente, a compra não é uma simples transferência de nome no contrato. Logo, o comprador entra com uma razão social nova e tem de recontratar os funcionários que já estavam lá. Ou, se preferir, pode trocar toda a equipe.
O repasse de franquia deve ser comunicado à franqueadora. Ela ajudará a divulgar a disponibilidade de uma loja montada, pois terá o poder de aprovar ou reprovar o novo comprador.
Fonte: Terra
Posts do Blog Goakira que você pode gostar:
- McDonald’s e Burger King – O que aprender com o duelo?
- Master Franquia: o que é e como funciona o modelo?
- Licenciamento de Marca ou Formatação de Franquia: Qual é melhor?
- Comprar um ponto comercial: Cuidados e Dicas
- Franquia ou filial: qual a diferença?
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!